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Abstract(s)
O presente relatório apresenta de forma detalhada as principais atividades desenvolvidas durante a atividade profissional e de estágio, surgindo como parte integrante da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Física. O documento está estruturado de acordo com as áreas que definem o perfil geral de desempenho do professor do ensino básico e secundário. Constitui uma reflexão da atividade profissional em torno de quatro áreas de análise: Profissional, Social e Ética; Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem; Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida. Nesta última componente, elaborei uma revisão da literatura sobre os benefícios da atividade física para crianças e jovens com Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA). Os resultados obtidos indicam que a atividade física (AF) é uma terapia complementar e eficaz, no impacto negativo da doença. Este benefício parece ser transversal para todos os grupos de crianças e jovens com LLA. Todos os autores mencionados ao longo desta revisão da literatura salientam benefícios da AF junto destes pacientes, nomeadamente no comprometimento da perda óssea; nos sistemas musculoesquelético e neuromuscular; cardiovasculares e cardiopulmonares; na fadiga relacionada ao cancro; no equilíbrio; na obesidade, nos distúrbios do metabolismo, na mobilidade funcional, na autoestima, no bem-estar físico e psicológico promovendo a qualidade de vida. Havendo necessidade de adaptação do programa de exercício, assim como a articulação com a escola e professores de Educação Física, é possível concluir que os jovens com LMA podem obter amplos benefícios com a prática de AF, pelo que os médicos devem recomendar motivar os seus pacientes.
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Keywords
Atividade física Cancro Leucemia Leucemia linfoblástica aguda