Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente Relatório de Estágio Profissional surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e é referente às unidades curriculares de Estágio Profissional I, II, III e IV com a duração de 4 semestres. Um dos objetivos principais deste relatório é representar o processo de ligação entre a teoria e a prática pedagógica. Apresentar, analisar e refletir sobre as experiências vividas ao longo do estágio torna-se fundamental para um futuro professor. Tal como defendem Amaral et al. (1996, p. 99), “os professores reflexivos são aqueles que são capazes de criticar e desenvolver as suas teorias sobre a prática ao refletirem, sozinhos ou em conjunto, na ação e sobre ela assim como sobre as condições que as modelam”. Os alunos, através do seu estágio, têm oportunidade de observar, planificar a intervenção, e refletir sobre a mesma. A metodologia seguida foi de tipo qualitativo, utilizando a observação participante e a revisão documental como principais instrumentos para fazer a recolha de dados. Freixo (2011, p. 196), explicita “que a observação participante tem lugar quando o investigador participa na situação estudada”. Esta formação foi sempre acompanhada e orientada pelos educadores cooperantes e pela equipa de supervisão da Escola Superior de Educação João de Deus. Valério (2022, p. 148), realça a importância da supervisão dizendo que o supervisor é um “recurso estratégico de grande potencial para a formação”, uma vez que ajuda no processo de formação de professores. Outros autores, corroboram esta ideia, acrescentando qual é o trabalho de um supervisor. Amaral et al. (1996) referem que o supervisor participa no processo de acompanhamento, orientação e desenvolvimento dos alunos, sobretudo na identificação de problemas ou questões cruciais, planificação e implementação de atividades nessa realidade. Além disso, ajuda, também a consciencializar os alunos para a forma como vão implementar essas atividades. O estágio foi desenvolvido em 4 escolas diferentes da região de Lisboa nas valências da Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, entre o mês de outubro de 2022 e o mês de julho de 2024.

Description

Keywords

relatório educação pré-escolar ensino do 1º ciclo do ensino básico

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue