Browsing by Issue Date, starting with "2022-11"
Now showing 1 - 10 of 262
Results Per Page
Sort Options
- Revamping da unidade de regeneração de óleos usadosPublication . Lobato, António Carlos da Silva Serras; Nunes, Francisco; Quental, Bernardo“Os óleos têm mais vidas” – este é um slogan recente que transmite a ideia de reciclagem, em produtos que não plásticos, vidros, cartão ou pilhas (que já estamos habituados a associar a reciclagem): os óleos industriais. Para que isso seja possível, o óleo usado tem de passar por um processo físicoquímico, para o qual são necessárias instalações e equipamentos adequados para esse tratamento. Em Portugal este processo é raro sendo apenas uma empresa a realizá-lo. Para estender as suas capacidades de gestão de resíduos, a SISAV (empresa do grupo EGEO) investiu numa unidade de regeneração de óleos que foi alvo de uma reformulação profunda. Este relatório foi redigido para documentar o trabalho desenvolvido no âmbito de um estágio curricular, inserido no Mestrado de Engenharia Eletrotécnica do Instituto Politécnico de Tomar e realizado na empresa do grupo EGEO – SISAV. Este estágio focou-se nos trabalhos desenvolvidos para preparação e realização do Revamping (ou Renovação, embora o termo em inglês seja de uso comum na instalação industrial) da unidade de regeneração de óleos. Serão explicados os diferentes tipos de trabalhos desenvolvidos para que o leitor possa ter uma noção das diferentes fases de preparação e instalação de uma nova unidade industrial.
- Luísa Susano Contabilidade, LdaPublication . Carreira, Andreia Fortes HenriquesO presente relatório visa apresentar o Estágio Curricular desenvolvido na entidade acolhedora Luísa Susano Contabilidade, Lda integrado no plano de estudo da Licenciatura em Gestão de Empresas, pelo Instituto Politécnico de Tomar, no período de 19 de setembro a 8 de novembro de 2022. Este relatório contém a descrição, de forma breve da empresa em questão, nomeadamente a sua atividade e história. Seguidamente, será descrito as atividades desenvolvidas na empresa e os conhecimentos adquiridos durante o período de estágio. As atividades desenvolvidas têm como base os ensinamentos de bastantes unidades curriculares durante o período escolar, onde a parte prática é predominante para a execução de tarefas. Numa terceira fase, faz se um balanço crítico do progresso, bem como uma opinião geral, uma vez que todo este processo contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional na área para um futuro mais preparado.
- Dinis de Sousa OliveiraPublication . Oliveira, Joel de SousaO presente relatório é o resultado em forma concreta, de um estágio curricular realizado no âmbito da Licenciatura em Gestão de Empresas, que decorreu no período de 07 de outubro de 2019 a 24 de novembro de 2022, na empresa Dinis de Sousa Oliveira. O objetivo do estágio envolve a colocação dos conhecimentos adquiridos ao longo da licenciatura e também a inserção do estagiário no mercado do trabalho, por via a adquirir conhecimentos e competências cruciais para o desenvolvimento de um gestor. No que diz respeito a este relatório tem como principal finalidade, relatar todas as tarefas desenvolvidas ao longo do período de estágio, bem como aplicar alguns dos conhecimentos adquiridos na área de gestão à empresa em questão.
- Relatório de estágio FlyroboticsPublication . Graça, Luís Miguel Henriques; Correia, Pedro Daniel Frazão; Granchinho, PedroO trabalho descrito no presente relatório resulta do estágio curricular desenvolvido na Grancinho.Lda, decorrido no ano letivo 2021/2022, sendo parte integrante do plano curricular de Mestrado em Engenharia Eletrotécnica, do Instituto Politécnico de Tomar. O estágio realizado foi supervisionado pelo Sr. Eng. Pedro Granchinho como responsável da Granchinho LDA e pelo Engenheiro Hugo Magalhães, colaborador da empresa FLYROBOTICS pertencente à Granchinho Lda, e orientado pelo Prof. Pedro Correia do Instituto Politécnico de Tomar. Durante o Estágio foram realizadas várias tarefas dentro de três projeto distintos. O presente relatório apresenta as tarefas realizadas na área de gestão da tecnologia de informação, bem como o desenvolvimento dos referidos três projetos: • Projeto BIOBOX, uma solução de transporte inteligente para produtos alimentares que consiste num controlador de temperatura para transporte de bens perecíveis, com a capacidade de monitorização em tempo real, destinado a que qualquer cliente da BIOLOGIC (empresa integrante da sociedade Granchinho Lda) tenha a possibilidade de obter as informações relativas à temperatura atual, bem como a localização da entrega, através de uma página online onde pode fazer o login, garantindo assim a qualidade e acompanhamento personalizado da sua encomenda. • O ACCESSBOX é o projeto destinado ao controlo de acessos de um equipamento, máquina ou porta, sendo o seu controlo operado por chaves RFID. Analogamente ao projeto BIOBOX, este também detém uma página online onde o cliente pode visualizar os horários de utilização, podendo limitar a utilização a determinada pessoa ou grupo de pessoas no caso de, por exemplo, a porta registar as entradas e saídas. • O projeto ASV (Autonomous Surface Vehicles), tal como o acrónimo indica, é referente à construção de um veículo que pretende ser autónomo a nível energético, através da utilização de baterias. Com autonomia para vários dias e células fotovoltaicas, o mesmo terá capacidade para recarregar grande parte das referidas baterias em algumas horas de sol. A nível operacional, e considerando a sua autonomia, enquadra-se enquanto híbrido, carecendo da devida supervisão humana. Esta supervisão pode ser feita a partir de instalações remotas e não necessita de ser contínua.
- Aplicação de Machine learning em quality assurancePublication . Marques, Sandra Maria Rassul; Jardim, Sandra Maria Gonçalves Vilas BoasO presente relatório tem como objetivo sintetizar e expor as atividades, experiências e o conhecimento adquirido ao longo do estágio curricular. Pondo em prática todos os conhecimentos obtidos, no âmbito da unidade curricular de Estágio, pertencente ao Mestrado em Analítica e Inteligência Organizacional – Especialização em pertencente ao Instituto Politécnico de Tomar. O estágio descrito teve a duração de 780 horas, tendo início no mês de Março de 2022 e duração de aproximadamente 5 meses. Durante este período participei no desenvolvimento do projeto Cognitive QA. O estágio foi realizado na empresa tecnológica Celfocus, pertencente a Novabase, sediada no Parque das Nações na cidade de Lisboa. Esta empresa tem por missão o desenvolvimento de serviços e soluções inovadoras no setor das telecomunicações, o presente estágio decorreu em concreto no departamento de QA (Quality Assurance). O estágio permitiu um contacto direto com a realidade de desenvolvimento tecnológico a nível empresarial, aquisição de novos conhecimentos e novas competências técnicas. No presente relatório expõe-se os conhecimentos adquiridos, as tarefas e os trabalhos desenvolvidos ao longo deste estágio, e com o aprofundamento da importância da área de Machine Learning para Quality Assurance
- Remax capítuloPublication . Pereira, Renata Filipa ToméO presente trabalho tem como finalidade apresentar o Estágio Curricular no âmbito da Unidade Curricular de Estágio, desenvolvido na empresa RE/MAX Capítulo- Capítulo Mourisco, LDA, a fim de se obter o grau de Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional, pelo Instituto Politécnico de Tomar. Neste presente relatório estão presentes e descritas as funções desempenhadas durante o período compreendido entre 22 de agosto e 14 de outubro de 2022. A realização do Estágio Curricular tem como principais objetivos: • Ter uma primeira experiência profissional no mercado de trabalho; • Aumentar e diversificar os conhecimentos adquiridos durante a licenciatura; • Estabelecer relações interpessoais; • Aumentar as competências na área dos recursos humanos; • Desenvolver práticas que permitam complementar e consolidar os conhecimentos adquiridos; • Conhecer uma empresa de referência no domínio da comunicação visual.
- DanestiPublication . Santos, Bruno MatosDe modo a concluir a licenciatura de Gestão de empresas no Instituto Politécnico de Tomar, foi realizado um estágio curricular do qual resulta este relatório. O estágio curricular foi realizado na Danesti, Alimentação,LDA. situado em Ferreira do Zêzere e com uma duração de 272 horas. As tarefas e atividades desenvolvidas ao longo do estágio, proporcionaram a que ficasse com uma panóplia de toda a envolvente da Gestão. Dado que, durante o percurso académico, nem sempre é possível passar para o aluno na íntegra a realidade de cada matéria, passando assim a ser necessário um contacto direto com uma empresa, ou outros para conseguir perceber na totalidade cada área. Desta forma, este primeiro contacto direto com uma esta empresa, fez-me ficar a perceber muito do que vai para além de proceder a movimentos contabilísticos em razões ou diários. O estágio no Grupo Globalfer, mais especificamente na empresa Danesti, espelha todos os conhecimentos que adquiri, todos os meus objetivos, quais deles foram concretizados, aspetos positivos de tudo o que esteve inserido no período de estágio. Este estágio fez despertar as minhas metacompetências, a chave para desenvolver novas aprendizagens.
- Clima organizacional e cultura organizacional na Academia da Força AéreaPublication . Paim, Sandro Avelino Toste; Fachada, Cristina Paula de Almeida; Gomes, Ana Patrícia CorreiaAnalisar variáveis de interesse para os decisores organizacionais, como sejam o clima e a cultura, traduz-se em maior capacidade de compreensão e otimização de situações que impactam sobre os resultados organizacionais. Esta investigação teve, então, por objetivo estudar o clima e cultura organizacionais dos alunos do Curso em Ciências Militares Aeronáuticas (CCMA)2 e do Estágio Técnico Militar (ETM) ministrados pela Academia da Força Aérea (AFA), por forma a averiguar a existência de diferenças e a identificar “tipologias” dominantes. Para tal, foi analisada uma amostra de 244 alunos (90% da população), com recurso aos instrumentos Organizational Climate Measure (OCM) e Organizational Culture Assessment Instrument (OCAI). Dos resultados obtidos, concluiu-se que existem diferenças significativas entre o CCMA e o ETM nos modelos de relações humanas e de cultura hierárquica, e entre o 1.º ano e os restantes anos do CCMA em praticamente todos os modelos estudados (excetuando o dos processos internos). Concluiu-se, igualmente, que, à parte do 1.º ano, apenas não existem diferenças em relação aos modelos de processos internos e cultura de mercado. As evidências encontradas permitiram, ainda, constatar que o clima e a cultura dominantes caracterizam-se pelos modelos de processos internos (cultura hierárquica) e objetivos racionais (cultura de mercado).
- A consolidação do ensino superior politécnico militar em PortugalPublication . Romão, Rui Manuel de Jesus; Silva, Paulo Jorge Lopes da; Loureiro, Nuno Alberto Rodrigues SantosA exigência estatutária para os Sargentos terem o nível 5 de qualificação, segundo as regras do ensino superior, corresponde a uma mudança significativa de paradigma. Tendo sido atribuída à Unidade Politécnica Militar (UPM), em instalação até 2023, a missão de formar os Sargentos no âmbito do Ensino Superior Politécnico Militar, é objetivo deste estudo propor linhas de orientação para a sua consolidação, no contexto da especificidade do Ensino Superior Militar e da legislação que lhe é aplicável. Como metodologia adotou-se um raciocínio hipotético-dedutivo, segundo uma estratégia mista e o estudo de caso como desenho de pesquisa. Os dados recolhidos em entrevistas semiestruturadas e revisão documental, evidenciam que o corpo docente da UPM, sendo adequado, não é estável, que a investigação não sendo nula, é incipiente, e que não há consenso quanto à necessidade ou propósito de a UPM ministrar licenciaturas, mesmo que a lei assim o exija. Concluiu-se ainda que para a UPM ser acreditada deverá estabilizar o seu corpo docente, fazer investigação orientada e ter licenciaturas na sua oferta educativa. Contudo, poderá escolher o prazo e o enquadramento legislativo que melhor se adequam à realidade das Forças Armadas e da Guarda Nacional Republicana e à crescente complexidade operacional.
- Prevenção dos comportamentos aditivos online nas Forças Armadas Portuguesas: o estudo de caso da Força Aérea.Publication . Silva, Daniela Patrícia Monteiro Freixo e; Fachada, Cristina Paula de AlmeidaA Internet acarreta potenciais perigos, como o estabelecimento de padrões de utilização próximos de quadros aditivos. Considerando o impacto negativo dos comportamentos aditivos em contexto militar, é fundamental conhecer a sua realidade concernente aos comportamentos aditivos online (CAO). Este estudo teve, assim, por objetivo avaliar a adequabilidade de alargar a metodologia preventiva de comportamentos aditivos aplicada na Força Aérea (FA) à sua expressão online, analisando as metodologias preventivas de CAO e os comportamentos aditivos na FA. Alicerçado numa metodologia de raciocínio indutivo, baseado numa estratégia de investigação quantitativa com reforço qualitativo e num desenho de estudo de caso, os dados foram recolhidos através de análise documental, análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas a oito entidades intervenientes na prevenção de comportamentos aditivos em meio castrense, e análise estatística das respostas de 766 militares (12,97% do universo) a um questionário caracterizador de comportamentos online e associado nível de adição. Dos resultados, concluiu-se que na FA existem pontuais ações preventivas de CAO e na amostra estudada uma prevalência de 0,3% de adição severa à Internet e 27% de adição ligeira e moderada, afigurando-se desejável a prevenção de CAO na FA e propondo-se um modelo de intervenção desenhado “à medida” da avaliação realizada.