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- "O livro de como se fazem as cores" or a medieval Portuguese text on the colours for illumination: a reviewPublication . Afonso, Luís U.; Cruz, António João; Matos, Débora
- Relatório de estágio profissionalPublication . Capaz, Raquel da Silva
- Artes e ofícios no incremento da criatividade de jovensPublication . Carioca, Maria José ParreiraAs Artes e Ofícios Têxteis sempre fizeram parte da expressividade cultural portuguesa. Num passado recente, esta Arte pertenceu ao currículo escolar e profissional de muitas jovens, por ser uma tradição feminina. A abordagem deste tema com os jovens e crianças de hoje, “a geração da era digital”, é intencional, torna-se necessário refletir, num contraponto equilibrado, o “tecnológico” versus “o manual”. Porque, apesar de existirem os computadores não exclui a necessidade de aprender a escrever, a desenhar e a trabalhar com o gesto manual. O relatório apresentado é o resultado do desenvolvimento de um ano curricular, do Curso de Educação Formação de Acompanhante de Crianças, tipo II, possuindo dupla certificação, o qual permite qualificar o aluno com o nono ano de escolaridade e com competência profissional no âmbito do acompanhamento de crianças. Assim, dentro de um programa pré-estabelecido, nas disciplinas de componente tecnológica, foram por este estudo propostas atividades e trabalhos no âmbito das expressões, nomeadamente das artes e ofícios têxteis. Neste contexto, os alunos desenvolveram projetos como, por exemplo, a tecelagem, a coleção de moda, a confeção de fato de carnaval, atividade lúdica-pedagógica de vestir bonecas de papel, tapeçaria e pintura em tecidos e t-shirts, trabalhos realizados entre visitas de estudo e atividades práticas diretas com crianças tanto em contexto de sala de aula como em contexto real de trabalho. Mas, com o intuito destes alunos, de alguma forma conseguirem, depois transpor estas suas aprendizagens no seu próprio estágio de formação, realizado no final do segundo e último ano do mesmo curso. O estudo realizado foi uma investigação-ação com a utilização de inquéritos e entrevistas como fontes de dados, para além de fotografias e outras fontes documentais. Os resultados obtidos demonstram que para este perfil de formação, o Têxtil pode ser uma ferramenta a utilizar no contacto de jovens com crianças. Promove a criatividade e a motivação que resulta na obtenção do certificado de nono ano e competência profissional em acompanhante de crianças. Não obstante verificar que a maioria quer avançar para Curso Profissional dentro da mesma área do saber.
- Relatório de estágio profissionalPublication . Aguiar, Dina Alexandra de Jesus
- Multiculturalismo: a diversidade cultural na escolaPublication . Rodrigues, Paula Cristina RaposoEste trabalho tem a intenção de refletir sobre a problemática da diversidade cultural nas escolas, as consequências dessa interação de culturas bem como os desafios que se colocam aos professores e quais as estratégias que estes podem ou estão a utilizar em relação às suas práticas educativas para o colmatar de certas dificuldades que nelas possam surgir e para facilitar uma maior integração de alunos de diversas origens culturais nos estabelecimentos de ensino. O multiculturalismo é um tema muito atual e pertinente, tanto na sociedade, bem como no contexto escolar. O docente tem um papel muito importante a desempenhar neste âmbito intercultural, pois a sua atitude, prática e formação influencia no processo educativo, podendo favorecer ou mesmo criar obstáculos ao desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos como também ao desenvolvimento de competências e capacidades de cada um. Um conhecimento aprofundado da escola e do meio em que esta se insere, deve ser dos primeiros passos para garantir uma boa educação multicultural, onde a informação relativa aos alunos dessa escola possa ser utilizada na organização da mesma, valorizando a pedagogia diferenciada e a flexibilidade curricular, imprescindíveis para a aprendizagem e sucesso escolar pretendidos pelos docentes e pela própria escola. O objetivo deste trabalho é fazer uma análise sobre as práticas pedagógicas dos docentes, que permita perceber o que pode e o que está a ser feito, para receber e integrar crianças de nacionalidades e culturas diferentes na sala de aula e mostrar que a diversidade pode ser uma mais-valia para todos os intervenientes do processo educativo. Como metodologia optou-se pela realização de inquéritos por questionário, sobre esta temática, a docentes que tivessem, na sua sala de aula, crianças de diferentes nacionalidades e consequentes origens culturais. Os resultados obtidos dizem-nos que a integração de alunos de diferentes nacionalidades, culturas, etnias ou religião, na sala de aula, está a ser feita de modo muito positivo nas escolas e os professores têm contribuído para isso com a sua atitude, prática e formação e com a implementação de projetos pedagógicos no âmbito da temática multicultural nas suas turmas, também o facto de considerarem a diversidade cultural um desafio positivo e um fator de enriquecimento no desenvolvimento global VI da criança e discordarem que o multiculturalismo pode ser um risco para a identidade nacional são adjuvantes neste processo de inclusão. Os professores concordam que as práticas docentes são determinantes pois, se estas não forem as mais corretas, poderão contribuir para uma perda de raízes do grupo minoritário que se tem na sala, uma vez que misturado com a cultura dominante. Quanto ao conteúdo de programas escolares existentes, também consideram que a diversidade e flexibilidade já existem no currículo escolar e são boas soluções para ultrapassar certas divergências e proporcionar uma melhor inclusão destas crianças. Relativamente, às ações de formação sobre o multiculturalismo é que ainda há muito por fazer, pois apesar de uma grande maioria dos docentes achar de grande importância a realização destas, por considerar uma ajuda na sua prática pedagógica e um fator facilitador de integração na sala de aula, ainda poucos professores frequentaram ações deste tipo.
- Perceções dos pais e alunos em relação às provas de aferição do 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Soares, Sandra Cristina GonçalvesA avaliação tem vindo a ser, ao longo dos tempos, alvo de inúmeras críticas. Este facto deve-se à sua complexidade, à evolução que tem sofrido ao longo dos tempos e a todo o impacto que causa no meio escolar e familiar, “assim, a avaliação não é nem poderá ser uma ciência exata” (Marques, 2011, p.7). São objetivos deste estudo perceber os efeitos resultantes da aplicação das Provas de Aferição do 4.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico nos alunos e pais, as suas causas e consequências, de forma a criar uma proposta de ação junto das escolas, tendo em vista minorar as dificuldades e insucessos que os alunos manifestam nesta etapa. De forma a compreender as perceções dos pais e dos alunos em relação às provas de aferição de Língua Portuguesa e Matemática, neste estudo optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa. Assim, foram aplicados inquéritos por questionário aos 23 alunos da turma do 4.º ano de uma instituição em Braga, assim como aos respetivos Encarregados de Educação. Nesta circunstância, justifica-se a sensibilização dos professores do 1.º ciclo para a criação de estratégias que forneçam ao alunos e famílias apoio em todo o processo que envolve a avaliação.
- Relatório de estágio profissionalPublication . Deus, Ana Patrícia Afonso Rei de
- Estudo do desempenho, a curto e longo prazo, da incorporação de resíduos industriais nas composições de argamassa e betões de base cimentíciaPublication . Luís, Wilson Rosário da Cruz; Brás, Ana Margarida Armada; Marques, Pedro FaustinoA argamassa e o betão são dos materiais mais utilizados na indústria da construção civil. A sua aplicação está presente em diversas obras, isto deve-se às suas características no estado fresco - trabalhabilidade e no estado endurecido - durabilidade. O cimento é o principal componente para obter as composições de argamassa e betão, constituindo o ligante que manterá coeso todos os materiais. É do conhecimento geral que a produção de cimento é uma das atividades responsáveis pela grande emissão de CO2 para a atmosfera. Com recurso a adições de Cinzas de Fundo (CF) consegue-se contribuir para minimizar um problema de impacto ambiental e melhorar a economia do projecto. A adição de Cinzas de Fundo permite reduzir a quantidade de cimento utilizado nas composições de argamassa e betões. A presente dissertação teve como principal objectivo analisar o desempenho de argamassas e betões com substituição de cimento Portland CEM I 42,5R por CF. Proceder-se-á a avaliação da eficiência de adições de Cinzas de Fundo, com substituição de 10%, 15% e 20% , provenientes de uma central termoelétrica, recorrendo a ensaios em provetes prismáticos para as composições de argamassa, e para as composições de betão foram feitos provetes cubicos e cilindricos. Realizaram-se ensaios de forma a caracterizar argamassas de base cimentícia quanto ao seu desempenho no estado fresco e no estado endurecido, garantindo a trabalhabilidade das argamassas e dos betões através da introdução de dosagens de superplastificante. Nos ensaios no estado fresco verifica-se que a inclusão de CF aumenta o volume de pasta de ligante, que será benéfico para as características da argamassa, como a trabalhabilidade, provocando uma melhoria na sua plasticidade e coesão. Em relação ao estado endurecido, o comportamento mecânico das composições com adição de CF melhora em termos de flexão, mas em relação à compressão verifica-se um decréscimo de resistência – para as argamassas com adição de 10% de CF a resistência á compressão é cerca de 90% de uma argamassa de referência. Em relação as adições de 15 e 20% não se verifica uma variação significativa na resistência o que torna vantajoso a utilização de 20% de CF. Com este estudo, obteve-se como principal conclusão que a adição de Cinzas de Fundo influencia o comportamento da argamassa e do betão. E verifica-se que é possível em alguns casos substituir até 20% da massa de Cimento por CF.
- Adobe in Art-Nouveau Constructions in AveiroPublication . Oliveira, Cristina; Varum, Humberto; Costa, Aníbal
- Desenvolvimento de argamassas de revestimento com comportamento térmico melhoradoPublication . Leal, Márcio Manuel Rodrigues; Escola Superior de Tecnologia do BarreiroCom argamassas de revestimento melhoradas termicamente consegue-se contribuir para uma reabilitação energética de habitações, sem perda de área útil, à custa das características de adições.[...]O principal objetivo consiste no desenvolvimento de uma argamassa com o máximo possível de dosagem de cortiça ou de EPS, minimizando a condutibilidade térmica e a variação do seu custo, tirando partido de um resíduo da indústria corticeira e contribuindo para a sustentabilidade ambiental.