EN - TMI - Curso de Administração Naval
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- Análise da aplicabilidade das metodologias Kaizen ao processo de distribuição da alimentaçãoPublication . Baltazar, João Tomás Bento; Frias, Armindo Dias da Silva; Menezes, Pedro Ferreira da Silva AzevedoAs metodologias Kaizen têm vindo a ser adotadas por diferentes organizações, em vários países, incluindo Portugal. Neste contexto, os vários aspetos associados aos diversos procedimentos alvos de análise têm como base o pressuposto que carateriza a filosofia Kaizen, ou seja, a melhoria contínua dos processos de uma organização. O presente trabalho de investigação tem como principal intuito avaliar a aplicabilidade das metodologias Kaizen ao processo de distribuição da alimentação na Sala de refeições de uma unidade da Marinha Portuguesa. Este estudo alia os princípios teóricos da filosofia Kaizen aos conhecimentos práticos dos profissionais, permitindo uma bem-sucedida implementação das diversas ferramentas de melhoria contínua ao espaço em estudo. Por meio dos vários fundamentos e ferramentas de melhoria contínua associados à filosofia Kaizen, foi possível efetuar a análise da aplicabilidade destas metodologias. Como por exemplo: o VSM, o Relatório A3, o 5S ou o SIPOC, foram algumas das ferramentas adotadas que contribuíram para a melhoria de vários procedimentos praticados antes da sua aplicação. Estas fizeram-se acompanhar da aplicação de vários princípios e conceitos inerentes às metodologias de melhoria contínua, isto é, os fundamentos Kaizen, como: a gestão visual, a envolvimento de todos os intervenientes no processo, a eliminação dos desperdícios, a criação de valor para o cliente, etc. O presente trabalho contribui com a sistematização das diversas ferramentas associadas à metodologia estudada, fazendo-se uma demonstração da sua aplicação a um estudo de caso concreto. A sua efetiva implementação permitiu conhecer melhor os processos estabelecidos, tendo-se apreendido, com a colaboração dos profissionais intervenientes no processo, um conjunto de conhecimentos essenciais para o exercício das futuras funções com que se poderão deparar na sua carreira.
- Análise de modelos de gestão aplicáveis ao Fardamento na MarinhaPublication . Torres, Filipe da Silva; Carvalho, João Carlos DiasCada vez mais as Forças Armadas se deparam com uma enorme redução de pessoal, não obstante, o número de missões a cumprir e o rigor de execução destas, mantêm-se praticamente os mesmos, impondo-se desta forma um aumento cada vez mais significativo do valor do potencial humano. Assim, as Forças Armadas e consequentemente a Marinha Portuguesa, deverão apenas concentrar as suas ações nas suas atividades principais. Posto isto, pretende-se projetar e desenvolver um estudo direcionado ao organismo abastecedor da Marinha, a Direção de Abastecimento, delimitando-se a área de estudo para a temática do fardamento, na qual se realizou uma análise ao atual modelo de gestão de fardamento da Marinha Portuguesa. O trabalho foi organizado em quatro capítulos, sendo o capítulo I dedicado ao enquadramento teórico, o capítulo II centrado no desenvolvimento das variáveis que influenciam a gestão de fardamento, o capítulo III, apresenta e comprara diferentes modelos de gestão de fardamento, sendo também proposto um modelo a adotar, o capítulo IV dedica-se à análise e apresentação dos resultados, e por último, na conclusão apresentam-se as conclusões e as recomendações. Visando melhorar a gestão da cadeia de abastecimento da Marinha Portuguesa ao nível do fardamento, tanto as alternativas analisadas como o modelo proposto pretendem garantir os princípios da economia, eficácia e eficiência dos recursos humanos, financeiros e materiais na Marinha. A abordagem ao projeto será feita pelo método indutivo, sendo realizada uma vasta pesquisa com o intuito de obter o máximo de documentos sobre este tema (fundamentalmente legislação, despachos e documentos oficiais), produzindo-se também entrevistas não estruturadas, por forma a suportar este estudo no âmbito da logística na área do abastecimento
- Análise dos Critérios de AdjudicaçãoPublication . Santos, Rúben Marques dos; ARMANDO DIAS DA SILVA FRIAS, ARMANDO DIAS DA SILVA FRIAS; Batista, Diocleciano Manuel BrancoA Contratação Pública, constitui-se atualmente como uma ferramenta essencial para o controlo eficiente e rigoroso da despesa pública. Neste sentido, a presente investigação tem por objetivo principal analisar o critério de adjudicação mais eficiente para os processos contratuais realizados pela Marinha, através de um modelo multicritério de avaliação de propostas. Por forma a compreender os fatores com maior relevância para a determinação da proposta contratual ideal e, proceder à definição de um modelo matemático que considere as preferências dos Decisores Finais para a avaliação dos contratos a realizar, foi elaborado um estudo de caso relativo à contratação de serviços de manutenção por parte da Marinha. Para efetuar a avaliação dos fornecedores foi criado um modelo, que tem por base o método Fuzzy Analytic Hierarchy Process, que, através da edificação de uma estrutura hierárquica visa a comparabilidade dos fatores e subfatores. Esta estrutura foi enriquecida com os dados obtidos nos questionários submetidos a peritos da contratação pública. Após esta classificação, foi implementado o método TOPSIS, que permite a formulação da proposta ideal a contratar e através desta a definição da proposta economicamente mais vantajosa. Verificou-se que, no âmbito da contratação de serviços de manutenção, os fatores mais relevantes para a avaliação de propostas contratuais, são o fator custo e o fator serviço e, o critério de adjudicação do preço mais baixo, constitui-se como a escolha mais eficiente para a avaliação de propostas. O modelo proposto e ferramenta informática desenvolvida permitem sustentar a tomada de decisão e apoiar a concretização do processo de contratação pública em distintas fases, desde a avaliação de fornecedores, definição de critérios de contratação e posterior avaliação de propostas, tornando o processo mais transparente e eficiente.
- Análise dos modelos de “governance” e práticas dos portos PortuguesesPublication . Pereira , Ana Filipa Correia; Castro, Miguel Marques Henriques Vieira de; Silva, Carlos Manuel Cardoso daPortugal é um país rico em potencial económico marítimo, para o desenvolvimento de quaisquer atividades que tenham no mar a sua base. Atualmente, o transporte marítimo está a deslocar-se para outras regiões do mundo, nomeadamente a bacia do pacífico, sendo estas consideradas atualmente como as mais competitivas. Assim, o estudo dos modelos e práticas destas regiões poderão gerar um contributo para a inovação dos portos portugueses, tratando-se de um desafio para o setor portuário tornar-se mais competitivo. A investigação incluirá um enquadramento teórico sobre a temática, por forma a ampliar o conhecimento, estudo dos modelos de governance e práticas dos portos Portugueses e dos portos considerados como referência. A metodologia adotada consistirá no estudo e análise, focado na investigação do ambiente competitivo, fatores de competitividade portuária, e um estudo comparativo dos modelos e práticas de portos Portugueses e de portos internacionais considerados com crescimentos acentuados - o porto de Laem Chabang e Pireus. Pretende-se posteriormente, através de “medidas” consideradas inovadoras, dos portos estudados, contribuir para a competitividade dos portos portugueses, isto é, sugerir práticas para colmatar os pontos “fracos” e melhorar a competitividade dos portos portugueses.
- Aplicação da metodologia Mlearn, segundo a perspetiva BPM, para melhoria do BSC da Escola NavalPublication . Lopes, Vânia Raquel Gonçalves Pinto; Coelho, Jorge Eduardo Soares; Silva, Carlos Manuel Cardoso daO cerne da dissertação, em apreço neste documento, tem como propósito principal a melhoria do atual modelo de gestão estratégica em vigor na Escola Naval – o BalancScorecard. Este objetivo é conseguido através da metodologia Mlearn, que se apoia naperspetiva Business Process Management, oferecendo um vasto conjunto de vantagens. Dentro desta gama é de enaltecer a atualização e a revisão dos pilares de sustentação destaorganização, conferindo o alinhamento da estratégia com a instituição e proporcionando caminho para a creditação dos cursos. A utilidade deste trabalho espelha-se, assim, em duas vertentes distintas: se por umlado economizamos na melhoria dos recursos internos disponíveis à Escola Naval, em detrimento das drásticas renovações, por outro, conseguimos exemplificar um modelo geral, onde aplicamos a Mlearn às bases práticas do Balance Scorecard. Deste modo, fazendo uso das perspetivas de gestão e das metodologias em conjunto, apresentamos estecaso de estudo, que demonstra ser não só de grande interesse para a Escola Naval, comotambém de inovação para a Comunidade BPM e MLearn.
- Aplicação de metodologias LeanPublication . Ribeiral, Ana Catarina de Campos; Ramos, Nuno Miguel Costa Gaspar Duarte; Martins, Tiago Pedro Giestamo O conceito Lean, originalmente desenvolvido pela Toyota Motor Company no meio industrial, está nos dias de hoje em todos os setores da atividade económica. O seu propósito reside na criação de valor e eliminação de desperdício, numa perspetiva de melhoria contínua dos processos. O culminar destes pressupostos traduz-se na atual filosofia Lean Thinking, inovadora tanto na liderança como na gestão. Tendo por base modelos já implementados em várias organizações é possível verificar resultados ao nível do aumento de produtividade e da redução de custos, dos quais resultam um maior envolvimento e motivação dos colaboradores e uma maior satisfação do cliente. Mantendo um foco particular nas Forças Armadas, a nível mundial, é também possível verificar a adaptação e a implementação de melhoria contínua na sua atividade, tendo resultados visíveis ao nível da redução de custos, permitindo poupanças tanto a nível orçamental como de meios. Com o objetivo de sensibilizar a Marinha Portuguesa para as vantagens da melhoria contínua desenvolve-se a investigação “Aplicação de metodologias Lean – Estudo para melhoria contínua de processos na Direção de Abastecimento” na qual se tornou pertinente estudar um elevado grau de rotatividade do material selecionando-se para o estudo a área de impressos e expediente da Secção de Material Geral. A metodologia adotada reúne uma fase documental, baseada na pesquisa qualitativa, culminando na revisão da literatura e uma fase não documental baseada na observação por meio de entrevistas, conversas informais e observação de atividades, resultando no estudo de caso. Por forma a desenvolver esta última fase, foi pertinente a observação de implementação de melhoria contínua nos processos desenvolvidos pela Sonae MC no polo logístico da Maia. O presente estudo culminou com a apresentação de propostas de melhoria baseadas na utilização das ferramentas e metodologias Lean, as quais se demonstraram como um meio capaz de combater os desperdícios existentes no depósito de impressos e expediente, dando lugar a um local de trabalho mais funcional, que obedece a uma padronização de processos e que é capaz de ser aperfeiçoado ao longo do tempo através da melhoria contínua.
- Apoio Logístico Integrado – Caso de Estudo: Lanchas Salva-vidas da Classe “VigilantePublication . Lopes, Bárbara Filipa Miranda; Mateus, Rodrigues; Silva, António Rogério Dias CarvalhoO Apoio Logístico Integrado (ALI) é uma área já conhecida pela Marinha, que tem intenção de desenvolver um modelo de apoio de longo prazo a um projeto desenvolvido ou adquirido. O ALI, ao contrário daquilo que muitas vezes é a opinião comum, é mais do que simplesmente calcular os custos relativos ao ciclo de vida, apesar desta componente representar uma grande parte daquilo que efetivamente é o ALI. Esta ferramenta engloba também todo um estudo prévio que recai sobre a melhor forma de construção do projeto, englobando diversos estudos, como de fiabilidade, manutibilidade, testabilidade, entre outros. No entanto, quando se fala de um projeto adquirido, todos estes estudos assumem-se como realizados previamente, passando assim a tornar-se a preocupação central saber qual o custo que o projeto representa a longo prazo. Por forma a pôr em prática o estudo desta ferramenta, este trabalho realiza-se numa metodologia de estudo de caso, tendo-se utilizado um projeto decorrente na Arsenal do Alfeite, S.A. de desenvolvimento e construção de duas lanchas salva-vidas da classe “vigilante” como caso a ser estudado. Para apoiar na determinação do custo total das lanchas foi desenvolvido um modelo de Custo do Ciclo de Vida (CCV) das mesmas, com base nas necessidades assumidas a longo prazo pela Marinha e pela Arsenal do Alfeite, S.A. O produto final desta dissertação consiste na aplicação do cálculo do CCV às Lanchas “Vigilante”, exibindo todas as previsões de custos ao longo do período de vida útil das embarcações. É também realizado um estudo acerca das componentes que constituem o ALI, podendo esta informação ser utilizada quer pela Arsenal quer pela Marinha ou pelo Instituto de Socorro a Náufragos (ISN). O objetivo do cálculo do CCV destas lanchas permite ainda ter conhecimento das necessidades das mesmas com a antecedência necessária para que sejam tomadas decisões acertadas ao longo de todo o ciclo de vida.
- Business Intelligence no contexto da Administração PúblicaPublication . Luís, Afonso de Jesus; Correia, Anacleto Cortez eCom o crescimento exponencial de dados sob diversos formatos e tipos, é crucial que, as empresas saibam utilizar esta ferramenta de forma eficiente e eficaz por forma a atingir os objetivos delineados. Com iniciativas como a TIC 2020 e Ideia 2020 é clara a vontade de modernizar a maneira como as empresas públicas gerem os dados que possuem, aliado também a uma constante introdução de novas ferramentas e tecnologias neste sentido. Desde modo, foi estudado o processo orçamental atualmente em vigor na Administração Pública por forma a compreender onde e como surge a informação relevante para os gestores e assessores financeiros e principalmente como agir sobre ela. A análise de informação financeira tem um caracter especial visto que todos os registos são feitos com base numa fundamentação legal que obriga as organizações a registar todas as operações que ocorrem no dia a dia apresentando-se assim uma dificuldade no sentido de encontrar o que realmente poderá importar apresentar num determinado momento. Em consonância com o desenvolvimento das tecnologias de Business Intelligence existentes e, também, da implementação transversal de sistemas de informação, surgiu a necessidade de, para o processo orçamental dentro da Marinha Portuguesa, edificar um sistema de informação de gestão capaz de apresentar informação relevante num determinado momento mediante as necessidades do utilizador. Para o efeito, foi criado um sistema Online Analytical Processing suportado por um Data Warehouse e com recurso a aplicações de Business Intelligence capaz de analisar, armazenar, transformar e apresentar informação financeira relevante de forma simples e útil para auxílio na tomada de decisão tendo a mesma sido avaliada através da distribuição de um questionário onde, mediante uma análise de resultados através de um estudo estatístico, concluiu-se que a solução construída cumpre os requisitos pretendidos.
- A centralização na Defesa Nacional sistema de saúde militar – estudo de casoPublication . Lomba , Daniela Sofia Borges; Reis, Ricardo Cesár Ribeiro Ventura Ferreira; Silva, Carlos Manuel Cardoso daA iniciativa de estudar modelos de gestão hospitalar já existentes, com a perspetiva de mudar ou apenas de refletir, tem de ser ponderada tendo em conta aspetos como a complexidade dos sistemas em que os hospitais se integram, como a constante mudança do ambiente em que se insere os sistemas e as pressões financeiras constantes (Fernandes, 2012). Destas problemáticas nasce este estudo, que inicialmente aparece como a problemática da criação de um novo hospital militar centralizador dos hospitais militares existentes e que se estende para um tema geral e para o qual Portugal caminha, que é a reestruturação do serviço de saúde militar. Este estudo foi desenvolvido usando o método de revisão bibliográfica e estudo de caso, em que neste último se realizou um questionário aos países NATO de caracterização dos seus serviços de saúde. Este questionário não teve muita colaboração não sendo a principal base de sustentação dos dados. Iniciou-se assim como primeiro objetivo, o estudo do meio envolvente da saúde militar, a situação económica do país que origina a necessidade de centralizar e uma revisão bibliográfica sobre a saúde militar desde que esta existe até ao momento em que as entidades estatais decidem centralizar os hospitais militares, incluindo a descrição do processo de centralização deste. Posteriormente, descreve-se todos os sistemas de saúde militar dos países NATO, iniciando-se assim a fase principal desta dissertação, cumprindo o principal objetivo de definir tendências e ter bases de sustentação para a reestruturação portuguesa. Com este estudo de caso concluiu-se que tendencialmente os países NATO têm estruturas de saúde militar fora da estrutura orgânica dos seus ramos das forças armadas, e que Portugal pertencia a uma minoria de países que ainda tinham a sua saúde totalmente na dependência dos ramos das Forças Armada.
- Competências de Liderança e as suas influências no Desempenho Individual: No contexto da Marinha de Guerra Moçambicana (MGM)Publication . Zico, Edson Luís Joaquim; Fragoso, Paulo Jorge dos AnjosNo atual contexto organizacional que se encontra em constantes mudanças, os nossos líderes têm de estar prontos para encarar desafios cada vez mais complexos, requerendo dos mesmos um investimento e um ajustamento contínuo das práticas e competências de liderança, devendo conseguir potenciar nos seus colaboradores um vínculo forte com a organização que os possa conduzir a um maior desempenho, disponibilidade, e em contribuir para o sucesso da organização. Neste contexto, o presente estudo procura analisar relações que se estabelecem entre a perceção das competências funcionais de liderança e o desempenho individual dos militares da MGM, explorando o impacto das competências do líder ao nível do desempenho dos militares da Marinha, e ainda, perceber se a categoria impacta ao nível dos papéis de liderança percecionados e do desempenho individual requerido. A amostra em estudo foi constituída por 84 militares da Marinha de Guerra Moçambicana (Oficiais, Sargentos e Praças), à qual foi aplicado um inquérito por questionário constituído por três partes, análise das competências do líder, desempenho individual e variáveis demográficas. Para analisar as relações e as diferenças entre as variáveis em estudo recorreu-se ao teste de (r) Pearson. Os resultados obtidos forneceram suporte à primeira hipótese. Para analisarmos as diferenças de perceções das competências de liderança e das dimensões de desempenho entre categorias, recorreu-se ao teste de One-Way ANOVA Anova. Os resultados obtidos forneceram em parte suporte às duas últimas hipóteses. Este processo permitiu identificar que as competências de liderança percecionadas influenciam o desempenho, que a perceção das competências funcionais de liderança é diferente entre militares de diferentes categorias, e que o grau de desempenho é diferente entre militares de diferentes categorias.