Browsing by Issue Date, starting with "2021-04-08"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Sistemas de Gestão da Segurança AlimentarPublication . Coelho, Margarida Isabel Gonçalves; Gândara, Joao Filipe MarquesOs referenciais de segurança e qualidade alimentar contemplam os requisitos de umSistema de Gestão da Segurança Alimentar para as organizações.O presente trabalho tem como finalidade a realização de um estudo dos requisitos dosreferenciais de segurança alimentar de forma a comparar os mesmos, designadamente:o International Featured Standards (IFS), o British Retail Consortium (BRC) e a NormaInternational Organization for Standardization (ISO) 22000:2018. Foram consideradas aversão 6 do referencial IFS Food, a versão 8 do referencial BRC Food e a norma ISO22000:2018. Atualmente ainda é um tema com alguma complexidade e com algumasquestões que se impõem desta forma é necessário simplificar a sua compreensão eaplicação.A estrutura do trabalho assenta no desenvolvimento da contextualização daimportância da aplicação destas normas, o enquadramento dos referenciais decertificação no setor alimentar, descrevendo cada um dos referenciais e por último umaanálise comparativa entre os três referenciais.Após a análise comparativa é possível definir a BRC e o IFS como referenciais aceitespelo GFSI enquanto que a ISO 22000 não é aceite. Entre os três referenciais existemdiferenças entre os requisitos sendo que alguns são mais específicos do que outros, noentanto existem requisitos comuns a todos.
- A Intimidade e a Sexualidade na Idade Avançada: Perceções dos Diretores Técnicos das ERPI e sua Relação com o Desenvolvimento das Soft SkillsPublication . Teixeira, Maria; Almeida, SidalinaO aumento exponencial da população idosa na sociedade atual, e as mudanças nela verificadas, desafiam os profissionais desta área a desenvolverem um conjunto de hard e soft skills a fim de serem bem-sucedidos. Nesse sentido, a expressão da intimidade e sexualidade dos idosos, que historicamente ficou impregnada de mitos e preconceitos, exige dos técnicos da Gerontologia Social um cuidar cada vez especializado e humanizado. No entanto, constatou-se que não existe um estudo sobre a relação entre as soft skills e a perceção sobre a intimidade e sexualidade. Por isso, este estudo tem como objetivo descrever e analisar a relação entre as soft skills dos Diretores Técnicos (DT) das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI), e a sua perceção sobre a sexualidade nos idosos instituicionalizados. Para isso, recorreu-se a desenho quantitativo, com a aplicação de três questionários a uma amostra de (n=208) diretores técnicos das ERPI de 18 municípios portugueses: Questionário Sociodemográfico, Questionário sobre a Perceção da Intimidade e Sexualidade dos Idosos e Soft skills Inventory(SSI). Após a recolha dos dados, foram realizadas análises estatísticas tais como, testes de verificação das hipóteses, o coeficiente de consistência interna Alfa de Cronbach, o teste t de Student para as amostras independentes, o teste Mann-Whitney e a correlação de Pearson, Shapiro e Wilck, e o teste de Levene. Os resultados evidenciaram a confirmação das hipóteses previamente colocadas, o que nos leva a concluir que, existe uma correlação significativa positiva entre as soft skllis (autorrelização, assertividade, suporte social, trabalho em equipa, abertura à novidade, resiliência) e a expressão da sexualidade e intimidade. Na continuidade deste estudo, propomos a realização de estudos empíricos, com metodologias mistas e com amostras de outros Países de forma a fazer estudos comparativos.
- Terapêutica Antiagregante na Doença Coronária -novos desafios (Power Point)Publication . Temtem, Margarida; Marco, Gomes Serrão; Drumond, António
- A formação profissional na marinha portuguesa:Publication . Melo, Joana; Bernardes, AldaA Educação e Formação de Adultos constitui-se hoje como determinante para os resultados do desenvolvimento e transformação das áreas pessoais e profissionais. Este estudo visa tratar o campo da formação profissional direcionada para a atividade formativa que acontece na Marinha Portuguesa que os níveis de qualificação, aptidões, competências e conhecimentos para o cumprimento das funções da instituição. Com recurso à metodologia qualitativa, fizeram-se seis entrevistas, análise de conteúdo e análise de documentos. Procurou-se aprofundar o estudo das políticas e práticas de formação de uma instituição caraterizada por normas e regulamentos em que a disciplina militar faz parte da missão das Forças Armadas. Apesar dos tempos conturbados devido à pandemia que não permitiram observação no terreno pretendeu-se identificar de que modo são introduzidos os princípios da Andragogia no desenvolvimento das competências profissionais e qualidades pessoais dos profissionais. Do mesmo modo, procurou-se refletir acerca da articulação da formação-trabalho e com foco nos objetivos propostos para este estudo. A oferta e procura dos cursos atendendo, aliás, à preocupação manifestada pela Marinha na perda recursos humanos, foi também analisada. Por outro lado, procurou-se estudar a organização do curso de Cozinha sob normas e procedimentos que garantem o Diagnóstico de Necessidade de Formação, a Organização e Avaliação. Conclui-se que a avaliação é sobretudo ao nível da Qualidade da formação (que decorre da certificação da Qualidade), e em termos da avaliação da formação é usada apenas a avaliação subjetiva dos participantes. Em termos dos modos de trabalho pedagógico, assistisse o modo Transmissivo e orientação normativa que representa a instituição militar, mas igualmente, se verifica o modo de Iniciativa e orientação pessoal em que a formação em termos do desenvolvimento pessoal é uma área privilegiada. Constatou-se neste estudo que existem limitações para que a formação tenha em conta todos os princípios da Educação FA, mas existem condições propícias à implementação de novas abordagens.
- Evaluation methodology for visual analytics softwarePublication . Oliveira, Antonio Augusto de Mélo Bessone de; Bernardino, Jorge Fernandes Rodrigues; Tropmann-Frick, MarinaO desafio do Visual Analytics (VA) é produzir visualizações que ajudem os utilizadores a concentrarem-se no aspecto mais relevante ou mais interessante dos dados apresentados. A sociedade actual enfrenta uma quantidade de dados que aumenta rapidamente. Assim, os utilizadores de informação em todos os domínios acabam por ter mais informação do que aquela com que podem lidar. O software VA deve suportar interacções intuitivas para que os analistas possam concentrar-se na informação que estão a manipular, e não na técnica de manipulação em si. Os ambientes de VA devem procurar minimizar a carga de trabalho cognitivo global dos seus utilizadores, porque se tivermos de pensar menos nas interacções em si, teremos mais tempo para pensar na análise propriamente dita. Tendo em conta os benefícios que as aplicações VA podem trazer e a confusão que ainda existe ao identificar tais aplicações no mercado, propomos neste trabalho uma nova metodologia de avaliação baseada em heurísticas. A nossa metodologia destina-se a avaliar aplicações através de testes de usabilidade considerando as funcionalidades e características desejáveis em sistemas de VA. No entanto, devido à sua natureza quatitativa, pode ser naturalmente utilizada para outros fins, tais como comparação para decisão entre aplicações de VA do mesmo contexto. Além disso, seus critérios poderão servir como fonte de informação para designers e programadores fazerem escolhas apropriadas durante a concepção e desenvolvimento de sistemas de VA.
- Relatório de Estágio na Agência Imobiliária Nolon PortugalPublication . Colaço, Filipa Abranches Azevedo Costa; Andrade, LuísEntre 21 de outubro e 31 de dezembro de 2019 encontrei-me a realizar um estágio numa das marcas da empresa Finsolutia, S.A. – Nolon Real Estate, marca responsável pela gestão dos ativos imobiliários provenientes de créditos hipotecários. Neste relatório, haverá uma incidência sobre a marca Nolon Real Estate, onde a autora deste projeto realizou o seu estágio no período mencionado. As tarefas executadas no decorrer do estágio passaram pela criação de campanhas de email marketing, gestão de parte fulcral o marketing mix (o produto), criação de conteúdo para as redes sociais e realização de campanhas de Google Ads. Foram detetadas no decorrer do estágio algumas lacunas no que concerne ao departamento de marketing digital e, especificamente, aos planeamentos de conteúdos. Com a ajuda do meu diretor e dos meus colegas de departamento, bem como através de revisão literária, fui percebendo de que forma é que poderíamos colmatar esta questão. Este projeto visa apresentar o estágio que frequentei no período acima mencionado e propor uma estratégia de melhoria das deficiências detetadas.
