Repository logo
 

EN - TMI - Curso de Administração Naval

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 54
  • Implicações das diferenças culturais na atividade de apoio logístico às operações internacionais
    Publication . Tomás, Daniel Monteiro; Frias, Armindo Dias da Silva; Água, Pedro Borda de
    Os conflitos armados e as crises humanitárias têm proliferado, um pouco por todo o globo, ao longo das últimas décadas. Na defesa de valores como a soberania, a paz ou a dignidade humana, Portugal participa em missões internacionais no âmbito de diferentes organizações internacionais e da cooperação bilateral entre países. As diferenças culturais podem tornar-se obstáculos no decorrer de uma missão provocando entre a população e os parceiros na missão, um maior número de atritos e uma menor cooperação, comprometendo os objetivos da missão. Esta investigação tem como objetivo analisar os impactos resultantes das diferenças culturais nas operações internacionais, focando-se na relação entre os elementos em missão e as populações locais. Neste sentido, procedeu-se à caracterização dos países considerados através do modelo cultural de Hofstede. Aplicou-se a metodologia de análise comparativa entre a cultura portuguesa e a cultura dos países onde a Marinha Portuguesa está presente. Através de dados secundários e de entrevistas foi avaliado o distanciamento cultural entre intervenientes e identificadas as dificuldades daí resultantes. Os dados obtidos permitem-nos concluir que quanto maior o distanciamento cultural entre os países, maiores serão os desafios na compreensão e confiança, cooperação, eficácia humanitária e respeito cultural. Por forma a minimizar os impactos resultantes das diferenças culturais foram propostas ações de mitigação, através da formação, na criação de um manual de boas práticas, na escolha dos participantes para as missões e na sensibilização da população local sobre a cultura de origem da força.
  • Priorização das tecnologias com interesse para a Defesa
    Publication . D'Almeida, José Manuel Sousa; Água, Pedro Borda de; Correia, Anacleto Cortez e
    Ao longo das últimas décadas, as Forças Armadas Portuguesas (FFAAP) têm vivido períodos de dificuldade de recursos, nomeadamente a nível tecnológico. Parte dessa falta de recursos tecnológicos advém da diminuição do risco de ameaça de conflito armado de larga escala que se fez sentir no período pós-Guerra Fria, levando a um alívio da procura por inovação tecnológica e equipamento das FFAAP. A falta de recursos da Indústria de Defesa de Portugal constitui uma enorme adversidade à inovação e desenvolvimento tecnológico das FFAAP, sendo que parte das tecnologias existentes não são as mais adequadas às necessidades e exigências do mundo atual. Como tal, chegou-se a um ponto em que são inúmeras as necessidades tecnológicas da Defesa, as quais necessitam de ser priorizadas para cumprir com os objetivos atuais. Pretende-se com esta investigação desenvolver um sistema de apoio à decisão que priorize as tecnologias emergentes e disruptivas com interesse para a Defesa Nacional. Assim, a criação deste sistema irá basear-se na demonstração de uma metodologia robusta no campo do Decision Making. São feitas várias pontes conceptuais entre as tecnologias disruptivas emergentes na Defesa, tidas em conta pela North Atlantic Treaty Organization (NATO) e pela European Defence Agency (EDA), e os critérios de decisão definidos pelos Subject Matter Experts (SME), isto é, um grupo de peritos em matérias relacionadas com tecnologias de Defesa, a nível nacional. Estes mesmo peritos selecionados contribuíram com as suas opiniões fundamentadas para a criação do sistema de apoio à decisão. O modelo desenvolvido baseia-se num sistema de lógica difusa, tendo por base os critérios de decisão atribuídos pelos SME às várias tecnologias disruptivas de Defesa. Embora o número reduzido de peritos que colaboraram com esta investigação, os resultados obtidos permitiram reconhecer a utilidade da lógica difusa no apoio à decisão.
  • Operações de Apoio Humanitário: O emprego da Marinha Portuguesa
    Publication . Pereira, Inês Antunes; Frias, Armindo da Silva
    O aumento generalizado de emprego das Forças Armadas em cenários de crise ou conflito, que dependem do apoio humanitário para restabelecer a normalidade e fornecer o apoio a civis, é indicador, tanto de uma urgente preocupação política com a frequência desses acontecimentos, como da necessidade de garantir e adequar uma resposta efetiva. É num paradigma organizacional em mudança, acompanhado pela Marinha Portuguesa através de um modelo de duplo uso dos seus recursos, que urge aprontar militares, identificar meios materiais e edificar estruturas e mecanismos que contornem os desafios atuais, de natureza imprevisível e complexa, como são os cenários de necessidade de apoio humanitário. Igualmente importantes são as relações de cooperação com outras organizações, em tarefas de auxílio humanitário, que permitem a junção de esforços e possibilitam a realização de formações, treino e exercícios. A Marinha tem apoiado ativamente um conjunto alargado de operações humanitárias emergentes, através do oferecimento das suas capacidades e meios disponíveis. O seu papel tem sido útil e diferenciador, tanto a nível nacional, como internacional, apesar das limitações que se fazem sentir na atualidade. De acordo com esta necessidade de resposta a um aumento de solicitações para participar em operações de apoio humanitário, é objetivo deste trabalho a apresentação de uma análise do emprego da Marinha nesta tipologia de missão. Pretende-se efetuar um diagnóstico ao envolvimento da Marinha na resposta a situações de prestação de apoio humanitário, com base num enquadramento legislativo e doutrinário, entrevistas a entidades envolvidas em operações ou com conhecimento na área e a análise a alguns exemplos da sua participação. O intuito desta investigação termina com uma identificação de lacunas e ações que direcionam a Marinha no sentido de uma melhoria das suas capacidades e, consequentemente, de otimização da sua prestação e cumprimento da sua missão.
  • Monetização da Fragata D. Fernando II e Glória
    Publication . Reis, Rodrigo Filipe Duarte; Água, Pedro Manuel Geada Borda de; Frias, Armindo Dias da Silva
    A Fragata D. Fernando II e Glória é um polo museológico que se encontra em Cacilhas, Almada e está na dependência da Comissão Cultural de Marinha, órgão responsável pelo setor cultural da Marinha Portuguesa. A Marinha, para cumprir a sua missão, tem como principal meio de financiamento o Orçamento do Estado. A gestão destes recursos deve pautar-se pela rigorosa observância dos princípios da economia, eficácia e eficiência. No âmbito da cultura, a Marinha deve promover ações de divulgação cultural que possam contribuir para a divulgação e prestígio de Portugal e da Marinha. O presente trabalho, apresenta um simulador desenvolvido com recurso a System Dynamics que permite avaliar diferentes propostas de melhoria na gestão do navio-museu. Pretende-se, com este estudo, capturar, primeiramente, num simulador as operações correntes e através da criação de cenários e respetiva simulação, será possível avaliar o impacto de determinadas tarefas na operação do navio-museu, com vista à melhoria dos seus resultados financeiros. Os resultados da simulação consideram que a implementação das tarefas propostas nos cenários na gestão da Fragata D. Fernando II e Glória podem trazer benefícios financeiros na operação da mesma. O simulador desenvolvido é considerado uma ferramenta útil de apoio à decisão, na medida em que, permite aos gestores envolvidos avaliar os impactos de diferentes decisões ao longo do tempo.
  • Modelo organizacional de gestão da carreira dos Oficiais da classe de Administração Naval: a especialização como estudo de caso.
    Publication . Abreu, Joana Santos Silva Pinto de; Soares, Ivo Santos; Ramos, Nuno Duarte
    A gestão das pessoas revela-se fundamental para o sucesso e criação de valor de uma organização, carecendo de uma análise e avaliação contínua. Efetivamente, são as pessoas que constituem a essência de uma organização. A presente dissertação de mestrado teve como objetivo primordial a análise do modelo organizacional atual de gestão da carreira dos oficiais da classe de Administração Naval e a avaliação da necessidade de um novo modelo, que potenciasse o compromisso organizacional e a motivação e fomentasse a eficácia e a eficiência no desempenho de funções específicas da classe. Complementarmente, analisou-se a evolução da carreira destes oficiais, do ponto de vista do desenvolvimento das suas carreiras; mediu-se, através de processos quantitativos, o tempo de navegação acumulado, o nível de motivação, as expectativas de carreira e a necessidade de formação de especialização; e estudou-se a efetividade da especialização como um mecanismo de aumento do compromisso organizacional. Inicialmente, recorreu-se a uma abordagem quantitativa, pela análise de dados referentes ao tempo de navegação destes oficiais e pela aplicação de um questionário. Posteriormente, adotou-se uma abordagem qualitativa, pela compreensão das perceções individuais de elementos sujeitos a uma entrevista semiestruturada. Os resultados obtidos demonstram que emerge a necessidade de repensar no modelo atual da carreira destes oficiais, procurando colmatar a falta de motivação, mitigar as insatisfações e rentabilizar as funções em Unidades em terra. O presente estudo explora a possibilidade de implementação de um novo modelo, consubstanciado na criação de quatro especializações, e em que medida, alinhado com as necessidades estratégicas da organização, se estimula a valorização individual dos talentos e capacidades destes oficiais; se maximize o rendimento, a qualidade e a eficiência das funções desempenhadas; e se aumente os níveis de motivação, de satisfação e de compromisso individual e organizacional destes oficiais.
  • Mobilidade Sustentável na Marinha Portuguesa: Descarbonização dos transportes rodoviários coletivos
    Publication . Mesquita, Rita Marques; Vultos, Daniel Namorado dos; Matos, Marlene Elisabete; Frias, Armindo Silva
    A urgência de reduzir as emissões de Gases com Efeito de Estufa e contribuir para a mitigação das mudanças climáticas requer ação imediata nos vários setores de atividade, em especial no setor dos transportes por ser um dos que mais contribui para a poluição ambiental. A promoção e implementação de uma mobilidade sustentável, através da utilização de combustíveis alternativos, é uma das soluções para enfrentar esse problema e atingir as metas ambientais comprometidas por Portugal. Porém, somente por meio da colaboração e do comprometimento de várias entidades é possível alcançar um futuro mais sustentável e mais verde. Assim, é fundamental que a Marinha Portuguesa assuma um papel ativo na descarbonização da sua frota. Ao fazê-lo, não apenas contribuirá para a mitigação das mudanças climáticas, mas também se tornará um exemplo inspirador para outras entidades. Esta dissertação concentra-se exclusivamente na descarbonização dos veículos administrativos da Marinha Portuguesa das tipologias E, F e G, também designados por autocarros. Para selecionar os combustíveis alternativos mais adequados para a frota de autocarros, realizaram-se e compararam-se categoricamente vários estudos de caso a entidades que estão a usar ou já usaram autocarros mais sustentáveis. Além disso, efetuou se uma análise comparativa dos níveis de emissão de Gases de Efeito Estufa por meio de cenários, até o ano de 2030, considerando o aumento da frota de veículos sustentáveis em detrimento dos veículos movidos a combustíveis fósseis. Com os resultados obtidos pretende-se fornecer informações para orientar estratégias de transição para uma mobilidade mais limpa e sustentável. Na conclusão do estudo, foi possível identificar os melhores combustíveis alternativos a adotar pela instituição e foram feitas sugestões para uma transição em direção a uma frota mais sustentável.
  • A retenção dos militares na Marinha Portuguesa
    Publication . Neves, Pedro Filipe Brandão; Soares, Ivo dos Santos ; Ramos, Duarte
    Atualmente existe um défice de militares nas Forças Armadas, diminuindo o constantemente o seu número desde o fim do Serviço Militar Obrigatório em 2004. Este declínio é preocupante dado que as missões das Forças Armadas não se alteraram significativamente sendo o produto operacional o mesmo, apesar de todos os constrangimentos vividos. As saídas extemporâneas na Marinha Portuguesa têm registado um aumento significativo nos últimos anos, pelo que nesta dissertação se pretende estudar as razões e os fatores responsáveis para esta situação. Deste modo, solicitou-se à Direção de Pessoal o acesso à base de dados das entrevistas realizadas aos militares que requereram o abate aos quadros permanentes, a rescisão de contrato e a concessão de licença ilimitada. Os dados foram agrupados e trabalhados de forma a compreender se seria possível identificar algum padrão ao nível das motivações de saída. Os resultados alcançados foram interessantes, principalmente por comprovarem que muitos dos militares estão a sair da Marinha por aspetos não relacionados diretamente com o vencimento que usufruem. Desta forma, ainda existe margem de manobra para a Marinha atuar e tentar inverter esta situação.
  • Militarização da contabilidade de gestão : criação de modelos de previsão para os custos das missões das unidades navais
    Publication . Silvério, Francisco Duarte; Reis, Ricardo Ferreira; Dias, Ferreira; Ramos, Duarte
    A contabilidade de gestão surge no SNC-AP através da Norma de Contabilidade Pública 27, considerando a contabilidade de gestão como um dos três subsistemas da contabilidade pública, juntamente com a contabilidade financeira e contabilidade orçamental. No Relatório n.º 2/2022 do Tribunal de Contas sobre a Aplicação dos novos referenciais contabilísticos na área da Defesa Nacional apurou-se a necessidade das entidades, onde está incluída a Marinha Portuguesa, implementarem a contabilidade de gestão nas suas organizações. A área do comportamento dos custos, pertencente à contabilidade de gestão, analisa como os diversos custos se comportam, quando o nível de bens, serviços ou atividades varia, constituindo uma ferramenta de apoio para os gestores e decisores públicos quanto à identificação, agrupamento e previsão dos custos que incorrem nas suas organizações, financiadas pelas receitas públicas. A presente dissertação de mestrado pretende edificar modelos de previsão dos custos operacionais das unidades navais, agrupando os navios pela sua respetiva classe. Os modelos de previsão elaborados por classe dos navios com missões no âmbito do Dispositivo Naval Padrão, Forças Nacionais Destacadas e Compromissos Internacionais, foram construídos com base em médias, médias ponderadas, projeções gráficas, regressões lineares simples e regressões lineares múltiplas. Após a construção dos modelos de previsão com dados de 2018 a 2022, testou-se com dados de 2017 e 2023, comparou-se com modelo existente e apurou-se o melhor modelo, consoante os resultados obtidos. Este estudo visa constituir um contributo para a área da contabilidade de gestão na Marinha Portuguesa, permitindo ainda ajudar numa orçamentação mais precisa dos custos operacionais a incorrer pelas unidades navais durante as suas missões, uma vez que se obtiveram resultados favoráveis na criação dos modelos, diminuindo o erro nos modelos de previsão existentes no Comando Naval.
  • Gestão do medicamento na Marinha
    Publication . Cançado, Ana Sofia do Espírito Santo; Frias, Armindo Dias da Silva
    Em contexto de austeridade económica, uma adequada gestão de recursos assume um papel fundamental na atuação das organizações e no cumprimento da sua missão. É crucial a utilização de procedimentos que visem obter ganhos de eficácia e eficiência na cadeia logística. Uma adequada gestão do medicamento nas Forças Armadas assume-se como um fator de melhoria da saúde dos seus militares e civis, da eficiente utilização dos recursos financeiros e da existência de uma efetiva capacidade para apoiar as populações em caso de catástrofe, contribuindo de forma relevante para a concretização da missão. Pela sua relevância financeira e operacional, a existência de um processo de gestão logística eficiente e ágil dos medicamentos na Marinha Portuguesa e nas suas unidades navais, assume-se como crítica e relevante. Assim, o presente trabalho tem por objetivo contribuir com medidas que melhorem o processo de gestão do medicamento na Marinha Portuguesa Neste sentido, realizou-se o levantamento do processo logístico implementado e a identificação das tarefas limitativas do mesmo. Recorrendo à metodologia de análise comparativa com os outros Ramos e farmácias hospitalares, identificando procedimentos e metodologias que permitam mitigar ou eliminar as limitações identificadas. Por fim, com recurso aos procedimentos observados e a literatura referente à gestão do medicamento, propõem-se oportunidades de melhoria que visam melhorar a eficiência dos processos de Determinação de Necessidades, Aquisição, Gestão de Stocks e Controlo de Validades na MP. São também identificadas oportunidades de melhoria na organização do armazém, mais concretamente na Receção, Armazenamento, Gestão de Stocks e Dispensa. As melhorias sugeridas objetivam o aumento da eficiência e rastreabilidade dos processos implementados.
  • Estudo comparativo de abordagens à gestão de projetos na defesa
    Publication . Costa, Eduarda Campos; Frias, Armindo Dias da Silva; Água, Pedro Manuel Geada Borda de
    O dinamismo presente na atividade operacional e gestão dos escassos recursos disponíveis, tem provocado um aumento da exigência na gestão do controlo dos projetos na Defesa. A existência de uma correta capacidade de gestão de projetos constitui o suporte essencial para garantir a execução eficaz e eficiente dos projetos e atividades de maior relevo operacional e financeiro das Forças Armadas. Tendo a Marinha como missão proteger e promover os interesses de Portugal no e através do mar”, torna-se essencial garantir mecanismos que assegurem o cumprimento da sua missão. No entanto, face à conjuntura atual, um dos grandes desafios que enfrenta é a desproporção entre os vastos espaços marítimos sob soberania ou jurisdição nacional e os recursos disponíveis para os ocupar e controlar. Tendo por isso vindo a desenvolver ações para garantir que é uma Marinha pronta, constituída por uma cultura organizacional, com recursos e estruturas que garantam a sua sustentação e potenciem a sua atuação militar e não militar. Para garantir este desiderato, é necessária uma correta aplicação da gestão de projetos na Marinha, tornando-se essencial a fomentação do contínuo desenvolvimento da CGP na organização. O desenvolvimento destas capacidades irá permitir a realização de uma gestão magra, integrada, flexível, controlada e baseada na evidência. Através do Logical Thinking Process é realizada uma descrição da realidade atual da Marinha para a performance em gestão de projetos, sendo seguidamente realizada a proposta de um modelo de mudança que promova a melhoria dessa mesma performance. Para a proposta de soluções de melhoria recorreu-se a um estudo comparativo da adaptabilidade das abordagens à gestão de projetos às necessidades da Marinha e da sua tipologia de projetos, permitindo identificar mecanismos que contribuam positivamente para o sucesso da gestão de projetos na Defesa. A Current Reality Tree permitiu a identificação dos sete efeitos indesejáveis que impediam o sistema de alcançar uma elevada performance em gestão de projetos. Para promover esta mudança através da Future Reality Tree foram identificadas as seis injeções que permitiram a transformação dos efeitos indesejáveis em efeitos desejáveis, garantindo assim a possibilidade de alcançar o objetivo estabelecido.