Browsing by Issue Date, starting with "2025-06-24"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- O dia a dia das crianças. O sentido dos cuidados e das rotinas no contexto de creche e de jardim-de-infânciaPublication . Martins, Ana Rita Revez; Marchão, AméliaO presente relatório decorre do projeto de investigação-ação realizado no âmbito das Unidades Curriculares de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, apresentando um estudo transversal aos dois contextos de estágio, Creche e Jardim de infância. O projeto, intitulado “O dia a dia das crianças – o sentido dos cuidados e das rotinas no contexto de Creche e de Jardim de infância”, tem como objetivo compreender de que forma é que as educadoras cooperantes organizam a rotina das suas salas, promovendo assim uma rotina estável e flexível em Creche e Jardim de Infância. A metodologia utilizada, numa abordagem qualitativa, realizou-se através de procedimentos de investigação-ação, tendo sido criadas diversas oportunidades de aprendizagem para e com as crianças e recolhidas opiniões das crianças e das educadoras sobre o projeto desenvolvido, especificando a importância das rotinas. A partir das técnicas e instrumentos selecionados foram descritas e analisadas as observações e as intervenções realizadas. Este processo de investigação permitiu compreender a importância da organização da rotina, sendo fundamental adequá-la ao grupo de crianças, promovendo a segurança, a autonomia e flexibilidade, que respeite as necessidades e interesses de cada criança.
- Relatório de Estágio Profissional I, II e IIIPublication . Teixeira, Ana Matilde Matias Ferreira de Serrano; Boaventura, Diana MendesEste Relatório de Estágio Profissional tem como objetivo organizar e sistematizar as aprendizagens adquiridas ao longo dos estágios profissionais I, II e III, desenvolvidos no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação João de Deus. A estrutura do relatório está dividida em quatro capítulos principais. No primeiro capítulo, são apresentados dez relatos de estágio, nos quais se descrevem atividades e estratégias observadas ou realizadas em contexto educativo, acompanhadas de uma reflexão sobre as mesmas. Entre estas atividades, sete foram conduzidas pela educadora cooperante e três por mim. O segundo capítulo é dedicado ao planeamento, incluindo uma análise reflexiva sobre a planificação e a apresentação de seis planificações de atividades destinadas a crianças dos 3 aos 5 anos, devidamente fundamentadas. O terceiro capítulo aborda o tema da avaliação, apresentando três instrumentos de avaliação aplicados em atividades no contexto da Educação Pré-Escolar. Estes instrumentos inserem-se na Área da Expressão e da Comunicação (Domínio da Matemática e Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita) e na Área do Conhecimento do Mundo. O quarto e último capítulo apresenta um projeto pedagógico intitulado “Projeto de Educação para a Cidadania – Posso ajudar-te?”, enquadrado na Área do Conhecimento do Mundo e direcionado para crianças em idade pré-escolar. O principal objetivo deste projeto é promover a solidariedade, contribuindo para formar cidadãos mais humanos e empáticos. Por fim, o relatório termina com as considerações finais, onde são refletidas as experiências vivenciadas e observadas durante o estágio, bem como a importância deste percurso para o desenvolvimento profissional, a superação de desafios e a consolidação da formação na área da Educação Pré-Escolar.
- A influência digital na promoção da atividade física: uma análise ao papel dos influencers e efeito de comunidade no Instagram e as suas implicações sociodemográficas em PortugalPublication . Rodrigues, Bianca Luz; Pé-Curto, AntónioEste estudo analisa o impacto dos influencers digitais e do efeito de comunidade na rede social Instagram na prática de atividade física entre os portugueses, sublinhando a relevância do exercício físico para a saúde pública. Considerando o sedentarismo como um fator de risco significativo, investiga de que forma estas figuras influentes conseguem motivar os seus seguidores a adotar hábitos mais saudáveis, tendo em conta variáveis sociodemográficas como o género, a faixa etária e o rendimento mensal bruto. Através de uma abordagem quantitativa, baseada em questionários online, explora a relação entre os conteúdos partilhados pelos influencers e a adoção de estilos de vida ativos, com vista ao desenvolvimento de estratégias mais eficazes na promoção da saúde e na redução da inatividade em Portugal.
- Imagem de marca no setor da moda: a influência das features do Instagram no customer brand engagementPublication . Santos, Beatriz Alexandra Branco; Pé-Curto, AntónioPerante a atual era digital, os profissionais de marketing procuram novas estratégias que permitam manter uma forte ligação entre as marcas e os seus consumidores nas redes sociais. Neste contexto, o Instagram assume um papel de destaque no âmbito da comunicação das marcas de moda. É neste enquadramento que se insere a presente investigação, cujo objetivo principal é analisar a influência da imagem de marca no customer brand engagement e avaliar o efeito moderador das features do Instagram nessa relação. Para tal, adotou-se uma metodologia quantitativa, recorrendo a um questionário online dirigido a utilizadores da rede social Instagram, que seguissem pelo menos uma marca de moda. Foram recolhidas 303 respostas no total, das quais apenas 195 eram válidas. Os resultados desta dissertação confirmam que a imagem de marca exerce um impacto positivo no customer brand engagement, assim como evidenciam um efeito moderador significativo e positivo das features do Instagram nessa relação. Para além de contribuir para o enriquecimento da literatura académica, esta investigação visa ser relevante para os profissionais de marketing das marcas de moda, contribuindo para o desenvolvimento e otimização das estratégias que visam fortalecer a sua imagem de marca e aumentar o customer brand engagement.
- O papel do Booktok nos hábitos de leitura da Geração ZPublication . Freitas, Carolina Caeiro de; Pereira, António ReisEsta dissertação pretende compreender o papel do BookTok, uma comunidade dentro da plataforma TikTok dedicada a conteúdos sobre livros, nos hábitos de leitura da Geração Z. Como nativos digitais, os membros desta geração são altamente influenciados pelas redes sociais e as suas tendências. Neste contexto, o BookTok emergiu como uma boa ferramenta, não só para a recomendação de livros como também para despertar a paixão pela leitura nas gerações mais jovens. O objetivo deste estudo centrou-se em aferir a influência de determinados fatores, na intenção dos jovens lerem livros recomendados pelo BookTok, e para tal foi adotada uma pesquisa quantitativa. Nessa pesquisa, após a validação dos dados, a amostra final foi de 287 respostas válidas, que foram depois analisadas através de uma ferramenta de análise de dados. Os resultados confirmaram a proposta de modelo conceptual, mostrando a influência significativa do BookTok nos hábitos e intenções de leitura da Geração Z, sublinhando como as plataformas digitais, apesar de serem um dos motivos principais para a diminuição da leitura nas gerações mais jovens, também por outro lado despertar o interesse para a leitura.
- O impacto da autenticidade no Marketing de Influenciadores no Instagram no sector do lifestylePublication . Andrade, Jénifer Stencel; Pereira, António ReisA presente investigação explora o impacto da autenticidade no marketing de influenciadores no setor de lifestyle na rede social Instagram. Na era digital em que vivemos, onde as plataformas online dominam a interação com o consumidor torna-se cada vez mais relevante compreender de que forma a autenticidade molda o o comportamento do público. Assim, o principal objetivo desta dissertação é analisar como os consumidores percecionam o conteúdo partilhado por influenciadores nomeadamente a distinção entre publicações patrocinadas e não patrocinadas, e de que forma essas perceções influenciam as suas intenções de compra. Foi adotada uma metodologia quantitativa recorrendo a dois questionários online no Google Forms, em que cada grupo de inquiridos foi exposto a um tipo diferente de vídeo (um patrocinado e outro não patrocinado) criado pelo mesmo influenciador. No total, foram recolhidas 755 respostas, posteriormente analisadas através do software SPSS aplicando-se várias técnicas estatísticas como testes t, ANOVA, análise de correlação e regressão linear múltipla. Os resultados revelaram que o conteúdo patrocinado teve um impacto significativamente superior na intenção de compra em comparação com o conteúdo não patrocinado. No entanto, a autenticidade por si só não influencia significativamente as decisões de compra dos consumidores. Não obstante, as relações parassociais e o envolvimento emocional revelaram-se fatores significativos no que diz respeito a intenção de compra reforçando, assim, a importância da ligação pessoal e do envolvimento afetivo com o seguidor. Embora a transparência nas parcerias tenha influenciado positivamente a perceção de credibilidade não se revelou verdadeiramente determinante na eficácia das campanhas de influenciadores. De forma geral, os resultados sugerem que mesmo que a autenticidade desempenhe um papel relevante, o formato do conteúdo e a ligação emocional com o influenciador são mais impactantes. Este estudo contribui para a literatura sobre marketing de influenciadores ao fornecer evidência empírica sobre a as diferentes relações entre a autenticidade, envolvimento emocional e tomada de decisão do consumidor no Instagram.
- Reação das Gerações Y e Z mediante a implementação de criptomoedas. Fatores de influência na adoção de criptomoedas pelas Gerações Y e Z: uma análise da confiança, risco percebido e experiência de utilizaçãoPublication . Correia, João Daniel Noronha; Rosinha, AntónioA presente dissertação tem como objetivo investigar os fatores que influenciam a intenção de adoção de criptomoedas pelas gerações Y e Z, analisando particularmente o papel da confiança, do risco percebido e da experiência de utilização. Num contexto marcado pela transformação digital e pela crescente descentralização dos sistemas financeiros, a compreensão das atitudes das gerações mais jovens torna-se crucial para a consolidação das criptomoedas como meios legítimos de pagamento e investimento. A investigação seguiu uma abordagem quantitativa, com a aplicação de um questionário estruturado a uma amostra de 234 indivíduos pertencentes às gerações-alvo. O modelo teórico foi sustentado por seis hipóteses, avaliando os efeitos diretos e indiretos de diferentes dimensões do risco (ambiental, de privacidade, de segurança e de mercado), das garantias estruturais, da normalidade situacional, da experiência de uso e da variável geracional. Os resultados indicam que a perceção de segurança, as garantias estruturais, a previsibilidade do ambiente (normalidade situacional) e o tempo de utilização são preditores significativos da intenção de adoção. A análise de mediação revelou que a confiança não medeia completamente o impacto do risco de segurança na intenção de uso, embora influencie positivamente a mesma. O tempo de utilização demonstrou-se um moderador relevante, enquanto a geração, contrariamente ao expectável, não apresentou efeitos diretos significativos. Ainda assim, os resultados evidenciam implicações práticas relevantes para investidores, empresas e entidades reguladoras, ao identificarem os principais determinantes que podem favorecer uma adoção mais consciente, segura e sustentada das criptomoedas.
- Patrocínios em esports: O impacto das características do patrocínio no comportamento do consumidorPublication . Ferreira, José Pedro Guedelha; Rosinha, AntónioO universo dos desportos eletrónicos tem vindo a apresentar uma expansão emergente, sendo já considerado como um desporto oficial em vários países. A expansão da modalidade veio trazer uma nova forma de envolvimento entre marcas e consumidores, que está a ser aproveitada por várias organizações, como é o caso da Rebull, Monster, BMW, Knorr entre outras. A principal estratégia utilizada pelas marcas neste ramo é a estratégia de patrocínio, ou seja, patrocinar eventos, jogadores, equipas ou até plataformas de streaming. Devido à ausência de estudos científicos nesse sentido, este estudo teve como objetivo compreender, num contexto de desportos eletrónicos, de que forma as características associadas à marca patrocinadora influenciam o comportamento do consumidor, bem como se o nível de competição a que os adeptos assistem impacta essa influência. Foi usada uma abordagem quantitativa, por questionário colocado online a uma amostra aleatória. Os dados obtidos foram analisados a partir do programa SPSS, por via de testes estatísticos de forma a testar as hipóteses sugeridas. Começou por se validar o construto, a partir dos testes KMO e esfericidade de Barlett, seguidos da análise da sua consistência a partir do cáclulo do Alfa de Cronbach. Posteriormente, foi analisada a estatística descritiva, bem como as diferenças entre as médias das variáveis sociodemográficas. Após a análise descritiva, examinou-se a estatística inferencial a partir de um teste de correlações de Pearson, regressão linear múltipla e um teste de moderação com o método Process de Hayes, respetivamente. Os resultados demonstraram que fatores como a exposição, o motivo do patrocínio e a congruência entre as partes apresentam um impacto significativo sobre a intenção comportamental. A ubiquidade, por sua vez, revelou um efeito condicionado, sendo significativa apenas entre consumidores que acompanham competições profissionais, confirmando um efeito moderador.
- Valores e motivações no mercado imobiliário de luxo: uma análise das dimensões simbólicas, sociais e funcionais na decisão de compraPublication . Viriato, Margarida Costa da Silva Palmeiro; Rosinha, AntónioA presente dissertação analisa o comportamento do consumidor no mercado imobiliário de luxo, focando-se particularmente na forma como os valores simbólicos, sociais e funcionais influenciam a decisão de compra, a disposição para pagar um preço premium e o passa-palavra positivo. Partindo de um modelo conceptual sustentado na revisão de literatura, foram integradas variáveis mediadoras que permitiram melhor compreender as dinâmicas emocionais e identitárias associadas ao consumo de imóveis de luxo. Recorreu-se a uma abordagem quantitativa, com base na aplicação de um questionário que foi respondido por 163 participantes. A análise de dados recorreu a técnicas estatísticas descritivas, inferenciais e a modelos de mediação. Os resultados indicam que os Valores Sociais e Simbólicos exercem um impacto significativo no comportamento de recomendação, sendo esse efeito amplificado por variáveis mediadoras com forte componente emocional. Verificaram-se, ainda, diferenças significativas entre géneros, com os inquiridos do género feminino a atribuírem maior relevância às dimensões simbólicas e afetivas. Este estudo visa contribuir para o aprofundamento do conhecimento sobre a atitude do consumidor em contextos de elevado Valor Simbólico, facultando indicações para as empresas do setor ajustarem os seus conteúdos de comunicação e experiência ao perfil do público-alvo.
- Assessing transformational leadership and self-leadership as enhancers of well-being in a remote work contextPublication . Valente, Pedro Rui Furtado Pessoa Alves; Martinez, Luísa M.; Ramos, Filipe R.Este estudo analisa como a liderança transformacional e a autoliderança promovem o bem-estar de trabalhadores em teletrabalho, considerando o possível efeito moderador da Pessoa Altamente Sensível (PAS). Este traço é particularmente evidente em contexto de ambientes físicos e sociais. A inovação deste trabalho é testar se, em contexto de comportamento organizacional, as pessoas altamente sensíveis se sentem mais afetadas do que as restantes, quanto ao bem-estar, em contexto de liderança no teletrabalho. Com base em 330 respostas a um questionário online, os resultados mostram que líderes que inspiram, apoiam e reconhecem os seus colaboradores incentivam maior autonomia e autorregulação, o que se associa positivamente ao bem-estar. Embora a autoliderança tenha impacto positivo no bem-estar, o efeito foi estatisticamente moderado e o traço de PAS não teve influência significativa na moderação deste efeito. Os dados reforçam a importância de estilos de liderança que promovam autonomia e apoio emocional no teletrabalho, oferecendo orientações úteis para melhorar a experiência dos colaboradores e fortalecer a resiliência organizacional.
