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A relação do capital psicológico dos professores do primeiro ciclo no processo de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Rosinha, António | |
dc.contributor.author | Almeida, Aduilson | |
dc.date.accessioned | 2024-10-30T12:19:18Z | |
dc.date.available | 2024-10-30T12:19:18Z | |
dc.date.issued | 2024-09-19 | |
dc.description.abstract | Este estudo explora a relação do capital psicológico dos professores do primeiro ciclo no processo de inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), focalizando dimensões como autoeficácia, esperança, otimismo e resiliência. A inclusão de alunos com NEE necessita uma abordagem holística que considere não apenas as necessidades dos alunos, mas também a preparação e a disposição dos professores. Esta investigação tem como objetivo, analisar a relação do capital psicológico dos professores do primeiro ciclo no processo da inclusão de alunos com NEE. A amostra é composta por 80 professores do primeiro ciclo a exercer funções nos Agrupamentos de Escolas da Trafaria e do Monte de Caparica. Como instrumento de avaliação do capital psicológico, optou-se pela utilização do Questionário PsyCap desenvolvido por Luthans et al. (2007). A escala foi traduzida e adaptada para a população portuguesa por Machado (2008) e apresenta bons índices de consistência interna. A inclusão social foi avaliada com a Escala de Autoavaliação para a Inclusão desenvolvida por Leitão (2007), que abrange vários aspetos da inclusão escolar. Para a recolha de dados procedeu-se à aplicação de um inquérito por questionário, com garantia de consentimento informado, confidencialidade e anonimato, e a distribuição direta do questionário aos professores. A análise dos dados foi realizada através de métodos estatísticos. Esta investigação apresenta assim uma contribuição considerável para os estudos organizacionais positivos, de forma geral, mas em particular para a relação entre o capital psicológico dos professores e sua perceção das barreiras à inclusão. Ficou claro que os níveis de autoeficácia, esperança, otimismo, resiliência e capital psicológico dos professores podem influenciar sua capacidade de lidar com os desafios associados à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203711912 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/52670 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Capital psicológico | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.subject | Professores | pt_PT |
dc.subject | Escola | pt_PT |
dc.subject | Necessidades educativas especiais | pt_PT |
dc.subject | Alunos | pt_PT |
dc.title | A relação do capital psicológico dos professores do primeiro ciclo no processo de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia Social e das Organizações | pt_PT |