EN - TMI - Curso de Administração Naval
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Recent Submissions
- Integrated ReportingPublication . Agra, Carlos André Louro; Lopes,, GMAR AN Xavier SantosA presente dissertação debruça-se sobre a aplicação do Integrated Reporting (IR) para mapear a criação de valor na Marinha Portuguesa. Num cenário global de crescente procura por transparência e otimização de recursos, a Marinha Portuguesa, embora com a sua missão central de defesa e segurança nacional, gera valor em múltiplas dimensões que vão além do estritamente militar, contribuindo para o bem-estar e segurança da nação. O IR emerge como uma ferramenta inovadora para comunicar esta história completa de criação de valor a longo prazo, conectando atividades, desempenho, desafios e perspetivas futuras aos seus diversos capitais: financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social e de relacionamento, e natural. O estudo salienta que o IR, concebido inicialmente para o setor privado, tem potencial imenso no setor público e militar. Contudo, representa um desafio metodológico e prático significativo traduzir a doutrina militar e as operações diárias, que muitas vezes envolvem confidencialidade, hierarquias rígidas e uma lógica de comando e controlo, num modelo de criação de valor abrangente e transparente para múltiplos stakeholders, civis e militares. A investigação procura preencher essa lacuna no conhecimento existente sobre a aplicação do IR em contextos não empresariais e de segurança. Através da análise dos seis capitais do framework do IR, o estudo oferece insights valiosos que podem fortalecer a legitimidade social da Marinha Portuguesa, otimizar a gestão de recursos e melhorar a comunicação do seu papel vital e do valor gerado aos cidadãos e ao governo. O objetivo central de investigação (OCI) é mapear a criação de valor da Marinha Portuguesa através do framework. A abordagem visa aprofundar a compreensão sobre como os diversos capitais podem ser identificados, geridos e comunicados em organizações onde o lucro financeiro não é o principal motor, mas sim o impacto social e a defesa nacional. Integrated Reporting; Marinha Portuguesa; Framework; Capitais; Defesa Nacional
- Negotiation as a key enabler in NATO Multi-Domain Operations involving non-military entitiesPublication . Lopes, GMAR AN Xavier Santos; Lopes,, GMAR AN Xavier SantosThis dissertation explores how NATO can enhance its negotiation capability when engaging with non-military actors within the context of Multi-Domain Operations. In an era marked by increasing operational complexity and cross-sector interdependence, NATO's effectiveness relies not only on its military capabilities but also on its ability to coordinate, align, and negotiate with civilian partners. The central issue addressed is how NATO can negotiate, reconciling military requirements with the capacities and constraints of non-military suppliers. To investigate this problem, the dissertation applies the NATO Defence College Strategic Foresight methodology. This involves the identification and prioritization of trends and uncertainties, the construction of scenarios based on key drivers, and the application of a backcasting process to derive strategic actions. The findings emphasize that negotiation must be recognized as a core institutional function, necessitating doctrinal clarity, sustained stakeholder engagement, modular negotiation capabilities, and interoperable information systems. The scenario analysis illustrates how NATO's negotiation relevance is shaped by its adaptability to divergent geopolitical and institutional conditions. The backcasting results point to a set of actions that remain valid across future trajectories, including the development of a NATO-wide negotiation doctrine, the integration of civil-military liaison structures, and the institutionalization of early coordination mechanisms.
- Desenvolvimento Sustentável na Marinha PortuguesaPublication . Tomé, Gonçalo Filipe Pereira; Silva,, CMG AN RES Carlos Manuel Cardoso da; Matos,, CTEN TSN-CONT Marlene Elisabete Leitão; Frias,, CFR AN Armindo Dias da SilvaA presente dissertação analisa a viabilidade do financiamento verde como fonte alternativa para promover o desenvolvimento sustentável da Marinha Portuguesa. Face aos desafios impostos pelas alterações climáticas que exigem uma transição energética acelerada e uma redução da pegada carbónica das atividades operacionais, e perante a crescente exigência de modernização das Forças Armadas indispensável para garantir capacidades operacionais compatíveis com os compromissos internacionais de defesa e segurança, a investigação objetiva identificar instrumentos financeiros ambientalmente sustentáveis que possam ser aplicáveis à realidade nacional. Estes instrumentos procuram, simultaneamente, reduzir a dependência do Orçamento de Estado e viabilizar projetos de modernização naval alinhados com critérios de sustentabilidade, inovação tecnológica e eficiência energética. Este estudo assenta numa abordagem qualitativa recorrendo à revisão documental e entrevistas semiestruturadas realizadas a entidades relevantes. A dissertação explora conceitos fundamentais como desenvolvimento sustentável, responsabilidade social corporativa, critérios ESG (Ambiental, Social e Governança), financiamento verde e instrumentos de financiamento sustentável, bem como o enquadramento europeu e nacional sobre sustentabilidade financeira. São apresentados modelos internacionais, como os contratos de desempenho energético (ESPCs) utilizados pelo Departamento de Defesa dos EUA, com potencial de replicação adaptada à Marinha Portuguesa. Os resultados revelam limitações estruturais e culturais na adoção de financiamento verde, mas também oportunidades estratégicas alinhadas com políticas de sustentabilidade e inovação. A investigação conclui que, embora o financiamento verde ainda enfrente barreiras institucionais e regulamentares, representa uma via promissora para modernizar a Marinha de forma sustentável, reforçando a sua resiliência, autonomia e alinhamento com os compromissos ambientais internacionais. São apresentadas recomendações práticas para a capacitação institucional, estruturação de projetos elegíveis e integração de critérios ESG nos processos de decisão e planeamento orçamental. Marinha Portuguesa; Desenvolvimento sustentável; Financiamento verde; Fontes de financiamento; ESG (Environmental, Social, and Governance)
- Implicações das diferenças culturais na atividade de apoio logístico às operações internacionaisPublication . Tomás, Daniel Monteiro; Frias, Armindo Dias da Silva; Água, Pedro Borda deOs conflitos armados e as crises humanitárias têm proliferado, um pouco por todo o globo, ao longo das últimas décadas. Na defesa de valores como a soberania, a paz ou a dignidade humana, Portugal participa em missões internacionais no âmbito de diferentes organizações internacionais e da cooperação bilateral entre países. As diferenças culturais podem tornar-se obstáculos no decorrer de uma missão provocando entre a população e os parceiros na missão, um maior número de atritos e uma menor cooperação, comprometendo os objetivos da missão. Esta investigação tem como objetivo analisar os impactos resultantes das diferenças culturais nas operações internacionais, focando-se na relação entre os elementos em missão e as populações locais. Neste sentido, procedeu-se à caracterização dos países considerados através do modelo cultural de Hofstede. Aplicou-se a metodologia de análise comparativa entre a cultura portuguesa e a cultura dos países onde a Marinha Portuguesa está presente. Através de dados secundários e de entrevistas foi avaliado o distanciamento cultural entre intervenientes e identificadas as dificuldades daí resultantes. Os dados obtidos permitem-nos concluir que quanto maior o distanciamento cultural entre os países, maiores serão os desafios na compreensão e confiança, cooperação, eficácia humanitária e respeito cultural. Por forma a minimizar os impactos resultantes das diferenças culturais foram propostas ações de mitigação, através da formação, na criação de um manual de boas práticas, na escolha dos participantes para as missões e na sensibilização da população local sobre a cultura de origem da força.
- Priorização das tecnologias com interesse para a DefesaPublication . D'Almeida, José Manuel Sousa; Água, Pedro Borda de; Correia, Anacleto Cortez eAo longo das últimas décadas, as Forças Armadas Portuguesas (FFAAP) têm vivido períodos de dificuldade de recursos, nomeadamente a nível tecnológico. Parte dessa falta de recursos tecnológicos advém da diminuição do risco de ameaça de conflito armado de larga escala que se fez sentir no período pós-Guerra Fria, levando a um alívio da procura por inovação tecnológica e equipamento das FFAAP. A falta de recursos da Indústria de Defesa de Portugal constitui uma enorme adversidade à inovação e desenvolvimento tecnológico das FFAAP, sendo que parte das tecnologias existentes não são as mais adequadas às necessidades e exigências do mundo atual. Como tal, chegou-se a um ponto em que são inúmeras as necessidades tecnológicas da Defesa, as quais necessitam de ser priorizadas para cumprir com os objetivos atuais. Pretende-se com esta investigação desenvolver um sistema de apoio à decisão que priorize as tecnologias emergentes e disruptivas com interesse para a Defesa Nacional. Assim, a criação deste sistema irá basear-se na demonstração de uma metodologia robusta no campo do Decision Making. São feitas várias pontes conceptuais entre as tecnologias disruptivas emergentes na Defesa, tidas em conta pela North Atlantic Treaty Organization (NATO) e pela European Defence Agency (EDA), e os critérios de decisão definidos pelos Subject Matter Experts (SME), isto é, um grupo de peritos em matérias relacionadas com tecnologias de Defesa, a nível nacional. Estes mesmo peritos selecionados contribuíram com as suas opiniões fundamentadas para a criação do sistema de apoio à decisão. O modelo desenvolvido baseia-se num sistema de lógica difusa, tendo por base os critérios de decisão atribuídos pelos SME às várias tecnologias disruptivas de Defesa. Embora o número reduzido de peritos que colaboraram com esta investigação, os resultados obtidos permitiram reconhecer a utilidade da lógica difusa no apoio à decisão.
- Operações de Apoio Humanitário: O emprego da Marinha PortuguesaPublication . Pereira, Inês Antunes; Frias, Armindo da SilvaO aumento generalizado de emprego das Forças Armadas em cenários de crise ou conflito, que dependem do apoio humanitário para restabelecer a normalidade e fornecer o apoio a civis, é indicador, tanto de uma urgente preocupação política com a frequência desses acontecimentos, como da necessidade de garantir e adequar uma resposta efetiva. É num paradigma organizacional em mudança, acompanhado pela Marinha Portuguesa através de um modelo de duplo uso dos seus recursos, que urge aprontar militares, identificar meios materiais e edificar estruturas e mecanismos que contornem os desafios atuais, de natureza imprevisível e complexa, como são os cenários de necessidade de apoio humanitário. Igualmente importantes são as relações de cooperação com outras organizações, em tarefas de auxílio humanitário, que permitem a junção de esforços e possibilitam a realização de formações, treino e exercícios. A Marinha tem apoiado ativamente um conjunto alargado de operações humanitárias emergentes, através do oferecimento das suas capacidades e meios disponíveis. O seu papel tem sido útil e diferenciador, tanto a nível nacional, como internacional, apesar das limitações que se fazem sentir na atualidade. De acordo com esta necessidade de resposta a um aumento de solicitações para participar em operações de apoio humanitário, é objetivo deste trabalho a apresentação de uma análise do emprego da Marinha nesta tipologia de missão. Pretende-se efetuar um diagnóstico ao envolvimento da Marinha na resposta a situações de prestação de apoio humanitário, com base num enquadramento legislativo e doutrinário, entrevistas a entidades envolvidas em operações ou com conhecimento na área e a análise a alguns exemplos da sua participação. O intuito desta investigação termina com uma identificação de lacunas e ações que direcionam a Marinha no sentido de uma melhoria das suas capacidades e, consequentemente, de otimização da sua prestação e cumprimento da sua missão.
- Monetização da Fragata D. Fernando II e GlóriaPublication . Reis, Rodrigo Filipe Duarte; Água, Pedro Manuel Geada Borda de; Frias, Armindo Dias da SilvaA Fragata D. Fernando II e Glória é um polo museológico que se encontra em Cacilhas, Almada e está na dependência da Comissão Cultural de Marinha, órgão responsável pelo setor cultural da Marinha Portuguesa. A Marinha, para cumprir a sua missão, tem como principal meio de financiamento o Orçamento do Estado. A gestão destes recursos deve pautar-se pela rigorosa observância dos princípios da economia, eficácia e eficiência. No âmbito da cultura, a Marinha deve promover ações de divulgação cultural que possam contribuir para a divulgação e prestígio de Portugal e da Marinha. O presente trabalho, apresenta um simulador desenvolvido com recurso a System Dynamics que permite avaliar diferentes propostas de melhoria na gestão do navio-museu. Pretende-se, com este estudo, capturar, primeiramente, num simulador as operações correntes e através da criação de cenários e respetiva simulação, será possível avaliar o impacto de determinadas tarefas na operação do navio-museu, com vista à melhoria dos seus resultados financeiros. Os resultados da simulação consideram que a implementação das tarefas propostas nos cenários na gestão da Fragata D. Fernando II e Glória podem trazer benefícios financeiros na operação da mesma. O simulador desenvolvido é considerado uma ferramenta útil de apoio à decisão, na medida em que, permite aos gestores envolvidos avaliar os impactos de diferentes decisões ao longo do tempo.
- Modelo organizacional de gestão da carreira dos Oficiais da classe de Administração Naval: a especialização como estudo de caso.Publication . Abreu, Joana Santos Silva Pinto de; Soares, Ivo Santos; Ramos, Nuno DuarteA gestão das pessoas revela-se fundamental para o sucesso e criação de valor de uma organização, carecendo de uma análise e avaliação contínua. Efetivamente, são as pessoas que constituem a essência de uma organização. A presente dissertação de mestrado teve como objetivo primordial a análise do modelo organizacional atual de gestão da carreira dos oficiais da classe de Administração Naval e a avaliação da necessidade de um novo modelo, que potenciasse o compromisso organizacional e a motivação e fomentasse a eficácia e a eficiência no desempenho de funções específicas da classe. Complementarmente, analisou-se a evolução da carreira destes oficiais, do ponto de vista do desenvolvimento das suas carreiras; mediu-se, através de processos quantitativos, o tempo de navegação acumulado, o nível de motivação, as expectativas de carreira e a necessidade de formação de especialização; e estudou-se a efetividade da especialização como um mecanismo de aumento do compromisso organizacional. Inicialmente, recorreu-se a uma abordagem quantitativa, pela análise de dados referentes ao tempo de navegação destes oficiais e pela aplicação de um questionário. Posteriormente, adotou-se uma abordagem qualitativa, pela compreensão das perceções individuais de elementos sujeitos a uma entrevista semiestruturada. Os resultados obtidos demonstram que emerge a necessidade de repensar no modelo atual da carreira destes oficiais, procurando colmatar a falta de motivação, mitigar as insatisfações e rentabilizar as funções em Unidades em terra. O presente estudo explora a possibilidade de implementação de um novo modelo, consubstanciado na criação de quatro especializações, e em que medida, alinhado com as necessidades estratégicas da organização, se estimula a valorização individual dos talentos e capacidades destes oficiais; se maximize o rendimento, a qualidade e a eficiência das funções desempenhadas; e se aumente os níveis de motivação, de satisfação e de compromisso individual e organizacional destes oficiais.
- Mobilidade Sustentável na Marinha Portuguesa: Descarbonização dos transportes rodoviários coletivosPublication . Mesquita, Rita Marques; Vultos, Daniel Namorado dos; Matos, Marlene Elisabete; Frias, Armindo SilvaA urgência de reduzir as emissões de Gases com Efeito de Estufa e contribuir para a mitigação das mudanças climáticas requer ação imediata nos vários setores de atividade, em especial no setor dos transportes por ser um dos que mais contribui para a poluição ambiental. A promoção e implementação de uma mobilidade sustentável, através da utilização de combustíveis alternativos, é uma das soluções para enfrentar esse problema e atingir as metas ambientais comprometidas por Portugal. Porém, somente por meio da colaboração e do comprometimento de várias entidades é possível alcançar um futuro mais sustentável e mais verde. Assim, é fundamental que a Marinha Portuguesa assuma um papel ativo na descarbonização da sua frota. Ao fazê-lo, não apenas contribuirá para a mitigação das mudanças climáticas, mas também se tornará um exemplo inspirador para outras entidades. Esta dissertação concentra-se exclusivamente na descarbonização dos veículos administrativos da Marinha Portuguesa das tipologias E, F e G, também designados por autocarros. Para selecionar os combustíveis alternativos mais adequados para a frota de autocarros, realizaram-se e compararam-se categoricamente vários estudos de caso a entidades que estão a usar ou já usaram autocarros mais sustentáveis. Além disso, efetuou se uma análise comparativa dos níveis de emissão de Gases de Efeito Estufa por meio de cenários, até o ano de 2030, considerando o aumento da frota de veículos sustentáveis em detrimento dos veículos movidos a combustíveis fósseis. Com os resultados obtidos pretende-se fornecer informações para orientar estratégias de transição para uma mobilidade mais limpa e sustentável. Na conclusão do estudo, foi possível identificar os melhores combustíveis alternativos a adotar pela instituição e foram feitas sugestões para uma transição em direção a uma frota mais sustentável.
- A retenção dos militares na Marinha PortuguesaPublication . Neves, Pedro Filipe Brandão; Soares, Ivo dos Santos ; Ramos, DuarteAtualmente existe um défice de militares nas Forças Armadas, diminuindo o constantemente o seu número desde o fim do Serviço Militar Obrigatório em 2004. Este declínio é preocupante dado que as missões das Forças Armadas não se alteraram significativamente sendo o produto operacional o mesmo, apesar de todos os constrangimentos vividos. As saídas extemporâneas na Marinha Portuguesa têm registado um aumento significativo nos últimos anos, pelo que nesta dissertação se pretende estudar as razões e os fatores responsáveis para esta situação. Deste modo, solicitou-se à Direção de Pessoal o acesso à base de dados das entrevistas realizadas aos militares que requereram o abate aos quadros permanentes, a rescisão de contrato e a concessão de licença ilimitada. Os dados foram agrupados e trabalhados de forma a compreender se seria possível identificar algum padrão ao nível das motivações de saída. Os resultados alcançados foram interessantes, principalmente por comprovarem que muitos dos militares estão a sair da Marinha por aspetos não relacionados diretamente com o vencimento que usufruem. Desta forma, ainda existe margem de manobra para a Marinha atuar e tentar inverter esta situação.
