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- Caracterização e fracionamento do extrato pirolenhoso de eucaliptoPublication . Almeida, Maria João Gonçalves de; Baptista, CecíliaEste trabalho centrou-se no Extrato Pirolenhoso (EPL) produzido pela empresa onde decorreu o estágio, durante o processo de carbonização da madeira de eucalipto para obtenção de carvão vegetal. Pretendeu-se estudar o EPL de modo a conhecer a sua composição química e estabelecer um método de isolamento da fração orgânica rica em compostos com valor comercial e aplicação em diversas indústrias. Foram realizadas extrações líquido-líquido e pretendeu-se definir a metodologia que permitisse obter a maior quantidade de extrato orgânico possível, com o objetivo deste poder vir a ser comercializado diretamente ou após fracionamento. Outro dos objetivos foi também a análise do efluente aquoso da extração a que se submeteu o EPL e a tentativa de diminuição da sua carga poluente. Pelo trabalho experimental desenvolvido concluiu-se que a composição do EPL é similar às definidas na literatura e que a melhor taxa de extração deste foi obtida com a utilização do acetato de etilo, procedendo-se a uma extração múltipla, com solvente a uma temperatura entre 5 e 10ºC. Verificou-se que não deveria haver alteração do pH inicial do EPL, sob pena de não ser possível efetivar o processo extrativo. Determinou-se a melhor relação mássica solvente/EPL que se verificou ser de 100 g de solvente para 80 g de EPL. Com estas análises foi possível definir as condições mais favoráveis à realização da extração líquido-líquido do EPL. No decorrer do trabalho verificou-se através da determinação do CQO que ainda existe uma elevada quantidade de matéria orgânica na fase aquosa (FA) resultante da extração líquido-líquido do EPL, sendo estes valores dependentes do elevado teor inicial de matéria orgânica do EPL. Foi definida uma metodologia que diminuísse esta carga orgânica da FA que consistiu em realizar uma destilação e uma etapa de oxidação com peróxido de hidrogénio, tendo sido testados dois tratamentos diferentes, invertendo-se num deles a ordem das operações de oxidação e destilação. Verificou-se ser mais vantajoso realizar primeiro a oxidação da matéria orgânica, mas a redução da carga orgânica conseguida não se considerou suficiente para combater eficazmente a carga poluente deste “efluente” aquoso, que necessitará sempre de tratamento posterior antes de ser descartado para o ambiente.
- Salvamento marítimo em PortugalPublication . Duarte, Leonardo José Albino; Gouveia, José António Velho; Silveira, Caetano Fernandes AugustaO mar é uma das maiores fontes de riqueza para Portugal. Este serve de palco a diversas atividades de elevado interesse económico, entre as quais o transporte de mercadorias e o turismo de cruzeiros. Simultaneamente é procurado por milhares de banhistas todos os anos. Associadas a esta vantagem conferida a Portugal, pela sua privilegiada localização geográfica, surgem grandes responsabilidades que o Estado português tem de assumir, de modo a garantir a segurança daqueles que fazem uso do espaço marítimo sob responsabilidade nacional. Esta foi aliás uma preocupação que surgiu ainda antes das principais conferências e convenções internacionais que procuraram regulamentar e uniformizar o Salvamento marítimo, com base nas quais Portugal, enquanto Estado costeiro, adotou um modelo de Salvamento marítimo, adaptado à sua realidade. Não obstante, deve ter-se em conta que, sendo a capacidade de adaptação uma maisvalia para qualquer ação de regulamentação, esta ganha ainda mais relevância quando se procura regulamentar o Salvamento marítimo, isto é, quando se trata de salvar vidas. Assim, para que o modelo de Salvamento marítimo implementado em Portugal consiga dar resposta aos crescentes desafios que surgem, deve ser olhado de forma crítica e construtiva. Na presente dissertação tomou-se, como caso de estudo, o espaço de jurisdição da Capitania do Porto de Lisboa, tendo sido efetuado, para além da caraterização do mesmo, um estudo direcionado ao seu Plano de Salvamento Marítimo. A partir deste estudo procurou-se analisar a capacidade de resposta dos meios afetos às estações salva-vidas que integram o plano anteriormente referido, por meio de um software desenvolvido para o efeito. Este mesmo software é suscetível não só a updates como também a adaptações, pelo que é facilmente ajustado de acordo com o objetivo da investigação, permitindo um estudo tão abrangente quanto desejável. Desta forma, o caso de estudo, juntamente com as conclusões que deste advêm, servirão como ponto de partida para o melhoramento do atual modelo de Salvamento marítimo implementado em Portugal.
- Estudo sobre a implementação do sistema de orçamentação ABB, numa entidade pública, aplicado à Direção de AbastecimentoPublication . Sousa, João Pedro Martins; Pacheco, FernandoA presente dissertação de mestrado, inserida numa época em que a Administração Pública se tem preocupado cada vez mais com problemas relacionados com a eficiência e eficácia das suas organizações. Esta, visa conceber um modelo de Orçamentação Baseada em Atividades (Activity Based Budgeting – ABB) que conduza a uma renovação do interesse por formas de orçamentar inovadores e modernas, permitindo ultrapassar os modelos tradicionais enraizados na maioria das organizações estatais. Com recurso ao método de investigação do estudo de caso, baseado na metodologia de investigação em Ciências Sociais e Humanas, foi concebido um modelo ABB aplicado à Direção de Abastecimento (DA). O mesmo foi realizado após uma caracterização da entidade objeto de estudo, que permitiu identificar quais os objetos de custeio, as atividades primárias e secundárias e os cost drivers do modelo. Após a análise do modelo orçamental foi possível concluir que existe viabilidade na sua implementação, igualmente constatada ao longo das entrevistas realizadas aos diversos chefes de divisão e de departamento da DA. Estas permitiram adquirir um maior conhecimento da DA, enquanto organização, concluindo-se que existem grandes desafios a ultrapassar para a implementação deste modelo, nomeadamente, a sedimentação da contabilidade analítica em toda a organização Marinha, tendo em vista a futura implementação deste modelo no Ramo. Com efeito, o estudo da viabilidade do modelo ABB na DA, organização com significativa importância orçamental e funcional dentro da Marinha, permitiu dar resposta às questões centrais e secundárias enunciadas na metodologia de investigação. Assim, o estudo sobre a implementação deste modelo vai ao encontro de uma maior preocupação das organizações públicas para atingir níveis superiores de racionalidade económica e de gestão dos dinheiros públicos
- Desenvolvimento de um modelo laboratorial para provas de estabilidadePublication . Fraga, Antero Ribeiro; Silva, Paulo Alexandre Marques Pires da; Sampaio, Rui Pedro Chedas
- Controlo de um Veículo Autónomo Submarino BiomiméticoPublication . Nunes, Ricardo Maia; Damas, Duarte BrunoO papel dos Unmanned Underwater Vehicles (UUVs) tem vindo a ganhar, progressivamente, um maior destaque nos últimos anos. A sua constante evolução capacitaos da possibilidade de serem utilizados nas mais variadas missões, seja para fins militares ou civis. Apesar das suas capacidades, este tipo de veículos, por recorrerem a uma propulsão através de hélices, faz com que possuam algumas desvantagens, tais como: baixa eficiência energética, baixa manobrabilidade em espaços confinados e altos valores de ruído. Em resposta a estes problemas foram criados um novo tipo de veículos chamados Biomimetics Underwater Vehicles (BUVs), que têm como objetivo o uso de sistemas que repliquem o movimento de animais, colmatando as falhas acima mencionadas. A presente dissertação inclui-se no projeto internacional SABUVIS em parceria com a Escola Naval Polaca, Universidade de Tecnologia da Cracóvia entre outros, e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e a Oceanscan como parceiros portugueses. Este projeto tem como objetivo a construção e desenvolvimento de um veículo biomimético capaz de executar operações de Intelligence, Surveillance and Reconnaissance (ISR) através de uma cauda inspirada em peixes com duas secções ou uma cauda inspirada na foca. Assim, o trabalho desenvolvido na presente dissertação visa o desenvolvimento de um controlador para a locomoção do veículo biomimético, usando uma cauda de imitação de um peixe com uma secção e duas barbatanas laterais. Este controlador segue uma arquitetura hierárquica de dois níveis, no controlador de alto nível são implementadas diversas funções, como o veículo ser capaz de se movimentar para um dado ponto ou seguir o movimento de outro veículo. No controlador de baixo nível são calculados os parâmetros de oscilação da cauda principal e das barbatanas laterias tendo em conta os comandos recebidos dos controladores de alto nível. Toda a validação do controlador desenvolvido foi baseada na implementação dos controlos num simulador desenvolvido para um veículo semelhante ao estudado.
- Elaboração de um Almanaque NáuticoPublication . Tlemçani, Haroun Fernandes; Canas, António Costa; Gorricha, Jorge Manuel LourençoA presente dissertação aborda os conceitos teóricos e algoritmos necessários para o desenvolvimento de uma rotina de obtenção de coordenadas celestes. Estes são conceitos relacionados com o cálculo astronómico, particularmente da posição dos astros. Os dados obtidos são vários e de vários tipos tais como: Ascensão Reta, ângulo horário em Greenwich, declinação, ângulo sideral, hora da passagem meridiana, horas de nascimento e ocasos de astros, horas de crepúsculos, fracção iluminada do disco da Lua, alturas e azimutes para diferentes posições geográficas, equação de tempo, paralaxe horizontal, semidiâmetro, entre outros. Estes conceitos e algoritmos foram postos em prática, criando a dita ferramenta informática que foi, posteriormente, testada em comparação com ferramentas de referência já existentes. Os resultados obtidos foram discutidos comprovando a eficácia dos ditos algoritmos para aplicação no contexto da navegação astronómica.
- Méto dos da Geometria Diferencial no Estudo da Acústica Submarina na Aproximação GeométricaPublication . Rocha, Alexandre Passeira da; Gatta, Mário Alexandre Pousão da Costa; Damas, Bruno DuarteA presente dissertação visa a sugestão de uma ab ordagem alternativa, e recente, ao estudo da Acústica Submarina e consequente comparação com os princí- pios clássicos. Alicerçada na geometria diferencial e na análise tensorial, e aplicada à aproximação p or raios acústicos no limite das altas frequências da onda sonora, a meto dologia que será apresentada parte de uma p ersp etiva relativista para explicar, física e matematicamente, alguns dos fenómenos mais imp ortantes da acústica em meios aquáticos em movimento. Através de uma analogia evidente com a relatividade esp ecial e geral, passase a encarar o meio aquático, uma parte do o ceano p or exemplo, como uma variedade ou um espaço pseudo-Riemanniano, no qual a métrica, ao incorp orar as variáveis acústicas, define o espaço em si, os co eficientes de conexão p ermitem comparar diferentes p ontos no espaço, o tensor de Riemann afere se existe curvatura ou não, e p or fim os raios acústicos descrevem geo désicas numa esp écie de espaço-temp o (aqui galileano), como na relatividade. A curvatura que os raios sonoros descrevem em meios heterogéneos, derivada da constante alteração da velo cidade do som, é de certa forma identificada com a curvatura que a tra jétória, das partículas ou até mesmo da luz sofre quando o espaço-temp o é curvado p ela interação gravítica com a matéria, na relatividade. Por fim, ap ós to da a revisão teórica p or trás, tanto dos méto dos clássicos como deste méto do alternativo, e o resultante contraste entre os dois, enaltecendo as claras vantagens da geometria diferencial, não só p ela solução mais completa e abrangente que dá para os problemas de acústica, incluindo os mais complicados com uma certa arbitrariedade na corrente dos fluidos, mas tamb ém p elo valor p edagógico e académico que tem p ela aprendizagem de conceitos totalmente novos, pretende prop or-se, para futuros trabalhos, a implementação da meto dologia computacionalmente.
- Distributed Operations– Aplicablidade do conceito em Forças de FuzileirosPublication . Guilherme, Filipe Martins; Silva, Ricardo Alexandre Pereira da; Gabriel, Joaquim AlmeidaAs Distributed Operations podem ser vistas como um complemento da doutrina da Guerra de Manobra. Esta abordagem manobrista instiga a vitória através da interrupção do ciclo de decisão do inimigo e da manobra. Distributed Operations designa um conceito em evolução que procura maximizar a capacidade do comandante de empregar unidades táticas em profundidade e amplitude no campo de batalha, a fim de alcançar um resultado favorável. Essas unidades irão usufruir da vantagem de estarem dispersas pelo espaço de batalha para reduzir a sua vulnerabilidade à observação e ao fogo do inimigo, mas apesar de serem unidades pequenas, possuirão um grande poder de combate, com capacidade de localizar e destruir o inimigo. A presente dissertação de mestrado pretende explorar se o conceito de Distributed Operations é adequado para operações urbanas, comparando e analisando resultados de várias simulações, feitas através do Map Aware Non-uniform Automata, entre um Grupo de Combate Tradicional, e um Grupo de Combate a operar segundo o conceito de Distributed Operations. A importância desta dissertação de mestrado assenta na avaliação do ajuste da doutrina dos Fuzileiros Portugueses na execução deste tipo de operações, contribuindo assim para o reempenhamento das Forças de Fuzileiros nos teatros de operações.
- ARESIBO – Development of demonstrating scenarios based on CONOPSPublication . Brioso, Sara Andreia Presado; Conceição, Plácido da; Correia, Cortez eNos últimos anos, a emergente dos crimes transfronteiriços nas fronteiras exteriores da Europa tem-se constatado um desafio exigente na forma de atuação das agências europeias de segurança das fronteiras. O projeto Europeu “Augmented Reality for Enriched Situation awareness for Border security – ARESIBO” (GA 833805) pretende desenvolver uma solução inovadora para a contribuição da melhoria do conhecimento situacional nas operações de segurança no domínio das fronteiras. O problema inerente a esta dissertação surge no âmbito da Tarefa 2.5 do projeto: A definição de 4 Casos de Uso Piloto que demonstrem um conhecimento situacional integrado com a adoção de tecnologias de Realidade Aumentada, num domínio terrestre, marítimo, e misto. Assim sendo, o principal objetivo da presente investigação é a conce- ção de uma metodologia para desenvolver e validar casos de uso e cenários de demonstração, baseados na análise do Conceito de Operações (CONOPS) do sistema ARESIBO. O método usado compreende o uso de duas abordagens, a tradicional Engenharia de Sistemas, e a Engenharia de Sistemas baseada em modelos, para guiar o desenvolvimento dos Casos de Uso e cenários a partir da análise do CONOPS. A arquitetura e o design dos cenários são definidos pela combinação do NATO Architecture Framework (NAF) com o método Object-Oriented Systems Engineering (OOSE), que possibilita a construção de diagramas UML comportamentais. A descrição dos Casos de Uso e cená- rios é feita através da Activity Theory e do processo de Intelligence utilizado pela agência FRONTEX, de forma a apresentar claramente quais as atividades realizadas pelas comunidades ilícitas e as agências de segurança de fronteiras. O resultado consiste na definição de uma metodologia que permite desenvolver e validar quatro Casos de Uso Piloto, conforme explicado na definição do problema: Um caso de trespasse de uma fronteira terrestre, um caso de tráfico ilegal de mercadorias, de humanos e por fim de droga.
- A Guerra das FalklandsPublication . Gonçalves, Daniel Figueira; Matos, Semedo de; Gabriel, AlmeidaA Guerra das Falklands foi um dos conflitos mais marcantes da década de 80 do século passado. Protagonizado pela Argentina e pelo Reino Unido, de abril a junho de 1982, consistiu na luta pela soberania do arquipélago das Falklands. Por um lado, a vontade de os argentinos reivindicarem um arquipélago considerado seu; por outro, a necessidade estratégica britânica em recuperar o controlo de um local remoto e longínquo. Eis duas forças aqui presentes que, através de um conflito armado, originaram uma crise internacional que, consequentemente, colocou o mundo em alerta e em crescentes preocupações. Da perspetiva da comunidade internacional, a Guerra das Falklands revelou-se, em todos os aspetos, uma das campanhas mais ambiciosas e marcantes para o Reino Unido, uma vez que colocou à prova a capacidade de um país projetar, num curto espaço de tempo, uma força operacional anfíbia e sustentá-la a grandes distâncias durante um período indeterminado – um dos maiores desafios logísticos que a história militar moderna tem para nos oferecer. O Apoio de Serviços em Combate é um tema amplamente abordado e detalhado ao longo desta dissertação, revelando as razões pelas quais determinados aspetos da componente tática da guerra fracassaram. A dissertação pretende enaltecer o impacto que o planeamento logístico tem nas operações militares, em paralelo com a componente tática. Antes do início da guerra, poucos acreditavam que o Reino Unido seria capaz de contornar as dificuldades logísticas inerentes à distância que o separava das Falklands. A princípio, o próprio governo britânico pôs em causa as suas capacidades. Mas o governo de Thatcher, Primeira-Ministra britânica, veio provar precisamente o contrário.