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- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Silva, Matilde Alexandra Lourenço; Boaventura, Diana MendesO presente Relatório de Estágio Profissional tem como objetivo refletir sobre as vivências e aprendizagens realizadas nos estágios I, II, III e IV, ao longo do Mestrado Profissionalizante em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, iniciado em outubro de 2022 e finalizado em julho de 2024, na Escola Superior de Educação João de Deus. Este documento está dividido em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Trabalho de Projeto. No primeiro capítulo estão reunidos dez relatos de momentos que experienciei e considerei significativas no meu processo de formação enquanto futura docente. No decorrer dos relatos refleti sobre os mesmos de forma fundamentada de modo a sustentar a sua relevância no processo de ensino e aprendizagem. No segundo capítulo estão reunidas oito planificações realizadas por mim, quatro referentes a atividades realizadas em Educação Pré-Escolar e as quatro restantes no 1.º Ciclo do Ensino Básico, justificando as diferentes estratégias e recursos utilizados. O terceiro capítulo inclui quatro dispositivos de avaliação, realizados nas duas valências de ensino. É ainda feita a análise e interpretação dos resultados obtidos através da correção destes dispositivos. O quarto capítulo apresenta uma proposta de projeto educativo, denominado “Dar uma nova vida aos objetos”. Este projeto tem como objetivo incutir nos alunos a importância de um consumo responsável, desenvolvendo um conjunto de valores e atitudes de modo a tornarem-se cidadãos conscientes e responsáveis. Por último, apresento as considerações finais, e uma reflexão sobre as aprendizagens que realizei ao longo deste percurso.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Guerreiro, Cátia Sofia Ascenção Ferreira; Almeida, José Maria deO Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), iniciado em setembro de 2022 e finalizado em julho de 2024, na Escola Superior de Educação João de Deus, integra as unidades curriculares de Estágio Profissional I, II, III e IV que permitiram a realização deste Relatório de Estágio, uma reflexão sobre diversos temas que integram a área da investigação em Educação. Este Relatório de Estágio Profissional está dividido em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Trabalho de Projeto. No primeiro capítulo, apresento relatos de estágio, detalhados e fundamentados através de revisão de literatura, com dez narrativas, que presenciei e vivenciei e que considero muito importantes para a minha formação profissional. Desses relatos, três, foram planeados e orientados, por mim. O segundo capítulo compreende oito planificações, quatro de atividades realizadas em Educação Pré-Escolar e as restantes quatro de aulas lecionadas no 1.º Ciclo do Ensino Básico, todas justificadas teoricamente de acordo com a literatura de referência nos diversos domínios, áreas e disciplinas estabelecidos pelos documentos orientadores. No capítulo quatro, referente aos Dispositivos de Avaliação, apresento quatro dispositivos de avaliação, de diferentes domínios e disciplinas, em que se definem parâmetros, critérios e cotações, tal como a análise dos dados recolhidos. O quarto e último capítulo apresenta uma atividade de Trabalho de Projeto, estruturado através da Metodologia de Trabalho de Projeto, intitulado “Oficina da Criançada”, para aprofundar conhecimentos relativos aos Direitos da Criança (significado, valores que transmitem e princípios adjacentes). Todo o projeto é enquadrado e sustentado teoricamente recorrendo à literatura. Por fim, o relatório termina com uma reflexão sobre todo o percurso realizado durante os últimos dois anos, realçando não só a simbiose entre a teoria e a prática em sala de aula, como também a importância do Estágio Profissional como potenciador de conhecimento, aperfeiçoador da capacidade reflexiva necessária ao desenvolvimento profissional e parceiro do sucesso escolar dos alunos.
- Promoção da autonomia das famílias idosas no domicílio:Publication . Pinheiro, Ana Alexandra dos Santos; Brito, Maria Emília Campos deO envelhecimento populacional destaca-se como uma das mudanças sociais mais marcantes do século XXI com amplas repercussões laborais, financeiras, habitacionais e familiares, tal como indicado pela Organização das Nações Unidas (2019). Em Portugal, os dados do Censos 2021 evidenciam que a população com mais de 70 anos representa 17,1%, com um índice de dependência de idosos de 36,9%, observando-se um aumento notável de idosos que vivem sozinhos. Nesse contexto, é fundamental desenvolver estratégias de saúde para promover um envelhecimento autónomo e saudável. Este relatório documenta o percurso das atividades desenvolvidas durante o estágio com vista à obtenção do grau de mestre e especialista em enfermagem comunitária área de especialização em enfermagem de saúde familiar. Foi utilizada a metodologia de projeto e o Modelo de Calgary de Avaliação e Intervenção Familiar apresentado por Wright & Leahey (2011) com o objetivo de promover a autonomia das famílias idosas no domicílio. Conduzida uma revisão Scoping cujos resultados sugerem que o enfermeiro especialista em saúde familiar pode promover a autonomia das famílias idosas através de um suporte personalizado, educação, treino e coordenação dos cuidados. Foi desenvolvido um estudo de investigação quantitativo, transversal e descritivo, com o objetivo de caracterizar a autonomia das famílias idosas no domicílio cujas conclusões destacam a visita domiciliária como estratégia eficaz para a promoção da autonomia das famílias idosas. Através de avaliação familiar, elaboração de planos de cuidados personalizados e oferta de educação em saúde, o enfermeiro de família atua contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, capacitando as famílias a enfrentarem os desafios inerentes ao processo de envelhecimento.
- Dança como Intervenção Terapêutica no Adolescente com Perturbação do Comportamento AlimentarPublication . Yatsenko, Anastasiya; Lopes, Joaquim Manuel de OliveiraO presente relatório é consequência de desenvolvimento de um projeto no estágio na área de Pedopsiquiatria no contexto hospitalar e comunitário, que foi realizado com objetivo de desenvolver e consolidar competências comuns de Enfermeiro Especialista (EE) e competências específicas de Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica (EESMP). No estágio foi integrado a aplicação do projeto “Dança como Intervenção Terapêutica com Adolescente com Perturbação de Comportamento Alimentar”. Considerando a própria adolescência uma fase de transição desenvolvimental, tanto como as possíveis transições que podem ocorrer nesta etapa de vida, em que o enfermeiro tem um papel de mediar estas transições, o principal modelo teórico em que se sustentou este projeto é a Teoria das Transições da Afaf Meleis. A Teoria do Cuidado Humano da Jean Watson vem sustentar a dança como a intervenção holística de enfermagem, que promove a expressão de sentimentos através da linguagem não-verbal, promovendo a consciência de si e do outro. A intervenção de dança baseada na estrutura, elaborada pela Gabriela Ruth, de 5rithms. Nesta sequência foram desenvolvidas sessões de dança com grupo aberto com adolescentes internados (entre 10 e 18 anos). As sessões dividiam-se em duas modalidades: Grupo indiferenciado, com objetivo inclusivo, com todos os jovens que incluíssem os critérios de seleção; Grupo de Perturbação do Comportamento Alimentar (PCA), com adolescentes situadas numa etapa prévia da participação nas atividades de grupo ativadas. Na comunidade, apenas foi desenvolvida uma sessão com um grupo fechado. Estas sessões foram desenvolvidas com promoção de bem-estar, autoestima, afetividade saudável e relação entre os pares. Na sua globalidade as sessões obtiveram resultados positivos e avaliação positiva dos adolescentes que participaram. Observou-se a melhoria de relação entre pares, consciencialização dos sentimentos e emoções, levando ao maior autoconhecimento.
- O Parto Verticalizado como Estratégia de Empoderamento da MulherPublication . Duarte, Ana Filipa dos Santos; Santos, Maria Anabela Ferreira dosO presente relatório visa a reflexão do processo de desenvolvimento de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, assim como de competências de mestre. A institucionalização do parto e a sua crescente medicalização, têm vindo a interferir desnecessariamente nos mecanismos fisiológicos do mesmo, nomeadamente no que respeita ao posicionamento da mulher. É preciso resgatar o parto como um evento natural e fisiológico onde a protagonista é a mulher, evitando que esta seja submetida a procedimentos muitas vezes desnecessários. Embora a evidência científica reconheça os benefícios da adoção de posições verticalizadas, e esta seja uma das recomendações da Organização Mundial de Saúde para uma experiência de parto positiva, a falta de empoderamento das mulheres e a resistência por parte dos profissionais e das instituições, impedem a sua concretização. Neste sentido tornou-se importante conhecer a experiência das mulheres acerca do parto em posições verticais. Com o objetivo de mapear a evidência científica mais atual sobre a experiência de parto de mulheres em relação ao parto verticalizado foi realizada uma scoping review. Numa segunda fase foi desenvolvido um estudo exploratório descritivo, de abordagem mista, com os objetivos de identificar o conhecimento das grávidas sobre a adoção de posições verticais durante o trabalho de parto e conhecer a experiência de puérperas que adotaram posições verticais no segundo estádio do trabalho de parto. Os resultados obtidos revelaram que a adoção de posições verticais no segundo estádio do trabalho de parto contribui para o alívio da dor, maior conforto, menos intervenções desnecessárias e partos mais rápidos. O parto verticalizado é reconhecido também como uma estratégia de empoderamento da mulher. Ao optar por posições verticais a mulher assume uma postura ativa, permitindo-lhe sentir-se mais conectada e envolvida no nascimento do seu filho. É promovida a autonomia da mulher, proporcionando-lhe uma maior sensação de controlo e protagonismo, contribuindo para o início positivo da maternidade. Ao oferecer esta opção e apoiar as preferências individuais de cada mulher, o enfermeiro contribui para o seu empoderamento e, consequentemente, para uma experiência de parto positiva.
- Projeto de industrialização de um componente de uma bicicleta elétricaPublication . Conceição, Rúben Cabral da; Martinho, José Luis FerreiraO presente relatório descreve o projeto de industrialização de um componente de uma bicicleta elétrica. O produto, denominado de BHU3500, foi industrializado na Bosch Security and Safety Systems - Sistemas de Segurança, S.A, unidade industrial situada em Ovar e que integra a divisão de Building Technologies da multinacional alemã Robert Bosch GmbH.O propósito da industrialização é, de uma perspetiva holística, preparar e definir as condições ideais para que um determinado produto seja produzido em série e, posteriormente, comercializado, desempenhando assim um papel fundamental na fase de transição entre o desenvolvimento e a vida de série. Neste sentido, começou por identificar-se quais os principais objetivos a serem alcançados de forma a garantir o sucesso do projeto, e qual a metodologia utilizada para os atingir.Numa fase inicial, depois de contratualizado o negócio, foram definidas as premissas fundamentais para o desenvolvimento do projeto, derivadas da interação entre cliente e fornecedor. Nesta fase, o autor teve um papel ativo, contribuindo com medidas e propostas principalmente ao nível das infraestruturas da linha de produção e da sua capacidade produtiva.Com o decorrer do projeto, foram realizadas diversas iterações e Sample Runs, onde as equipas foram desenvolvendo melhorias e otimizações ao sistema, procurando atingir os objetivos definidos à priori. Estas iterações foram fortemente condicionadas pela flutuação das previsões de venda do cliente, derivadas do contexto de incerteza geopolítica e instabilidade dos mercados económicos, o que fez variar a necessidade produtiva e o volume de negócio.Ao longo do projeto, efetuou-se a recolha e análise de dados que permitiu identificar algumas oportunidades de melhoria e, nesse sentido, propor algumas medidas, que posteriormente viriam a ser implementadas, validadas e que se refletiram em ganhos de performance.
- Contributo do Enfermeiro de Família na Prevenção da Sobrecarga nas Famílias de Idosos Cuidadores dos Seus Idosos DependentesPublication . Galaio, Sandra Gisélia de Almeida dos Santos e Silva; Brito, Maria Emília Campos deO aumento da esperança de vida das pessoas idosas está correlacionado com um maior risco de incapacidade funcional e perda de autonomia, resultando numa maior necessidade de cuidados na satisfação das Atividades Básicas de Vida Diárias. Em Portugal, a família, especialmente os familiares mais idosos frequentemente, assumem o papel de cuidador, o que pode levar a responsabilidades adicionais, desgaste e sobrecarga. O presente projeto de intervenção em enfermagem de saúde familiar teve três principais objetivos: cuidar da família, enquanto unidade de cuidados, e de cada um dos seus membros, ao longo do ciclo vital e aos diferentes níveis de prevenção; liderar os processos de intervenção no âmbito da enfermagem de saúde familiar; contribuir para a prevenção e/ou redução da sobrecarga das famílias idosas que cuidam dos seus idosos dependentes. Elaborámos uma revisão scoping, por forma a mapear a evidência científica sobre a intervenção do Enfermeiro de Família na prevenção da sobrecarga das famílias idosas cuidadoras dos seus idosos dependentes no domicílio. Recorremos à metodologia de projeto e ao Modelo Calgary de Avaliação e Intervenção Familiar por forma a planear intervenções de enfermagem que permitisse responder às dificuldades identificadas. Desenvolvemos um estudo de investigação quantitativo, transversal e descritivo, envolvendo 17 famílias idosas cuidadoras numa Unidade Saúde Familiar, cujos resultados permitiram identificar 1 família com sobrecarga severa e 3 com sobrecarga moderada a severa. As dificuldades percecionadas incluíram: restrições sociais, exigências físicas e emocionais e falta de apoio profissional. Foram acompanhadas 3 famílias que se encontravam com sobrecarga e após implementação das intervenções, os resultados obtidos revelaram redução na sobrecarga, melhoria emocional e aumento do suporte percebido pelas famílias idosas cuidadoras. Demonstrou-se assim a eficácia das intervenções de enfermagem de saúde familiar na promoção do bem-estar das famílias idosas cuidadoras de idosos dependentes no domicílio. O presente relatório documenta as atividades realizadas no estágio do curso do Mestrado em Enfermagem Comunitária na área de Especialização de Enfermagem de Saúde Familiar da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa.
- Exercício Físico Na Insuficiência Cardíaca Congestiva Em CãesPublication . Bugeaud, Grégoire Victor AurélienA utilidade do exercício físico na insuficiência cardíaca congestiva não é ainda bem conhecida na área da cardiologia veterinária, apesar de muitos estudos já publicados, ao contrário da medicina humana, onde os benefícios e a segurança do exercício físico foram amplamente comprovados, estando incluído nas recomendações e consensos de tratamento. Vários estudos foram realizados desde o fim do século XX, avaliando a utilidade do exercício físico no diagnóstico, prognóstico e avaliação da resposta aos medicamentos utilizados na insuficiência cardíaca congestiva em cães. As informações desses estudos foram compiladas neste trabalho com o objectivo de realizar uma revisão bibliográfica sobre este tema e propor uma base de trabalho, informações e protocolos para desenvolver o conhecimento sobre o efeito do exercício físico na insuficiência cardíaca congestiva em cães para futuras pesquisas clínicas. Foram publicados dois grandes tipos de testes: o teste de caminhada de seis minutos, de fácil implementação e que parece refletir mais as capacidades físicas quotidianas dos cães doentes e os testes em passadeira, como o teste ergométrico ou os testes incrementais que, combinados com a medição da concentração plasmática do NT-proBNP parecem promissores para a avaliação prognóstica e o acompanhamento da terapia medicamentosa convencional. O exercício físico não reverte os danos provocados pela insuficiência cardíaca congestiva, mas pode ajudar a adiar e abrandar a evolução da doença, tendo essencialmente efeitos sobre a frequência cardíaca e a modulação da atividade simpática preservando a função cardíaca. Além disso, foi constatada uma melhoria da classe funcional de ICC (insuficiência cardíaca congestiva) (classificação da NYHA modificada para uso veterinário) e da qualidade de vida devido ao exercício físico, o que é um ponto fundamental para os tutores. Mesmo considerando os riscos desta terapia complementar (síncopes ou risco de agravar os sintomas das patologias cardíacas), o balanço risco-benefício parece claramente favorecer a utilização do exercício físico quando utilizado de forma controlada. Evidências da utilidade do exercício físico como método de teste ou como tratamento complementar ao medicamentoso existem atualmente e foram recolhidas nesta revisão. No entanto, para desenvolver mais a prática clínica do exercício, outros estudos precisam ser realizados para desenvolver métodos de testes padronizados, esclarecer o impacto do exercício sobre todas as classes da insuficiência cardíaca, avaliar os riscos e analisar os efeitos deste a longo prazo na espécie canina.
- Screening Assessment of Sensory Integration (SASI) – Research Ed. v.2.2.: contributo para a validade discriminativa em crianças dos 6 aos 7 anos e 11 mesesPublication . Carvalho, Rafaela; Ferreira, IsabelObjetivos: Contribuir para a validade discriminativa da Screening Assessment of Sensory Integration (SASI) Research Ed. v.2.2. entre grupos conhecidos, tanto na pontuação total como nos sete domínios que constituem a prova. Métodos: Neste estudo metodológico e transversal foi utilizado uma amostra não probabilística por conveniência composta por 42 crianças entre os 6 e os 7 anos e 11 meses. A amostra foi dividida em dois grupos: um com 21 crianças com desenvolvimento neurotípico e outro com 21 crianças com problemas de neurodesenvolvimento, sendo os dois grupos homogéneos relativamente ao género e à idade. A recolha da amostra foi realizada maioritariamente pela investigadora em vários agrupamentos escolares em Portugal Continental e em clínicas. Para a amostra das crianças com problemas de neurodesenvolvimento contou-se com o contributo de três terapeutas ocupacionais. Houve ainda uma terapeuta ocupacional que disponibilizou os dados de crianças com desenvolvimento neurotípico. Relativamente à análise dos dados, usou se estatística descritiva para a caraterização da amostra, nomeadamente a análise de frequências. Para a variável idade recorreu-se à análise da média, do desvio padrão, do mínimo e do máximo. Posteriormente, utilizou-se a estatística inferencial para averiguar a validade discriminativa entre grupos conhecidos. Como se verificaram valores dentro da normalidade ou desvios pouco severos à mesma, recorreu-se ao teste t de Student para Amostras Independentes para comparar os dois grupos, nos sete domínios e na pontuação total da SASI v.2.2. O d de Cohen foi tido em conta para avaliar a magnitude de efeito. Resultados: O teste t de Student para Amostras Independentes revelou diferenças extremamente significativas entre os dois grupos (para p < 0,001) em todos os domínios e na pontuação total, revelando o d de Cohen uma magnitude de efeito grande. As crianças com problemas de neurodesenvolvimento apresentaram resultados inferiores aos das crianças com desenvolvimento neurotípico. Conclusões: Este estudo comprovou que a SASI v.2.2. conseguiu ter uma boa capacidade discriminativa entre os dois grupos estudados e que é uma mais-valia para os terapeutas ocupacionais, pois possibilita a realização de uma avaliação completa e de confiança baseada na evidência científica.
- Aflatoxinas: Caracterização E Relevância Na Bovinicultura De Leite E Na Alimentação HumanaPublication . Dos Santos, Maria João Monteiro; Martins, Elisabete GomesAs aflatoxinas são micotoxinas produzidas por fungos do género Aspergillus. Representam uma ameaça a nível mundial afetando negativamente a saúde humana e a bovinicultura leiteira, podendo resultar em perdas económicas substanciais. A aflatoxina B1 (AFB1) é caracterizada como sendo o carcinogénico natural mais potente, com capacidade de desenvolver carcinoma hepatocelular. Por sua vez, a aflatoxina M1 (AFM1), derivada da AFB1, reveste-se de particular interesse na bovinicultura leiteira, devido à sua excreção através do leite. Esta revisão tem por objetivos caracterizar as aflatoxinas, começando por descrever a sua estrutura química, vias de contaminação e processos metabólicos associados a AFB1 e seus metabolitos; caracterizar os principais efeitos adversos que provocam, tanto na saúde de bovinos produtores de leite como para a saúde do Homem; caracterizar os principais métodos utilizados para a sua deteção e quantificação e ainda caracterizar estratégias de controlo e mitigação das mesmas nas culturas. Adicionalmente pretende fazer uma abordagem das aflatoxinas num cenário futuro, enfatizando a importância de práticas agrícolas adequadas, aprimoramento das metodologias de deteção, formas de mitigação e desintoxicação e ainda a importância de regulamentações rigorosas de forma a garantir a segurança alimentar.
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