Browsing by Issue Date, starting with "2025-06-24"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- O dia a dia das crianças. O sentido dos cuidados e das rotinas no contexto de creche e de jardim-de-infânciaPublication . Martins, Ana Rita Revez; Marchão, AméliaO presente relatório decorre do projeto de investigação-ação realizado no âmbito das Unidades Curriculares de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, apresentando um estudo transversal aos dois contextos de estágio, Creche e Jardim de infância. O projeto, intitulado “O dia a dia das crianças – o sentido dos cuidados e das rotinas no contexto de Creche e de Jardim de infância”, tem como objetivo compreender de que forma é que as educadoras cooperantes organizam a rotina das suas salas, promovendo assim uma rotina estável e flexível em Creche e Jardim de Infância. A metodologia utilizada, numa abordagem qualitativa, realizou-se através de procedimentos de investigação-ação, tendo sido criadas diversas oportunidades de aprendizagem para e com as crianças e recolhidas opiniões das crianças e das educadoras sobre o projeto desenvolvido, especificando a importância das rotinas. A partir das técnicas e instrumentos selecionados foram descritas e analisadas as observações e as intervenções realizadas. Este processo de investigação permitiu compreender a importância da organização da rotina, sendo fundamental adequá-la ao grupo de crianças, promovendo a segurança, a autonomia e flexibilidade, que respeite as necessidades e interesses de cada criança.
- Relatório de Estágio Profissional I, II e IIIPublication . Teixeira, Ana Matilde Matias Ferreira de Serrano; Boaventura, Diana MendesEste Relatório de Estágio Profissional tem como objetivo organizar e sistematizar as aprendizagens adquiridas ao longo dos estágios profissionais I, II e III, desenvolvidos no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação João de Deus. A estrutura do relatório está dividida em quatro capítulos principais. No primeiro capítulo, são apresentados dez relatos de estágio, nos quais se descrevem atividades e estratégias observadas ou realizadas em contexto educativo, acompanhadas de uma reflexão sobre as mesmas. Entre estas atividades, sete foram conduzidas pela educadora cooperante e três por mim. O segundo capítulo é dedicado ao planeamento, incluindo uma análise reflexiva sobre a planificação e a apresentação de seis planificações de atividades destinadas a crianças dos 3 aos 5 anos, devidamente fundamentadas. O terceiro capítulo aborda o tema da avaliação, apresentando três instrumentos de avaliação aplicados em atividades no contexto da Educação Pré-Escolar. Estes instrumentos inserem-se na Área da Expressão e da Comunicação (Domínio da Matemática e Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita) e na Área do Conhecimento do Mundo. O quarto e último capítulo apresenta um projeto pedagógico intitulado “Projeto de Educação para a Cidadania – Posso ajudar-te?”, enquadrado na Área do Conhecimento do Mundo e direcionado para crianças em idade pré-escolar. O principal objetivo deste projeto é promover a solidariedade, contribuindo para formar cidadãos mais humanos e empáticos. Por fim, o relatório termina com as considerações finais, onde são refletidas as experiências vivenciadas e observadas durante o estágio, bem como a importância deste percurso para o desenvolvimento profissional, a superação de desafios e a consolidação da formação na área da Educação Pré-Escolar.