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A relação do capital psicológico dos professores do primeiro ciclo no processo de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorRosinha, António
dc.contributor.authorAlmeida, Aduilson
dc.date.accessioned2024-10-30T12:19:18Z
dc.date.available2024-10-30T12:19:18Z
dc.date.issued2024-09-19
dc.description.abstractEste estudo explora a relação do capital psicológico dos professores do primeiro ciclo no processo de inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), focalizando dimensões como autoeficácia, esperança, otimismo e resiliência. A inclusão de alunos com NEE necessita uma abordagem holística que considere não apenas as necessidades dos alunos, mas também a preparação e a disposição dos professores. Esta investigação tem como objetivo, analisar a relação do capital psicológico dos professores do primeiro ciclo no processo da inclusão de alunos com NEE. A amostra é composta por 80 professores do primeiro ciclo a exercer funções nos Agrupamentos de Escolas da Trafaria e do Monte de Caparica. Como instrumento de avaliação do capital psicológico, optou-se pela utilização do Questionário PsyCap desenvolvido por Luthans et al. (2007). A escala foi traduzida e adaptada para a população portuguesa por Machado (2008) e apresenta bons índices de consistência interna. A inclusão social foi avaliada com a Escala de Autoavaliação para a Inclusão desenvolvida por Leitão (2007), que abrange vários aspetos da inclusão escolar. Para a recolha de dados procedeu-se à aplicação de um inquérito por questionário, com garantia de consentimento informado, confidencialidade e anonimato, e a distribuição direta do questionário aos professores. A análise dos dados foi realizada através de métodos estatísticos. Esta investigação apresenta assim uma contribuição considerável para os estudos organizacionais positivos, de forma geral, mas em particular para a relação entre o capital psicológico dos professores e sua perceção das barreiras à inclusão. Ficou claro que os níveis de autoeficácia, esperança, otimismo, resiliência e capital psicológico dos professores podem influenciar sua capacidade de lidar com os desafios associados à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais.pt_PT
dc.identifier.tid203711912pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/52670
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCapital psicológicopt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectAlunospt_PT
dc.titleA relação do capital psicológico dos professores do primeiro ciclo no processo de inclusão de alunos com necessidades educativas especiaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Social e das Organizaçõespt_PT

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