Browsing by Issue Date, starting with "2022-07-26"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Vieira, Maria Aldara Cardoso; Magalhães, ViolanteO Relatório de Estágio Profissional tem como objetivo a reflexão sobre as práticas educativas observadas e vivenciadas ao longo dos estágios I, II, III e IV, realizados no 1.º e 2.º ano de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação João de Deus. O presente Relatório de Estágio, para além da Introdução e das Considerações finais, encontra-se dividido em quatro capítulos: relatos de estágio; planificações; dispositivos de avaliação; trabalho de projeto. O primeiro capítulo integra dez relatos de estágio que considerei pertinentes realçar e sobre os quais apresento fundamentações teóricas. Três deles são relativos a atividades/aulas lecionadas por mim, e os restantes setes são de atividades/aulas observadas. O segundo capítulo apresenta oito planificações, com respetivas reflexões sobre as estratégias e recursos utilizados, tendo por base a opinião de alguns autores. Quatro são de atividades conduzidas por mim junto de crianças da Educação Pré-Escolar, e as outras quatro são referentes a aulas que planeei para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. O terceiro capítulo, após um enquadramento teórico, é constituído por quatros dispositivos de avaliação, sendo que um é referente à Educação Pré-Escolar e os restantes são referentes ao 1.º Ciclo do Ensino Básico; para cada um deles é feita uma análise e reflexão sobre os resultados obtidos. Por último, o quarto capítulo apresenta uma proposta de projeto intitulada “Eu sou importante”. Este projeto tem como principal objetivo promover a autoestima nas crianças em idade pré-escolar, pretendendo atingir uma mudança de atitudes e de comportamentos das crianças face a si mesmas. Após as considerações finais deste Relatório, manifestando aquilo que aprendi e como cresci ao longo desta etapa formativa, vêm as Referências bibliográficas e Anexos com os documentos que fui indicando.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Antunes, Inês Leite; Magalhães, ViolanteEste Relatório de Estágio tem como principal objetivo fazer uma reflexão sobre diferentes atividades a que assisti ou que conduzi, junto de crianças do Pré-Escolar e de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ao longo do Estágio Profissional I, II, III e IV, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação João de Deus. Para além da Introdução, na qual apresento informações sobre os estágios realizados e faço considerações sobre os mesmos e sobre o processo de supervisão de que beneficiei – considerações que retomo e aprofundo nas Considerações Finais, da Bibliografia e dos Anexos, este Relatório está organizado em quatro capítulos: os relatos de estágio, as planificações, os dispositivos de avaliação e, por último, a apresentação de proposta de um projeto. O primeiro capítulo compreende dez relatos de atividades observadas durante o Estágio Profissional, sendo que três deles dizem respeito a atividades/ aulas conduzidas por mim e as restantes descrevem atividades dinamizadas pelas educadoras e professoras que me acompanharam ao longo deste percurso. Relativamente ao segundo capítulo, nele constam oito planificações, sendo que quatro delas foram realizadas no âmbito da Educação Pré-Escolar e as restantes quatro realizadas junto de turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O terceiro capítulo engloba os dispositivos de avaliação: dois deles aplicados em grupos da Educação Pré-Escolar e dois em turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O último capítulo deste Relatório consiste numa proposta
- Relatório de Estágio Profissional I, II e IIIPublication . Miranda, Maria Rita Ministro; Sampaio, Maria Fernanda dos Santos MendesO presente Relatório de Estágio Profissional I, II e III foi realizado com o principal objetivo de refletir sobre as aprendizagens efetuadas no decorrer do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação João de Deus. Este relatório está organizado em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e apresentação de uma proposta de um Projeto Educativo a implementar na Educação Pré-Escolar, através da Metodologia de Trabalho de Projeto. No primeiro capítulo são explanados dez relatos de atividades implementadas em contexto de estágio, seguidos das respetivas inferências. Três dessas atividades foram realizadas por mim, e as restantes pelas educadoras onde foi realizado o Estágio Profissional. No segundo capítulo estão contempladas seis planificações, estas são dirigidas às crianças das diferentes faixas etárias da Educação Pré-Escolar, recorrendo às/aos diferentes Áreas/Domínios. O terceiro capítulo é constituído por três Dispositivos de Avaliação, estes foram aplicados às três faixas etárias da Educação Pré-Escolar. Neste capítulo faz-se referência à importância da avaliação, depois aos parâmetros e critérios dos dispositivos de avaliação. Por último, o quarto capítulo, apresenta uma proposta de um Projeto Educativo, recorrendo à metodologia de Trabalho por Projeto. O Projeto Educativo intitulado Os animais da quinta, tem como principal objetivo sensibilizar as crianças para o bem-estar dos animais da quinta, assim como para a importância de proteger o meio ambiente. Na elaboração do relatório pretendi evidenciar as aprendizagens realizadas ao longo do tempo, assim como uma reflexão do trajeto efetuado e consequentemente as implicações que este vai espelhar no meu desempenho enquanto futura educadora.
- Rumo à aquisição de competências especializadas na abordagem à pessoa submetida a cirurgia cardíaca sob suporte circulatório mecânicoPublication . Coelho, Fátima Luísa; Bettencourt, MeríciaO presente relatório de estágio integra-se no âmbito do quarto Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, cuja apresentação e discussão pública certifica a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Ao longo do relato de todo este processo de aprendizagem, aquisição e edificação de competências comuns, especializadas e de mestre, adotei a metodologia descritiva, analítico-reflexiva, sustentada pela evidência científica mais recente e suportada pelos referenciais da profissão de enfermagem e Dec-Lei n.º 65 de 2018. O pensamento e processo de tomada de decisão, alicerçado na evidência científica, demonstraram uma prestação de cuidados seguros e de excelência, beneficiando igualmente os outcomes em saúde. Para tal, descrevo o processo evolutivo de aquisição de competências, através de uma prática baseada na evidência e nas experiências vivenciadas, sob supervisão clínica, nos diversos contextos de ensino clínico no Hospital Dr. Nélio Mendonça (serviços de urgência, medicina intensiva e Unidade de Cuidados Intensivos Cardiotorácicos), no cuidado à pessoa em situação crítica. Atendendo ainda, ao meu cotidiano, enquanto enfermeira na área da anestesia, e à exponencial evolução tecnológica e inovação de tratamentos, transversais ao doente crítico submetido a cirurgia cardíaca, considerei pertinente o aperfeiçoamento e atualização do conhecimento, através de formação específica e especializada. Neste contexto, considerei pertinente perceber algumas técnicas específicas, para melhor adequar os cuidados a implementar, nomeadamente, situações em que é necessário o suporte da função cardíaca. De entre as complicações associadas à cirurgia cardíaca, destaco o choque cardiogénico, onde é necessário instituir terapias de suporte mecânico circulatório, nomeadamente o Balão Intra-Aórtico e a oxigenação por membrana extracorporal, sendo esta uma das áreas a destacar aquando da minha especialização. O suporte familiar, mediante a pessoa em situação crítica foi também, uma área que considerei pertinente explorar durante todo este caminho académico.
- Cuidar especializado em enfermagem médico-cirúrgica: da pessoa em situação de urgência à pessoa submetida a cardiologia de intervençãoPublication . Fernandes, Deolinda; Bettencourt, MeríciaAo sistema cardiovascular está associado uma panóplia de patologias cardíacas, que consequentemente causam uma multiplicidade de limitações na qualidade de vida das pessoas e respetivas famílias. A cardiologia de intervenção veio melhorar o diagnóstico e o tratamento de algumas doenças cardíacas. Em contexto agudo, as doenças cardíacas, como o enfarte agudo do miocárdio e as arritmias extremas, podem causar a paragem cardiorrespiratória e/ou o choque cardiogénico, constituindo, por si só, uma situação crítica, pela falência de órgão e pela iminência de risco de vida. Este facto, faz com que as pessoas portadoras deste tipo de doença cardíaca sejam foco constante da atenção do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica, na área da pessoa em situação crítica, pela necessidade em cuidados específicos e altamente qualificados, de monitorização contínua dos parâmetros vitais e de uma abordagem terapêutica atempada e adequada. Por conseguinte, da necessidade pessoal e profissional em aprofundar as competências científicas, técnicas, ético-deontológicas e humanas especializadas, essenciais aos cuidados de enfermagem especializados à pessoa em situação crítica, frequentei o IV Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Durante o percurso académico teórico-prático, foram desenvolvidas as competências comuns do enfermeiro especialista do Regulamento n.º 140/2019, as competências específicas do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica, na área de enfermagem à pessoa em situação crítica do Regulamento n.º 429/2018 e as competências inerentes ao grau de mestre do Decreto-Lei n.º 65/2018. Assim, o presente relatório traduz a análise reflexiva e fundamentada do processo de desenvolvimento destas competências, materializadas nos estágios curriculares, onde fui cuidando de pessoas em situação crítica, com enfoque nas portadoras de doença cardíaca aguda, de entre outras, desde o contexto de urgência, passando pelos cuidados intensivos até à cardiologia de intervenção.
- A importância clínica da vitamina DPublication . Freire, Ana Cláudia Magalhães; Moutinho, Maria Guilhermina; Silva, DoraA deficiência em vitamina D é um problema de saúde pública que afeta a população de todo o mundo, estimando-se que afete cerca de mil milhões de pessoas de todas as faixas etárias. No ser humano a vitamina D pode ser obtida de três formas, pela exposição da pele à radiação UVB, pela ingestão alimentar e pela suplementação/medicação. A vitamina D sofre duas hidroxilações até chegar à sua forma ativa. É no fígado que a vitamina D, seja ingerida ou produzida na nossa pele, se metaboliza primeiro em 25-hidroxivitamina, a principal forma circulante, e depois no rim, a vitamina D é novamente metabolizada até tornar na sua forma ativa, 1,25-dihidroxivitamina D. A concentração sérica total de 25(OH)D é usada para definir o status da vitamina D, pois é considerada o indicador mais confiável de seu armazenamento no corpo humano.
- (Re)Ver TV na construção de olhares: um estudo sobre a RTP AçoresPublication . Vieira, Sónia Marisa Bettencourt; Lamy, Sónia; Guimarães, Adriana MelloO objetivo desta dissertação é analisar como a RTP-Açores, nomeadamente o Telejornal, marcou a passagem do seu trabalho para as redes sociais no contexto da pandemia da Covid-19. A pandemia trouxe muitos constrangimentos e, à semelhança de outras áreas e setores, também o mundo da comunicação e dos média teve de se ajustar no sentido de continuar a cumprir o seu propósito neste caso enquanto canal público de televisão na Região Autónoma dos Açores. As redes sociais assumem-se cada vez mais como uma ferramenta que faz parte integrante do nosso dia-a-dia numa perspetiva pessoal e profissional. Então colocámos várias questões, entre as quais como a RTP-Açores fez a sua transição para as redes sociais? Adaptou os seus conteúdos? Criou novos? Como abraçou o desafio? Esteve perante novas oportunidades de relação com a sua audiência? Esta análise pretende encontrar eventuais respostas num contexto de mudança e crise conjuntural à escala global em que o Arquipélago dos Açores, ainda que pela sua descontinuidade geográfica, quer em relação a Portugal Continental, quer inter-ilhas, não ficou de fora.
- A Importância da Abordagem da Poluição dos Mares e Oceanos: Uma Forma de Consciencialização das Crianças da Educação Pré- Escolar e do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Daniel Serra, Ana Cristina; Farinho, Paula
- O impacto do desenvolvimento de carreira no desempenho organizacional: a motivação no trabalho como elemento mediadorPublication . Correia Magalhães, Diana; Rodrigues, RosaO desempenho organizacional é a chave para a vantagem competitiva, pelo que é necessário investir em estratégias que estimulem o potencial dos colaboradores e os incentivem a adquirir competências e conhecimentos que permitam responder aos desafios do dia-a-dia. Neste sentido, as organizações devem promover o desenvolvimento de carreira dos seus trabalhadores, porque só assim conseguem criar valor e atingir um desempenho de excelência. Esta investigação enquadrou-se neste tópico e visou analisar em que medida a motivação medeia a relação que existe entre o desenvolvimento de carreira e o desempenho organizacional. O estudo foi operacionalizado através de uma metodologia quantitativa e os dados recolhidos através da Career growth scale, da Escala multifatorial de motivação no trabalho (Multi-Moti) e do Job performance questionnaire. A amostra foi composta por 317 indivíduos que trabalham por conta de outrem e cujas idades variam entre os 19 e 66 anos. Os resultados obtidos revelaram que existe uma correlação positiva entre o desenvolvimento de carreira, a motivação e o desempenho organizacional. Verificou-se, ainda, que a motivação medeia a relação existente entre o desenvolvimento de carreira e o desempenho organizacional. No entanto, estamos perante uma mediação total porque quando a motivação entra no modelo com o estatuto de mediadora, o desenvolvimento de carreira perde algum peso e passa a contribuir menos para o desempenho organizacional.