Browsing by Issue Date, starting with "2024-06"
Now showing 1 - 10 of 223
Results Per Page
Sort Options
- Conflitos interpares: a importância da resolução de conflitos em contexto de Creche e Jardim de InfânciaPublication . Gião, Ana Maria Barbeiro; Figueira, SofiaO presente Relatório do Projeto de Investigação intitulado “Conflitos interpares: A importância da resolução de conflitos em contexto de Creche e Jardim de Infância”, tem como principais objetivos compreender o papel do/a educador/a enquanto gestor do currículo no apoio à resolução dos conflitos que ocorrem entre as crianças e demonstrar a importância dos conflitos e da sua resolução para o desenvolvimento integral da criança. Esta investigação foi desenvolvida em dois contextos educativos, de Jardim de Infância e Creche, respetivamente. A metodologia utilizada no presente estudo é uma metodologia de investigação qualitativa, tendo sido seguidos os princípios da investigação-ação, de modo a dar resposta à questão de investigação delineada: Que estratégias podem ser mobilizadas pelos educadores de infância para apoiarem a resolução de conflitos entre as crianças? Os procedimentos de recolha e tratamento de informação utilizados foram a observação participante, as notas de campo, a análise documental, os registos multimédia, as entrevistas semiestruturadas realizadas às educadoras cooperantes e a análise de conteúdo. No decorrer da investigação foram realizadas algumas intervenções espontâneas e outras planificadas que serão apresentadas no presente relatório e que permitiram dar resposta à questão de investigação. Com a conclusão deste estudo, foi possível compreender que o/a educador/a tem um papel preponderante no apoio à resolução de conflitos entre as crianças. Enquanto gestor do currículo, diariamente, o/a educador/a deve encorajar as crianças a resolver os conflitos em que se envolvem e criar um ambiente, propício para tal, no qual se sintam seguras e confiantes.
- Articulação curricular entre Português e Matemática: uma experiência numa turma do 3.º ano de escolaridadePublication . Malacuto, Daniela Tomaz; Veiga, Mariana; Mendes, Maria de FátimaO presente relatório documenta um estudo realizado no âmbito de uma intervenção pedagógica desenvolvida numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no contexto da Unidade Curricular de Estágio no 1.º e no 2.º Ciclos. A investigação centrou-se na articulação curricular entre Português e Matemática, explorando como tarefas integradoras, baseadas em literatura infantil, contribuem para o desenvolvimento de competências de escrita e resolução de problemas. Para tal, foi implementada uma sequência didática estruturada em torno de um livro de literatura infantil, com atividades que articularam as duas áreas curriculares. A intervenção pedagógica baseou-se num álbum ilustrado, articulando, entre outros, géneros textuais (notícia) e conteúdos matemáticos (grandezas monetárias e cálculo com números decimais) em tarefas contextualizadas sobre educação financeira. O projeto foi desenvolvido ao longo de várias sessões através de um guião de leitura, com atividades estruturadas em pré-leitura, leitura e pós-leitura. Os resultados demonstram progressos significativos dos alunos, tanto na escrita de textos informativos como na resolução de problemas matemáticos contextualizados. Os alunos evidenciaram ainda uma maior consciência crítica sobre Educação Financeira, nomeadamente no planeamento de compras e na análise de promoções. Conclui-se que a articulação entre Português e Matemática, mediada por literatura infantil, promoveu aprendizagens significativas e transversais. Este estudo reafirma a importância de práticas pedagógicas interdisciplinares que integrem áreas curriculares, enriquecendo o processo educativo e formando alunos mais autónomos e críticos.
- O papel da IIoT na otimização de processos produtivosPublication . Costa, Miguel; Ferreira, Pedro; Arroteia, Tatiana; Rolo, Ana
- Manutenção preditiva e indústria 4.0: que o contributo para o SGQ?Publication . Rolo, Ana; Alves, Rui
- Enfriamiento de un edificio de oficinas con un intercambiador de calor tierra-aire (ESHX) de gran diámetro: resultados de monitoreo para condiciones de verano calurosas y secasPublication . Duarte, Rogério; Gomes, Maria Glória; Rodrigues, Antonio Moret Rodrigues; Pimentel, FernandoLos intercambiadores de calor tierra-aire permiten amortiguar las oscilaciones de temperatura del aire exterior y enfriar edificios ubicados en climas cálidos y secos con muy pocos recursos además de los utilizados durante la construcción. A pesar del gran número de artículos científicos sobre intercambiadores tierra-aire, son pocos los trabajos que presentan datos de monitorización para intercambiadores funcionales con diámetro superior a 30 cm. El presente artículo presenta y discute datos de monitorización de un intercambiador de calor tierra-aire de gran diámetro construido para el enfriamiento de un edificio de oficinas existente. Los datos presentados fueron obtenidos durante un período característico de verano caliente y seco en el sur de Portugal. Se muestra que los gradientes de temperatura entre el aire exterior y el aire de salida del intercambiador alcanzan 9 K y que la capacidad de enfriamiento excede los 27 kW. Se discute el aprovechamiento de esta tecnología para el enfriamiento de edificios y se concluyen los beneficios a nivel de la reducción de las emisiones de CO2 y del consumo de energía asociado al enfriamiento de edificios en climas cálidos y secos.
- Manutenção Preditiva e Indústria 4.0. Que o contributo para o SGQ?Publication . Rolo, Ana; Alves, Rui
- Influência da localização da dor nos resultados em Fisioterapia em utentes com condições músculo-esqueléticas: estudo de coorte prospetivoPublication . Rêgo, Carlota Verdes Vale; Pires, DiogoIntrodução: As condições músculo-esqueléticas (CME) são uma das principais causas de dor e incapacidade, afetando a qualidade de vida e produtividade laboral. Caracterizadas por dor e limitações funcionais, podem afetar várias localizações do corpo. Estudos recentes sugerem que uma abordagem centrada exclusivamente na localização da dor pode ser limitada, sendo importante considerar fatores comuns às CME com potencial impacto nos resultados em saúde. Contudo, a influência da localização da dor nos resultados da fisioterapia em pessoas com CME ainda é incerta. Objetivo: Este estudo teve como objetivo analisar a associação entre a localização da dor músculo-esquelética (ME) e a resposta à Fisioterapia na intensidade da dor e saúde ME. Metodologia: Conduziu-se um estudo de coorte prospetivo com utentes com condições ME que iniciaram fisioterapia. As avaliações ocorreram no início e final da intervenção, recolhendo-se dados sociodemográficos e clínicos, a intensidade da dor e a saúde ME. Utilizaram-se modelos de regressão logística para analisar a relação entre a localização da dor e os critérios de sucesso na intensidade da dor e saúde ME. Resultados: A amostra incluiu 258 participantes com dor ME, com uma taxa de desistência de 21,3%. Observou-se apenas uma diferença significativa na redução percentual da dor entre as participantes com dor no ombro (50,48%) e com dor generalizada (25,45%) (p = 0,014). A dor no ombro associou-se inicialmente a uma menor probabilidade de insucesso nos critérios de intensidade da dor, mas essa associação perdeu significância após ajustes para variáveis de confundimento. Não foram encontradas outras associações estatisticamente significativas entre a localização da dor ME e a resposta à Fisioterapia. Conclusões: Os resultados deste estudo não suportam o impacto da localização da dor, isoladamente, na resposta à intervenção de fisioterapia em pessoas com CME. Estes achados reforçam a necessidade de uma abordagem que considere outras características individuais dos utentes para além da localização da dor, indicando a relevância de estudos adicionais para desenvolver intervenções mais personalizadas para a dor ME.
- As representações de profissionais e famílias acompanhadas por um CAFAP na zona Norte de Portugal sobre a modalidade de Reunificação FamiliarPublication . Silva, Nance; Montenegro, Elsa; Vita, AnaO presente relatório de estágio intitulado "As representações de profissionais e famílias acompanhadas por um CAFAP na zona Norte de Portugal sobre a modalidade de Reunificação Familiar" foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Intervenção Social na Infância e Juventude em Risco de Exclusão Social promovido pelo Instituto Superior de Serviço Social do Porto. O estágio foi realizado num CAFAP da zona Norte de Portugal, durante o período de outubro de 2022 a junho de 2023. No decorrer deste estágio, procurou-se explorar as representações das famílias e dos profissionais sobre a modalidade de Reunificação Familiar, conhecer os principais problemas que identificam, necessidades e forças da intervenção social enquadrada na modalidade de Reunificação Familiar. Compreender os procedimentos de intervenção realizados junto das famílias acompanhadas nesta modalidade e quais os pontos de melhoria a desenvolver, na perspetiva dos profissionais, mas também das próprias famílias, foi um dos principais objetivos deste estágio. A pesquisa envolveu a análise das representações de seis famílias acompanhadas pelo CAFAP e de três profissionais envolvidos nas intervenções. Baseado numa visão ecossistêmica, o relatório estruturou-se em cinco capítulos que procuram refletir o percurso de estágio, assim como as perceções das famílias intervencionadas e dos profissionais que as acompanharam sobre o processo de intervenção. No final do relatório, destaca-se a importância da intervenção familiar na promoção do bem-estar das famílias e crianças em situações de vulnerabilidade, ressaltando valores profissionais como o compromisso e a empatia para com as famílias.
- Gestão de talentos: a importância do employer branding na atração e retenção de talentosPublication . Miguel, Filomena da Conceição Figueira; Cordeiro, João Pedro PinaCom a evolução do mercado global e a indústria 4.0, tornou-se essencial atrair, desenvolver e reter talentos com as habilidades e competências necessárias para enfrentar os desafios tecnológicos altamente dinâmicos e inovar num ambiente de rápida evolução. A gestão de talentos desempenha um papel essencial na evolução do mercado global, onde as empresas precisam de atrair talentos de diversas partes do mundo. As empresas enfrentam desafios e oportunidades num ambiente em constante transformação. A empresa precisa de se promover, para que o mercado reconheça as suas vantagens. É aqui que o Employer Branding entra em ação, disseminando as qualidades que proporciona aos seus trabalhadores. Neste trabalho investigou-se o que representa o employer branding para as empresas e o seu benefício na gestão de talento, especialmente na atração e retenção de talentos nas organizações. A necessidade das empresas de terem os melhores trabalhadores, para poderem ser as mais competitivas no mercado, trouxe uma verdadeira luta pelos melhores. Foi feito um estudo de caso numa empresa na área da Indústria do papel e pasta, com recurso a entrevistas semiestruturadas a trabalhadores, para poder conhecer a importância do employer branding na atração e retenção de talentos nessa empresa. A nova geração de jovens mais exigentes nas condições oferecidas pelas empresas, que trocam facilmente de empresa por melhores propostas, forçaram as empresas a marcarem a sua posição no mercado, tornou-se crucial para as empresas serem atrativas e oferecerem excelentes condições de trabalho. Além disso, é fundamental que a empresa tenha uma reputação sólida no mercado, reconheça e valorize os seus colaboradores, conferindo-lhes status. Em simultâneo, as condições como o salário, bom ambiente, projetos aliciantes e hipóteses de progressão de carreira, são também bastante importantes para atrair novos trabalhadores assim como retê-los.
- O papel da IIoT na otimização de processos produtivosPublication . Costa, Miguel; Ferreira, Pedro; Arroteia, Tatiana; Rolo, Ana