Browsing by Issue Date, starting with "2014"
Now showing 1 - 10 of 3036
Results Per Page
Sort Options
- Gestão da informação na condução das operações navais da Marinha PortuguesaPublication . Sobral, João Carlos Martins; Rocha, Humberto Arbona Palmeiro SantosOs avanços tecnológicos e o enorme fluxo de comunicações existentes, exigem a todas as organizações de grande dimensão a adoção de um sistema de gestão da informação de modo a permitir a atualização e organização de toda a informação. Conhecer a organização e as atividades nela exercidas são requisitos essenciais para a aplicação de um modelo de gestão da informação adequado às necessidades e por forma a corrigir o máximo de vulnerabilidades detectadas. O estudo de um modelo de gestão da informação torna-se assim importante para a Marinha Portuguesa contribuindo para a organização e otimização das unidades operacionais. A análise e comparação dos modelos permite então enunciar os aspetos positivos, retirar conclusões e apresentar novas formas de otimizar o atual modelo. Os avanços nas comunicações militares e nos sistemas de informação disponibilizam um moderno comando militar com informação e dados mais rápidos e mais eficientes do que noutra altura do passado. Estas novas capacidades desafiam no entanto a habilidade dos comandos em assimilar um aumento do fluxo de informação, sem sobrecarregar. Considera-se eficiente quando permite o fornecimento de informação relevante à pessoa certa no momento certo e na forma correta, de modo a facilitar o esclarecimento do panorama e o apoio na tomada de decisão. A informação é o produto de um processamento de dados e a sua gestão componente integral da guerra. Hoje em dia, em qualquer organização, civil ou militar, é dada, cada vez mais, atenção à informação como recurso estratégico para o cumprimento da missão. A Marinha, como instituição de grande dimensão que é, requer grandes volumes de troca e partilha de informação com o meio envolvente com o qual interage. De igual modo, também a NATO se encontra num processo transformacional no qual se destaca a importância da partilha de informação com recurso a uma efetiva infraestrutura informacional apoiada por uma infraestrutura de rede robusta. Em suma, Gestão da Informação é assim o reconhecimento que a quantidade de informação e os dados donde ela provém, são para a Marinha um importante recurso e, como tal, deve ser gerido ao longo de todo o seu ciclo de vida.
- RenPADPublication . Peneireiro, David Sérgio de Oliveira; Coelho, Paulo; Maia, CarlosResumo Mediante a necessidade de monitorização e supervisão da temperatura em determinados ambientes fabris, nomeadamente nas salas de servidores, e após aturada pesquisa no mercado por dispositivos que cumprissem com os requisitos de precisão e funcionamento requeridos, resolveu a Renova S.A., recorrendo ao seu departamento de Eletrónica, desenvolver um produto de raiz para monitorizar e supervisionar a temperatura que não somente respeitasse e cumprisse com os requisitos e modo de funcionamento pretendidos, mas também que fosse um produto de fácil evolução e o mais abrangente possível, conforme vem sendo característica de todos os produtos por si desenvolvidos. Assim nasceu o projeto RenPAD, que pode ser dividido em três grandes etapas distintas de desenvolvimento: Uma placa de aquisição de dados com a marca Renova Eletrónica (hardware+software), com comunicação Ethernet para recolha dos dados e atualização do software e que disponibiliza um conjunto alargado de possibilidades de conexão, com oito entradas analógicas com conversor analógico/digital de 12bit’s (onde se podem ligar, por exemplo, sensores LM60 ou outros), oito entradas digitais, oito saídas digitais, dois sensores digitais de temperatura e humidade SHT75 e um barramento de oito sensores de temperatura TMP75. Todas as entradas poderão atuar diversos tipos de alarmes autonomamente e a configuração é realizada com recursos a comandos TCP-IP. Software de configuração e monitorização das várias placas RenPAD. Serviço de recolha de dados das várias placas RenPAD e seu armazenamento.
- Os espaços funerários de Mértola ao longo dos temposPublication . Rodrigues, Clara; Romba, Nélia; Palma, Maria de Fátima
- A problemática da análise e investigação dos sinistros marítimos e a ação da Marinha e da Autoridade Marítima Nacional neste contextoPublication . Ferreira , Bruno Miguel Azevedo Simões; Silveira, Caetano Fernandes AugustaNo âmbito, quer da comunidade internacional, quer da nacional, cada vez mais é prestada atenção e dada grande importância, às questões da segurança marítima, onde se encontram incorporados os aspetos relacionados com a prevenção, a resposta e a análise a sinistros marítimos, seja pela necessidade da salvaguarda da vida humana, seja pelos custos materiais ou pela prevenção da poluição. A Marinha, enquanto ator com um papel preponderante nas questões marítimas e no uso do mar, não pode deixar de dar o seu contributo para a prevenção de acidentes e para o aumento da segurança marítima, nas mais variadas vertentes. Já para AMN (Autoridade Marítima Nacional), esta problemática é bastante atual, uma vez que esta entidade possui um papel crucial num leque muito vasto de responsabilidades em âmbito marítimo, especialmente no que respeita ao exercício da autoridade do Estado no mar. Pretende-se assim, com esta dissertação de mestrado, analisar a forma como a Marinha e a AMN atuam no âmbito da segurança no mar, especialmente, do seu papel em matérias de acidentes marítimos, incluindo a sua análise. No primeiro capítulo começa-se por analisar resumidamente a importância que o mar apresenta para Portugal. No segundo, clarifica-se o panorama da segurança do mar, numa perspetiva legal, aprofundando-se os seus desenvolvimentos históricos até aos dias de hoje. Já no terceiro capítulo, é abordada a problemática dos sinistros marítimos na índole nacional, esclarecendo-se o panorama atual desta realidade. No quarto capítulo, aborda-se os desenvolvimentos legais de índole internacional, europeia e nacional, da investigação técnica de acidentes e incidentes marítimos, analisando-se as diferenças entre as investigações realizadas no âmbito da AMN, da Marinha e do GPIAM (Gabinete de Prevenção e de Investigação de Acidentes Marítimos). No quinto, explana-se a importância do conhecimento dos espaços marítimos nacionais e apresentam-se as incumbências específicas dos vários organismos com responsabilidades nesta área. Por fim, no sexto capítulo, são apresentadas as conclusões, que tentarão dar um contributo forte e conciso, para a segurança marítima quer na Marinha, quer na AMN, e a nível nacional e internacional.
- Quadros Especiais de Marinha: uma abordagem para um desenho sustentávelPublication . Barata, João André Coelho; Saraiva, Victor Manuel MendesOs Quadros Especiais (QE) da Marinha definem o número de efetivos permanentes na situação do ativo, desdobrados por categoria, posto e classe. Estes quadros decorrem do Quadro de Pessoal da Marinha que é fixado por Decreto-lei, sob proposta do Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA). Constituindo-se como um instrumento de gestão do pessoal, ao dispor do CEMA, os quadros especiais são, em geral, aprovados anualmente, e sua elaboração perspetiva a satisfação das necessidades funcionais na Marinha e o desenvolvimento harmonioso da carreira dos militares nas diversas classes. Em outubro de 2012, a Direção de Análise e Gestão da Informação (DAGI), sob a orientação da Superintendência dos Serviços do Pessoal (SSP), desenvolveu um simulador de carreiras que disponibiliza um variado conjunto de indicadores de fluxo de carreira num horizonte de tempo futuro, a curto, médio e longo prazo. O simulador permite parametrizar diversos fatores que condicionam a carreira dos militares da Marinha. Um desses fatores consiste em considerar na simulação o quadro especial em vigor e os possíveis Quadros Referenciais (que poderão constituir no respetivo ano o QE em vigor). Desta forma, é possível estimar o impacto na carreira dos militares mediante a escolha de diferentes distribuições de lugares nos referenciais de efetivos. O presente trabalho tem como objetivo propor um método automático para encontrar referenciais de efetivos (futuros QE’s) que garantam, num futuro a curto, médio e longo prazo, o desenvolvimento harmonioso das carreiras dos militares em classes consideradas homólogas. Este método consiste numa heurística de melhoramento embebida numa aplicação desenvolvida em MATLAB e que comunica com o simulador de carreiras. Para atingir este objetivo é apresentado uma função para medir a semelhança ou dissemelhança entre as carreiras dos militares pertencentes a duas classes consideradas homólogas com base na distância de Hellinger. Este trabalho pretende dar um contributo ao estudo que precede a elaboração do quadro especial a entrar em vigor em cada ano.
- Aplicabilidade de redes tolerantes a atrasos (DTN) nas Forças Navais da Marinha PortuguesaPublication . Moço, Tiago Nunes Mendes; Correia, Fernando Jorge RibeiroA conectividade de uma rede de dados em ambientes heterógenos representa um desafio constante para os investigadores face à capacidade de transferência de informação das infraestruturas de suporte. Como tal, uma área de investigação com enorme potencial são as redes móveis Ad Hoc, especificamente as Mobile Ad hoc Network (MANET) por serem redes que não pressupõem infraestruturas fixas. Face à natureza tecnológica das MANET, este tipo de rede usa dispositivos móveis de comunicações para formar a rede, onde cada dispositivo (ou nó da rede) é um elemento terminal (estação de trabalho) ou um encaminhador de rede (router). Este tipo de equipamento carece do desenvolvimento de protocolos de encaminhamento próprios que possibilitam a utilização de diversos serviços na rede. O emprego de uma MANET em ambientes militares potencializa a capacidade de comunicação. Porém, a falta de conectividade na rede pode ser um fator restritivo à sua utilização. Uma solução para este problema pode passar pela utilização de Delay/Disruptive Tolerant Networks (DTN). A arquitetura de uma DTN minimiza o problema de falta de conectividade na rede, assegurando a capacidade de comunicação. No entanto, se a falta de conectividade for prolongada, os serviços que uma rede DTN suporta podem ser limitados. Em ambientes navais, nomeadamente Operações Navais e Fiscalização/Boarding, os dispositivos da rede estão em constante movimento, apresentando um padrão arbitrário. Desta forma, a utilização de uma MANET com capacidade DTN, aparenta ser uma solução possível para melhorar o serviço de comunicações e aumentar a oferta de serviços na rede. Neste trabalho, será estudada a aplicabilidade de rádios de comunicações móveis com capacidade DTN e analisada a respetiva Qualidade de Serviço (QdS), em ambientes de utilização navais como Operações Navais e Fiscalização/Boarding.
- A centralização na Defesa Nacional sistema de saúde militar – estudo de casoPublication . Lomba , Daniela Sofia Borges; Reis, Ricardo Cesár Ribeiro Ventura Ferreira; Silva, Carlos Manuel Cardoso daA iniciativa de estudar modelos de gestão hospitalar já existentes, com a perspetiva de mudar ou apenas de refletir, tem de ser ponderada tendo em conta aspetos como a complexidade dos sistemas em que os hospitais se integram, como a constante mudança do ambiente em que se insere os sistemas e as pressões financeiras constantes (Fernandes, 2012). Destas problemáticas nasce este estudo, que inicialmente aparece como a problemática da criação de um novo hospital militar centralizador dos hospitais militares existentes e que se estende para um tema geral e para o qual Portugal caminha, que é a reestruturação do serviço de saúde militar. Este estudo foi desenvolvido usando o método de revisão bibliográfica e estudo de caso, em que neste último se realizou um questionário aos países NATO de caracterização dos seus serviços de saúde. Este questionário não teve muita colaboração não sendo a principal base de sustentação dos dados. Iniciou-se assim como primeiro objetivo, o estudo do meio envolvente da saúde militar, a situação económica do país que origina a necessidade de centralizar e uma revisão bibliográfica sobre a saúde militar desde que esta existe até ao momento em que as entidades estatais decidem centralizar os hospitais militares, incluindo a descrição do processo de centralização deste. Posteriormente, descreve-se todos os sistemas de saúde militar dos países NATO, iniciando-se assim a fase principal desta dissertação, cumprindo o principal objetivo de definir tendências e ter bases de sustentação para a reestruturação portuguesa. Com este estudo de caso concluiu-se que tendencialmente os países NATO têm estruturas de saúde militar fora da estrutura orgânica dos seus ramos das forças armadas, e que Portugal pertencia a uma minoria de países que ainda tinham a sua saúde totalmente na dependência dos ramos das Forças Armada.
- Análise dos modelos de “governance” e práticas dos portos PortuguesesPublication . Pereira , Ana Filipa Correia; Castro, Miguel Marques Henriques Vieira de; Silva, Carlos Manuel Cardoso daPortugal é um país rico em potencial económico marítimo, para o desenvolvimento de quaisquer atividades que tenham no mar a sua base. Atualmente, o transporte marítimo está a deslocar-se para outras regiões do mundo, nomeadamente a bacia do pacífico, sendo estas consideradas atualmente como as mais competitivas. Assim, o estudo dos modelos e práticas destas regiões poderão gerar um contributo para a inovação dos portos portugueses, tratando-se de um desafio para o setor portuário tornar-se mais competitivo. A investigação incluirá um enquadramento teórico sobre a temática, por forma a ampliar o conhecimento, estudo dos modelos de governance e práticas dos portos Portugueses e dos portos considerados como referência. A metodologia adotada consistirá no estudo e análise, focado na investigação do ambiente competitivo, fatores de competitividade portuária, e um estudo comparativo dos modelos e práticas de portos Portugueses e de portos internacionais considerados com crescimentos acentuados - o porto de Laem Chabang e Pireus. Pretende-se posteriormente, através de “medidas” consideradas inovadoras, dos portos estudados, contribuir para a competitividade dos portos portugueses, isto é, sugerir práticas para colmatar os pontos “fracos” e melhorar a competitividade dos portos portugueses.
- Tratamento de Úlceras por Pressão: Guia de Consulta RápidaPublication . National Pressure Ulcer Advisory Panel; European Pressure Ulcer Advisory Panel; Pan Pacific Pressure Injury Alliance; Haesler, EmilyPrefácio: Este Guia de Consulta Rápida sumariza as recomendações e os excertos da evidência disponível sobre a prevenção e o tratamento das úlceras por pressão. A versão mais abrangente, Diretrizes da Prática Clínica, fornece uma análise detalhada e discussão da investigação existente, uma avaliação crítica dos pressupostos e conhecimentos da área e uma descrição da metodologia utilizada no desenvolvimento das diretrizes. Este Guia de Consulta Rápida destina-se a profissionais de saúde ocupados que necessitam de efetuar uma consulta rápida para prestarem cuidados em ambientes clínicos. Os utilizadores não devem usar excertos do Guia de Consulta Rápida de forma isolada. A primeira edição deste Guia foi desenvolvida ao longo de quatro anos de colaboração entre o National Pressure Ulcer Advisory Panel (NPUAP) e o European Pressure Ulcer Advisory Panel (EPUAP). Nesta segunda edição do Guia, a Pan Pacific Pressure Injury Alliance (PPPIA) juntou-se ao NPUAP e ao EPUAP. O objetivo desta colaboração internacional foi o de desenvolver recomendações baseadas em evidência para a prevenção e tratamento das úlceras por pressão que possam ser usadas por profissionais de saúde em todo o mundo. Foi utilizada uma metodologia científica específica para identificar e avaliar de forma crítica a investigação disponível. Na ausência de evidência definitiva, recorreu-se à opinião de peritos (muitas vezes fundamentada em evidência indireta e outras diretrizes) com vista à formulação de recomendações. As versões preliminares das recomendações e a evidência disponível foram disponibilizadas a 986 stakeholders convidados (pessoas individuais e organizações) em todo o mundo. A versão final do Guia baseia-se na investigação existente e na sabedoria acumulada do NPUAP, do EPUAP, da PPPIA e de parceiros internacionais. Nesta edição do Guia, a força de cada recomendação foi avaliada através de um processo de votação consensual (GRADE). A força da recomendação identifica a importância da recomendação com base no respetivo potencial para melhorar os resultados dos doentes. Indica também ao profissional de saúde o grau de confiança que poderá ter na recomendação para saber se esta será mais benéfica do que prejudicial. Pode ainda ser utilizada para auxiliar na priorização de intervenções relacionadas com úlceras por pressão.
- Estágio - Te connectivityPublication . Abelha, Pedro Cláudio Freixo; Ferreira, Carlos Alberto Farinha; Saffian, BerndRESUMO Neste relatório de estágio está contida informação relativa ao percurso de aprendizagem realizado na empresa TE Connectivity de Évora. A aprendizagem consistiu num conhecimento focado para a tecnologia do relé. Sendo o relé um componente eletromecânico engloba ter um conhecimento sobre várias áreas científicas nomeadamente, a Física , a Química, a Eletrónica, o Magnetismo e a Mecânica. O conteudo do relatório contém uma descrição do funcionamento básico, os vários tipos de relés existentes, suas características, testes mais importantes e necessários para a validação (para relés de sinal), aparelhos e métodos de medição utilizados, as principais aplicações dos relés e no ultimo capitulo uma descrição das aplicações práticas desenvolvidas de modo a possibitar a análise dos relés.