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Authors
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Abstract(s)
O trabalho descrito no presente relatório resulta do estágio curricular desenvolvido na Grancinho.Lda, decorrido no ano letivo 2021/2022, sendo parte integrante do plano curricular de Mestrado em Engenharia Eletrotécnica, do Instituto Politécnico de Tomar.
O estágio realizado foi supervisionado pelo Sr. Eng. Pedro Granchinho como responsável da Granchinho LDA e pelo Engenheiro Hugo Magalhães, colaborador da empresa FLYROBOTICS pertencente à Granchinho Lda, e orientado pelo Prof. Pedro Correia do Instituto Politécnico de Tomar.
Durante o Estágio foram realizadas várias tarefas dentro de três projeto distintos. O presente relatório apresenta as tarefas realizadas na área de gestão da tecnologia de informação, bem como o desenvolvimento dos referidos três projetos:
• Projeto BIOBOX, uma solução de transporte inteligente para produtos alimentares que consiste num controlador de temperatura para transporte de bens perecíveis, com a capacidade de monitorização em tempo real, destinado a que qualquer cliente da BIOLOGIC (empresa integrante da sociedade Granchinho Lda) tenha a possibilidade de obter as informações relativas à temperatura atual, bem como a localização da entrega, através de uma página online onde pode fazer o login, garantindo assim a qualidade e acompanhamento personalizado da sua encomenda.
• O ACCESSBOX é o projeto destinado ao controlo de acessos de um equipamento, máquina ou porta, sendo o seu controlo operado por chaves RFID. Analogamente ao projeto BIOBOX, este também detém uma página online onde o cliente pode visualizar os horários de utilização, podendo limitar a utilização a determinada pessoa ou grupo de pessoas no caso de, por exemplo, a porta registar as entradas e saídas.
• O projeto ASV (Autonomous Surface Vehicles), tal como o acrónimo indica, é referente à construção de um veículo que pretende ser autónomo a nível energético, através da utilização de baterias. Com autonomia para vários dias e células fotovoltaicas, o mesmo terá capacidade para recarregar grande parte das referidas baterias em algumas horas de sol. A nível operacional, e considerando a sua autonomia, enquadra-se enquanto híbrido, carecendo da devida supervisão humana. Esta supervisão pode ser feita a partir de instalações remotas e não necessita de ser contínua.