Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório de Estágio Profissional I, II e III

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Este Relatório de Estágio Profissional tem como objetivo organizar e sistematizar as aprendizagens adquiridas ao longo dos estágios profissionais I, II e III, desenvolvidos no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação João de Deus. A estrutura do relatório está dividida em quatro capítulos principais. No primeiro capítulo, são apresentados dez relatos de estágio, nos quais se descrevem atividades e estratégias observadas ou realizadas em contexto educativo, acompanhadas de uma reflexão sobre as mesmas. Entre estas atividades, sete foram conduzidas pela educadora cooperante e três por mim. O segundo capítulo é dedicado ao planeamento, incluindo uma análise reflexiva sobre a planificação e a apresentação de seis planificações de atividades destinadas a crianças dos 3 aos 5 anos, devidamente fundamentadas. O terceiro capítulo aborda o tema da avaliação, apresentando três instrumentos de avaliação aplicados em atividades no contexto da Educação Pré-Escolar. Estes instrumentos inserem-se na Área da Expressão e da Comunicação (Domínio da Matemática e Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita) e na Área do Conhecimento do Mundo. O quarto e último capítulo apresenta um projeto pedagógico intitulado “Projeto de Educação para a Cidadania – Posso ajudar-te?”, enquadrado na Área do Conhecimento do Mundo e direcionado para crianças em idade pré-escolar. O principal objetivo deste projeto é promover a solidariedade, contribuindo para formar cidadãos mais humanos e empáticos. Por fim, o relatório termina com as considerações finais, onde são refletidas as experiências vivenciadas e observadas durante o estágio, bem como a importância deste percurso para o desenvolvimento profissional, a superação de desafios e a consolidação da formação na área da Educação Pré-Escolar.

Description

Keywords

relatório

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Without CC licence