Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.19 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
No presente relatório são descritas as experiências educativas observadas, experienciadas e refletidas durante os três momentos de Estágio Profissional integrados no Mestrado em Educação Pré-Escolar.
Assim, o relatório encontra-se estruturado em quatro capítulos principais, precedidos da identificação da localização e dos níveis de ensino vividos em cada semestre, bem como da calendarização e apresentação de cronogramas da atividade letiva. Por fim, foi elaborada uma reflexão crítica e fundamentada do processo da prática pedagógica e de elaboração do documento em questão.
No primeiro capítulo apresentam-se dez relatos de estágio significativos, detalhados e fundamentados, redigidos durante a observação direta de situações educativas, sendo que três desses relatos correspondem a situações vivenciadas durante atividades planeadas e conduzidas pela estagiária.
O segundo capítulo expõe seis planificações de atividades contextualizadas teoricamente nos diversos domínios e áreas estabelecidas nos documentos orientadores da Educação Infantil em Portugal. Para além disso, foram elaboradas tendo em conta a adequação às fragilidades e potencialidades das turmas, aos recursos disponíveis, à faixa etária correspondente e aos conceitos explorados previamente.
O terceiro capítulo corresponde à elaboração dos dispositivos de avaliação de três atividades, cada um inserido e contextualizado num domínio ou área, em que se elencam os parâmetros, critérios e cotações da atividade, bem como os resultados obtidos.
O capítulo 4 contém uma proposta de atividade elaborada através da Metodologia de Trabalho de Projeto, enquadrando o projeto em termos contextuais e teóricos, especificando os destinatários, as entidades envolvidas, as estratégias para a sua implementação, os objetivos, a planificação considerando os recursos e produtos finais, terminando com a avaliação e calendarização de todas as etapas que o constituem.
Com a elaboração deste relatório, pretendeu-se apresentar um relato do processo formativo que uma estagiária percorreu ao longo das diferentes etapas do Estágio Profissional, desenvolvendo conhecimentos e capacidades importantes e, sobretudo, a capacidade reflexiva necessária para o aperfeiçoamento da sua identidade pessoal e profissional.
Description
Keywords
relatório educação pré-escolar