Browsing by Issue Date, starting with "2020-11-06"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- CASA DE FÉRIAS: ORIGEM, REFERÊNCIAS, PROJETO.Publication . Rosa, Diogo; Cannatà, MicheleUm projeto de uma casa de férias. Um trabalho de projeto para atingí-lo. Goios, Barcelos, mais concretamente a Rua de Escavinhos, é o local escolhido pelo cliente para a execução de um projeto. O plano, delineado pelo cliente, visa a construção de uma nova casa de férias de utilização esporádica. Este trabalho, como o título indica: “Uma casa de férias: Origem, Referências, Projeto.”, pretende levar-nos num caminho sobre três pontos de pensamento intelectual e intuitivo do arquiteto. Sendo assim, pretende-se apresentar, durante o trabalho de projeto, o processo que se desenvolveu ao longo da tese, a origem, onde ocorre troca de ideias entre o autor e os proprietários, o confronto das motivações e impulsos pessoais com as condicionantes e mais valias que se foram colocando, desde o programa, o próprio relacionamento com os clientes e a topografia. Numa segunda fase da viagem, encontramos a busca pelas referências, que nos leva à procura no consciente e subconsciente, não só na arquitetura, mas em pinturas e filmes. No final, encontramos o terceiro e último capítulo, o projeto, onde este se mostra desde o início até à constante evolução e desenvolvimento do trabalho realizado nalgumas fases. Desta forma, termina-se este ciclo, que corresponde ao fim do percurso académico, trabalho que se apresenta na presente dissertação, e que tem como objetivo formar e preparar para a prática da arquitetura em contexto real.
- CLUBE NÁUTICO DE MARECOS E A SUA ENVOLVENTEPublication . Coelho, João; Cannatà, MicheleA restruturação de uma paisagem envolve várias características e todas elas têm um enorme impacto entre o antes e depois, por mais pequena que seja a intervenção. O objetivo é procurar, através da história do local, restruturar a paisagem da praia de Marecos de forma a permeabilizar a circulação automóvel e pedonal e fazer uma arquitetura que, de alguma forma, se torne ausente da paisagem, refletindo-a, tentando contrariar a grande alteração paisagística. Para alcançar a ideia final, a comparação entre contraste e integração da arquitetura na paisagem que a acolhe foi fundamental, como também foi de grande importância o estudo evolutivo das frentes ribeirinhas para o centro das cidades. O resultado final é um projeto que encontra uma solução para este terreno que combate os espaços de circulação mútuos, o estacionamento em espaços verdes, a ausência de areal e caso seja confrontado com alguma cheia, todos os equipamentos e automóveis estarão salvaguardados através das cotas estabelecidas.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Casinhas, Joana de Oliveira Baptista Antunes; Cortez, Mariana Isabel Maruta GrazinaO presente trabalho foi realizado no âmbito das Unidades Curriculares de Estágio Profissional I, II e III referentes ao Mestrado em Educação Pré-Escolar, realizado na Escola Superior de Educação João de Deus. Ressalvo que, no ano letivo 2012/2013, estava a frequentar o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico na ESEJD, faltando-me apenas a defesa do relatório de estágio. Nesse ano interrompi os estudos e recomecei na elaboração da tese de Mestrado este ano de 2019/2020 para finalizar assim, o mestrado de Educação Pré- Escolar. Por esta razão, o presente trabalho inclui relatos deste antigo percurso. O presente relatório encontra-se estruturado da seguinte forma: Introdução, Capítulo I – Relatos do Estágio Profissional; Capítulo II – Planificações; Capítulo III – Avaliações; Capítulo IV – Apresentação de um Projeto; Considerações Finais; Referências Bibliográficas e Anexos. No Capítulo I, encontram-se sete relatos de aulas observadas referentes à Educação Pré−Escolar de aulas observadas. Foram apresentados ainda relatos de aulas dadas por mim, na Educação Pré-Escolar que estão sustentados com fundamentações teóricas. No Capítulo II, após uma fundamentação teórica sobre a importância da Planificação, apresento e fundamento seis planificações relativas a diferentes áreas da Educação Pré-Escolar, nomeadamente, na área do Conhecimento do Mundo, no domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, no domínio da Matemática. Posteriormente, foi abordado e fundamentado o tema dos Dispositivos de Avaliação, que contém três Dispositivos de Avaliação referentes ás áreas da Educação Pré−Escolar. Por último, no quarto capítulo, é apresentado um Trabalho de Projeto direcionado a crianças do Pré-Escolar envolvendo toda a comunidade escolar e a família das mesmas. O projeto chama-se “As Quatro Estações” e o objetivo deste projeto é que as crianças estejam em contacto com os subdomínios da música e das artes visuais em consonância.
- Women, Peace and Security - 20 years of UNSCR 1325Publication . Lacroix, Jean-Pierre; Hutchinson, Clare; Egnell, Robert; Marinaki, Mara; Jsaksson, Charlotte; Olsson, Louise; Wright, Katharine A. M.
- Como o cérebro processa a informação semântica em indivíduos com e sem perturbações do processamento auditivoPublication . Silva, Carla Matos, 1975-
- Das normas proibitivas do exercício profissional e os seus efeitos negativos na reintegração socialPublication . Costa, Elias Batista da; Afonso, João José RodriguesA nossa investigação tem por objetivo compreender em que sentido as normas que proíbem que os ex-condenados venham exercer determinadas atividades profissionais influenciam a ressocialização dos mesmos. Sabemos que seria de fácil compreensão, se não fosse o tempo e o espaço em que nos situamos, isto é, no século XXI, altura que nunca houve vozes mais gritantes clamando por uma ressocialização mais ativa. Época em que a humanização das penas se encontra mais do que enraizada na maioria dos ordenamentos jurídicos e, em Portugal, Estado de Direito Democrático. Consequentemente a finalidade da pena prende-se com a ressocialização e com a proteção de bens jurídicos. Estes dois princípios chocam-se concetualmente falando, pois, as normas referidas basicamente dizem: cumpriu a pena, mas não pode trabalhar neste ou naquele setor. No primeiro capítulo da nossa investigação fazemos uma abordagem geral das normas (secundárias) proibitivas do exercício profissional e explanamos algumas, meramente exemplificativas. E ainda articulamos estas normas com as normas principais (CP, CPP, CRP) e abordamos alguma jurisprudência, para mostrar como as decisões dos tribunais são muitas vezes contraditórias entre si, e até contrárias à ressocialização. No segundo capítulo, falamos sobre a importância do trabalho na reintegração social. No terceiro e último capítulo fazemos um balanço entre a reintegração social e a proteção de bens jurídicos. E também é dedicado à nossa conclusão. Palavras-chave: Normas; proibição; exercício profissional; reintegração social.
- Impact of cardiac rehabilitation physical fitness and health statusPublication . Pereira, Ângela Maria; Lameiras, Melanie; Tavares, Duarte; Dias, Jorge; Lorga, Sara; Bento, Sofia; Bento, Luísa
- Automação e robótica em soldadura industrialPublication . Guimarães, Tiago Gonçalves; Santos, Vítor Daniel Neto dos; Ferreira, João Paulo MoraisO presente relatório tem como objetivo descrever as tarefas efetuadas durante o estágio curricular do curso de Mestrado em Engenharia Eletrotécnica, na área da Automação e Comunicações em Sistemas Industriais, lecionado pelo Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, pertencente ao Instituto Politécnico de Coimbra. O estágio teve como empresa de acolhimento a Paka Robotics, empresa pertencente à Paka Group, a qual permitiu a aplicação de conhecimentos e competências adquiridas ao longo do percurso académico em áreas de implementação e gestão de projeto como de programação de autómatos, HMI e manipuladores industriais e um contacto direto com a realidade do mercado de trabalho nesta área. Durante o estágio participei em todas as etapas do processo de criação das máquinas produzidas na empresa através da implementação dos projetos mecânicos e, principalmente, projetos elétricos realizados pelas equipas responsáveis. A programação dos PLC e HMI, das diferentes máquinas acompanhadas, foi realizada inserida na equipa da empresa, tendo tido um papel de aprendizagem importante. Numa segunda fase surgiu a oportunidade de participar numa tarefa de maior responsabilidade, que consistiu na programação do PLC e HMI de uma única máquina. O acompanhamento e realização de diferentes funções de programação e processos como a verificação de segurança dos operadores e a implementação do projeto elétrico fornecido, resultaram num aprofundamento e desenvolvimento de conhecimentos em diferentes áreas, nomeadamente: instalações e projetos elétricos; programação de PLC Siemens e manipuladores industriais Panasonic; tipos de soldadura; protocolos de comunicação e sistemas de segurança. Este estágio proporcionou uma experiência bastante enriquecedora, uma vez que se traduziu numa boa integração, numa equipa experiente e disposta a complementar conhecimentos com a supervisão e colaboração na implementação de conhecimentos adquiridos, como novos métodos e técnicas de trabalho aplicados na indústria.