Browsing by Issue Date, starting with "2020-02"
Now showing 1 - 10 of 154
Results Per Page
Sort Options
- O risco do negócio e o EVAPublication . Teixeira, Ana Bela de Sousa Delicado; Galvão, Rosa; Nunes, Sandra Cristina DiasAtualmente é inquestionável a importância da gestão organizacional ser apoiada em indicadores. Por outro lado, o conhecimento do risco do negócio e da criação de valor, são informações diferenciadoras desse suporte à gestão. Neste estudo que teve como objetivo verificar a relação existente entre a criação de valor gerada nas empresas da amostra e o risco de negócio que as mesmas apresentam, após um enquadramento teórico onde foram apresentados e caraterizados os indicadores ponto crítico operacional, margem de segurança operacional e grau de alavanca operacional, para medir o risco do negócio e o Economic Value Aded, para medir a criação de valor, nas empresas da amostra, foi possível verificar que o modelo de regressão linear múltipla estimado permitiu, com uma qualidade bastante razoável, estimar o impacto que as variáveis PCV e MS têm na variação do valor EVA®.
- For nurses the century XVII: "Light of medicine, rational practice, and Methodica, nurses guide, beginner’s directory"Publication . Freitas, António; Nunes, Lucília
- Uma experiência de Animação Sociocultural em Serviço de Apoio DomiciliárioPublication . Alves, Glória; Almeida, SidalinaO presente relatório tem como finalidade descrever /refletir sobre a implementação de um projeto de intervenção na área de animação sociocultural suportado numa avaliação diagnóstica multidimensional de idosos que frequentavam o Serviço de Apoio Domiciliário de uma Instituição de Solidariedade Social onde decorreu o estágio. Desenvolveu-se um projeto de animação sociocultural, tendo nós procurado ir além da prestação dos serviços assegurada pelas equipas de cuidadoras que estavam centradas na satisfação das necessidades básicas e instrumentais de vida diária, nomeadamente: higiene pessoal e habitacional, tratamento de roupas, fornecimento de alimentação e compra de medicamentos, marcação de consultas e aquisição de receitas médicas. Tendo suportado a recolha de dados para a elaboração de um diagnóstico social na pesquisa documental, nas conversas informais e na observação participante com o recurso ao diário de campo, identificámos as necessidades sócio-emocionais e culturais para a estruturação do projeto de intervenção. Dos 49 idosos beneficiários do serviço de apoio domiciliário selecionámos 11 para as atividades de animação sociocultural, tendo por base critérios como a área de residência, o tempo que permanecíamos nas residências dos idosos e, essencialmente, o isolamento social a que estavam sujeitos e a vivência do sentimento de solidão. Desenvolveram-se atividades de animação sociocultural que selecionámos de acordo com as necessidades, interesses e motivações identificadas em cada avaliação diagnóstica que suportou um plano de acompanhamento individualizado, na tentativa de responder à particularidade das necessidades de cada um dos 11 idosos. Conscientes do potencial desta resposta social que permitiu ao idoso envelhecer no seu próprio lugar (na sua habitação e na sua comunidade local) integrado nas redes familiares e sociais, realizaram-se atividades de estimulação cognitiva (jogos, cantar músicas da época da juventude dos idosos, leitura de jornais e livros), atividades físicas (caminhadas externas e no interior, exercícios de mobilidade, exercícios de estimulação dos membros superiores e inferiores), atividades criativas (construção de postais de aniversário e confecção de bolos/biscoitos) e atividades sociais que permitiram a comemoração de aniversários, idas ao café, passear e lanchar à beira mar. O resultado desta experiência de interação evidenciou o interesse por parte dos idosos ao desenvolver estas atividades. Constatámos o maior interesse pela companhia, conversas sobre assuntos do quotidiano, pelos passeios, leitura, caminhadas e idas ao café, hábitos desenvolvidos ao longo das suas vidas. Verificámos que as atividades de animação sociocultural contribuíram de forma positiva para responder à diversidade de necessidades.
- A arte de cuidarPublication . Oliveira, Cecília Santos; Guedes, JoanaO presente Relatório de Estágio reflete o trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Gerontologia Social, ministrado pelo Instituto Superior de Serviço Social do Porto, e visa a obtenção do grau de Mestre em Gerontologia Social. O tema que se configurou como objeto de trabalho prioritário, no âmbito deste estágio, girou em torno da relação de cuidado estabelecida entre os cuidadores formais e as pessoas idosas residentes numa estrutura residencial. Através das mudanças nas estruturas familiares atuais, as instituições gerontológicas assumem um papel primordial na prestação de cuidados aos mais velhos. Deste modo, torna-se fundamental intervir juntos dos profissionais, Ajudantes de Ação Direta, com o intuito de fornecer ferramentas que melhorem os cuidados prestados e a relação estabelecida entre colaboradores e entre estes e as pessoas mais velhas. Assim, serão evidenciadas as principais linhas teóricas que suportam a intervenção, nomeadamente os cuidados humanizados. Desta forma, a metodologia inerente ao trabalho desenvolvido centrou-se numa aproximação à Investigação-Ação, considerando a necessidade de conhecer para melhor intervir, envolvendo num processo permanente e formativo os vários agentes institucionais, na perspetiva de desenvolver ações instigadoras de inovação e aperfeiçoamento das práticas profissionais. Relativamente à intervenção, esta encontra-se dividida em três grandes eixos: o primeiro incide na promoção de dinâmicas de grupos para os colaboradores trabalhando as áreas identificadas como prioritárias no diagnóstico. O segundo eixo foca-se na promoção de ações de sensibilização/formação de temáticas relacionadas com o cuidar e da relação interpessoal. Por fim, o terceiro eixo de intervenção prende-se com o aperfeiçoamento do plano da avaliação de desempenho e construção de um sistema de recompensas mais estimulante e motivador para os colaboradores do Lar S. Manuel. Foi possível verificar, mesmo num curto espaço de tempo que os resultados obtidos conduziram à construção de um melhor ambiente institucional e trabalho de equipa e também a uma melhoria na prestação de cuidados. Constatou-se que os colaboradores se apropriaram dos saberes e conhecimentos trabalhados, no âmbito da intervenção desenvolvida, e os operacionalizaram no seu contexto de trabalho.
- Porto.Importa-se - Isolamento social e a percepção de solidão em idososPublication . Vieira, Cristiana; Granja, BertaO fenómeno do envelhecimento tem-se tornado cada vez mais objecto de estudo para a investigação, assim como os problemas que dele decorrem e que afectam muitos idosos: o isolamento social e a solidão. Neste relatório relata-se uma experiência de colaboração com o projecto “Porto. Importa-se”, pensado e realizado em parceria pelo Município do Porto, Instituto Superior de Serviço Social do Porto (ISSSP), Juntas de Freguesia e instituições locais de solidariedade social. Este projecto é direcionado exclusivamente para a população idosa em situação de isolamento, residente em todos os bairros de habitação social geridos pela Domus Social, empresa Municipal da Câmara Municipal do Porto. O meu campo de observação e de intervenção centrou-se em dois bairros sociais, nomeadamente o Bairro Agra do Amial e o Bairro do Bom Sucesso. Foi aplicado um inquérito por questionário a todos os idosos pertencentes à amostra de forma a fazer o levantamento das necessidades mais proeminentes de cada um. Depois de analisados os dados dos inquéritos podemos concluir que mesmo sendo dois bairros com localizações e amostras diferentes, existem semelhanças importantes a serem analisadas.
- Dentin bonding and SEM analysis of a new experimental universal adhesive system containing a dendrimerPublication . Cruz, Joana Vasconcelos e; Polido, Mário; Brito, José; Gonçalves, Luísa L.Due to their polymerization characteristics, hyper-branched dendrimers have lately shown to be promising candidates for use in dental materials. In this study, a new dental adhesive system was prepared, using a dendrimer derived from 2-isocyanatoethyl methacrylate (G-IEMA), and its adhesive properties were investigated. The exposed dentin was treated with four universal adhesives (UAs): SBU (Scotchbond Universal™), FUT (Futurabond M+™), AE1 (experimental adhesive with Bis-GMA) and AE2 (experimental adhesive with G-IEMA), using Etch & Rinse (ER) or Self Etch (SE) protocols. Composite build-ups were prepared and stored for 24 h at 37 °C in distilled water. Composite/dentin beams were prepared with cross-sectional areas of 1 ± 0.3 mm2 and µTBS (Micro-tensile bond strength) test was performed at 0.5 mm/min. Failures modes were evaluated by stereomicroscopy, and bonding interfaces were observed by scanning electron microscopy (SEM). Statistical analysis of µTBS data was performed using General Linear (GLM) and Linear Mixed Models (LMM). The effect of adhesive type on µTBS was significant (p = 0.010), with AE1 presenting significantly higher µTBS than SBU (p = 0.019). No other differences between adhesives were observed. ER showed significantly better results than SE (p = 0.019), and no significant interactions between the adhesives and protocols were determined. Results obtained so far pinpoint the emergence of a new paradigm in the dental materials field, as G-IEMA can be used successfully as an alternative to Bis-GMA.
- IgE allergy diagnostics and other relevant tests in allergy, a World Allergy Organization position paperPublication . Ansotegui, IJ; Melioli, G; Canonica, GW; Caraballo, L; Villa, E; Ebisawa, M; Passalacqua, G; Savi, E; Ebo, DJ; Gómez, RM; Luengo Sánchez, O; Oppenheimer, JJ; Jensen-Jarolim, E; Fischer, DA; Haahtela, T; Antila, M; Bousquet, JJ; Cardona, V; Chiang, WC; Demoly, PM; DuBuske, LM; Ferrer Puga, M; Gerth van Wijk, R; González Díaz, SN; Gonzalez-Estrada, A; Jares, E; Kalpaklioğlu, AF; Kase Tanno, L; Kowalski, ML; Ledford, DK; Monge Ortega, OP; Morais Almeida, M; Pfaar, O; Poulsen, LK; Pawankar, R; Renz, HE; Romano, AG; Rosário Filho, NA; Rosenwasser, L; Sánchez Borges, MA; Scala, E; Senna, GE; Sisul, JC; Tang, MK; Thong, By; Valenta, R; Wood, RA; Zuberbier, TCurrently, testing for immunoglobulin E (IgE) sensitization is the cornerstone of diagnostic evaluation in suspected allergic conditions. This review provides a thorough and updated critical appraisal of the most frequently used diagnostic tests, both in vivo and in vitro. It discusses skin tests, challenges, and serological and cellular in vitro tests, and provides an overview of indications, advantages and disadvantages of each in conditions such as respiratory, food, venom, drug, and occupational allergy. Skin prick testing remains the first line approach in most instances; the added value of serum specific IgE to whole allergen extracts or components, as well as the role of basophil activation tests, is evaluated. Unproven, non-validated, diagnostic tests are also discussed. Throughout the review, the reader must bear in mind the relevance of differentiating between sensitization and allergy; the latter entails not only allergic sensitization, but also clinically relevant symptoms triggered by the culprit allergen.
- Elemento de estudo para a unidade curricular de mecânica: conceitos gerais da mecânica vetorial para iniciantesPublication . Pina, Célio; Pimentel, Fernando
- Portuguese Nursing between 1910 and 1933: The Construction of a Professional IdentityPublication . Pires, Ana Maria; Nunes, Lucília
- Níveis de exposição e revelação online e experiências de vitimaçãoPublication . Gomes, Alexandre José Moura; Neves, Ana CristinaA presente investigação, teve como objetivo compreender de que forma os níveis de exposição online e revelação online têm impacto na vitimação, quer online quer no mundo real. Pretendeu-se também verificar de que forma estes parâmetros estão associados com o ciberstalking. Reuniram-se 418 participantes, os quais responderam aos questionários de Exposição Online, que permite compreender qual a frequência e o tipo de comportamentos online praticados pelos indivíduos no espaço de uma semana, Revelação Online, instrumento que permite compreender qual a probabilidade de um individuo partilhar determinadas informações pessoais no mundo online, Escala de Avaliação de Ciberstalking tendo em vista perceber se uma pessoa foi alvo deste tipo de crime, e Questionário de Vitimação, como forma de saber quais os tipos de crimes que as pessoas sofreram ou não nos últimos cinco anos. Os resultados obtidos permitem aferir que as pessoas que têm mais comportamentos e partilham mais informações online, têm uma maior probabilidade de ser alvo de crimes, sejam estes crimes online ou no mundo real (offline/fora da rede). Verifica-se que os níveis de comportamentos online têm influência preditiva na probabilidade de alguém ser alvo de um crime tanto online ou offline. Constata-se também que a utilização negligente da internet leva a mais crimes, tanto em contexto online como no mundo real. As pessoas que tiveram uma maior frequência de comportamentos na internet sofrem mais crimes, sejam estes em contexto online ou offline, estas vítimas são sobretudo as que mais partilham informações pessoais na internet. A Teoria das Atividades Rotineiras também se aplica ao contexto da internet, uma vez que foi observada uma clara ligação entre as atividades efetuadas online e os crimes perpetrados na internet e fora desta. Como estudos futuros, propõem-se conseguir uma amostra mais robusta da população que tenha sido alvo de crimes online e offline de forma a ver se existe uma ligação entre estes crimes e o facto de se expor ou revelar na internet.