Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.29 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo explora a relação do capital psicológico dos professores do primeiro ciclo no processo de inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), focalizando dimensões como autoeficácia, esperança, otimismo e resiliência. A inclusão de alunos com NEE necessita uma abordagem holística que considere não apenas as necessidades dos alunos, mas também a preparação e a disposição dos professores.
Esta investigação tem como objetivo, analisar a relação do capital psicológico dos professores do primeiro ciclo no processo da inclusão de alunos com NEE. A amostra é composta por 80 professores do primeiro ciclo a exercer funções nos Agrupamentos de Escolas da Trafaria e do Monte de Caparica. Como instrumento de avaliação do capital psicológico, optou-se pela utilização do Questionário PsyCap desenvolvido por Luthans et al. (2007). A escala foi traduzida e adaptada para a população portuguesa por Machado (2008) e apresenta bons índices de consistência interna.
A inclusão social foi avaliada com a Escala de Autoavaliação para a Inclusão desenvolvida por Leitão (2007), que abrange vários aspetos da inclusão escolar. Para a recolha de dados procedeu-se à aplicação de um inquérito por questionário, com garantia de consentimento informado, confidencialidade e anonimato, e a distribuição direta do questionário aos professores. A análise dos dados foi realizada através de métodos estatísticos.
Esta investigação apresenta assim uma contribuição considerável para os estudos organizacionais positivos, de forma geral, mas em particular para a relação entre o capital psicológico dos professores e sua perceção das barreiras à inclusão. Ficou claro que os níveis de autoeficácia, esperança, otimismo, resiliência e capital psicológico dos professores podem influenciar sua capacidade de lidar com os desafios associados à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais.
Description
Keywords
Capital psicológico Inclusão Professores Escola Necessidades educativas especiais Alunos