ISSSP - Instituto Superior de Serviço Social do Porto
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O Instituto Superior de Serviço Social do Porto é um estabelecimento de ensino superior particular de nível universitário que assume como seus objectivos fundamentais ministrar cursos de 1º ciclo (licenciatura) e 2º ciclo (mestrado) na área do Serviço Social e da Gerontologia Social.
Criado em 1956 no seio da Diocese do Porto por iniciativa do notável Bispo do Porto D. António Ferreira Gomes, o ISSSP é actualmente uma instituição de ensino superior juridicamente enquadrada pela Cooperativa de Ensino Superior de Serviço Social, CRL.
Com uma vasta acumulação de reflexão e conhecimentos na área dos “problemas sociais” resultante de uma experiência de mais de 50 anos no ensino do Serviço Social, o ISSSP tem assegurado a formação dos Assistentes Sociais e mais recentemente dos Gerontólogos Sociais. Tomando a capacitação para intervir com eficácia sobre as dinâmicas e processos sociais responsáveis pela emergência dos problemas sociais como princípio orientador de fundo da formação, os planos de estudos comportam uma componente científica consistente, procurando, além disso, acompanhar as evoluções da estrutura social portuguesa, num constante aperfeiçoamento e adequação dos modelos e métodos de intervenção às realidades.
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- Ch(amar) os sentidos e os laços sociais: projeto de intervenção em centro de diaPublication . Barbosa, Ana Filipa Costa; Almeida, SidalinaNeste relatório analisa-se uma intervenção em Gerontologia Social realizada num Centro de Dia. Orientados pela metodologia de projeto, iniciou-se o diagnóstico social atendendo-se aos problemas e potencialidades desta resposta social e a avaliação diagnóstica dos idosos. O diagnóstico permitiu-nos compreender o quotidiano destes idosos, em particular os serviços que lhes são assegurados e as atividades desenvolvidas, e evidenciou as alterações cognitivas, a baixa autoestima e auto depreciação, a pouca interação social e a não existência de um plano de atividades efetivamente concretizado que promoveu o desinteresse dos idosos na participação em atividades de animação sociocultural. Mostrou também uma aposta da organização e da sua equipa de profissionais na qualidade dos serviços prestados e no desenvolvimento de projetos de envelhecimento ativo, enfatizando necessidades básicas como a participação social e cívica, através de atividades de ocupação útil do tempo. O diagnóstico permitiu-nos definir quatro objetivos fundamentais que sustentaram os eixos de intervenção: estimular e desenvolver as competências cognitivas e sensoriais que levou à criação da “Oficina de estimulação cognitiva e sensorial”; valorizar as competências pessoais deu origem a dinâmicas de grupo de partilha e discussão: “Um pouco de mim, muito de nós”; fomentar os laços sociais com o desenvolvimento de dinâmicas de grupo “Tertúlias informativas”; incentivar para atividades de animação sociocultural com o desenvolvimento dos “Ateliers de culinária e de artes plásticas.” As perceções dos idosos sobre o projeto foram positivas, considerando o gosto de participar nas atividades, as aprendizagens por elas potenciadas, a sua importância e contributo para a construção de um grupo mais coeso e participativo. O processo de intervenção revelou que a criação de novas dinâmicas é crucial para que a missão do Centro de Dia fosse cumprida.
- O contributo do Serviço de Apoio Domiciliário na melhoria da qualidade de vida dos idososPublication . Moreira, Mariana; Almeida, SidalinaA presente investigação mostra a importância do Serviço de Apoio Domiciliário na melhoria da qualidade de vida dos idosos, podendo mostrar-se como uma resposta capaz de responder às necessidades dos idosos, permitindo que estes se mantenham no seu domicílio, envelhecendo no próprio lugar. Com a intensificação do fenómeno do envelhecimento populacional é, cada vez mais, importante criar ou tornar as infraestruturas existentes e respostas sociais mais adaptadas e eficazes, para que consigam promover o bem-estar, a autonomia e a qualidade de vida dos idosos que usufruem dos serviços. Atualmente tem-se privilegiado os cuidados no domicílio, ou seja, no seu meio natural de vida, em detrimento da institucionalização do idoso. Com um percurso teórico centrado no processo de envelhecimento, procuramos salientar o conceito de “aging in place” que nos mostra as vantagens de manter a pessoa idosa no próprio lugar, na comunidade local e no contexto habitacional, inserida na sua rede de relacionamento social para que possa envelhecer com qualidade de vida, tendo satisfeitas com qualidade as suas múltiplas necessidades. Tendo por base uma metodologia predominantemente qualitativa, procedemos à realização de 20 entrevistas aos idosos, familiares e profissionais. Procurámos compreender as perceções destes três grupos de atores, acerca da estrutura e do atual funcionamento do serviço de apoio domiciliário. Neste âmbito, os objetivos gerais do estudo empírico passam por percecionar a qualidade de vida dos idosos integrados no SAD de uma instituição situada na região Norte. Com um destaque mais específico pretendeu-se caracterizar a amostra composta por utentes idosos, ajudantes familiares, familiares e assistente social/diretora técnica da resposta social, apurar elementos analíticos da qualidade de vida geral dos idosos e elementos advindos da sua perceção acerca da qualidade de vida na sua relação com o SAD. A metodologia dominante em termos da análise de dados foi a análise de conteúdo temática, que nos evidenciou a importância deste tipo de resposta social na promoção da qualidade de vida da pessoa idosa e dos seus cuidadores informais, com vista à necessidade da complementaridade de cuidados prestados por cuidadores formais e informais.
- Cuidados Móveis: acompanhamento aos idosos residentes na Freguesia de São MartinhoPublication . Rodrigues, Verónica; Almeida, SidalinaEste trabalho de projecto será desenvolvido na Freguesia de São Martinho, na cidade do Funchal. Após um Estágio Profissional realizado como Técnico Superior de Serviço Social na JFSM e dos dados de diagnóstico aí recolhidos, tornou-se pertinente pensar nas condições do processo de envelhecimento, pois ao longo do estágio foi observado que existem muitas pessoas idosas que residem sozinhos, em condições sociais de existência precárias e sem rede de suporte familiar e social e nem condições de participação social ativa. O projeto tem como finalidade defender uma forma de viver o processo de envelhecimento no seu próprio contexto, oferecendo às pessoas idosas a possibilidade de continuarem a viver na sua própria habitação e na sua comunidade local, com uma rede de diversos serviços de apoio, que não excluem as opções de residências séniores, centros de dia, redes de cuidados continuados e centros de noite, que podem complementar o processo de envelhecimento no próprio lugar, mas que pretende apostar em respostas e projetos de intervenção inovadores. Desta forma, defendemos a importância da realização dos diagnósticos sociais para conhecer e perceber as necessidades individuais, e assim realizar uma intervenção centrada nas necessidades das pessoas idosas, de uma forma mais personalizada e com um acompanhamento de proximidade, identificando os projetos de intervenção pertinentes na Freguesia de São Martinho, de modo a aumentar o seu bem-estar e criar uma maior qualidade de vida da sua população idosa, permitindo que permaneça nas suas casas e enraizada nas suas comunidades locais e, portanto, imersos nas redes de relacionamento e de suporte social familiar e local. Após a recolha dos dados que nos permitiu realizar um diagnóstico social , apresentamos a planificação de um projeto constituído pelos seguintes programas de ação: requalificação do espaço habitacional e da comunidade local; rede de relações sociais e suporte social; património cultural e utilidade social, centro de atividades sénior e de prestação de serviços; e apoio aos cuidadores e voluntários.
- Entre confinamentos, no Centro de DiaPublication . Campos, Mónica; Almeida, SidalinaNeste relatório apresentamos o trabalho desenvolvido durante o nosso estágio curricular que decorreu num centro de dia, no âmbito do Mestrado em Gerontologia Social 2019-2021. Optamos pela metodologia da investigação-ação participativa e começamos com o diagnóstico social, tendo em vista as potencialidades e os problemas da resposta social centro de dia, assim como a avaliação diagnóstica dos idosos. Esta avaliação evidenciou um bom nível de funcionamento cognitivo dos idosos inquiridos; o seu autoconceito positivo; alguma sintomatologia depressiva em quase metade destes idosos; a sua pouca dependência nas atividades instrumentais da vida diária, nas quais a maioria são autónomos; o isolamento social, colmatado em grande medida com sua a ida para o centro de dia; a retaguarda familiar e muito pouco isolamento familiar nestes idosos. E também permitiu definirmos quatro objetivos fundamentais que sustentaram a intervenção: promover a identidade dos idosos, promover atividades de animação sociocultural para ocupação dos tempos livres dos idosos, promover a vivência da espiritualidade e promover o reforço dos laços sociais. As perceções dos idosos sobre o projeto foram positivas, considerando o seu gosto de participar nas atividades, as aprendizagens que estas potenciaram e a sua importância e contributo, para a construção de um grupo mais coeso e participativo. O processo de intervenção revelou ainda que, a importância da criação de novas dinâmicas foi positiva também, para o cumprimento da missão do Centro de Dia.
- Uma experiência de Animação Sociocultural em Serviço de Apoio DomiciliárioPublication . Alves, Glória; Almeida, SidalinaO presente relatório tem como finalidade descrever /refletir sobre a implementação de um projeto de intervenção na área de animação sociocultural suportado numa avaliação diagnóstica multidimensional de idosos que frequentavam o Serviço de Apoio Domiciliário de uma Instituição de Solidariedade Social onde decorreu o estágio. Desenvolveu-se um projeto de animação sociocultural, tendo nós procurado ir além da prestação dos serviços assegurada pelas equipas de cuidadoras que estavam centradas na satisfação das necessidades básicas e instrumentais de vida diária, nomeadamente: higiene pessoal e habitacional, tratamento de roupas, fornecimento de alimentação e compra de medicamentos, marcação de consultas e aquisição de receitas médicas. Tendo suportado a recolha de dados para a elaboração de um diagnóstico social na pesquisa documental, nas conversas informais e na observação participante com o recurso ao diário de campo, identificámos as necessidades sócio-emocionais e culturais para a estruturação do projeto de intervenção. Dos 49 idosos beneficiários do serviço de apoio domiciliário selecionámos 11 para as atividades de animação sociocultural, tendo por base critérios como a área de residência, o tempo que permanecíamos nas residências dos idosos e, essencialmente, o isolamento social a que estavam sujeitos e a vivência do sentimento de solidão. Desenvolveram-se atividades de animação sociocultural que selecionámos de acordo com as necessidades, interesses e motivações identificadas em cada avaliação diagnóstica que suportou um plano de acompanhamento individualizado, na tentativa de responder à particularidade das necessidades de cada um dos 11 idosos. Conscientes do potencial desta resposta social que permitiu ao idoso envelhecer no seu próprio lugar (na sua habitação e na sua comunidade local) integrado nas redes familiares e sociais, realizaram-se atividades de estimulação cognitiva (jogos, cantar músicas da época da juventude dos idosos, leitura de jornais e livros), atividades físicas (caminhadas externas e no interior, exercícios de mobilidade, exercícios de estimulação dos membros superiores e inferiores), atividades criativas (construção de postais de aniversário e confecção de bolos/biscoitos) e atividades sociais que permitiram a comemoração de aniversários, idas ao café, passear e lanchar à beira mar. O resultado desta experiência de interação evidenciou o interesse por parte dos idosos ao desenvolver estas atividades. Constatámos o maior interesse pela companhia, conversas sobre assuntos do quotidiano, pelos passeios, leitura, caminhadas e idas ao café, hábitos desenvolvidos ao longo das suas vidas. Verificámos que as atividades de animação sociocultural contribuíram de forma positiva para responder à diversidade de necessidades.
- Gerontopsicomotricidade e Prática GerontológicaPublication . Costa, Rita; Almeida, SidalinaO presente relatório é desenvolvido no âmbito do estágio em Gerontologia Social, cujo principal objetivo é desenvolver competências profissionais e aprofundar conhecimentos que foram sendo adquiridos ao longo do mestrado. O estágio realizou-se numa Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) privada situada na freguesia de Carvoeiro, no concelho de Viana do Castelo, que abriu em abril de 2020. Com base numa metodologia de Investigação-Ação, que privilegia os discursos, perceções e vivências dos atores sociais que integram esta realidade, procurou-se identificar os problemas e as necessidades. O conhecimento construído com os idosos e profissionais da Instituição permitiu a conceção e desenvolvimento de um projeto que tem duas ações. A primeira, o trabalho direto com os utentes, que visou retardar as perdas cognitivas e físicas dos mesmos, através da Gerontopsicomotricidade. Nesta ação, foi possível verificar a existência de declínios cognitivos, a nível da atenção, memória, das coordenações motoras (grossa e fina) e na organização espaciotemporal. Ao longo da implementação das atividades, observaram-se melhorias nos parâmetros referidos anteriormente, apesar dos entraves existentes face à pandemia Covid-19. A segunda ação, visou ajudar a Instituição a perceber se vai ao encontro das necessidades e das expectativas dos utentes, ou seja, perceber qual o grau de qualidade na sua prestação de cuidados e serviços. Aqui, constatou-se que os utentes têm uma grande satisfação face aos cuidados e serviços prestados, apresentando compreensão para com os funcionários. O projeto possibilitou, também, perceber as questões burocráticas existentes na abertura de uma Instituição para pessoas idosas, uma vez que se pode acompanhar de perto todo o trabalho desenvolvido, desde a organização da medicação, arquivamento de faturas, receção de encomendas, reuniões para candidaturas às vagas existentes, entre outras.
- A institucionalização de crianças e jovens e processos de definição identitária: o caso de três acolhimentos residenciaisPublication . Gonçalves, Patrícia Sofia Correia; Almeida, SidalinaAtualmente, as casas de acolhimentos estão cada vez mais preparadas para acolher crianças e jovens, isto no que diz respeito às condições físicas. Efetivamente, há cada vez mais uma preocupação em criar para estas crianças e jovens um ambiente em que se sintam seguras, em que tenham a alimentação, o alojamento, a higiene, o vestuário e cuidados de saúde assegurados. Porém, se o acolhimento residencial se restringir apenas aos cuidados básicos, não atendendo ao estabelecimento de laços afetivos e emocionais, o que será feito do desenvolvimento cognitivo e emocional destas crianças e jovens acolhidas? Será que o ambiente institucional se constitui num potenciador da requalificação identitária? Com base neste questionamento, o estudo efetuado foca-se essencialmente na importância de adultos significativos, dentro da casa de acolhimento, nomeadamente do gestor de caso, dando o devido valor às suas relações de vinculação com as crianças/jovens, no processo de (re)construção saudável da identidade. De facto, pode-se afirmar que este é o maior desafio do acolhimento residencial. Nem todo o crescimento infantil está comprometido se forem dadas às crianças condições para que estas acreditem nas suas capacidades. O facto de uma criança nascer numa família com determinadas problemáticas não significa que o seu futuro tenha que ser prejudicado. Tal como Erikson preconiza, um conflito por mais que não esteja resolvido, pode vir a sê-lo em qualquer uma das fases de desenvolvimento, desde que haja as devidas condições para que tal possa acontecer. Quando se fala de crianças e jovens acolhidas, há que ter consciência que as suas histórias de vida foram marcadas por ruturas e muito sofrimento, sendo notório as suas dificuldades de definição identitária positiva. Às vezes, o esforço que estas fazem para mostrar o seu valor é provavelmente maior do que o de outra criança com história de vida mais favorável. No entanto, auxiliar estas crianças/jovens nem sempre é uma tarefa fácil, pois utilizam o seu mecanismo de defesa, parecendo não precisar de ajuda ou desconhecendo a esperança, todavia cabe à casa de acolhimento, bem como às figuras de referência criar um ambiente social e relações simbólicas potenciadoras de requalificação identitária, permitindo trabalhar com estas crianças/jovens no sentido de melhorar a sua autoestima, gerando sentimentos satisfatórios e levando-as acreditar no seu verdadeiro valor.
- A Intimidade e a Sexualidade na Idade Avançada: Perceções dos Diretores Técnicos das ERPI e sua Relação com o Desenvolvimento das Soft SkillsPublication . Teixeira, Maria; Almeida, SidalinaO aumento exponencial da população idosa na sociedade atual, e as mudanças nela verificadas, desafiam os profissionais desta área a desenvolverem um conjunto de hard e soft skills a fim de serem bem-sucedidos. Nesse sentido, a expressão da intimidade e sexualidade dos idosos, que historicamente ficou impregnada de mitos e preconceitos, exige dos técnicos da Gerontologia Social um cuidar cada vez especializado e humanizado. No entanto, constatou-se que não existe um estudo sobre a relação entre as soft skills e a perceção sobre a intimidade e sexualidade. Por isso, este estudo tem como objetivo descrever e analisar a relação entre as soft skills dos Diretores Técnicos (DT) das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI), e a sua perceção sobre a sexualidade nos idosos instituicionalizados. Para isso, recorreu-se a desenho quantitativo, com a aplicação de três questionários a uma amostra de (n=208) diretores técnicos das ERPI de 18 municípios portugueses: Questionário Sociodemográfico, Questionário sobre a Perceção da Intimidade e Sexualidade dos Idosos e Soft skills Inventory(SSI). Após a recolha dos dados, foram realizadas análises estatísticas tais como, testes de verificação das hipóteses, o coeficiente de consistência interna Alfa de Cronbach, o teste t de Student para as amostras independentes, o teste Mann-Whitney e a correlação de Pearson, Shapiro e Wilck, e o teste de Levene. Os resultados evidenciaram a confirmação das hipóteses previamente colocadas, o que nos leva a concluir que, existe uma correlação significativa positiva entre as soft skllis (autorrelização, assertividade, suporte social, trabalho em equipa, abertura à novidade, resiliência) e a expressão da sexualidade e intimidade. Na continuidade deste estudo, propomos a realização de estudos empíricos, com metodologias mistas e com amostras de outros Países de forma a fazer estudos comparativos.
- Isolamento social e solidão de idosos numa vila do norte de PortugalPublication . Pereira, Cátia; Almeida, Sidalina; Alves, HélderO envelhecimento e todas as alterações demográficas presentes na nossa sociedade acarretam grandes desafios de intervenção a instituições como o caso da GNR que concebe medidas de carácter social, auxílio da satisfação das necessidades de idosos em situação de solidão e isolamento social, para os manter em segurança e combater a solidão. Este estudo tem como objetivo principal investigar a solidão nos idosos do concelho de Baião, que participam no programa de apoio da GNR destinado a pessoas com mais de 65 anos. Pretende-se entender as várias manifestações de solidão nesta faixa etária, identificar os desafios emocionais e sociais que estes enfrentam devido à solidão e isolamento, e mapear as necessidades desses idosos juntamente com os recursos de apoio comunitário disponíveis para atendê-las. Foram inquiridos 20 idosos sinalizados no âmbito do programa 65 anos da GNR - “idosos em segurança” e os inquéritos foram efetuados pela própria investigadora a uma amostra não probabilística por quotas, segundo o género (M, F) e o escalão etário (65 e mais anos), aquando das vistas ao domicílio dos idosos realizadas na companhia dos militares da GNR. Além da caraterização sociodemográfica da população, utilizaram-se as escalas: Escala de Solidão UCLA (UCLA – UCLA Loneliness Scale); Escala de Solidão SELSA-S (Social and emotional loneliness scale for adults) e Escala de Depressão Geriátrica (GDS- 15). Foi efetuada uma entrevista ao militar da GNR responsável pelo apoio 65 anos a idosos no concelho para uma melhor perceção das principais necessidades destes idosos, as problemáticas mais enraizadas e as propostas de intervenção junto desta população, de forma a proporcionar um processo de envelhecimento saudável. Com o estudo comprovou-se que os idosos do concelho de Baião, apoiados no âmbito do programa da GNR apresentam um grau moderado de solidão. Muitos com família, no entanto, não encontram nela o suporte e o apoio crucial para a satisfação das suas necessidades e promoção do seu bem-estar e ,o facto de viverem num meio rural e afastados dos grandes centros populacionais, por vezes, causa um entrave para a satisfação das suas necessidades básicas acabando muitas vezes por desenvolver perturbações e doenças inerentes à própria condição de isolamento e solidão, como comprovamos pelos dados recolhidos que nos indicam que quanto maior é o sentimento de solidão, maior é a sintomatologia depressiva.
- Modelo ecológico de avaliação e intervenção nas situações de risco e perigo na CPCJ Gaia NortePublication . Tavares, Ana; Almeida, SidalinaO tema deste relatório que procura dar conta de uma experiência de estágio na CPCJ Gaia Norte está ancorado teoricamente no Modelo Ecológico de Avaliação e Intervenção nas Situações de Risco e de Perigo e a realidade da intervenção das profissionais técnicas desta CPCJ, na sua tríade necessidades de desenvolvimento integral das crianças e jovens, competências parentais e fatores familiares e ecológicos. Metodologicamente convocámos a metodologia de projeto que concretiza a metodologia de investigação-ação que tem que enquadrar uma experiência de estágio com objetivos de investigação e de intervenção e não menos atenta à necessidade de fomentar a participação, em especial das crianças e jovens e das famílias. Para fundamentar esta experiência de intervenção a mobilização do quadro jurídico normativo foi crucial para entender o sistema de promoção e proteção das crianças e jovens em risco/perigo em Portugal, que nos permitiu perceber as etapas do processo de intervenção e todos os procedimentos que os profissionais são chamados a desenvolver. Apresentamos as avaliações diagnósticas relativas à gestora de processo que acompanhávamos e as atividades em que tivemos oportunidade de a acompanhar: os atendimentos; as reuniões da comissão restrita, da comissão alargada e com profissionais de outras entidades e as visitas domiciliárias. O estágio permitiu perceber que os profissionais procuram fazer um acompanhamento personalizado às crianças e jovens e às suas famílias, apostando na construção de uma verdadeira relação de ajuda que reconhecem como fundamental para a avaliação diagnóstica e para o plano de intervenção individual, na base das medidas de promoção e proteção selecionadas. Em particular o trabalho que envolve os técnicos da CPCJ que acompanham crianças e jovens para os quais foi aplicada a medida de colocação residencial que obriga à constituição de uma equipa de parceria que enaltece o trabalho em rede entre as diversas entidades. O estágio permitiu ainda entender os constrangimentos que um elevado número de situações em acompanhamento que se caraterizam pela complexidade e pelo dinamismo, coloca aos profissionais que nem sempre conseguem efetivar todos os procedimentos para os quais remetem as etapas do processo de intervenção com a qualidade que seria necessária para fazer sempre prevalecer o superior interesse das crianças e dos jovens.