Browsing by Issue Date, starting with "2021-03-16"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- RELATÓRIO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL I, II e IIIPublication . Candeias, Rita Alexandra Alves; Almeida, José Maria deNo presente relatório são descritas as experiências educativas observadas, experienciadas e refletidas durante os três momentos de Estágio Profissional integrados no Mestrado em Educação Pré-Escolar. Assim, o relatório encontra-se estruturado em quatro capítulos principais, precedidos da identificação da localização e dos níveis de ensino vividos em cada semestre, bem como da calendarização e apresentação de cronogramas da atividade letiva. Por fim, foi elaborada uma reflexão crítica e fundamentada do processo da prática pedagógica e de elaboração do documento em questão. No primeiro capítulo apresentam-se dez relatos de estágio significativos, detalhados e fundamentados, redigidos durante a observação direta de situações educativas, sendo que três desses relatos correspondem a situações vivenciadas durante atividades planeadas e conduzidas pela estagiária. O segundo capítulo expõe seis planificações de atividades contextualizadas teoricamente nos diversos domínios e áreas estabelecidas nos documentos orientadores da Educação Infantil em Portugal. Para além disso, foram elaboradas tendo em conta a adequação às fragilidades e potencialidades das turmas, aos recursos disponíveis, à faixa etária correspondente e aos conceitos explorados previamente. O terceiro capítulo corresponde à elaboração dos dispositivos de avaliação de três atividades, cada um inserido e contextualizado num domínio ou área, em que se elencam os parâmetros, critérios e cotações da atividade, bem como os resultados obtidos. O capítulo 4 contém uma proposta de atividade elaborada através da Metodologia de Trabalho de Projeto, enquadrando o projeto em termos contextuais e teóricos, especificando os destinatários, as entidades envolvidas, as estratégias para a sua implementação, os objetivos, a planificação considerando os recursos e produtos finais, terminando com a avaliação e calendarização de todas as etapas que o constituem. Com a elaboração deste relatório, pretendeu-se apresentar um relato do processo formativo que uma estagiária percorreu ao longo das diferentes etapas do Estágio Profissional, desenvolvendo conhecimentos e capacidades importantes e, sobretudo, a capacidade reflexiva necessária para o aperfeiçoamento da sua identidade pessoal e profissional.
- Gerontopsicomotricidade e Prática GerontológicaPublication . Costa, Rita; Almeida, SidalinaO presente relatório é desenvolvido no âmbito do estágio em Gerontologia Social, cujo principal objetivo é desenvolver competências profissionais e aprofundar conhecimentos que foram sendo adquiridos ao longo do mestrado. O estágio realizou-se numa Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) privada situada na freguesia de Carvoeiro, no concelho de Viana do Castelo, que abriu em abril de 2020. Com base numa metodologia de Investigação-Ação, que privilegia os discursos, perceções e vivências dos atores sociais que integram esta realidade, procurou-se identificar os problemas e as necessidades. O conhecimento construído com os idosos e profissionais da Instituição permitiu a conceção e desenvolvimento de um projeto que tem duas ações. A primeira, o trabalho direto com os utentes, que visou retardar as perdas cognitivas e físicas dos mesmos, através da Gerontopsicomotricidade. Nesta ação, foi possível verificar a existência de declínios cognitivos, a nível da atenção, memória, das coordenações motoras (grossa e fina) e na organização espaciotemporal. Ao longo da implementação das atividades, observaram-se melhorias nos parâmetros referidos anteriormente, apesar dos entraves existentes face à pandemia Covid-19. A segunda ação, visou ajudar a Instituição a perceber se vai ao encontro das necessidades e das expectativas dos utentes, ou seja, perceber qual o grau de qualidade na sua prestação de cuidados e serviços. Aqui, constatou-se que os utentes têm uma grande satisfação face aos cuidados e serviços prestados, apresentando compreensão para com os funcionários. O projeto possibilitou, também, perceber as questões burocráticas existentes na abertura de uma Instituição para pessoas idosas, uma vez que se pode acompanhar de perto todo o trabalho desenvolvido, desde a organização da medicação, arquivamento de faturas, receção de encomendas, reuniões para candidaturas às vagas existentes, entre outras.
- Postura e carga de peso podal em crianças com o uso de aparelhos ortodônticos ou ortopédicos funcionais dos maxilares: um estudo longitudinalPublication . Gomes, Emille; Ângelo, Luciana Bezerra; Silva, Hilton Justino; Cunha, Daniele; Correia, Maria da Conceição; Martins, Yuri; Lima, Niedje; Fontes, LucianaEsta pesquisa teve o objetivo geral de verificar a postura e carga de peso podal de crianças, com o uso de aparelhos ortodônticos ou ortopédicos funcionais dos maxilares, em controle de seis meses após a instalação dos mesmos. Representou um estudo longitudinal prospectivo, com a sequência do acompanhamento efetuado imediatamente após a instalação dos recursos terapêuticos em questão, a partir de pacientes oriundos do Ambulatório de Pediatria da Universidade Federal de Pernambuco, na cidade do Recife, Estado de Pernambuco, Brasil. A amostra compreendeu 34 crianças, 79,4% com 11 anos de idade, 61.8% do sexo masculino, 64.7% com um lado de preferência mastigatória, na maioria o esquerdo, à época do exame inicial. Todas as crianças com deslocamento do centro de pressão e alterações posturais apresentavam médias de atividade elétrica muscular de repouso do esternocleidomastoideo, fibras superiores do trapézio e tibial anterior diferentes em relação às sem essa condição. Não se constataram diferenças significantes logo após a instalação dos aparelhos, mas no controle de seis meses após, nos pacientes portadores de má oclusão do tipo Classe II de Angle (p<0.01), com redução do impulso e da transferência do peso.
- Protótipo de sistema de tratamento físico-químico de efluentes da indústria corticeiraPublication . Almeida, Cácio Alves; Beirão, Pedro Jorge Borges Fontes Negrão; Castro, Luís Miguel Moura Neves deEste projeto teve como objetivo contribuir para a modernização da indústria corticeira, mais especificamente no que diz respeito à melhoria do processo de escoamento do efluente tóxico, gerado por um sistema de tratamento físico-químico, na lavação de rolhas de cortiça. Identificou-se a necessidade de desenvolver um projeto em torno deste processo, pela relação do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) com esta indústria. Além disso, as empresas reconhecem o problema da pegada ecológica que geram no decorrer dos seus processos industriais. Deste modo, o estudo de novas soluções produtivas por parte das instituições de ensino superior com a colaboração das empresas, deve ser considerado uma necessidade que abranja todos os setores industriais. Relativamente à conceção do projeto, o objetivo foi criar e desenvolver um design estrutural e construir a respetiva estrutura para um protótipo de um sistema de tratamento físico-químico do efluente resultante do processo de lavação de rolhas de cortiça, que lhe permitisse ter a capacidade de ser testado numa empresa da indústria corticeira, de forma a poder ser avaliada a sua eficácia e mais-valia para a referida indústria e, adicionalmente, servir como plataforma didática. Além disso traçou-se ainda, como objetivo secundário, conceber um sistema mais eficaz que os já existentes, onde, além de possuir a capacidade de tratamento do efluente, incorporasse posteriormente um dispositivo automatizado que reconhecesse a necessidade, a cada instante, de tratamento do mesmo efluente.
- Benefício da atividade física para crianças e jovens com leucemia linfoblástica aguda:Publication . Sousa, Sérgio; Rodrigues, PaulaO presente relatório apresenta de forma detalhada as principais atividades desenvolvidas durante a atividade profissional e de estágio, surgindo como parte integrante da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Física. O documento está estruturado de acordo com as áreas que definem o perfil geral de desempenho do professor do ensino básico e secundário. Constitui uma reflexão da atividade profissional em torno de quatro áreas de análise: Profissional, Social e Ética; Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem; Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida. Nesta última componente, elaborei uma revisão da literatura sobre os benefícios da atividade física para crianças e jovens com Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA). Os resultados obtidos indicam que a atividade física (AF) é uma terapia complementar e eficaz, no impacto negativo da doença. Este benefício parece ser transversal para todos os grupos de crianças e jovens com LLA. Todos os autores mencionados ao longo desta revisão da literatura salientam benefícios da AF junto destes pacientes, nomeadamente no comprometimento da perda óssea; nos sistemas musculoesquelético e neuromuscular; cardiovasculares e cardiopulmonares; na fadiga relacionada ao cancro; no equilíbrio; na obesidade, nos distúrbios do metabolismo, na mobilidade funcional, na autoestima, no bem-estar físico e psicológico promovendo a qualidade de vida. Havendo necessidade de adaptação do programa de exercício, assim como a articulação com a escola e professores de Educação Física, é possível concluir que os jovens com LMA podem obter amplos benefícios com a prática de AF, pelo que os médicos devem recomendar motivar os seus pacientes.
- Atitudes dos alunos face à inclusão dos seus pares com desenvolvimento atípico em função do sexo e da proximidadePublication . Costa, Pedro; Rodrigues, PaulaEste relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular, Prática de Ensino Supervisionada (PES) em Educação Física, do Mestrado em Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Nele serão analisadas crítica e detalhadamente as quatro áreas que compõem o estágio pedagógico: Área I – Profissional, Social e Ética; Área II – Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem; Área III – Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Área IV – Desenvolvimento Profissional. No seguimento desta última área, o objetivo do presente estudo foi analisar as atitudes dos alunos face à inclusão dos seus pares com Desenvolvimento Atípico (DA) em função do sexo e da proximidade. Foi realizado com uma amostra de 285 alunos com Desenvolvimento Típico (145♂ e 140♀) com idades compreendidas entre 9 e os 24 anos (M=14,3 e DP=3,09 anos) do 2.º (81=33♂ e 48♀) e 3.º ciclos (57♂ e 35♀) do ensino básico e secundário (55♂ e 57♀), de uma escola pública da Região Autónoma da Madeira, do concelho do Funchal. O instrumento utilizado foi uma versão reduzida do questionário Chedoke-McMaster Attitudes towards Children with Handicaps (Rosenbaum et al., 1986), adaptada para português por Dias et al., (2016). Foi aplicado o teste não paramétrico de Mann-Whitney, que revelou uma diferença estatisticamente significativa em função do sexo, em todas as dimensões e no total da escala. Apresentou ainda diferença estatisticamente significativa em termos de proximidade, nas dimensões comportamentais, cognitivas e na escala total. Os alunos que indicaram ter proximidade com crianças e adolescentes com DA manifestaram intenções e crenças comportamentais mais favoráveis à inclusão. Os resultados obtidos revelaram que as raparigas e os alunos, que referiram ter proximidade com pessoas com DA, têm atitudes mais favoráveis face à inclusão. Deste modo, os resultados obtidos no nosso estudo corroboram, genericamente, os estudos encontrados na literatura, podendo eventualmente ser um fator determinante nas atitudes face à inclusão.