Browsing by Issue Date, starting with "2018-09"
Now showing 1 - 10 of 212
Results Per Page
Sort Options
- Realidade Aumentada Aplicada a Panoramas TáticosPublication . Elvas, Filipe Barbosa da Cunha Mendes; Correia, Anacleto Cortez e; Conceição, Vítor Fernando Plácido da; Conceição, Victor Fernando Plácido daCom o desenvolvimento tecnológico que se tem vindo a verificar nos últimos anos, uma das tecnologias que mais expetativas tem suscitado, é a Realidade Aumentada (RA): uma forma de estender a perceção humana da realidade. Com o intuito de tornar a Marinha Portuguesa mais consentânea com a evolução a nível tecnológico, a Realidade Aumentada apresenta uma boa solução para uma melhoria sustentável, capacitando variadas áreas de necessidade, impedindo, assim, a estagnação temporal da tecnologia. Uma das missões da Marinha Portuguesa assenta na formação e ensino dos seus elementos. Através do seu método de visualização, a Realidade Aumentada pode tornar a aprendizagem mais gráfica e interativa, usando objetos virtuais em 3D, inserindo-os em ambientes reais, promovendo assim dinamismo ao ministrar formação. Pretende-se com esta dissertação, não só captar a atenção das potencialidades que a Realidade Aumentada pode oferecer, mas também potenciar uma simbiose entre a tecnologia Realidade Aumentada e o ensino/formação ministrado na Escola Naval e na Marinha Portuguesa. Para esse efeito, e após a recolha de informação e dados relativa ao tema proveniente de fontes e autores diversos, auscultou-se a opinião de Aspirantes da E.N., por forma a apurar-se o proveito do uso desta tecnologia, na aprendizagem de operações navais e manobras e evoluções dos navios. Com os dados obtidos, foi desenvolvida uma solução, com o propósito de apresentar diferentes formaturas de navios, através de uma interface digital, onde a visualização é efetuada através de um smartphone. Da análise efetuada à solução foram extraídos dados relevantes, podendo estes ser de suscetível interesse para a Marinha Portuguesa. Este conceito é apenas um exemplo da potencialidade desta tecnologia, abrindo caminho a projetos futuros relacionados com a Realidade Aumentada.
- Estudo de caso: Impacto de missões longas em indicadores biométricos específicos dos militares embarcados nos submarinosPublication . Pinhão, Abel Nunes de Mira; Miranda, Sofia Isabel Nunes deEsta dissertação de mestrado foca-se no estilo de vida dos militares que se encontramembarcados nos submarinos convencionais da classe Tridente por períodos mais longos em missões de patrulha, e pretende ser um primeiro impulso na análise do possível efeito que essas missões poderão trazer direta ou indiretamente para a sua saúde. Os submarinos da Marinha Portuguesa são regularmente empenhados em missões, por exemplo, em águas nacionais ou de interesse nacional e ainda em missões fora de área. Para uma melhor compreensão do impacto de uma missão num meio onde as condições para a manutenção da condição física geral individual são desfavoráveis, e para se conseguirem tirar conclusões sobre soluções exequíveis a este problema, estudam-se e analisam-se indicadores biométricos específicos. No âmbito do desenho de estudo foi identificada uma missão propícia à realização da investigação em apreço. Esta missão, realizada pelo submarino Arpão, teve a duração de 60 dias, no decurso dos meses de outubro e novembro de 2017. No entanto, e para efeitos de dissertação de mestrado, utilizou-se também uma missão que decorreu no mês de julho, com duração de 5 dias, como teste à forma de obtenção dos dados. A recolha de dados foi conseguida através de registo diário de atividades dos submarinistas a bordo, por exemplo, através do número de horas de sono, do estado de espírito diário, da atividade física e da sua intensidade ou até da alimentação praticada ao longo do dia. Paralelamente, foram efetuados questionários de ansiedade, preenchidos antes e após o término da missão, por forma a se poder obter dados de fatores psicológicos que podem afetar os militares submarinistas. Os dados foram posteriormente analisados com recurso a técnicas de regressão e clustering dando assim resposta ao impacto que os mesmos apresentam na condição física e bem-estar geral dos submarinistas embarcados nos submarinos da classe Tridente.
- Estudos e propostas de intervenção em solos erosivosPublication . Silva, Nuno Filipe Ribeiro; Machado, Ana Paula GerardoEste trabalho aborda a problemática da erosão dos solos que constitui um tema de grande relevância e impacto no continente africano. Os vários fatores intervenientes na erosão dos solos são analisados e são apresentadas soluções de engenharia natural. Constatou-se que o recurso à proteção vegetal, nos taludes, associada a sistemas de controlo das águas, constitui o método mais adequado para a prevenção e para o controlo da erosão. Tendo por base um estudo de caso da província de Cabinda – Angola, procedeu-se a uma abordagem detalhada à classificação das características físicas e mecânicas. Para a caracterização dos solos locais foram realizados alguns ensaios laboratoriais. Apresenta-se uma proposta de solução acompanhada de um registo fotográfico para que se verifique a sua adequação no terreno. Por fim, é apresentado um plano para identificação e previsão de áreas suscetíveis à erosão. A elaboração de cartas de risco constitui um bom princípio para a prevenção
- A Implementação do Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas na Marinha PortuguesaPublication . Hermínio, Diogo Emanuel Afonso; Silva, António Rogério Dias CarvalhoA Contabilidade Pública é um instrumento fundamental de apoio à administração e gestão das entidades públicas, por enquadrar os aspetos financeiro, orçamental e de gestão, tendo por base a natureza e especificidades das atividades e funções das entidades públicas. Desde a Reforma da Administração Financeira do Estado, em 1992, a evolução é notória, mormente com o Plano Oficial de Contabilidade Pública em 1997, e com a aprovação do Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP), em 2015. A presente Dissertação de Mestrado visa analisar o modo de transposição do SNCAP na Marinha. Em particular, é tratada a adoção da Norma Contabilística Publica 15 (NCP 15) – Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes. Para este desiderato, utiliza-se o método do ‘estudo de caso’, sendo a Marinha a unidade de estudo e recorrendo-se a diferentes técnicas de recolha e análise de dados. As Provisões e Passivos Contingentes não são tratados formalmente pela entidade. Doravante, o tratamento formal passa a ser obrigatório, conferindo maior utilidade e transparência à informação financeira e melhorando a capacidade de decisão. No decurso deste estudo constata-se que a entidade carece de preparação para poder implementar a NCP 15. As razões apontadas decorrem da necessidade de aprendizagem e refrescamento técnico, pelo que os processos não se encontram devidamente mapeados e os fluxos de informação são praticamente inexistentes. É ainda, necessária a atualização do Sistema de Informação e Gestão utilizado, em plataforma SAP. Para ultrapassar os constrangimentos constatados, é proposto um mapeamento de processos e fluxos de informação de forma a adotar a NCP 15.
- Inspeção de Superfícies a Altas Temperaturas com Correntes InduzidasPublication . Peixoto, Ana Emília Novais; Teixeira, Jorge Joaquim PamiésA presente Dissertação de Mestrado surge no âmbito dos PROJETOS DE I&DT EMPRESAS em co-promoção Hi2TRUST, financiados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), e consiste no desenvolvimento e validação experimental de sondas de Correntes Induzidas para inspeção de defeitos em tubos sujeitos a temperaturas elevadas ( > 300 ºC), uma vez que não existem muitos sistemas de inspeção por Correntes Induzidas a alta temperatura nos catálogos disponíveis pelos principais fabricantes de equipamentos. A investigação foi desenvolvida nas Instalações do Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-NOVA) e nas instalações do Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ), co-promotor do projeto. O objetivo do trabalho concebido foi a análise de superfícies a altas temperaturas através de Correntes Induzidas e para tal, foi necessário desenvolver sondas que detetem defeitos no material de ensaio e que, simultaneamente, estejam preparadas para essas temperaturas. A investigação decorrente do projeto abrangeu diversas etapas: levantamento do estado da arte, conceção dos modelos de análise, simulações térmicas e eletromagnéticas dos mesmos e respetiva validação experimental. Algumas das configurações das sondas concebidas apresentaram bons resultados na deteção de defeitos a altas temperaturas. A inspeção a altas temperaturas por Correntes Induzidas pode ser aplicada na análise de diversos equipamentos dos navios da esquadra da Marinha Portuguesa que se encontrem em vida útil, permitindo detetar defeitos estruturais antes de estes constituírem um prejuízo significativo.
- Data mining for anomaly detection in maritime traffic dataPublication . Sousa, Maria Inês Neves de; Campos, Aldino Santos de; Lobo, Victor José de Almeida e Sousa; Maia, Rui Filipe PedrosoFor the past few years, oceans have become once again, an important means of communication and transport. In fact, traffic density throughout the globe has suffered a substantial growth, which has risen some concerns. With this expansion, the need to achieve a high Maritime Situational Awareness (MSA) is imperative. At the present time, this need may be more easily fulfilled thanks to the vast amount of data available regarding maritime traffic. However, this brings in another issue: data overload. Currently, there are so many data sources, so many data to obtain information from, that the operators cannot handle it. There is a pressing need for systems that help to sift through all the data, analysing and correlating, helping in this way the decision making process. In this dissertation, the main goal is to use different sources of data in order to detect anomalies and contribute to a clear Recognised Maritime Picture (RMP). In order to do so, it is necessary to know what types of data exist and which ones are available for further analysis. The data chosen for this dissertation was Automatic Identification System (AIS) and Monitorização Contínua das Atividades da Pesca (MONICAP) data, also known as Vessel Monitoring System (VMS) data. In order to store 1 year worth of AIS and MONICAP data, a PostgreSQL database was created. To analyse and draw conclusions from the data, a data mining tool was used, namely, Orange. Tests were conducted in order to assess the correlation between data sources and find anomalies. The importance of data correlation has never been so important and with this dissertation the aim is to show that there is a simple and effective way to get answers from great amounts of data.
- Experiência de Utilização em Aplicações Móveis - Suporte às Operações AnfíbiasPublication . Pires, Tiago Emanuel Barbosa; Correia, Anacleto Cortez e; Gonçalves, António LeonardoAs unidades de mergulhadores da Marinha conduzem ações, em níveis admissíveis de ameaça, para a recolha de dados críticos em cenários de operações de natureza anfíbia. Para execução dessas missões, os mergulhadores têm necessidade de efetuar o reconhecimento de costa recolhendo dados dos locais de desembarque das forças anfíbias ou efetuando a limpeza desses locais e dos canais de acesso, de minas e outros obstáculos. Atualmente, as operações de reconhecimento já envolvem coleta de dados efetuada de forma manual e automática, bem como o registo e a transmissão dos dados. Contudo, esse processo tem-se revelado ineficiente e propenso à ocorrência de erros, principalmente na fase de recolha dos dados. A presente dissertação visou a conceção, desenho e implementação de uma solução suscetível de ir ao encontro das necessidades operacionais dos mergulhadores da Marinha. Para o efeito, foi realizado um estudo prévio dos requisitos funcionais e não funcionais das operações anfíbias. O estudo em causa deu ênfase especial ao design da aplicação, particularmente ao design de interação e ao design centrado no utilizador, tendo por referência os mais recentes desenvolvimentos no domínio da experiência de utilização. A solução a desenvolver passou por diferentes fases de desenho, que incluíram a construção de protótipos de baixa, média e alta fidelidade, para os quais foram efetuados testes de usabilidade. Findo esse processo, procedeu-se ao desenvolvimento da aplicação de forma a ser disponibilizada em dispositivos móveis. Testes finais da aplicação móvel desenvolvida revelaram ganhos assinaláveis nas métricas de usabilidade, nomeadamente na eficiência e satisfação de uso, quando comparada a operação da anterior solução.
- Operação de AUV a partir dos submarinos da classe Tridente: Em missões ISR e Mine Countermeasures.Publication . Baião, Pedro Nuno Morgado; Canas, António José Duarte Costa; Pinto, Filipe Clemente Taveira; Lamego, André da CostaAtravés da eclusa, os submarinos da classe Tridente têm a capacidade de planear, lançar, operar e recolher Autonomous Underwater Vehicles (AUV) do seu interior. Teses anteriores, estudaram e melhoram esta vantagem, dando espaço para pensar nas utilidades destes veículos uma vez no exterior do submarino. Pretende-se projetar um possível método de utilização para dois tipos de operações, Mine Countermeasures (MCM) e Intelligence, Surveillance and Reconnaissance (ISR), que permitam ao AUV ser uma extensão do submarino, sendo mais um instrumento na recolha de informação. A capacidade de operar longe e autonomamente traz a vantagem de se conseguir esclarecer o panorama com risco reduzido para o submarino. A Marinha Portuguesa usa, na atualidade, dois AUV destintos: o SeaCon 2 projetado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e o Gavia 19. Sendo o primeiro um projeto ainda em evolução, procura-se sugerir o próximo estádio do veículo tendo em conta as características operacionais que este devia ter. Assim como propor, tendo em conta as características anteriormente mencionadas, quais os veículos mais adequados, dentro do mercado, para desempenhar os dois tipos de operações. A abordagem ao primeiro tema teve o uso de um exercício de resposta aberta, criado para recolher as ideias de oficiais submarinistas da Marinha Portuguesa sobre como devem operar o submarino para utilizar os AUV. Relativamente ao segundo aspeto, colocou-se questionários com respostas fechadas aos operadores para averiguar quais as características operacionais “ideais” que um AUV deve ter para melhor desempenhar a sua missão.
- Acústica submarina: Operacionalização de um array de hidrofones no âmbito do projecto Deepfloat e Sidenav.Publication . Calonda, Tiago Miguel Matos; Lobo, Victor José de Almeida e SousaAtualmente, diversas operações subaquáticas realizadas em mar aberto ou rios são efetuadas por sistemas dedicados, recorrendo regularmente, ao auxílio de ROV’s (Remotely Operated Vehicles) e AUV’s (Autonomous Underwater Vehicle). No desenrolar destas tarefas, estes aparelhos necessitam de se mover verticalmente ao longo de uma coluna de água. É neste contexto que os projetos “Deepfloat” e “Sidenav” têm como objetivo desenvolver um sistema de variação de lastro flexível para aplicações em profundidade, recorrendo ao conceito de movimento de óleo para efetuar o bombeamento da água, e, desta forma, aumentar o leque de operações a realizar em ambientes de elevadas pressões, ao mesmo tempo que se reduz a energia consumida nas mesmas e aumentando a capacidade de carga útil e de controlo em ambientes confinados. Assim, é necessário a existência de um sistema capaz de controlar a posição destes dispositivos enquanto se encontram em operações subaquáticas. Neste contexto, a presente dissertação tem como objetivo principal criar uma rotina de software que possibilite a identificação, através de técnicas de data mining, e o tracking direcional de fontes sonoras relativamente a um array de dois hidrofones, em Long Baseline (LBL), baseado na estima da Time difference of arrival (TDOA) de sinais aos mesmos. Para este efeito, são estudadas, ao longo do enquadramento teórico, matérias teóricas consideradas pertinentes para a compreensão da propagação acústica em ambiente aquático, de arquiteturas de arrays de hidrofones para o posicionamento de fontes sonoras e de identificação de sinais acústicos. Os dados utilizados para testar as rotinas em software, foram recolhidos no exercício “Robotics Exercise 2017” (REX 17), coordenado pelo Centro de Investigação Naval (CINAV). No Capítulo 8 serão discutidos os resultados obtidos, que se apresentaram com taxas de erro reduzidas. Este facto poderá dever-se à utilização de um baixo número de plataforma diferentes numa área consideravelmente reduzida.
- A Navegação Aérea Transoceânica: os métodos de Gago Coutinho e Sacadura CabralPublication . Marabujo, Magda Inês Ramires; Canas, António José Duarte Costa; Sousa, TeresaNo que diz respeito aos meios de locomoção do Homem, podemos considerar que estes não ficaram estagnados ao longo do tempo, uma vez que diversas etapas foram sendo ultrapassadas tendo em vista o caminho da evolução consoante as necessidades do ser humano que iam surgindo e que proporcionaram esse mesmo impulso tecnológico. Aplicando uma suave analogia, reflete-se o facto de os meios de transporte se relacionarem com o crescimento de um recém-nascido, sendo que a seu tempo este aprenderá a rastejar, a andar, a correr e, por fim, a nadar. O mesmo ocorreu com a evolução dos nossos transportes. Inicialmente o Homem começou a descolar-se somente em terra, sendo este meio essencial para o transporte de bens necessários à sua sobrevivência nas mais diferentes regiões, desenvolvendo-se, por exemplo, os comboios para esse efeito. Posteriormente, aliada a evolução de conhecimentos à ambição do Homem em progredir, florescem os meios de transporte aquático pela vontade de conhecer novos mundos. Navegava-se essencialmente à vista de terra, porém com o tempo vários métodos de navegação marítima foram desenvolvidos e iniciaram-se as viagens oceânicas. No entanto, o ser humano não descansou enquanto não encontrasse uma forma de deslocação rápida entre dois pontos distantes. Assim, no início do século XX, surgiu o mundo da aviação, conseguindo o Homem pela primeira vez deslocar-se pelo ar. A Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul realizou-se no ano de 1922, tendo o seu início a 30 de março com partida de Lisboa, Portugal e término a 5 de junho com a chegada ao Rio de Janeiro, Brasil. Esta foi realizada por via aérea por dois Oficias de Marinha, Sacadura Cabral, o piloto, e Gago Coutinho, o navegador. Neste trabalho, o alvo de estudo é o triunfo dos portugueses no âmbito da Navegação Aérea, considerando que foi o primeiro evento em que se navegou no ar com grande rigor científico, sendo assim estudados de forma aprofundada e detalhada, os métodos de navegação aérea preconizados e utilizados por Gago Coutinho e Sacadura Cabral. Por fim, será também realizada a retificação desses, bem como comprovada a sua performance.