Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.78 MB | Adobe PDF |
Abstract(s)
O desafio do Visual Analytics (VA) é produzir visualizações que ajudem os utilizadores a
concentrarem-se no aspecto mais relevante ou mais interessante dos dados apresentados. A
sociedade actual enfrenta uma quantidade de dados que aumenta rapidamente. Assim, os
utilizadores de informação em todos os domínios acabam por ter mais informação do que aquela
com que podem lidar. O software VA deve suportar interacções intuitivas para que os analistas
possam concentrar-se na informação que estão a manipular, e não na técnica de manipulação
em si. Os ambientes de VA devem procurar minimizar a carga de trabalho cognitivo global dos
seus utilizadores, porque se tivermos de pensar menos nas interacções em si, teremos mais
tempo para pensar na análise propriamente dita. Tendo em conta os benefícios que as aplicações
VA podem trazer e a confusão que ainda existe ao identificar tais aplicações no mercado,
propomos neste trabalho uma nova metodologia de avaliação baseada em heurísticas. A nossa
metodologia destina-se a avaliar aplicações através de testes de usabilidade considerando as
funcionalidades e características desejáveis em sistemas de VA. No entanto, devido à sua
natureza quatitativa, pode ser naturalmente utilizada para outros fins, tais como comparação
para decisão entre aplicações de VA do mesmo contexto. Além disso, seus critérios poderão
servir como fonte de informação para designers e programadores fazerem escolhas apropriadas
durante a concepção e desenvolvimento de sistemas de VA.
Description
Keywords
Visual analytics Avaliação heurística Metodologia de avaliação