Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Desenvolvimento de competências em enfermagem de saúde infantil e pediátrica: Impacto das tecnologias no desenvolvimento infantil em idade pré-escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório MESIP Ana Viveiros 2290.pdf1.73 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

No âmbito do curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, em parceria com a Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria – Porto, elaborou-se o presente relatório de Mestrado intitulado “Desenvolvimento de competências em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica: Impacto das tecnologias no desenvolvimento infantil em idade pré-escolar”. Tendo como finalidade demonstrar capacidade de conceção e de implementação de intervenções especializadas à criança, jovem e família, de análise e reflexão sobre as mesmas e das respetivas implicações éticas e legais, assim como, de fundamentação científica e de comunicação dos seus resultados, o relatório evidencia o trajeto realizado ao longo dos estágios para o desenvolvimento e consolidação de competências comuns, específicas e de mestre do enfermeiro especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, nomeadamente, assistir a criança, jovem e família na maximização da sua saúde, cuidar da criança, jovem e família nas situações de especial complexidade e prestar cuidados específicos em resposta às necessidades do ciclo de vida e de desenvolvimento. Revela um especial interesse pelo impacto das tecnologias no desenvolvimento infantil em idade pré-escolar, pelo que se realizou um estudo de revisão integrativa. Concluiu-se que as tecnologias têm impacto negativo e positivo, sendo o impacto negativo predominante, nomeadamente a nível da socialização, cognição, atenção e concentração. Consolidado numa metodologia descritiva, analítica e crítico-reflexiva, fundamentada na evidência científica e nos referenciais da profissão, o relatório organiza-se em três capítulos. O primeiro relata a análise reflexiva sobre o desenvolvimento de competências. O segundo refere-se ao estudo de revisão integrativa sobre o impacto das tecnologias no desenvolvimento infantil em idade pré-escolar, seguido pelo terceiro capítulo que integra a proposta de intervenção na ótica do enfermeiro especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica sobre o tema em estudo na revisão integrativa.
As part of the Master's degree course in Child and Pediatric Health Nursing at the Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, in partnership with the Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria - Porto, this Master's report entitled "Development of competencies in Child and Pediatric Health Nursing: Impact of technologies on preschool child development" was prepared. With the aim of demonstrating the ability to design and implement specialized interventions for children, young people and families, to analyze and reflect on them and their ethical and legal implications, as well as to provide scientific grounds and communicate their results, the report shows the path taken during the internships to develop and consolidate common competences, specific and master's competences of the nurse specializing in Child and Paediatric Health Nursing, namely assisting the child, young person and family in maximizing their health, caring for the child/young person and family in situations of special complexity and providing specific care in response to the needs of the life cycle and development. It is particularly interested in the impact of technology on pre-school children's development, and so an integrative review study was carried out. It was concluded that technologies have a negative and positive impact, with the negative impact being predominant, particularly in terms of socialization, cognition, attention and concentration. Consolidated in a descriptive, analytical and critical-reflective methodology, based on scientific evidence and the benchmarks of the profession, the report is organized into three chapters. The first reports on the reflective analysis of skills development. The second refers to the integrative review study on the impact of technologies on pre-school child development, followed by the third chapter which includes the intervention proposal from the perspective of the specialist nurse in Child Health and Pediatric Nursing on the topic studied in the integrative review.

Description

Keywords

Enfermagem especializada Enfermagem pediátrica Cuidado à criança jovem e família Tecnologia Desenvolvimento infantil

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue