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- Relatório de estágio profissionalPublication . Veríssimo, Andreia Filipa de Sousa
- Relatório de estágio profissionalPublication . Costa, Mariana Meneses Pinheiro da
- Relatório de estágio profissionalPublication . Almeida, Filipa Carvalho de
- Relatório de estágio profissionalPublication . Jorge, Marisa Alves
- Relatório de estágio profissionalPublication . Ribeiro, Ana Margarida Gomes
- Relatório de estágio profissionalPublication . Rosa, Marta Raquel Batista da
- Relatório de estágio profissionalPublication . Veiga, Inês Sofia Rodrigues da Costa
- A perspetiva CTSA (ciências, tecnologia, sociedade e ambiente) para a promoção da literacia científica no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Abreu, Ana Elisa PereiraO presente estudo pretendeu saber se a perspetiva Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) contribui positivamente para a promoção da literacia científica dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico e particularmente, dos alunos do 4.º ano de escolaridade. Estes foram sujeitos a estratégias de ensino diferentes para conteúdos programáticos incluídos no estudo dos tópicos “O contacto entre terra e o mar” e “A qualidade do Ambiente” e uma prática pedagógica que incluía atividades dentro e fora de sala de aula (saídas de campo), para as quais foram elaborados diversos materiais específicos. Para o desenvolvimento do nosso estudo, de natureza qualitativa foram utilizadas como técnicas de recolha de dados a entrevista semiestruturada (antes e após a intervenção pedagógica), a observação participante e a análise documental, numa perspetiva eminentemente exploratória. O estudo mostrou que a perspetiva CTSA contribui para a promoção de aspetos da literacia científica, uma vez que os resultados obtidos nos provam que os alunos foram adquirindo conhecimentos que lhes permitiram no fim da intervenção pedagógica tomarem decisões informadas sobre a resolução da problemática dos sistemas litorais e relevando, progressivamente, maior domínio em opinar sobre a problemática em estudo. Os resultados mostram que a nossa intervenção pedagógica contribuiu para a aquisição de conhecimentos científicos por parte dos alunos e para a sensibilização dos mesmos para as questões de gestão das zonas costeiras.
- A importância de brincar com a matemática no ensino pré-escolar: um estudo de casoPublication . Silva, Ana Maria Monteiro dos Santos Gonçalves daO tema deste estudo, enquanto trabalho de investigação, surgiu da prática e do contexto profissional. Pretendo analisar os processos de aprendizagem de conceitos lógico-matemáticos com crianças em idade pré-escolar, em particular com 26 crianças de três anos de idade. Procurarei aferir e compreender de que forma a utilização de jogos e materiais matemáticos podem ajudar e contribuir para potenciar o desenvolvimento destes conceitos e da criança em geral e em particular com crianças de 3 anos de idade. Foram preparadas 12 atividades diferentes que foram desenvolvidas com as crianças e das quais obtivemos registos de observação. A investigação decorreu num espaço de 4 meses, entre outubro de 2012 e final de janeiro de 2013. No presente trabalho vou ter em linha de conta a convergência e respetiva análise de quatro fatores: a criança, a matemática, o lúdico e a sua importância, as suas aprendizagens e o papel da Educadora neste processo. Com base nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE) (ME,1997), definirei um conjunto de critérios e de níveis de desempenho para avaliar a aquisição dos conceitos matemáticos. Do ponto de vista metodológico vai ser um estudo qualitativo, cuja pesquisa se caracteriza por um “estudo de caso”. Para a sua concretização foi necessário recorrer a diferentes técnicas para fazer a recolha de dados: observação naturalista participante, notas de campo e pesquisa documental. Desta forma o presente trabalho de investigação, destina-se a compreender a forma como deve o educador agir para potenciar a aquisição e desenvolvimento de competências lógico-matemáticas. Os resultados sugerem que as crianças adquirem e desenvolvem com mais facilidade estas competências quando confrontadas com uma metodologia de aprendizagem em que o lúdico e o brincar desempenham um papel fundamental. Palavras-
- Relatório de estágio profissionalPublication . Antunes, Carina Fernanda Silva