Repository logo
 

ESEJD - Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 123
  • Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV
    Publication . Oliveira, Ana Cátia Matos; Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques Serrano
    O presente Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV foi realizado no decorrer do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório é fruto de todas as experiências e aprendizagens que vivenciei durante os Estágios I,II,III e IV. O relatório encontra-se dividido em quatro capítulos distintos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Apresentação de uma Proposta de Trabalho de Projeto. O primeiro capítulo é referente a dez relatos de atividades/aulas observadas e realizadas durante os estágios, sendo que três foram dinamizadas por mim e as restantes foram observadas. Selecionei para este capítulo os relatos que considerei mais pertinentes. O segundo capítulo abrange oito planificações, quatro referentes a atividades planeadas para a Educação Pré-Escolar e outras quatro aulas planeadas para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. O terceiro capítulo é composto por quatro dispositivos de avaliação, dois são destinados à Educação Pré-Escolar e os restantes ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, incluindo a respetiva análise, interpretação e fundamentação dos resultados. O quarto capítulo apresenta uma proposta de trabalho de projeto intitulado de “(Entre)culturas”. Este projeto pretende consciencializar e promover atitudes de respeito e tolerância pela diversidade cultural. Por fim, termino este relatório com uma reflexão sobre o meu percurso, a prática pedagógica, o trabalho em equipa, bem como algumas limitações que senti no decorrer do Mestrado.
  • Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV
    Publication . Silva, Matilde Alexandra Lourenço; Boaventura, Diana Mendes
    O presente Relatório de Estágio Profissional tem como objetivo refletir sobre as vivências e aprendizagens realizadas nos estágios I, II, III e IV, ao longo do Mestrado Profissionalizante em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, iniciado em outubro de 2022 e finalizado em julho de 2024, na Escola Superior de Educação João de Deus. Este documento está dividido em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Trabalho de Projeto. No primeiro capítulo estão reunidos dez relatos de momentos que experienciei e considerei significativas no meu processo de formação enquanto futura docente. No decorrer dos relatos refleti sobre os mesmos de forma fundamentada de modo a sustentar a sua relevância no processo de ensino e aprendizagem. No segundo capítulo estão reunidas oito planificações realizadas por mim, quatro referentes a atividades realizadas em Educação Pré-Escolar e as quatro restantes no 1.º Ciclo do Ensino Básico, justificando as diferentes estratégias e recursos utilizados. O terceiro capítulo inclui quatro dispositivos de avaliação, realizados nas duas valências de ensino. É ainda feita a análise e interpretação dos resultados obtidos através da correção destes dispositivos. O quarto capítulo apresenta uma proposta de projeto educativo, denominado “Dar uma nova vida aos objetos”. Este projeto tem como objetivo incutir nos alunos a importância de um consumo responsável, desenvolvendo um conjunto de valores e atitudes de modo a tornarem-se cidadãos conscientes e responsáveis. Por último, apresento as considerações finais, e uma reflexão sobre as aprendizagens que realizei ao longo deste percurso.
  • Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV
    Publication . Oliveira, Maria Cristiana Lopes de; Botelho, Ana Teresa Ivens Ferraz Colares Pereira da Silveira
    O presente Relatório de Estágio Profissional surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e é referente às unidades curriculares de Estágio Profissional I, II, III e IV com a duração de 4 semestres. Um dos objetivos principais deste relatório é representar o processo de ligação entre a teoria e a prática pedagógica. Apresentar, analisar e refletir sobre as experiências vividas ao longo do estágio torna-se fundamental para um futuro professor. Tal como defendem Amaral et al. (1996, p. 99), “os professores reflexivos são aqueles que são capazes de criticar e desenvolver as suas teorias sobre a prática ao refletirem, sozinhos ou em conjunto, na ação e sobre ela assim como sobre as condições que as modelam”. Os alunos, através do seu estágio, têm oportunidade de observar, planificar a intervenção, e refletir sobre a mesma. A metodologia seguida foi de tipo qualitativo, utilizando a observação participante e a revisão documental como principais instrumentos para fazer a recolha de dados. Freixo (2011, p. 196), explicita “que a observação participante tem lugar quando o investigador participa na situação estudada”. Esta formação foi sempre acompanhada e orientada pelos educadores cooperantes e pela equipa de supervisão da Escola Superior de Educação João de Deus. Valério (2022, p. 148), realça a importância da supervisão dizendo que o supervisor é um “recurso estratégico de grande potencial para a formação”, uma vez que ajuda no processo de formação de professores. Outros autores, corroboram esta ideia, acrescentando qual é o trabalho de um supervisor. Amaral et al. (1996) referem que o supervisor participa no processo de acompanhamento, orientação e desenvolvimento dos alunos, sobretudo na identificação de problemas ou questões cruciais, planificação e implementação de atividades nessa realidade. Além disso, ajuda, também a consciencializar os alunos para a forma como vão implementar essas atividades. O estágio foi desenvolvido em 4 escolas diferentes da região de Lisboa nas valências da Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, entre o mês de outubro de 2022 e o mês de julho de 2024.
  • Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV
    Publication . Farrica, Margarida Filipa Domingos; Almeida, José Maria de
    O atual Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV engloba experiências e aprendizagens realizadas no âmbito do Mestrado Profissionalizante em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, iniciado em setembro de 2022 e concluído em julho de 2024. O presente relatório está organizado em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e um Trabalho de Projeto. No capítulo intitulado de Relatos são descritas dez situações, sejam estas jogos, atividades ou aulas, que me pareceram pertinentes para a minha evolução enquanto profissional. As diversas descrições e reflexão encontram-se fundamentadas com diversos autores. No segundo capítulo são apresentadas oito planificações, quatro de atividades realizadas em Educação Pré-Escolar e as restantes quatro de aulas no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, considerando a relevância das estratégias e recursos utilizados através de literatura de referência. O terceiro capítulo inclui quatro dispositivos de avaliação, dois referentes à Educação Pré-Escolar e dois destinados ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, com análise e interpretação de resultados. O último capítulo é referente a uma proposta de um Trabalho de Projeto, intitulado de “O que é que vou ser quando for grande?”, é um projeto que tem como principal objetivo dar a conhecer aos alunos algumas profissões essenciais no passado e despertar a curiosidade dos mesmo sobre a evolução dessas mesmas profissões nos dias de hoje. Por fim, apresento as considerações finais deste relatório, referindo as aprendizagens, as limitações e potenciais projetos futuros.
  • Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV
    Publication . Guerreiro, Cátia Sofia Ascenção Ferreira; Almeida, José Maria de
    O Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), iniciado em setembro de 2022 e finalizado em julho de 2024, na Escola Superior de Educação João de Deus, integra as unidades curriculares de Estágio Profissional I, II, III e IV que permitiram a realização deste Relatório de Estágio, uma reflexão sobre diversos temas que integram a área da investigação em Educação. Este Relatório de Estágio Profissional está dividido em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Trabalho de Projeto. No primeiro capítulo, apresento relatos de estágio, detalhados e fundamentados através de revisão de literatura, com dez narrativas, que presenciei e vivenciei e que considero muito importantes para a minha formação profissional. Desses relatos, três, foram planeados e orientados, por mim. O segundo capítulo compreende oito planificações, quatro de atividades realizadas em Educação Pré-Escolar e as restantes quatro de aulas lecionadas no 1.º Ciclo do Ensino Básico, todas justificadas teoricamente de acordo com a literatura de referência nos diversos domínios, áreas e disciplinas estabelecidos pelos documentos orientadores. No capítulo quatro, referente aos Dispositivos de Avaliação, apresento quatro dispositivos de avaliação, de diferentes domínios e disciplinas, em que se definem parâmetros, critérios e cotações, tal como a análise dos dados recolhidos. O quarto e último capítulo apresenta uma atividade de Trabalho de Projeto, estruturado através da Metodologia de Trabalho de Projeto, intitulado “Oficina da Criançada”, para aprofundar conhecimentos relativos aos Direitos da Criança (significado, valores que transmitem e princípios adjacentes). Todo o projeto é enquadrado e sustentado teoricamente recorrendo à literatura. Por fim, o relatório termina com uma reflexão sobre todo o percurso realizado durante os últimos dois anos, realçando não só a simbiose entre a teoria e a prática em sala de aula, como também a importância do Estágio Profissional como potenciador de conhecimento, aperfeiçoador da capacidade reflexiva necessária ao desenvolvimento profissional e parceiro do sucesso escolar dos alunos.
  • Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV
    Publication . Quintas, Beatriz Maria Silva Martins; Almeida, José Maria de
    O presente Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV visa refletir sobre as experiências e aprendizagens adquiridas ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, e foi elaborado ao longo de quatro semestres. Este relatório é composto por diversas experiências e aprendizagens que tive durante os Estágios I, II, III e IV. O relatório está dividido em quatro capítulos, mas ainda antes desses quatro capítulos, apresento a introdução para relevar a importância do estágio profissional, fazer uma breve descrição de todas as escolas onde realizei os estágios e uma calendarização de como foram organizados esses mesmos estágios. O primeiro capítulo compreende dez relatos de estágio, sendo que três deles são referentes a atividades/ aulas realizadas por mim e os restantes sete são o resultado da observação de atividades/aulas assistidas. Neste capítulo são analisados esses mesmos relatos dando a conhecer as suas inferências fundamentadas. No segundo capítulo faço a apresentação de oito planificações, quatro delas foram realizadas na valência da Educação Pré-Escolar e as outras quatro realizadas na valência do 1.º Ciclo do Ensino Básico, um capítulo que abrange também as estratégias utilizadas e uma pequena reflexão, componentes devidamente fundamentadas. O terceiro capítulo é constituído por quatro diapositivos de avaliação, resultantes da sua aplicação nas duas valências de ensino, dois deles dizem respeito à Educação Pré-Escolar e as outras duas realizadas no 1.º Ciclo do Ensino Básico Os resultados das avaliações são analisados e interpretados com autores. O quarto e último capítulo apresenta uma proposta de um Trabalho de Projeto, desenvolvido por mim e intitula-se de “A origem dos alimentos”. Este projeto está pensado para alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
  • Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV
    Publication . Silva, Rafaela Gonçalves; Sampaio, Maria Fernanda dos Santos Mendes
    Este Relatório de Estágio Profissional tem como principal objetivo refletir sobre as vivências e as diferentes atividades/ aulas que realizei e assisti, ao longo dos estágios I, II, III e IV, realizados no 1.º e 2.º ano de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação João de Deus. O presente Relatório de Estágio é constituído por uma introdução e, de seguida, encontra-se dividido em quatro capítulos: Relatos de Estágio, Planificações, Dispositivos de Avaliação e um trabalho de projeto. No primeiro capítulo estão apresentados dez relatos de estágio que achei pertinentes relatar e sobre os quais apresento uma fundamentação teórica. Quanto aos relatos, três deles são relativos a atividades ou aulas lecionadas por mim e os restantes, sete, são de atividades/ aulas que observei ao longo dos estágios. O segundo capítulo apresenta oito planificações referentes ao Pré-Escolar e ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, com respetivas reflexões sobre as estratégias e recursos utilizados, tendo como suporte a opinião de alguns autores. Quatro planificações são conduzidas por mim com crianças da Educação Pré-Escolar, e as outras quatro são referentes a aulas que planeei para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Após um enquadramento teórico o terceiro capítulo, é constituído por quatros dispositivos de avaliação, sendo um referente à Educação Pré-Escolar e os restantes são referentes ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais especificamente o 1.º, 3.º e 4.º anos, para cada dispositivo de avaliação é realizada uma análise e reflexão sobre os resultados obtidos. O quarto e último capítulo apresenta uma proposta de projeto que tem como título “O que quero ser quando crescer”. Este projeto tem como principal objetivo dar a conhecer aos alunos as diferentes profissões existentes na sociedade e sensibilizá-los para a importância das mesmas. Por fim, teremos as considerações finais deste relatório, seguidas das referências bibliográficas e término com os documentos que estão identificados ao longo de todo o documento.
  • RELATÓRIO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL I, II, III E IV
    Publication . Duarte, Andreia Sofia Ribeiro; Almeida, José Maria de
    O presente Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV reúne experiências e aprendizagens realizada no âmbito do Mestrado Profissionalizante em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, iniciado em setembro de 2021 e finalizado em julho de 2023. O relatório está dividido em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e um Trabalho de Projeto. No primeiro capítulo descrevo dez momentos de estágio que presenciei e considero relevantes para a minha formação enquanto futura docente. Ao longo destes relatos descrevi atividades, aulas ou situações vivenciadas em contexto de estágio com a respetiva fundamentação que diversos autores defendem. No capítulo das Planificações são apresentadas oito planificações, quatro de atividades realizadas em Educação Pré-Escolar e as restantes quatro de aulas no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As diferentes estratégias utilizadas são justificadas através de literatura de referência. O terceiro capítulo inclui quatro dispositivos de avaliação, dois referentes à Educação Pré-Escolar e dois destinados ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, com análise e interpretação de resultados. O último capítulo é referente a uma proposta de um Trabalho de Projeto, intitulado de ResCafé, é um projeto que tem como principal objetivo tornar as crianças mais consciente dos desperdícios alimentares e encontrar estratégias para o seu reaproveitamento. O relatório termina com uma reflexão sobre o meu percurso ao longo destes dois anos de mestrado.
  • Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV
    Publication . Antunes, Márcia Sofia Varela; Reis, Maria Paula Colares Pereira dos
    Este Relatório de Estágio Profissional tem como objetivo refletir sobre diversos temas na área da investigação em Educação e contempla vários momentos vivenciados ao longo dos estágios I, II, III e IV, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino de 1.º Ciclo do Ensino Básico, iniciado em outubro de 2021 e finalizado em julho de 2023, na Escola Superior de Educação João de Deus. O presente relatório foi dividido em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Proposta de Projeto. O primeiro capítulo contém dez relatos de atividades e aulas que considerei significativas no processo de formação enquanto futura profissional de educação, nas duas valências, a par de uma reflexão fundamentada que sustenta a sua relevância no processo de ensino-aprendizagem. No segundo capítulo são apresentadas oito planificações de atividades e aulas lecionadas por mim, considerando a relevância das estratégias e recursos utilizados através de literatura de referência. O terceiro capítulo inclui, a par do respetivo enquadramento teórico, quatro dispositivos de avaliação. Neste capítulo serão discutidos e analisados os resultados das avaliações efetuadas. O quarto capítulo apresenta uma proposta de projeto educativo, intitulado de “Uma quinta na escola”. O projeto tem como objetivo, potenciar a curiosidade das crianças acerca dos animais da quinta criando uma quinta pedagógica na escola. Por fim, apresento as considerações finais deste trabalho, enaltecendo as aprendizagens realizadas ao longo desta etapa formativa. O presente relatório representa uma parte importante na minha formação.
  • Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV
    Publication . Lévi, Ana Margarida Marques; Ruivo, Isabel Maria Silva