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- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Mendes, Ana Margarida Matos Almeida dos Santos; Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques SerranoO presente relatório surge no âmbito das unidades curriculares de Estágio Profissional I, II, III e IV, realizados no 1.º e 2.º anos de Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação João de Deus. O Relatório de Estágio Profissional tem como objetivo a reflexão sobre as práticas educativas observadas e vivenciadas neste período. Para isso, o relatório encontra-se dividido em quatro capítulos: relatos de estágio, planificações, dispositivos de avaliação e um projeto. O primeiro capítulo está constituído por relatos de estágio e engloba dez relatos: cinco sobre atividades observadas e dinamizadas por mim na Educação Pré-Escolar; e as outras cinco nos quatro anos de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico. No segundo capítulo apresento oito planificações, sendo que quatro são atividades realizadas por mim na Educação Pré-Escolar, e as restantes quatro planificações são referentes a aulas lecionadas no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este capítulo engloba a reflexão sobre as estratégias e os recursos utilizados, tendo por base a opinião de diversos autores. O terceiro capítulo é composto por quatro mecanismos de avaliação, em que dois são referentes à Educação Pré-Escolar e os outros são referentes ao 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este capítulo inclui uma análise e reflexão sobre os resultados obtidos nas propostas de atividades. Por último, o quarto capítulo é composto pelo Trabalho de Projeto. Este enquadra se num projeto intercultural designado por “Com costumes diferentes, vivemos todos contentes”. Neste projeto pretendi envolver toda a comunidade escolar e familiar, pois trata-se de um projeto cultural. Por fim, apresento uma reflexão final mencionando algumas experiências pedagógicas a que assisti e outras realizadas por mim, no meu percurso pessoal e académico, tendo como objetivo vir a ser uma ótima profissional
- Relatório de Estágio Profissional I, II e IIIPublication . Fernandes, Inês Mariano; Magalhães, ViolanteEste Relatório de Estágio Profissional foi realizado de modo a organizar todas as informações relativas às minhas aprendizagens durante os estágios profissionais I, II, III, realizados no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação João de Deus. O presente relatório está dividido em quatro capítulos, organizados da seguinte forma: Relatos de Estágio, Planificações, Dispositivos de avaliação e, por último, a apresentação de um projeto. O primeiro capítulo engloba dez relatos de estágio, onde estão descritas atividades e estratégias, observadas ou desenvolvidas por mim, em contexto de estágio e sobre as quais reflito; destes dez relatos, sete atividades foram conduzidas pela educadora cooperante e três por mim. No segundo capítulo, reflito sobre a planificação e apresento seis planificações de atividades para as faixas etárias entre os 3 e os 5 anos, estando estas devidamente fundamentadas. No capítulo seguinte, é abordada a avaliação, sendo ainda apresentados três dispositivos de avaliação de atividades aplicadas no âmbito da Educação Pré-Escolar, nomeadamente integradas na Área da Expressão e da Comunicação (Domínio da Matemática e Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita) e na Área do Conhecimento do Mundo. No quarto e último capítulo, é apresentado um trabalho de projeto, inserido no domínio da Educação Física e designado “Move-te por ti”, a aplicar nas faixas etárias da Educação Pré-Escolar, com o objetivo primordial de incentivar as crianças à prática de exercício físico, de uma forma lúdica. Finalizo o meu Relatório com as considerações finais, onde reflito sobre as experiências vividas e observadas durante o estágio profissional, e sobre o quanto a realização do mesmo foi importante para o meu crescimento profissional, para ultrapassar dificuldades e, sobretudo, para a minha formação como futura educadora.
- Evaluating mechanical properties of Paroxetine loaded filaments to enable printability by fused deposition modellingPublication . Figueiredo, Sara; Fernandes, Ana I.; Carvalho, Fátima; Pinto, João F.
- Organização e gestão da manutenção numa empresa do setor automóvelPublication . Sousa, Francisco Coutinho de; Farinha, José Manuel TorresAo longo dos anos, o papel da manutenção nas organizações tomou uma posição preponderante, desde as suas limitações práticas, designadamente na sua vertente corretiva, ao seu papel atual, enquanto vertente estratégica, capaz de gerar receitas para as organizações. A sua dimensão é visível, pois está associada a elementos fulcrais da produção das fábricas, tais como o da segurança, qualidade e economia. Neste prisma, o relatório apresentado com base no estágio realizado numa empresa do ramo automóvel, teve como principal meta a melhoria da prática da manutenção, tanto a nível organizacional como a nível de gestão. De forma a concretizar este objetivo, recorreu-se a uma metodologia inicial de revisão bibliográfica que permitiu adquirir um melhor conhecimento acerca do historial da Manutenção e da empresa. Houve um trabalho de melhoria na organização das diferentes áreas da manutenção, incluindo a criação de layouts e a aplicação de auditorias internas ao Programa 5S. Foram desenvolvidos e aplicados planos de manutenção de 1º nível e manutenção preventiva, criando metodologias para os registos de intervenções e todas as outras ações decorrentes, sendo estas acompanhadas por um desenvolvimento do módulo de manutenção no ERP RPS. Foram criados indicadores de manutenção, o que permitiu, pela primeira vez, a sua determinação e cálculo, bem como uma avaliação da manutenção e equipamentos sob o domínio daquela, o que, em última instância, e com as devidas ações corretivas, traduz-se numa melhoria contínua. No final deste trabalho, conclui-se que os objetivos iniciais foram todos cumpridos, bem como foram cumpridos outros objetivos não estabelecidos inicialmente, tendo ainda sido feitas várias propostas de melhoria.
- O Desenvolvimento da Banca Mutualista – Economia social e efeitos regulatórios. O Caso do Crédito Agrícola em PortugalPublication . Silva, César; Tavares, NunoÉ genericamente consensual que a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo (CCAM) é a única instituição financeira com base cooperativa em Portugal. Contando com mais de cem anos de existência, a CCAM é considerada uma entidade dinamizadora das economias locais e distingue-se pela proximidade e envolvimento com as comunidades onde opera. Este estudo tem como principal objetivo procurar compreender o desenvolvimento futuro deste tipo de instituição a nível nacional. Deste modo, procurar-se-á, primeiramente, entender de que modo estas instituições se adaptaram às alterações de índole regulatória, não obnubilando a sua identidade enquanto parte da banca mutualista e as inerentes políticas de economia a si subjacentes. De modo a alcançar os seus objetivos, este projeto seguiu uma metodologia concreta que assentou, primeiramente, na realização de um questionário devidamente remetido a todos os Conselhos de Administração e Coordenadores Comerciais do Sistema Integrado do Crédito Agrícola Mútuo (SICAM). Assim, o questionário foi enviado a setenta e seis agências e contemplou um universo máximo de cerca de cento e cinquenta e nove respostas provenientes de coordenadores comerciais e de administradores. Seguidamente, procurou-se a realização de testes não paramétricos que permitissem aduzir a existência de dependência entre as respostas no concernente à zona geográfica e à dimensão das instituições visadas. A pertinência deste estudo assenta na necessidade de melhor compreender a importância conferida a medidas de utilidade social, à figura do sócio e, identicamente, à tipologia da banca mutualista e aos efeitos provenientes de alterações regulatórias e da proposta de anteprojeto de revisão do Regime Jurídico da Crédito Agrícola Mútuo (RJCAM), contribuindo assim para uma visão mais ampla e holística destes fenómenos
- Educação Ambiental para a Sustentabilidade: uma intervenção no 1º ciclo do Ensino BásicoPublication . Sousa, Daniela; Paramés Gil, AnaO meio ambiente desperta, desde cedo, a curiosidade e interesse nos mais novos que recebem informação sobre o meio ambiente através dos cinco sentidos e questionam-se sobre o que observam. Aliando esta curiosidade natural à urgência de cada vez mais contribuirmos para um planeta mais sustentável e transmitir valores relacionados com o desenvolvimento sustentável, verifica-se a necessidade de uma maior consciencialização sobre questões ambientais e promover a Educação Ambiental para a Sustentabilidade em todas as áreas de conteúdo, em particular na área de Estudo do Meio. Este estudo teve por finalidade conhecer o entendimento de um grupo de alunos sobre o meio ambiente e a influência da ação do homem sobre ele. O trabalho desenvolveu-se numa turma do 2º ano do 1º ciclo do Ensino Básico, numa escola pública da área Metropolitana de Lisboa. Adotou-se uma abordagem qualitativa e interpretativa e como instrumentos de recolha de dados foram utilizados a observação, o diário de bordo, as entrevistas informais, a recolha documental e as tarefas de inspiração projetiva. No que diz respeito aos resultados, foi evidente a motivação e interesse dos alunos sobre o tema e relativamente aos conhecimentos desenvolvidos, verificou-se que aprofundaram os seus conhecimentos associados à noção de ecossistema e à influência da ação do homem no meio ambiente.
- In-situ co-amorphization of olanzapine in pelletsPublication . Azevedo, Raquel; Costa, Nuno F. da; Fernandes, Ana I.; Pinto, João F.
- A função de Guest Relations: um estudo de caso no Lisbon Marriott HotelPublication . Santos, Pedro Jorge Pinheiro da Cruz; Marques, GabrielaEste relatório traduz a minha experiência de estágio curricular no Lisbon Marriott Hotel, onde me inseri no departamento de Guest Relations. O objetivo desta experiência foi pôr em execução todos os conhecimentos teóricos obtidos durante a realização do Mestrado e assim adquirir mais competências profissionais num departamento que é de extrema importância para um estabelecimento hoteleiro. Foi elaborada uma pesquisa bibliográfica que ao longo da produção deste estudo se tornou profícua para compreender como o setor hoteleiro se adaptou à pandemia, bem como para elaborar um breve historial sobre a marca Marriott e Lisbon Marriott Hotel, tal como para a análise da concorrência da entidade recetora e para a execução de uma análise SWOT. Também foi adotada uma metodologia qualitativa que incluiu a recolha de dados primários envolvendo uma amostra de 140 comentários (Booking, Google e Tripadvisor) e a respetiva análise temática. Tendo em conta os resultados obtidos, no âmbito da análise SWOT, algumas das forças abrangem uma forte posição no mercado a nível nacional e internacional, a aposta em novos serviços, em novos colaboradores mais jovens e a troca de dados referentes aos clientes, nomeadamente preferências de serviços. As fraquezas englobam a elevada aglomeração de serviços, diversas reclamações e um serviço com algumas vulnerabilidades. No que toca à análise temática, envolvendo seis categorias nomeadamente: “Staff”, “Covid19”, “Serviço”, “F&B”, “HSK” e “Espaços públicos”, observou-se que as categorias de “Staff” e de “Covid19” foram as que mais abrangeram pontos positivos e o “Serviço” e “F&B” foram as mais criticadas pelos utilizadores dos websites Booking, Google e Tripadvisor. O impacto do Covid19 na hotelaria foi mencionado positivamente pelos clientes, dando enfâse a uma extraordinária prestação no que toca à limpeza, higiene e segurança, no entanto, também foi o principal alvo de justificação para a ausência de determinados serviços e qualidade dos mesmos. A proposta de valor foi efetuada tendo como objetivo a correção de algumas limitações observadas durante o estágio. Apesar de estar em período pandémico, o hotel permaneceu sempre em funcionamento, com períodos de grande agitação o que permitiu o desenvolvimento de determinadas competências que se traduziram em ferramentas chave para a realização das atividades de Guest Relations, tornando assim a experiência muito satisfatória e recompensadora.