Repository logo
 

ESEJD - Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 129
  • Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV
    Publication . Catarina Tarana Gonçalves Inocêncio; Sampaio, Maria Fernanda dos Santos Mendes
    O presente Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV reflete o percurso formativo realizado no âmbito do Mestrado Profissionalizante em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, iniciado em setembro de 2023 e concluído em julho de 2025. Este documento encontra-se estruturado em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e de Trabalho de Projeto. No primeiro capítulo, intitulado Relatos, são partilhadas dez experiências significativas que contribuíram de forma marcante para o meu desenvolvimento profissional. Cada situação é acompanhada por uma reflexão crítica, sustentada por diversos autores. O segundo capítulo reúne oito planificações: quatro dirigidas ao contexto da Educação Pré-Escolar e outras quatro ao Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estas propostas foram construídas tendo por base diferentes metodologias, recursos didáticos adequados e enquadramento teórico fundamentado na literatura especializada. No terceiro capítulo são apresentados quatro dispositivos de avaliação, dois relativos à Educação Pré-Escolar e dois ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, contendo a análise dos dados recolhidos e a respetiva interpretação dos resultados obtidos. O quarto e último capítulo é dedicado à apresentação de uma proposta de Trabalho de Projeto intitulado “GreenEdu” o qual teve como propósito sensibilizar as crianças para a importância dos espaços verdes. Para finalizar, são apresentadas as considerações finais do relatório, nas quais se destacam os principais conhecimentos adquiridos, as dificuldades encontradas ao longo do processo e a possibilidade de dar continuidade e aprofundamento futuro deste percurso formativo.
  • Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV
    Publication . Ana Filipa da Silva Pingueiro; Almeida, José Maria de
    O presente Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV tem como principal objetivo refletir sobre as experiências e aprendizagens que me foram proporcionadas ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que foi elaborado ao longo de quatro semestres. A metodologia utilizada neste relatório foi de natureza qualitativa, com recolha de dados em ambiente educativo, utilizando como instrumentos de recolha de dados a observação e a análise documental. Este documento organiza-se em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e um Trabalho de Projeto. O primeiro capítulo reúne dez relatos significativos de momentos vivenciados em contexto de estágio profissional, selecionados pela sua relevância para o meu processo de formação enquanto futura docente. Na descrição dos relatos, recorri a uma análise dos mesmos dando a conhecer as suas inferências devidamente fundamentadas. No segundo capítulo, dedicado às planificações, apresento um conjunto de oito propostas de atividades/aulas, quatro concebidas para a valência da Educação Pré-Escolar e quatro para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. O terceiro capítulo integra quatro dispositivos de avaliação, um direcionado à Educação Pré-Escolar e três ao 1.º Ciclo do Ensino Básico. Cada dispositivo é acompanhado da respetiva análise e interpretação dos resultados obtidos. Por fim, no quarto capítulo, é apresentada uma proposta de trabalho de projeto, intitulada de “Gotas com Futuro”, centrada na valorização da água como recurso essencial à vida e cada vez mais escasso. Este projeto visa sensibilizar as crianças para a importância da preservação da água, promovendo atitudes responsáveis e conscientes desde a infância. O relatório termina com as considerações finais, nas quais reflito criticamente sobre o meu percurso, as aprendizagens, os desafios e as limitações sentidas ao longo do estágio e da elaboração deste relatório.
  • Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV
    Publication . Patrícia Isabel da Costa Luís Carreto; Sampaio, Maria Fernanda dos Santos Mendes
    O presente Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV foi escrito no âmbito do Mestrado Profissionalizante em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, durante os anos letivo 2023-2024 e 2024-2025, onde constam experiências e aprendizagens desenvolvidas e vivenciadas ao longo do estágio profissional I, II, III e IV. O grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico é obtido com a defesa pública do mesmo. Este relatório encontra-se organizado em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Trabalho de Projeto. No primeiro capítulo, estão descritos dez relatos de estágio, três dinamizados por mim e sete observados, apresentando atividades e aulas, em contextos pertinentes, para o meu enriquecimento pessoal e profissional. O segundo capítulo contempla oito planificações, quatro de atividades realizadas na Educação Pré-Escolar e quatro de aulas realizadas no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, orientadas por mim. Em ambos os capítulos, as descrições e reflexões realizadas estão fundamentadas com autores de especialidades variadas. No terceiro capítulo estão apresentados quatro dispositivos de avaliação, sendo dois aplicados em Educação Pré-Escolar e dois realizados no 1.º Ciclo do Ensino Básico, com a respetiva análise, interpretação e fundamentação dos resultados obtidos. O último e quarto capítulo aborda uma proposta de um Trabalho de Projeto, designado de “Mais que uma floresta, uma casa para os seres vivos”, este projeto tem como objetivo sensibilizar e consciencializar as crianças para as questões e problemas ambientais causados pelos incêndios florestais, pela desflorestação e, consequentemente, o impacto da ação humana nos mesmos. Por fim, apresento as considerações finais deste relatório, referindo as aprendizagens, as limitações e potenciais projetos futuros.
  • Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV
    Publication . Tânia Constantino Botelho; Almeida, José Maria de
    O presente Relatório de Estágio Profissional reúne e reflete sobre as experiências e aprendizagens desenvolvidas ao longo dos estágios I, II, III e IV, realizados no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação João de Deus. Estes quatro semestres permitiram-me aprofundar conhecimentos, práticas pedagógicas e crescer enquanto futura profissional de educação. A metodologia de investigação utilizada foi de natureza qualitativa, com recolha de dados em ambiente de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo, utilizando como instrumento de recolha de dados a observação e a análise documental. O relatório está dividido em quatro capítulos: os relatos de estágio, as planificações, os dispositivos de avaliação e a proposta de um Trabalho de Projeto. No primeiro capítulo estão reunidos dez relatos de estágio que considerei relevantes, sendo que três são referentes a atividades/aulas dinamizadas por mim e os sete restantes foram assistidos por mim e dinamizados pela professora orientadora ou colega de estágio, devidamente fundamentados. O segundo capítulo é referente a oito planificações, todas dinamizadas por mim, sendo que quatro delas foram realizadas na valência da Educação Pré-Escolar e as restantes quatro foram realizadas na valência do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste capítulo são fundamentadas as estratégias planificadas para cada atividade/aula. No terceiro capítulo apresento quatro dispositivos de avaliação, que foram devidamente aplicados e, posteriormente, analisados e interpretados através de parâmetros e critérios de avaliação. No quarto e último capítulo é apresentado uma proposta de um Trabalho de Projeto. Este projeto tem como objetivo consciencializar os alunos para os problemas costeiros e comportamentos a manter para os controlar. O relatório termina com as considerações finais, nas quais reflito sobre as aprendizagens ao longo do meu percurso.
  • Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV
    Publication . Inês Sofia Barbosa Viegas D’ Abreu; Botelho, Teresa da Silveira
    O presente Relatório de Estágio Profissional surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e é referente às unidades curriculares de Estágio Profissional I, II, III e IV com a duração de 4 semestres. Este relatório tem como principal objetivo evidenciar a articulação entre os saberes teóricos adquiridos e a prática pedagógica vivenciada durante todos os períodos de estágio. Vianin (2023) destaca que se trata “não só de articular a teoria e a prática, mas também de utilizar intencionalmente os saberes académicos para enriquecer a formação” (p. 31). Através do estágio, os alunos têm oportunidade de planificar e intervir, observar e refletir. A metodologia adotada enquadra-se numa abordagem qualitativa, uma vez que se procurou compreender os fenómenos educativos partindo das experiências de todos os intervenientes, em contextos reais. Neste sentido, Freixo (2011) refere que “a observação participante tem lugar quando o investigador participa na situação estudada” (p. 196), evidenciando desse modo, a relevância face à participação ativa. Esta formação foi sempre acompanhada e orientada pelos docentes cooperantes e pela equipa de supervisão da Escola Superior de Educação João de Deus. De acordo com Vianin (2023) a supervisão “visa desenvolver no estudante a identidade profissional graças à prática reflexiva” (p. 18). A supervisão é entendida como um espaço de escuta ativa, análise crítica e orientação, promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional, servindo desse modo, como base para a prática de uma formação reflexiva, na medida em que apoia o futuro professor na análise crítica das suas experiências. Tal como referem Amaral et al. (1996), a reflexão perante a ação é “um processo que fomenta a evolução e o desenvolvimento profissional do professor, levando-o a construir a sua forma de conhecer” (p. 97). O estágio foi desenvolvido em 2 escolas diferentes da região de Lisboa nas valências da Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, durante o período de setembro de 2023 a julho de 2025.
  • Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV
    Publication . Filipa Magalhães Osório; Reis, Paula Colares Pereira dos
    O seguinte Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV apresenta experiências e aprendizagens realizadas no âmbito do Mestrado Profissionalizante em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, iniciou-se em setembro de 2023 e finalizou-se em julho de 2025. O relatório está dividido em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e uma Proposta de Trabalho de Projeto. No primeiro capítulo relato dez momentos de estágio que observei e considero relevantes para a minha formação enquanto futura docente. Ao longo destes relatos abordei atividades, aulas ou situações vividas em contexto de estágio com a respetiva fundamentação teórica. No segundo capítulo das Planificações são exibidas oito planificações, quatro de atividades realizadas em Educação Pré-Escolar e as restantes quatro de aulas do Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico também suportados por autores. O terceiro capítulo abrange quatro dispositivos de avaliação, dois alusivos à Educação Pré-Escolar e dois designados ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde foi realizado a análise e interpretação de resultados. O último capítulo é alusivo à proposta de um Trabalho de Projeto, denominado de “Da Praia para o Museu”. O objetivo deste projeto é consciencializar as crianças para o perigo e para a quantidade de plásticos nas praias também arranjar uma solução para transformar esses mesmos plásticos. Este relatório termina com uma reflexão sobre o percurso que realizei ao longo destes dois anos de mestrado.
  • Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV
    Publication . Oliveira, Ana Cátia Matos; Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques Serrano
    O presente Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV foi realizado no decorrer do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório é fruto de todas as experiências e aprendizagens que vivenciei durante os Estágios I,II,III e IV. O relatório encontra-se dividido em quatro capítulos distintos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Apresentação de uma Proposta de Trabalho de Projeto. O primeiro capítulo é referente a dez relatos de atividades/aulas observadas e realizadas durante os estágios, sendo que três foram dinamizadas por mim e as restantes foram observadas. Selecionei para este capítulo os relatos que considerei mais pertinentes. O segundo capítulo abrange oito planificações, quatro referentes a atividades planeadas para a Educação Pré-Escolar e outras quatro aulas planeadas para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. O terceiro capítulo é composto por quatro dispositivos de avaliação, dois são destinados à Educação Pré-Escolar e os restantes ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, incluindo a respetiva análise, interpretação e fundamentação dos resultados. O quarto capítulo apresenta uma proposta de trabalho de projeto intitulado de “(Entre)culturas”. Este projeto pretende consciencializar e promover atitudes de respeito e tolerância pela diversidade cultural. Por fim, termino este relatório com uma reflexão sobre o meu percurso, a prática pedagógica, o trabalho em equipa, bem como algumas limitações que senti no decorrer do Mestrado.
  • Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV
    Publication . Silva, Matilde Alexandra Lourenço; Boaventura, Diana Mendes
    O presente Relatório de Estágio Profissional tem como objetivo refletir sobre as vivências e aprendizagens realizadas nos estágios I, II, III e IV, ao longo do Mestrado Profissionalizante em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, iniciado em outubro de 2022 e finalizado em julho de 2024, na Escola Superior de Educação João de Deus. Este documento está dividido em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Trabalho de Projeto. No primeiro capítulo estão reunidos dez relatos de momentos que experienciei e considerei significativas no meu processo de formação enquanto futura docente. No decorrer dos relatos refleti sobre os mesmos de forma fundamentada de modo a sustentar a sua relevância no processo de ensino e aprendizagem. No segundo capítulo estão reunidas oito planificações realizadas por mim, quatro referentes a atividades realizadas em Educação Pré-Escolar e as quatro restantes no 1.º Ciclo do Ensino Básico, justificando as diferentes estratégias e recursos utilizados. O terceiro capítulo inclui quatro dispositivos de avaliação, realizados nas duas valências de ensino. É ainda feita a análise e interpretação dos resultados obtidos através da correção destes dispositivos. O quarto capítulo apresenta uma proposta de projeto educativo, denominado “Dar uma nova vida aos objetos”. Este projeto tem como objetivo incutir nos alunos a importância de um consumo responsável, desenvolvendo um conjunto de valores e atitudes de modo a tornarem-se cidadãos conscientes e responsáveis. Por último, apresento as considerações finais, e uma reflexão sobre as aprendizagens que realizei ao longo deste percurso.
  • Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV
    Publication . Oliveira, Maria Cristiana Lopes de; Botelho, Ana Teresa Ivens Ferraz Colares Pereira da Silveira
    O presente Relatório de Estágio Profissional surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e é referente às unidades curriculares de Estágio Profissional I, II, III e IV com a duração de 4 semestres. Um dos objetivos principais deste relatório é representar o processo de ligação entre a teoria e a prática pedagógica. Apresentar, analisar e refletir sobre as experiências vividas ao longo do estágio torna-se fundamental para um futuro professor. Tal como defendem Amaral et al. (1996, p. 99), “os professores reflexivos são aqueles que são capazes de criticar e desenvolver as suas teorias sobre a prática ao refletirem, sozinhos ou em conjunto, na ação e sobre ela assim como sobre as condições que as modelam”. Os alunos, através do seu estágio, têm oportunidade de observar, planificar a intervenção, e refletir sobre a mesma. A metodologia seguida foi de tipo qualitativo, utilizando a observação participante e a revisão documental como principais instrumentos para fazer a recolha de dados. Freixo (2011, p. 196), explicita “que a observação participante tem lugar quando o investigador participa na situação estudada”. Esta formação foi sempre acompanhada e orientada pelos educadores cooperantes e pela equipa de supervisão da Escola Superior de Educação João de Deus. Valério (2022, p. 148), realça a importância da supervisão dizendo que o supervisor é um “recurso estratégico de grande potencial para a formação”, uma vez que ajuda no processo de formação de professores. Outros autores, corroboram esta ideia, acrescentando qual é o trabalho de um supervisor. Amaral et al. (1996) referem que o supervisor participa no processo de acompanhamento, orientação e desenvolvimento dos alunos, sobretudo na identificação de problemas ou questões cruciais, planificação e implementação de atividades nessa realidade. Além disso, ajuda, também a consciencializar os alunos para a forma como vão implementar essas atividades. O estágio foi desenvolvido em 4 escolas diferentes da região de Lisboa nas valências da Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, entre o mês de outubro de 2022 e o mês de julho de 2024.
  • Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV
    Publication . Farrica, Margarida Filipa Domingos; Almeida, José Maria de
    O atual Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV engloba experiências e aprendizagens realizadas no âmbito do Mestrado Profissionalizante em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, iniciado em setembro de 2022 e concluído em julho de 2024. O presente relatório está organizado em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e um Trabalho de Projeto. No capítulo intitulado de Relatos são descritas dez situações, sejam estas jogos, atividades ou aulas, que me pareceram pertinentes para a minha evolução enquanto profissional. As diversas descrições e reflexão encontram-se fundamentadas com diversos autores. No segundo capítulo são apresentadas oito planificações, quatro de atividades realizadas em Educação Pré-Escolar e as restantes quatro de aulas no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, considerando a relevância das estratégias e recursos utilizados através de literatura de referência. O terceiro capítulo inclui quatro dispositivos de avaliação, dois referentes à Educação Pré-Escolar e dois destinados ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, com análise e interpretação de resultados. O último capítulo é referente a uma proposta de um Trabalho de Projeto, intitulado de “O que é que vou ser quando for grande?”, é um projeto que tem como principal objetivo dar a conhecer aos alunos algumas profissões essenciais no passado e despertar a curiosidade dos mesmo sobre a evolução dessas mesmas profissões nos dias de hoje. Por fim, apresento as considerações finais deste relatório, referindo as aprendizagens, as limitações e potenciais projetos futuros.