Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.04 MB | Adobe PDF |
Abstract(s)
O estudo apresentado “As Artes Visuais e a Abordagem à Escrita: Um
contributo para a aprendizagem da escrita, pelo Método João de Deus” tem como
propósito desenvolver e investigar a importância que as Artes Visuais podem
representar na aprendizagem da linguagem escrita. Desta forma, esta investigação foi
desenvolvida com o intuito em promover a interdisciplinaridade da prática das Artes
Visuais com um método de aprendizagem da escrita e da leitura. Este método de
aprendizagem de leitura segue a Cartilha Materna de João de Deus.
Através da investigação sobre aprendizagem da linguagem da leitura e da
escrita, houve primeiramente uma intenção de investigar estudos científicos para
fundamentar a importância da aprendizagem da linguagem escrita e da oralidade. Em
seguida, apresentou-se um enfoque desde a discriminação auditiva e fonológica ao
desenvolvimento da consciência linguística. Relativo a esta temática, delineou-se
diferentes perspetivas de vários investigadores, bem como a Metodologia João de
Deus.
Nas Artes Visuais, a pesquisa delineia-se o estudo como forma de
compreender o seu envolvimento na interdisciplinaridade dos conteúdos abordados
em sala de aula. Esta investigação foi então direcionada ao estudo do desenho infantil
de um grupo de crianças da sala de cinco anos em contexto escolar, de forma a
proporcionar-lhes a experimentação de quatro materiais diferentes – lápis de cor, lápis
de cera, canetas de feltro e aguarelas. Com estes trabalhos, pretende-se interligar as
Artes Visuais com a aprendizagem da escrita, como meio de enriquecer e diversificar
estratégias, na fase inicial de aprendizagem de cada letra do alfabeto. Para cada
criança, há um total de oito desenhos, quatro dos quais foram influenciados por quatro
palavras. Mais quatro frases serviram de inspiração para mais quatro desenhos. Cada
criança teve de escolher entre quatro materiais diferentes para cada caso.
Este projeto surge na continuidade de uma nova metodologia criada e
desenvolvida a partir do Método João de Deus, com o intuito em atualizar a prática
educativa em contexto escolar, na Educação Pré-Escolar.
Em suma, torna-se mais relevante o papel do Professor/Educador, cujo
contributo deverá ser o de propor a atingir objetivos específicos. Conforme descrito
nas Orientações Curriculares, os Professores/Educadores devem ir ao encontro dos
interesses da criança, estimulando-a a aprender, de forma a desenvolver capacidades,
destrezas, valores e atitudes.
Description
Keywords
educação pré-escolar artes escrita método interdisciplinaridade