Browsing by Issue Date, starting with "2025-06-12"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio Profissional I, II e IIIPublication . Simões, Maria da Graça Henriques; Reis, Paula Colares Pereira dosO presente relatório de Estágio Profissional I, II e III foi realizado com o principal objetivo de refletir sobre as aprendizagens efetuadas no decorrer do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação João de Deus. Este relatório está organizado em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e apresentação de uma proposta de um Projeto Educativo a implementar na Educação Pré-Escolar, através da metodologia de Trabalho de Projeto. No primeiro capítulo são apresentados dez relatos de atividades implementadas em contexto de estágio, seguidos das respetivas inferências. Três dessas atividades foram realizadas por mim, e as restantes pelas educadoras onde foi realizado o estágio profissional. No segundo capítulo estão contempladas seis planificações, estas são dirigidas às crianças das diferentes faixas etárias da Educação Pré-Escolar, recorrendo às diferentes Áreas de Conteúdo. O terceiro capítulo é constituído por três Dispositivos de Avaliação que foram aplicados às três faixas etárias da Educação Pré-Escolar. Neste capítulo faz-se referência à importância da avaliação, depois aos parâmetros e critérios dos dispositivos de avaliação. No quarto capítulo, apresento o projeto “Hotel de Insetos”. Este projeto tem como principal objetivo sensibilizar as crianças sobre a importância da biodiversidade e o papel fundamental que os insetos desempenham no equilíbrio dos ecossistemas. Por fim, elaborei a reflexão final baseada na experiência deste estágio profissional e o papel fundamental que ele tem na minha profissão, enquanto futura educadora.
- Relatório de Estágio Profissional I, II e IIIPublication . Brás, Ana Catarina Palma Lopes; Brás, Ana Catarina Palma Lopes; Sampaio, Maria Fernanda dos Santos Mendes; Sampaio, Maria Fernanda dos Santos MendesO presente Relatório de Estágio Profissional I, II e III foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este relatório é uma reflexão do que observei e vivenciei durante as diferentes fases dos Estágios realizados. Através da realização dos Estágios I, II e III, pude aprofundar sobre a minha prática educativa no contexto da Educação Pré-Escolar, observar a dinâmica de desenvolvimento das crianças e interagir diretamente com as metodologias pedagógicas adotadas pelas educadoras cooperantes. O relatório encontra-se dividido em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e apresentação de uma proposta de Trabalho de Projeto. No primeiro capítulo estão descritos dez relatos de estágio, de atividades observadas e realizadas, das quais três foram implementadas por mim e as demais foram observadas, refletindo sobre as mesmas, através de fundamentação teórica. No segundo capítulo estão reunidas seis planificações realizadas por mim, referentes a atividades que dinamizei com os diferentes grupos da Educação Pré- Escolar, justificando as diferentes estratégias, os recursos utilizados e fundamentando com a opinião de autores. O terceiro capítulo inclui três dispositivos de avaliação destinados à Educação Pré-Escolar, onde é descrito como foram aplicados, assim como, foi realizada a interpretação e análise dos resultados obtidos. O quarto capítulo apresenta uma proposta de projeto, intitulada “Os laticínios”. O projeto tem como objetivo dar a conhecer às crianças o que são laticínios e a sua importância na saúde delas. Por fim, termino este relatório com uma reflexão sobre o trajeto percorrido ao longo do meu percurso académico e da necessidade de dar continuidade à minha aprendizagem, melhorando o meu desempenho enquanto educadora.
- Policiamento de Proximidade e Ensino Superior: o estudo de caso da Cidade de CoimbraPublication . Pereira, Rafael Nogueira; Poiares, Nuno Caetano Lopes de Barros; Guinote, Hugo Duarte de Sousa Batista eO ensino superior seguro constitui-se como um tema em expansão a nível nacional, pelo que existe uma previsão estratégica, consagrada na Estratégia Integrada de Segurança Urbana, aprovada em 2023, de criação de um regulamento nacional, à semelhança do Programa Escola Segura. Não obstante, passados dois anos desde a aprovação desta estratégia, deparamo-nos com a inexistência de tal regulamento, pelo que os policiamentos desta índole continuam a depender de iniciativas locais. Atualmente, a cidade de Coimbra, apesar da expressividade numérica e cultural da sua comunidade académica, não possui implementado, formalmente, um policiamento de proximidade dirigido ao ensino superior. Face ao exposto, o presente estudo visou perceber se apesar da inexistência de uma atuação policial dirigida especificamente para o ensino superior, a atuação da Polícia de Segurança Pública é adequada para atingir os objetivos do policiamento de proximidade junto desta comunidade académica. Com vista ao alcance deste objetivo, realizámos um estudo qualitativo com recurso à revisão de literatura, pesquisa documental e realização de entrevistas semiestruturadas a representantes da comunidade académica Conimbricense e a polícias que exercem funções na cidade. Ao triangular a informação obtida foi-nos possível concluir que a atuação policial na cidade não se demonstra adequada ao cumprimento da plenitude das finalidades do policiamento de proximidade junto do ensino superior, devido essencialmente à relação distante e à comunicação extremamente reduzida. Desta forma, com o intuito de contribuir para a segurança desta comunidade e em alinhamento com a Estratégia 2025-2027 da Polícia de Segurança Pública, encerramos o estudo com a proposta de implementação de um policiamento de proximidade dedicado a esta comunidade, com especial enfoque nas lacunas sinalizadas.
- As competências de liderança dos Oficias da Polícia de Segurança PúblicaPublication . Bernardes, Beatriz Maria Mestrinho; Morgado, Sónia Maria Aniceto; Rosinha, AntónioOs líderes policiais enfrentam desafios que requerem um conjunto alargado de competências para lidar com as complexas responsabilidades da profissão. Entre as competências mais relevantes no desempenho profissional de um Oficial da Polícia de Segurança Pública (PSP), destacam-se aquelas associadas à liderança, que devem ser orientadas simultaneamente para os resultados e para as pessoas. O presente estudo teve como objetivo avaliar as competências de liderança destes profissionais, proporcionando uma compreensão mais aprofundada das especificidades ligadas ao exercício da liderança no contexto policial. Para tal, recorreu-se a um método quantitativo, mediante a aplicação de um questionário que avaliou a perceção dos Oficiais de Polícia relativamente à importância de diversas competências no exercício das funções inerentes à sua carreira. Os resultados revelaram que competências como Credibilidade e Integridade, Comunicação, Tomada de decisão, Compaixão e Sensibilidade, Resolução de conflitos, Resiliência, Delegação, Trabalho em equipa, Desenvolvimento dos outros e Alinhamento estratégico são particularmente valorizadas. Adicionalmente, identificaram-se diferenças estatisticamente significativas na perceção das competências em função de variáveis como o sexo, a categoria profissional e o tempo de serviço. A investigação culminou na criação de um modelo de competências de liderança aplicável à carreira de Oficial de Polícia, o qual poderá contribuir para a sua formação e desenvolvimento profissional, dotando estes polícias de competências ajustadas à complexidade das necessidades e exigências atuais.
