ESEJD - Educação Pré-Escolar
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Recent Submissions
- As Artes Visuais e a Abordagem à Escrita: Um contributo para a aprendizagem da escrita, pelo Método João de DeusPublication . Guerreiro, Maria Izabel Mateus Oliveira Santos Correia; Vilhena, Joana da Cunha e Costa Consiglieri deO estudo apresentado “As Artes Visuais e a Abordagem à Escrita: Um contributo para a aprendizagem da escrita, pelo Método João de Deus” tem como propósito desenvolver e investigar a importância que as Artes Visuais podem representar na aprendizagem da linguagem escrita. Desta forma, esta investigação foi desenvolvida com o intuito em promover a interdisciplinaridade da prática das Artes Visuais com um método de aprendizagem da escrita e da leitura. Este método de aprendizagem de leitura segue a Cartilha Materna de João de Deus. Através da investigação sobre aprendizagem da linguagem da leitura e da escrita, houve primeiramente uma intenção de investigar estudos científicos para fundamentar a importância da aprendizagem da linguagem escrita e da oralidade. Em seguida, apresentou-se um enfoque desde a discriminação auditiva e fonológica ao desenvolvimento da consciência linguística. Relativo a esta temática, delineou-se diferentes perspetivas de vários investigadores, bem como a Metodologia João de Deus. Nas Artes Visuais, a pesquisa delineia-se o estudo como forma de compreender o seu envolvimento na interdisciplinaridade dos conteúdos abordados em sala de aula. Esta investigação foi então direcionada ao estudo do desenho infantil de um grupo de crianças da sala de cinco anos em contexto escolar, de forma a proporcionar-lhes a experimentação de quatro materiais diferentes – lápis de cor, lápis de cera, canetas de feltro e aguarelas. Com estes trabalhos, pretende-se interligar as Artes Visuais com a aprendizagem da escrita, como meio de enriquecer e diversificar estratégias, na fase inicial de aprendizagem de cada letra do alfabeto. Para cada criança, há um total de oito desenhos, quatro dos quais foram influenciados por quatro palavras. Mais quatro frases serviram de inspiração para mais quatro desenhos. Cada criança teve de escolher entre quatro materiais diferentes para cada caso. Este projeto surge na continuidade de uma nova metodologia criada e desenvolvida a partir do Método João de Deus, com o intuito em atualizar a prática educativa em contexto escolar, na Educação Pré-Escolar. Em suma, torna-se mais relevante o papel do Professor/Educador, cujo contributo deverá ser o de propor a atingir objetivos específicos. Conforme descrito nas Orientações Curriculares, os Professores/Educadores devem ir ao encontro dos interesses da criança, estimulando-a a aprender, de forma a desenvolver capacidades, destrezas, valores e atitudes.
- Relatório de Estágio Profissional I, II e IIIPublication . Bentes, Mafalda Sintra; Almeida, José Maria deO presente Relatório de Estágio Profissional I, II e III foi realizado com base nas minhas experiências mais significativas durante o estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar, realizado na Escola Superior de Educação João de Deus, com início em outubro de 2021, e termino em fevereiro de 2023, organizado em 4 capítulos. Na parte inicial de cada capítulo existirá uma contextualização e, em seguida, um desenvolvimento do tema de acordo com o capítulo. Primeiramente, será feita a introdução, identificação do local de Estágio Profissional e, em seguida, a calendarização e o cronograma que engloba todos os momentos do Estágio Profissional. O primeiro capítulo é destinado aos Relatos de Estágio Profissional. Nele são apresentados dez relatos da prática pedagógica, sendo que sete desses relatos são de observações de situações significativas lecionadas pelas educadoras titulares e colegas de estágio, e três dos relatos correspondem a atividades planificadas e realizadas por mim, abrangendo as várias áreas curriculares, bem como nas diferentes faixas etárias. No segundo capítulo são apresentadas seis planificações de atividades realizadas por mim. Após a observação de cada planificação, descrevo como planifiquei a aula, os recursos que utilizei e, por vezes, as dificuldades que senti na realização da mesma. O terceiro capítulo apresenta os Dispositivos de Avaliação, a importância da avaliação e com três atividades realizadas com diferentes faixas etárias e uma análise dos mesmos. No quarto capítulo, apresento o projeto “É seguro atravessar?” Com este projeto, pretendo sensibilizar as crianças para os perigos de andarem na rua e na estrada e passarem a passadeira sem olhar para os dois lados. Por fim, apresento uma perspetiva final sobre todo o estágio narrado no presente relatório e sobre o valor da sua importância na minha formação enquanto futura educadora. Após esta reflexão crítica final são apresentadas as referências bibliográficas que utilizei para a elaboração do relatório tal como todos os anexos.
- Relatório de Estágio Profissional I, II e IIIPublication . Alves, Ana Rita Fróis; Magalhães, ViolanteO presente Relatório de Estágio Profissional I, II, III reúne uma série de experiências e aprendizagens realizadas no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, iniciado em outubro de 2021 e terminado em fevereiro de 2023, na Escola Superior de Educação João de Deus. O relatório está dividido em quatro capítulos: Relatos de estágio, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Apresentação de uma proposta de Projeto. No primeiro capítulo são apresentados dez relatos, onde estão descritas atividades, observadas ou desenvolvidas por mim, em contexto de estágio, e sobre as quais reflito. No segundo capítulo, abordo teoricamente a planificação e apresento seis planificações de atividades para as faixas etárias entre os 3 e os 5 anos, estando estas devidamente fundamentadas. No terceiro capítulo, depois de refletir sobre a avaliação, apresento três dispositivos de avaliação de atividades aplicadas no âmbito da Educação Pré-Escolar e integradas na Área da Expressão e da Comunicação (Domínio da Matemática) e Domínio da Educação Artística: Subdomínio das Artes Visuais. No quarto e último capítulo, é apresentado um trabalho de projeto, inserido na Área do Conhecimento do Mundo, e designado “Não são só refugiados!”. Este projeto, a aplicar nas faixas etárias da Educação Pré-Escolar, tem por objetivo consciencializar as crianças para o acolhimento de refugiados na nossa sociedade. Termino o meu Relatório com as considerações finais, onde reflito sobre as experiências vividas e observadas durante o estágio profissional, e sobre o quanto a realização do mesmo foi importante para a minha formação como futura educadora.
- Relatório de Estágio Profissional I, II e IIIPublication . Miranda, Maria Rita Ministro; Sampaio, Maria Fernanda dos Santos MendesO presente Relatório de Estágio Profissional I, II e III foi realizado com o principal objetivo de refletir sobre as aprendizagens efetuadas no decorrer do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação João de Deus. Este relatório está organizado em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e apresentação de uma proposta de um Projeto Educativo a implementar na Educação Pré-Escolar, através da Metodologia de Trabalho de Projeto. No primeiro capítulo são explanados dez relatos de atividades implementadas em contexto de estágio, seguidos das respetivas inferências. Três dessas atividades foram realizadas por mim, e as restantes pelas educadoras onde foi realizado o Estágio Profissional. No segundo capítulo estão contempladas seis planificações, estas são dirigidas às crianças das diferentes faixas etárias da Educação Pré-Escolar, recorrendo às/aos diferentes Áreas/Domínios. O terceiro capítulo é constituído por três Dispositivos de Avaliação, estes foram aplicados às três faixas etárias da Educação Pré-Escolar. Neste capítulo faz-se referência à importância da avaliação, depois aos parâmetros e critérios dos dispositivos de avaliação. Por último, o quarto capítulo, apresenta uma proposta de um Projeto Educativo, recorrendo à metodologia de Trabalho por Projeto. O Projeto Educativo intitulado Os animais da quinta, tem como principal objetivo sensibilizar as crianças para o bem-estar dos animais da quinta, assim como para a importância de proteger o meio ambiente. Na elaboração do relatório pretendi evidenciar as aprendizagens realizadas ao longo do tempo, assim como uma reflexão do trajeto efetuado e consequentemente as implicações que este vai espelhar no meu desempenho enquanto futura educadora.
- Relatório de Estágio Profissional I, II e IIIPublication . Fernandes, Inês Mariano; Magalhães, ViolanteEste Relatório de Estágio Profissional foi realizado de modo a organizar todas as informações relativas às minhas aprendizagens durante os estágios profissionais I, II, III, realizados no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação João de Deus. O presente relatório está dividido em quatro capítulos, organizados da seguinte forma: Relatos de Estágio, Planificações, Dispositivos de avaliação e, por último, a apresentação de um projeto. O primeiro capítulo engloba dez relatos de estágio, onde estão descritas atividades e estratégias, observadas ou desenvolvidas por mim, em contexto de estágio e sobre as quais reflito; destes dez relatos, sete atividades foram conduzidas pela educadora cooperante e três por mim. No segundo capítulo, reflito sobre a planificação e apresento seis planificações de atividades para as faixas etárias entre os 3 e os 5 anos, estando estas devidamente fundamentadas. No capítulo seguinte, é abordada a avaliação, sendo ainda apresentados três dispositivos de avaliação de atividades aplicadas no âmbito da Educação Pré-Escolar, nomeadamente integradas na Área da Expressão e da Comunicação (Domínio da Matemática e Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita) e na Área do Conhecimento do Mundo. No quarto e último capítulo, é apresentado um trabalho de projeto, inserido no domínio da Educação Física e designado “Move-te por ti”, a aplicar nas faixas etárias da Educação Pré-Escolar, com o objetivo primordial de incentivar as crianças à prática de exercício físico, de uma forma lúdica. Finalizo o meu Relatório com as considerações finais, onde reflito sobre as experiências vividas e observadas durante o estágio profissional, e sobre o quanto a realização do mesmo foi importante para o meu crescimento profissional, para ultrapassar dificuldades e, sobretudo, para a minha formação como futura educadora.
- Relatório de Estágio Profissional I, II e IIIPublication . Lopes, Daniela Alexandra de Sousa; Almeida, José Maria deO presente Relatório de Estágio Profissional I, II e III foi realizado com base nas minhas experiências mais significativas durante o estágio do Mestrado em Educação Pré Escolar, realizado na Escola Superior de Educação João de Deus, com início em outubro de 2020, e términos em fevereiro de 2022. No início deste relatório desenvolvo a contextualização do Estágio Profissional e a sua respetiva calendarização e cronograma. O Relatório está dividido em quatro capítulos, que apresentam, primeiramente, uma descrição e posteriormente o seu desenvolvimento, de modo a uma leitura clara e concisa. No Capítulo 1 são abordados dez registos diários de práticas pedagógicas observadas, inseridos na Área da Expressão e da Comunicação e na Área do Conhecimento do Mundo. O Capítulo 2 é destinado a seis Planificações de atividades produzidas por mim, para crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos de idade, tendo essas planificações diversas estratégias, recursos e respetiva fundamentação teórica. O Capítulo 3 apresenta dispositivos de avaliação referentes a atividades elaboradas por mim, com a descrição dos parâmetros, critérios de avaliação e analise e interpretação de resultado. No Capítulo 4 apresento um trabalho de projeto intitulado de “Energia Solar: Energia para valorizar”, com o objetivo de sensibilizar para a importância da utilização da energia Solar, como uma fonte das energias renováveis, assim como a sua fundamentação teórica, a metodologia e o seu desenvolvimento, os objetivos, a avaliação do projeto e calendarização. Por fim, elaborei a reflexão final baseada na experiência deste estágio profissional e o papel fundamental que ele tem na minha profissão, enquanto futura educadora.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Costa, Maria Inês Gonçalves; Cortez, Mariana Isabel Maruta GrazinaO presente Relatório de Estágio Profissional I, II e III incide sobre os estágios decorridos durante o Mestrado Profissionalizante em Educação Pré-Escolar, iniciado em setembro de 2017 e terminado em julho de 2018. Este relatório encontra-se dividido em 4 Capítulos. O Primeiro Capítulo é composto por dez relatos observados durante o estágio. Estas atividades foram realizadas pelas Educadoras com a minha presença. O Segundo Capítulo tem apresentado quatro planificações que realizei enquanto estagiária com grupos de crianças entre os 3 e os 5 anos. No Terceiro Capítulo são demonstrados dispositivos de avaliação relacionados com 3 atividades diferentes aplicadas por mim em três diferentes grupos com duas faixas etárias diferentes. Por último, no Quarto Capítulo é apresentado um projeto “Arte a Seu Bem”. É um projeto que pretende dar mais conhecimento sobre os diversos movimento artísticos diferentes e preservar a importância deste tema nas nossas crianças.
- Relatório de Estágio Profissional I, II e IIIPublication . Bragança, Telma Filipa Moita; Ruivo, Isabel Maria SilvaO Relatório de Estágio Profissional resulta da frequência no Mestrado Profissionalizante de qualificação para a docência em Educação Pré-Escolar na Escola Superior de Educação João de Deus, durante os anos 2012/2013 e 2017/2018, e visa apresentar e aprofundar as práticas experienciadas e observadas ao longo do meu percurso académico nas unidades curriculares de Estágio Profissional. Este relatório está dividido em 4 capítulos, que evidenciam as atividades observadas e realizadas por mim, enquanto estagiária. No primeiro capítulo, descrevo as várias atividades implementadas pelas educadoras nos centros educativos onde realizei o estágio, e também atividades realizadas por mim. Faço ainda a descrição dos diversos materiais lúdicos e didáticos que foram utilizados ao longo do estágio profissional e usados nas atividades desenvolvidas. No segundo capítulo, apresento as planificações das atividades realizadas por mim com crianças de idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. No terceiro capítulo, exponho os dispositivos de avaliação, assim como os conteúdos, parâmetros e critérios utilizados para efetuar essa avaliação, realizando, no final, uma análise ao processo de avaliação, através de gráficos e grelhas de interpretação. Por fim, o capítulo quatro contém um trabalho de projeto que pressupõe o desenvolvimento de diversas atividades, onde, através da metodologia de trabalho de projeto, desenvolvo várias áreas da educação pré-escolar, promovendo a interdisciplinaridade entre todas. O tema do projeto é ‘O lado verde da bandeira azul’. A elaboração deste relatório fez-me refletir, enquanto futura educadora, nas práticas observadas e nas implementadas por mim. Todo esse processo foi bastante importante para o meu desenvolvimento pessoal e profissional.
- RELATÓRIO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL I, II E IIIPublication . Barros, Vanessa Sousa Brazão de; Magalhães, ViolanteO presente Relatório de Estágio Profissional contém informações sobre vários momentos ocorridos e aprendizagens adquiridas ao longo das unidades curriculares de Estágio Profissional I, II e III, do Mestrado em Educação Pré-Escolar, que decorreu entre setembro de 2019 e fevereiro de 2021. Este Relatório encontra-se dividido em quatro capítulos. O primeiro capítulo destina-se à narrativa de dez relatos de estágio profissional, que correspondem àquilo que observei e presenciei durante o mesmo. Três deles são atividades que foram realizadas por mim; as restantes pelas profissionais de educação das escolas onde estive inserida e pela minha colega de estágio. Completo cada relato, realizando algumas reflexões sobre essas práticas, fundamentando-as com recurso a autores distintos. O segundo capítulo contém seis planificações de atividades e propostas de trabalho, elaboradas por mim durante o Estágio Profissional. Ao longo do mesmo, farei a descrição das estratégias e recursos que escolhi, assim como algumas observações que justificarei com base em conceitos de diversos autores. O terceiro capítulo é composto por dispositivos de avaliação que apliquei a grupos de Educação Pré-Escolar, antecedidos de uma breve introdução sobre a importância da avaliação. Apresento parâmetros e critérios dos dispositivos de avaliação, a avaliação e a análise, devidamente fundamentada, das aprendizagens realizadas pelas crianças, durantes as atividades concretizadas. O quarto capítulo apresenta um projeto que tem por nome Família Detetive, em que o principal objetivo é aumentar o tempo de qualidade entre as crianças e os seus familiares, bem como promover atitudes de preservação do ambiente. Termino o Relatório apresentando uma reflexão sobre o meu percurso durante o mestrado, sobre as dificuldades e desafios que enfrentei e ainda sobre a importância do estágio profissional. Também apresento as referências bibliográficas que utilizei durante a realização deste Relatório, bem como todos os anexos.
- Relatório de Estágio Profissional I, II e IIIPublication . Martins, Catarina Lopes; Silveira-Botelho, Ana Teresa daEste Relatório de Estágio Profissional faz parte do Mestrado em Educação Pré-Escolar na Escola Superior de Educação João de Deus, durante os anos letivos de 2019/2020 e 2020/2021, e refere-se às unidades curriculares do Estágio Profissional I, II e III, com a duração de três semestres. Um dos principais objetivos do presente relatório é representar o processo de ligação entre a teoria e a prática pedagógica. A partir do momento em que iniciámos o estágio foi possível observar, registar, experimentar, planificar, avaliar e refletir através de uma metodologia qualitativa em que, inseridos em contexto educativo, podemos colocar em prática todas as aprendizagens que fomos fazendo ao longo da formação inicial. Tal como defende Perrenoud (1999, citado em Caldeira, Pereira & Silveira-Botelho (2017, p.52), “importa que o futuro docente aprenda a ser reflexivo, investigativo, culto e inovador pois só assim saberá adequar as suas práticas educativas de forma eficaz”. Esta formação foi sempre acompanhada e orientada pelos educadores cooperantes e pela equipa de supervisão da Escola Superior de Educação João de Deus. Alarcão e Canha (2013) referem que o supervisor participa no processo de acompanhamento, orientação e desenvolvimento dos alunos, sobretudo na identificação de problemas ou questões cruciais, planificação e implementação de atividades nessa realidade. O estágio foi desenvolvido em duas escolas diferentes da região de Lisboa na valência do Pré-Escolar. O estágio profissional II e o final do estágio profissional III do Mestrado em Educação Pré-Escolar foram desenvolvidos através de simulação devido à pandemia mundial da Covid-19. Para além dos relatos de estágio, planificações e dispositivos de avaliação o relatório também incluirá uma Proposta de Projeto a ser desenvolvida nesta mesma valência.