Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.7 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Description
O presente Relatório tem uma estrutura específica, que segue as regras gerais para trabalhos académicos. Encontra-se, no seu início, uma introdução na qual são referidos os principais itens para a compreensão global deste, seguidamente está dividido em três capítulos; após os vários capítulos, encontra-se uma reflexão final, uma lista de referências bibliográficas e, por fim, são expostos os anexos pertinentes para este Relatório.
O primeiro capítulo é designado por Relatos Diários. Este encontra-se dividido por secções, em que cada secção corresponde a um momento de estágio, ou seja, a uma turma/grupo onde estagiei e nele são relatadas as vivências mais significativas de cada dia de estágio. Estas vivências, após serem referidas, serão fundamentadas teoricamente, justificando a sua importância ou o motivo pelo qual acho que não é correta a utilização dessas estratégias.
O segundo capítulo refere-se às Planificações. Neste, encontram-se algumas das atividades que realizei ao longo do Estágio Profissional, as quais foram planificadas com base no modelo T de Aprendizagem, foram pensadas conforme a metodologia e as estratégias que pretendia utilizar. Este capítulo terá também como função justificar, cientificamente, o motivo que me levou a utilizar essas estratégias e não outras.
O terceiro capítulo, denominado Dispositivos de Avaliação, está relacionado com o capítulo anterior, porque nele são apresentados os instrumentos de avaliação que organizei, para averiguar se as atividades, que propus durante o meu Estágio Profissional, foram bem-sucedidas perante o grupo de alunos a que foram aplicadas. As avaliações que realizei incidiram sobre a Área do Conhecimento do Mundo, o Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita e o Domínio da Matemática. As
3
bases teóricas, para justificar as estratégias de avaliação que utilizei, são também abordadas neste capítulo.
A Reflexão Final é a última fase do Relatório, na qual faço uma autoavaliação e uma autocritica a todo o meu percurso durante o Estágio Profissional.
Para manter o anonimato dos Jardins–Escolas, das educadoras/professoras e das restantes pessoas citadas ao longo do relatório, os nomes serão substituídos por códigos.
Keywords
Relatório Educação pré-escolar Ensino básico 1° ciclo