Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.66 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este Relatório de Estágio Profissional foi realizado de modo a organizar todas as
informações relativas às minhas aprendizagens durante os estágios profissionais I, II, III,
realizados no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de
Educação João de Deus.
O presente relatório está dividido em quatro capítulos, organizados da seguinte
forma: Relatos de Estágio, Planificações, Dispositivos de avaliação e, por último, a
apresentação de um projeto.
O primeiro capítulo engloba dez relatos de estágio, onde estão descritas atividades
e estratégias, observadas ou desenvolvidas por mim, em contexto de estágio e sobre as
quais reflito; destes dez relatos, sete atividades foram conduzidas pela educadora
cooperante e três por mim. No segundo capítulo, reflito sobre a planificação e apresento
seis planificações de atividades para as faixas etárias entre os 3 e os 5 anos, estando estas
devidamente fundamentadas. No capítulo seguinte, é abordada a avaliação, sendo ainda
apresentados três dispositivos de avaliação de atividades aplicadas no âmbito da
Educação Pré-Escolar, nomeadamente integradas na Área da Expressão e da
Comunicação (Domínio da Matemática e Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à
Escrita) e na Área do Conhecimento do Mundo. No quarto e último capítulo, é
apresentado um trabalho de projeto, inserido no domínio da Educação Física e designado
“Move-te por ti”, a aplicar nas faixas etárias da Educação Pré-Escolar, com o objetivo
primordial de incentivar as crianças à prática de exercício físico, de uma forma lúdica.
Finalizo o meu Relatório com as considerações finais, onde reflito sobre as
experiências vividas e observadas durante o estágio profissional, e sobre o quanto a
realização do mesmo foi importante para o meu crescimento profissional, para ultrapassar
dificuldades e, sobretudo, para a minha formação como futura educadora.
Description
Keywords
relatório educação pré-escolar