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- Negotiation as a key enabler in NATO Multi-Domain Operations involving non-military entitiesPublication . Lopes, GMAR AN Xavier Santos; Lopes, GMAR AN Xavier SantosThis dissertation explores how NATO can enhance its negotiation capability when engaging with non-military actors within the context of Multi-Domain Operations. In an era marked by increasing operational complexity and cross-sector interdependence, NATO's effectiveness relies not only on its military capabilities but also on its ability to coordinate, align, and negotiate with civilian partners. The central issue addressed is how NATO can negotiate, reconciling military requirements with the capacities and constraints of non-military suppliers. To investigate this problem, the dissertation applies the NATO Defence College Strategic Foresight methodology. This involves the identification and prioritization of trends and uncertainties, the construction of scenarios based on key drivers, and the application of a backcasting process to derive strategic actions. The findings emphasize that negotiation must be recognized as a core institutional function, necessitating doctrinal clarity, sustained stakeholder engagement, modular negotiation capabilities, and interoperable information systems. The scenario analysis illustrates how NATO's negotiation relevance is shaped by its adaptability to divergent geopolitical and institutional conditions. The backcasting results point to a set of actions that remain valid across future trajectories, including the development of a NATO-wide negotiation doctrine, the integration of civil-military liaison structures, and the institutionalization of early coordination mechanisms.
- Análise da utilização de metanol como combustível em motores marítimosPublication . Ramalho, João Francisco Ferreira de Oliveira; Pereira, Sandrina BatistaO mundo está a atravessar um momento de mudança no que diz respeito à produção de energia e mobilidade, onde também se engloba o transporte marítimo internacional. Assim, é urgente estudar novos combustíveis e técnicas de produção de energia sem agravar as alterações climáticas que se têm registado nos últimos anos. Esta dissertação tem o intuito de estudar o metanol como combustível alternativo, para o transporte marítimo, de modo a verificar se será uma opção viável num futuro próximo. Numa primeira parte é feita uma análise bibliográfica detalhada sobre os diferentes tipos de metanol, nomeadamente no que à sua produção diz respeito, ao seu armazenamento e distribuição. São também apresentados alguns projetos já concluídos onde podem ser observadas as alterações que foram feitas a bordo dos navios para estes utilizarem o metanol como combustível principal nos motores de combustão interna. Posteriormente, são efetuados três cenários de custos de produção de diferentes combustíveis com diferentes condicionantes, até ao ano de 2050. Nos cenários são também projetadas as emissões de dióxido de carbono (CO2), associadas à produção, distribuição e respetivo consumo do combustível analisado. Nos cenários efetuados são analisados e comparados com o Heavy Fuel Oil (HFO) quatro combustíveis marítimos diferentes: Bio Metanol; E – Metanol; Gás Natural Liquefeito e Low Sulfur Fuel Oil. O primeiro cenário não inclui quaisquer taxas de emissões de CO2 e tem por base um custo reduzido da eletricidade, que difere todos os anos, variando entre os 48 dólares americanos/MWh e 26 dólares americanos/MWh. O segundo cenário inclui uma taxa média para as emissões de CO2, cerca de 200 dólares por tonelada de CO2 emitida e um custo elevado de eletricidade, que varia entre os 62 dólares americanos/MWh e os 40 dólares americanos/MWh. Por fim, o terceiro cenário, tem em conta uma taxa máxima para as emissões de CO2, cerca de 500 dólares por tonelada de CO2 emitida, e um custo elevado de eletricidade. Relativamente ao primeiro cenário de estudo pode verificar-se que, devido a não incluir custos relativos às emissões de CO2 e incluir um custo reduzido de eletricidade, os resultados obtidos não são muito realistas, com o custo de produção dos combustíveis fósseis a ser muito inferior ao dos combustíveis alternativos. No segundo cenário de estudo pode verificar-se que a partir de 2030, começam a surgir mudanças relativas ao custo de produção do bio metanol e que em 2050 verifica-se uma grande proximidade dos custos de produção dos quatro combustíveis em análise. No último cenário de estudo verifica-se uma mudança drástica relativa ao custo de produção do bio metanol, desde o início da simulação e que em 2039 surgem mudanças relativas ao custo de produção do E – metanol. Por fim, para 2050, prevê-se, neste último cenário, que o custo de produção dos combustíveis renováveis seja muito mais baixo que o custo de produção dos combustíveis fósseis, o que afetará o preço de venda ao público.
- Técnicas de controlo de condição no diagnóstico de falhasPublication . Alves, Álvaro Evander da Silva; Mendonça, Luís Manuel FernandesEsta dissertação aborda a aplicação de técnicas de manutenção por controlo de condição (CBM) no diagnóstico de falhas em equipamentos rotativos, com ênfase na análise de vibração e termografia infravermelha. O trabalho inclui uma revisão teórica sobre a evolução da manutenção industrial, destacando a importância da manutenção preditiva e o papel crescente da inteligência artificial (IA) neste domínio. Foi desenvolvida uma componente prática com simulação de falhas reais, utilizando a máquina SpectraQuest, onde se recriaram situações de desequilíbrio, desalinhamento angular e desalinhamento paralelo. Os sinais vibratórios foram recolhidos com o sistema FLIR SV87-KIT, em diferentes frequências de rotação (10 Hz, 15 Hz e 25 Hz), tratados em MATLAB e utilizados para treinar um sistema inteligente de classificação baseado em árvores de decisão. Paralelamente, foram analisadas imagens térmicas captadas por câmara termográfica, com desenvolvimento de scripts para deteção automática de anomalias térmicas e envio de alertas por e-mail. Os resultados evidenciam o potencial destas tecnologias para antecipar falhas, otimizar os planos de manutenção e reduzir os tempos de paragem não programada. Conclui-se que a integração de ferramentas inteligentes na monitorização de equipamentos constitui uma abordagem eficaz, económica e promissora no contexto da indústria 4.0.
- Facial Nerve PalsyPublication . Teles, Sofia Sousa; Terceiro, Rafael; Ferraria, Lília; Neto, Mariana; Paulo, Beatriz; Pires, Rafael; Almeida, Cláudio; Pereira, Rute; Antunes, Luís; Cavalheiro, Diogo
