ESEJD - Educação Pré-Escolar
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEJD - Educação Pré-Escolar by Title
Now showing 1 - 10 of 69
Results Per Page
Sort Options
- As Artes Visuais e a Abordagem à Escrita: Um contributo para a aprendizagem da escrita, pelo Método João de DeusPublication . Guerreiro, Maria Izabel Mateus Oliveira Santos Correia; Vilhena, Joana da Cunha e Costa Consiglieri deO estudo apresentado “As Artes Visuais e a Abordagem à Escrita: Um contributo para a aprendizagem da escrita, pelo Método João de Deus” tem como propósito desenvolver e investigar a importância que as Artes Visuais podem representar na aprendizagem da linguagem escrita. Desta forma, esta investigação foi desenvolvida com o intuito em promover a interdisciplinaridade da prática das Artes Visuais com um método de aprendizagem da escrita e da leitura. Este método de aprendizagem de leitura segue a Cartilha Materna de João de Deus. Através da investigação sobre aprendizagem da linguagem da leitura e da escrita, houve primeiramente uma intenção de investigar estudos científicos para fundamentar a importância da aprendizagem da linguagem escrita e da oralidade. Em seguida, apresentou-se um enfoque desde a discriminação auditiva e fonológica ao desenvolvimento da consciência linguística. Relativo a esta temática, delineou-se diferentes perspetivas de vários investigadores, bem como a Metodologia João de Deus. Nas Artes Visuais, a pesquisa delineia-se o estudo como forma de compreender o seu envolvimento na interdisciplinaridade dos conteúdos abordados em sala de aula. Esta investigação foi então direcionada ao estudo do desenho infantil de um grupo de crianças da sala de cinco anos em contexto escolar, de forma a proporcionar-lhes a experimentação de quatro materiais diferentes – lápis de cor, lápis de cera, canetas de feltro e aguarelas. Com estes trabalhos, pretende-se interligar as Artes Visuais com a aprendizagem da escrita, como meio de enriquecer e diversificar estratégias, na fase inicial de aprendizagem de cada letra do alfabeto. Para cada criança, há um total de oito desenhos, quatro dos quais foram influenciados por quatro palavras. Mais quatro frases serviram de inspiração para mais quatro desenhos. Cada criança teve de escolher entre quatro materiais diferentes para cada caso. Este projeto surge na continuidade de uma nova metodologia criada e desenvolvida a partir do Método João de Deus, com o intuito em atualizar a prática educativa em contexto escolar, na Educação Pré-Escolar. Em suma, torna-se mais relevante o papel do Professor/Educador, cujo contributo deverá ser o de propor a atingir objetivos específicos. Conforme descrito nas Orientações Curriculares, os Professores/Educadores devem ir ao encontro dos interesses da criança, estimulando-a a aprender, de forma a desenvolver capacidades, destrezas, valores e atitudes.
- Relatório de estágio profissionalPublication . Gomes, Liliana Andreia das Neves
- Relatório de estágio profissionalPublication . Veríssimo, Andreia Filipa de Sousa
- Relatório de estágio profissionalPublication . Viçoso, Ana Bárbara Marques
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Casinhas, Joana de Oliveira Baptista Antunes; Cortez, Mariana Isabel Maruta GrazinaO presente trabalho foi realizado no âmbito das Unidades Curriculares de Estágio Profissional I, II e III referentes ao Mestrado em Educação Pré-Escolar, realizado na Escola Superior de Educação João de Deus. Ressalvo que, no ano letivo 2012/2013, estava a frequentar o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico na ESEJD, faltando-me apenas a defesa do relatório de estágio. Nesse ano interrompi os estudos e recomecei na elaboração da tese de Mestrado este ano de 2019/2020 para finalizar assim, o mestrado de Educação Pré- Escolar. Por esta razão, o presente trabalho inclui relatos deste antigo percurso. O presente relatório encontra-se estruturado da seguinte forma: Introdução, Capítulo I – Relatos do Estágio Profissional; Capítulo II – Planificações; Capítulo III – Avaliações; Capítulo IV – Apresentação de um Projeto; Considerações Finais; Referências Bibliográficas e Anexos. No Capítulo I, encontram-se sete relatos de aulas observadas referentes à Educação Pré−Escolar de aulas observadas. Foram apresentados ainda relatos de aulas dadas por mim, na Educação Pré-Escolar que estão sustentados com fundamentações teóricas. No Capítulo II, após uma fundamentação teórica sobre a importância da Planificação, apresento e fundamento seis planificações relativas a diferentes áreas da Educação Pré-Escolar, nomeadamente, na área do Conhecimento do Mundo, no domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, no domínio da Matemática. Posteriormente, foi abordado e fundamentado o tema dos Dispositivos de Avaliação, que contém três Dispositivos de Avaliação referentes ás áreas da Educação Pré−Escolar. Por último, no quarto capítulo, é apresentado um Trabalho de Projeto direcionado a crianças do Pré-Escolar envolvendo toda a comunidade escolar e a família das mesmas. O projeto chama-se “As Quatro Estações” e o objetivo deste projeto é que as crianças estejam em contacto com os subdomínios da música e das artes visuais em consonância.
- Relatório de estágio profissionalPublication . Costa, Mariana Meneses Pinheiro da
- Relatório de estágio profissionalPublication . Batalha, Ana Rita
- Relatório de estágio profissionalPublication . Capaz, Raquel da Silva
- Relatório de estágio profissionalPublication . Jorge, Marisa Alves
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Arrojado, Daniela da Costa; Botelho, Ana Teresa Ivens Ferraz Colares Pereira da SilveiraO presente relatório reflete sobre os estágios realizados durante o período de fevereiro de 2016 a julho de 2017, inseridos nas unidades curriculares Prática Profissional I, II e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar realizado na Escola Superior de Educação João de Deus. O Relatório de Estágio contemplará a apresentação de experiências de ensino e aprendizagens realizadas e observadas, abrangendo os vários níveis de ensino da Educação Pré-Escolar. Primeiramente é feita uma introdução onde são definidos os objetivos deste relatório, a pertinência da prática profissional, a identificação e contextualização das escolas onde realizei o estágio e a calendarização do mesmo. O segundo capítulo do presente relatório destina-se aos Registos de Estágio Profissional e está subdividido em três pontos, o primeiro remete para apresentação de sete relatos de situações significativas lecionadas pelas educadoras titulares em contextos educativos e três relatos de atividades planificadas e realizadas por mim, abrangendo as várias áreas curriculares bem como as diferentes faixas etárias. O segundo ponto deste capítulo destina-se às Planificações, onde é feita uma reflexão sobre a importância de planificar, as atividades e são apresentadas planificações de seis atividades inseridas nas diferentes áreas da Educação Pré-Escolar realizadas durante os estágios realizados nas diferentes escolas. O terceiro e último ponto deste capítulo, incide sobre os Dispositivos de Avaliação onde reforço a pertinência da avaliação formativa nestas faixas etárias e apresento três atividades realizadas com crianças dos três aos cinco anos, respetivamente e avalio as mesmas, contemplando as aprendizagens, as capacidades e as atitudes. O terceiro capítulo do Relatório de Estágio, apresenta uma proposta de trabalho projeto que visa a interdisciplinaridade e o sucesso educativo, para a realização do mesmo escolhi um tema relacionado com a educação ambiental denominado por “Vamos salvar as praias!”. Por fim é feita uma apreciação crítica global de todo o trabalho realizado no presente relatório e da pertinência que o mesmo teve na minha formação enquanto vi docente. Após a reflexão final são apresentadas as referências bibliográficas que utilizei na elaboração do relatório bem como todos os anexos.