CI - CSMG - Relatórios de Estágio
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CI - CSMG - Relatórios de Estágio by advisor "Salgado, António"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Imagens Mentais e Sensoriais no Ensino e na Prática do Canto EruditoPublication . Maria Fernández Batista, Ana; Salgado, AntónioO presente Relatório é parte integrante do Estágio Supervisionado, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música - Especialidade em Canto - ministrado no Conservatorio de Música de Gaia, no ano letivo 2019-2020. Este Estágio teve como temas principais: a) a aplicação de imagens mentais e sensoriais nos exercícios respiratórios, vocalizos e repertório executado pelos alunos; b) a prática de jogos didáticos inspirados nas imagens mentais e sensações, com os objetivos que a seguir se enumeram: Ativar de maneira eficiente o complexo funcionamento dos três mecanismos do Canto Erudito: Mecanismo Respiratório, Mecanismo Fonador e Mecanismo Ressonador sob a cooordenação do Sistema Nervoso Central. Conseguir o equilíbrio entre a tonicidade de alguns músculos e o relaxamento de outros a fim de optimizar a qualidade do som vocal emitido. Incrementar a qualidade e a intensidade do som vocal produzido respeitando o instrumento vocal que cada aluno. O racional que presidiu ao trabalho de Estágio integrou conceitos e funções da musculatura respiratória, do aparelho fonador e ressonador em relação com as diferentes ‘impostações’ (colocações) vocais. A planificação do Estágio seguiu as orientações preconizadas por Legendre (2005) no seu modelo de Relação Pedagógica (RP) e a estratégia formativa no quadro do conceito de Investigação-Ação. Pelos registos apresentados na análise categorial e pela interpretação dos resultados retirados dos instrumentos de recolha de dados, parece legítimo e apropriado concluir que as imagens mentais geram uma série de sensações complexas que ajudam a identificar e pôr em funcionamento os diferentes mecanismos do Canto Erudito, e que devem ser utilizadas num perfecto equilíbrio, facilitando, assim, o seu estudo e a sua prática.
- A importância da Técnica Vocal na Classe Conjunto Vocal do 1º grau do Ensino Vocacional da MúsicaPublication . Sofia Azevedo Silva, Ângela; Salgado, AntónioA investigação científica que se apresenta - A Importância da Técnica Vocal na Classe de Conjunto Vocal do 1º Grau do Ensino Vocacional da Música - integra-se no contexto da unidade curricular Estágio de Prática Pedagógica, integrado no Mestrado em Ensino da Música, com a especialidade em Canto, ministrado no Conservatório Superior de Gaia. Este trabalho de investigação surge como uma oportunidade de estudo e de aprendizagem de novos paradigmas para a minha prática pedagógica, possibilitando corrigir, se necessário, conceitos e automatismos, que até então têm vindo a ser exercidos. A abordagem sobre o valor didático e pedagógico do canto para as crianças está consubstanciada através da análise de diversos estudos, teorias e métodos propostos por diferentes pedagogos ao longo do século XX, que teremos oportunidade de revisitar no decorrer da explanação desta pesquisa, e que motivou o interesse na realização deste trabalho de investigação colocando o enfase na temática acima referida, considerando a relevância reconhecida que o Canto tem na formação artística das crianças. Paralelamente, foram realizados inquéritos a professores com experiência no Ensino de Classe Conjunto Vocal no 1º grau de Diversas Escolas do Ensino Artístico Profissional, bem como a entrevista a um especialista em saúde vocal (otorrinolaringologista). A recolha destes dados e o cruzamento da informação dos mesmos, deram origem a uma série de recomendações pedagógicas, exercícios e reportório a ser utilizado, com o intuito de melhorar e aperfeiçoar a prática pedagógica no ensino das classes de conjunto vocal no 1º grau das escolas do ensino artístico profissional.
- A Matriz da fala no cantoPublication . Isabel Saraiva Guimarães, Inês; Salgado, AntónioO presente Projeto de Investigação encontra-se integrado no Estágio Supervisionado do Mestrado em Ensino da Música do Conservatório Superior de Música de Gaia, com a Especialidade em Canto, realizado no Curso de Música Silva Monteiro (CMSM). Este Estágio Supervisionado teve como objetivo principal implementar uma metodologia com base numa seleção de técnicas de terapia vocal, de modo a alterar hábitos fonatórios e articulatórios, que pudessem causar tensões musculares, tanto da voz falada como da voz cantada, melhorando a qualidade vocal dos alunos de canto. Esta investigação foi realizada de modo a complementar à performance do canto os estudos de técnicas de voz falada, implementando à vertente do Ensino do Canto. Além disso, este estudo procurou encontrar soluções para a problemática das tensões musculares e para as alterações articulatórias e respiratórias durante a performance vocal, resultado talvez da dificuldade que as alunas apresentaram em alterar os mecanismos da voz falada para a voz cantada. Este estudo teve como base explicar as semelhanças entre ambas as ações, facilitando a sua perceção e concretização. O Projeto Pedagógico foi desenvolvido com três alunas da disciplina de Canto, com idades compreendidas entre os 12 e 15 anos. As técnicas vocais foram introduzidas gradualmente, consoante as dificuldades individuais de cada aluna demonstradas nas aulas de Canto. Todas as alunas que participaram no Projeto possuíam dificuldades técnicas, como tensões musculares, principalmente a nível da cintura escapular e da língua, anteriorização da cabeça, respiração superior ou clavicular, entre outras. No decorrer das aulas realizadas, após implementação das devidas técnicas referidas pela professora, com o auxílio do método respiratório, do corporal, do método de órgãos fonoarticulatórios, da fala e de sons facilitadores, constatou-se uma otimização da performance vocal no Canto. Com esta intervenção metodológica, as alunas apresentaram uma maior facilidade na execução da voz cantada, tal como da voz falada, demonstrando menos tensões e uma melhor atuação perante a sustentação vocal, a nível corporal (postura), de ressonância, articulatória e a nível respiratório.
- A metáfora gestual como adjuvante do canto expressivoPublication . Raquel Matos dos Santos, Carla; Salgado, AntónioO presente Projeto de Investigação encontra-se integrado no Estágio Supervisionado do Mestrado em Ensino de Música do Conservatório Superior de Música de Gaia (CSMG), com a Especialidade em Canto, realizado no Conservatório Regional de Música de Vila Real (CRMVR). Este Estágio Supervisionado visa introduzir ao longo das aulas de técnica vocal, exercícios baseados em metáforas gestuais que auxiliem o aluno a libertar-se das suas tensões e inibições durante a sua performance vocal, e a encarar a mesma não só com a responsabilidade e concentração necessárias, mas também com o prazer e a liberdade de poder transmitir ao público os sentimentos e as emoções adequadas à performance vocal que está a realizar. De acordo com a literatura, o corpo é o instrumento que permite ao ser humano a comunicação, bem como a expressão. Assim, torna-se relevante que os intérpretes conquistem a competência de exibir comportamentos naturais nítidos no ato da performance. Esta Investigação, teve por base a implementação de uma metodologia que abarcou três alunos da classe de Canto, com idades compreendidas entre os 11 e 14 anos. Procurou-se manter a estrutura já definida pela professora Cooperante, implementando gradualmente novos exercícios. Foi solicitada a execução de exercícios originários da Teoria de Laban, de modo a possibilitar a libertação de tensão num primeiro momento, e posteriormente, em união com uma técnica bem consolidada possibilitar ao aluno aprimorar a sua expressão e emissão vocal. Assim, foram notórias melhorias observando-se resultados positivos corroborando os objetivos específicos. Deste modo é possível concluir que a implementação do movimento corporal auxilia na aprendizagem do canto, eliminando tensões, facilitando a aquisição de competências técnicas e conferindo mais liberdade e expressão.
- Motivação para o canto erudito através da ópera infantilPublication . Lioba Vergely; Salgado, AntónioOs estudos vocacionais para a área do Canto Erudito em Portugal integram atualmente crianças e jovens do Ensino Básico. Todavia, apesar dos esforços já existentes no país nesta área, seria desejável que a aposta cultural na área da Ópera, nestas faixas etárias, se tornasse mais consistente de forma a ter repercussões na futura formação destes alunos. Por conseguinte, no âmbito da Prática de Estágio Supervisionada, delineou-se a seguinte hipótese investigativa: Como motivar para o Canto Erudito através da Ópera Infantil? Procura-se assim inquirir em que sentido a realização de um projeto de Ópera Infantil pode contribuir para: a) Motivar para a aprendizagem do Canto Erudito; b) Promover a audição e interpretação de música de caráter operático/operático-infantil; c) Desenvolver a técnica vocal; d) Desenvolver a expressividade vocal e corporal através da experiência cénica; e) Sensibilizar a comunidade parental e educativa para a prática do Canto; f) Promover competências socioculturais (saber ser, saber estar); A partir da Ópera Infantil: Palavras na Barriga do compositor Vasco Negreiros foram implementadas aulas individuais e de Classe Conjunto. A análise dos resultados tem em consideração a recolha sistemática de dados, reflexão das aulas lecionadas, conjugada com os resultados de inquéritos realizados e a avaliação das aprendizagens dos alunos. As conclusões finais apontam para um aumento de audição e interpretação de repertório de caráter operático/operático-infantil e aumento da motivação para a prática do Canto Erudito em jovens que têm a possibilidade de participar em Projetos de Ópera.
- A motivação para o estudo do canto na adolescência: percursos alternativosPublication . Quintão, Annalisa; Salgado, AntónioO presente Projeto de Investigação é parte integrante do Estágio Supervisionado do Mestrado em Ensino da Música, na Especialidade em Canto, realizado no Conservatório Superior de Gaia. Teve como objetivo explorar diversas estratégias destinadas à obtenção de respostas que ajudem a delinear quais os fatores motivacionais que poderão estar na base do processo de aprendizagem em alunos do Ensino Básico do curso de Canto e que permitam ajudá-los a ultrapassar as suas dificuldades, proporcionando um desenvolvimento harmonioso do seu instrumento vocal e da sua prática artística. De facto, tornou-se evidente, para a autora deste trabalho ao longo da sua prática pedagógica, a necessidade de cuidar destes vários aspetos de forma mais atenta, pois atualmente, os alunos que frequentam o curso são cada vez mais novos passando, por isso, por diversas fases etárias que acarretam uma série de problemáticas influenciadas por uma multiplicidade de fatores culturais, sociais e evolutivos, entre outros. Este trabalho será fundamentado através de uma revisão da literatura que abarca os principais quadros teóricos existentes sobre o tema em análise, tanto no campo da aprendizagem em geral, assim como no da aprendizagem musical, realizados por parte de varias ciências ligadas à educação, e, em particular, da psicologia educacional. Não se pretende, num trabalho tão circunscrito quanto este, encontrar soluções de grande alcance de aplicabilidade, mas apenas verificar que estes fatores podem ser determinantes no crescimento dos alunos e ter uma parte relevante no processo de ensino/aprendizagem.
- O movimento corporal como elemento dinamizador do desenvolvimento vocal no processo de aprendizagem e do estudo do canto eruditoPublication . Mesquita, Vera; Salgado, AntónioO presente Projeto de Investigação encontra-se integrado no Estágio Supervisionado do Mestrado em Ensino da Música, com a Especialidade em Canto, realizado no Conservatório Superior de Música de Gaia (CSMG). O trabalho aqui desenvolvido e apresentado é um relatório de estágio onde, para além do relato pormenorizado do conjunto das aulas dadas e assistidas durante o estágio pedagógico, se visa relatar uma série de experiências realizadas nesse âmbito e que delinearam um projeto educativo específico - O Movimento Corporal como Elemento Dinamizador do Desenvolvimento Vocal no Processo de Aprendizagem e do Estudo do Canto Erudito - que incorporou o conjunto das atividades letivas desenvolvidas, e que será exposta como parte constitutiva deste relatório de estágio integrado no Mestrado em Ensino da Música, especialização em Canto, no Conservatório Superior de Música de Gaia, com crianças de 11 e 12 anos da disciplina de Canto do curso articulado. O ponto fulcral deste relatório é, para além do relato das atividades pedagógicas desenvolvidas ao nível das aulas dadas e assistidas, apresentar uma proposta pedagógica específica na qual, o movimento corporal se constitui como um elemento fundamental no desenvolvimento vocal, já que através dele conseguimos a libertação das tensões e dos obstáculos que inconscientemente colocamos ao nosso corpo e, por consequência, à nossa emissão vocal, e à nossa prestação vocal e artística. A apresentação da proposta e das experiências aqui relatadas têm como objetivo ajudar, neste caso, as crianças a libertarem-se das suas tensões, de modo a que se torne mais fácil a sua expressão corporal e a qualidade vocal emitida durante uma prestação vocal pública. O resultado final denota o carácter estimulante das experiências realizadas da metodologia utilizada e trabalhada ao longo das aulas dadas, assim como a motivação e o desempenho obtido pelas crianças com as quais trabalhei.
- A respiração como elemento fundamental no ensino do cantoPublication . Sachse, Gisela; Salgado, AntónioO presente Projeto de Investigação encontra-se integrado no Estágio Supervisionado do Mestrado em Ensino da Música, com a Especialidade em Canto, realizado no Conservatório Superior de Música de Gaia (CSMG). Com base no quadro teórico-conceptual apresentado em corpo de tese, serão esclarecidos os conceitos que norteiam esta investigação, bem como a metodologia aplicada. Como tal, neste Projeto exploramos o tema da respiração, o que os alunos sabem sobre o tema, como a aplicam, que imagens se afiguram mais frutíferas. Desta forma, procurou-se reunir um conjunto de exercícios respiratórios que desenvolvam e consciencializem os alunos para a importância da musculatura necessária a essa prática no canto lírico ou erudito, para que assim consigam obter resultados não só na sua performance, enquanto cantores, bem como no seu dia-a-dia. Nesta perspetiva, foi feita uma pesquisa sobre o tema que apresentamos, no sentido de encontrar fontes bibliográficas e eletrónicas que nos permitiram realizar um levantamento de alguns dos estudos mais relevantes realizados sobre esta problemática. O motivo fundamental desta pesquisa está relacionado, com o facto de a autora do atual Projeto de Investigação se ter apercebido, dada a sua experiência como cantora e professora, como a respiração é a pedra basilar de um bom cantor, e como a otimização do ato respiratório aplicado ao canto lírico, é o resultado de anos de aperfeiçoamento e maturidade respiratória e vocal. Assim, pretendeu-se reunir e sistematizar um conjunto de exercícios, e aplicá-los na prática do ensino do Canto, para poder observar e registar os resultados obtidos e tirar as respetivas conclusões. Este conjunto de exercícios terá como objetivo permitir aos alunos que essa consciencialização respiratória surja com maior naturalidade e de forma mais célere. A metodologia utilizada no âmbito do desenvolvimento desta investigação, denominada A respiração como elemento fundamental no ensino do Canto, foi a da Investigação-Ação, que se baseou no Modelo de Relação Pedagógica (RP) de Renald Legendre (2005).
- A Teatralidade e a Performance Recorrente como forma de diminuir a Ansiedade do Cantor com vista à otimização da Interpretação VocalPublication . Alexandra Passos Rodrigues, Catarina; Salgado, AntónioTodo o estudante de música que queira seguir música profissionalmente deve saber que parte da sua atividade artística passa por se expor publicamente em apresentações individuais, ou coletivas, em recitais e concertos. Embora todos os instrumentistas sintam uma grande responsabilidade no ato de fazer música em público, quando um cantor canta publicamente, além da responsabilidade que tem como qualquer outra instrumentista em executar musicalmente a obra com todo o rigor (i.e., com a técnica adequada, no estilo apropriado, e transmitindo ao público a mensagem presente na peça interpretada de forma a que a mesma chegue ao público com a interpretação adequada, envolvendo assim o público no momento da execução musical), deve fazê-lo, apenas, com a sua própria voz e o seu próprio corpo. Contudo, nem todos os cantores conseguem controlar a sua ansiedade para poderem estar em palco com o ‘à-vontade’ suficiente para conseguirem cantar a obra com a técnica e a musicalidade adequadas e poderem expressar o conteúdo emotivo da ária durante a sua performance vocal e musical. Neste sentido, este estudo tem como principais objetivos: 1) Averiguar, em que sentido a teatralidade pode ajudar os alunos de canto a controlarem a sua ansiedade de forma a poderem expressar a mensagem presente na peça que interpretam; 2) Inquirir também se, quanto mais forem recorrentes as apresentações musicais, menos ansiedade se verifica nos alunos durante a performance vocal; 3) Trabalhar a expressão dramática e a teatralidade dos alunos com o objetivo de preparar os alunos para as apresentações públicas; 4) Desenvolver a partir das árias estudadas pelos alunos, questões relacionadas com a teatralidade; 5) Promover várias situações de concerto ao longo do ano letivo, de modo a desinibir os alunos e a mantê-los calmos e em controlo de si mesmos durante a performance; 6) Fomentar o gosto de cantar em público e ajudar os alunos a desfrutar dos seus momentos musicais, procurando desta forma atenuar as questões relacionadas com a ansiedade. No fundo, o grande objetivo deste estudo foi indagar sobre o facto de como as apresentações musicais recorrentes aliadas à prática da teatralidade poderiam influenciar e melhorar a performance progressivamente ao diminuir os níveis de ansiedade do aluno, levando-nos assim à máxima: “A prática leva à perfeição”.