Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBotelho, Ana Teresa Ivens Ferraz Colares Pereira da Silveira
dc.contributor.authorOliveira, Maria Cristiana Lopes de
dc.date.accessioned2024-08-06T14:11:45Z
dc.date.available2024-08-06T14:11:45Z
dc.date.issued2024-07-18
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio Profissional surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e é referente às unidades curriculares de Estágio Profissional I, II, III e IV com a duração de 4 semestres. Um dos objetivos principais deste relatório é representar o processo de ligação entre a teoria e a prática pedagógica. Apresentar, analisar e refletir sobre as experiências vividas ao longo do estágio torna-se fundamental para um futuro professor. Tal como defendem Amaral et al. (1996, p. 99), “os professores reflexivos são aqueles que são capazes de criticar e desenvolver as suas teorias sobre a prática ao refletirem, sozinhos ou em conjunto, na ação e sobre ela assim como sobre as condições que as modelam”. Os alunos, através do seu estágio, têm oportunidade de observar, planificar a intervenção, e refletir sobre a mesma. A metodologia seguida foi de tipo qualitativo, utilizando a observação participante e a revisão documental como principais instrumentos para fazer a recolha de dados. Freixo (2011, p. 196), explicita “que a observação participante tem lugar quando o investigador participa na situação estudada”. Esta formação foi sempre acompanhada e orientada pelos educadores cooperantes e pela equipa de supervisão da Escola Superior de Educação João de Deus. Valério (2022, p. 148), realça a importância da supervisão dizendo que o supervisor é um “recurso estratégico de grande potencial para a formação”, uma vez que ajuda no processo de formação de professores. Outros autores, corroboram esta ideia, acrescentando qual é o trabalho de um supervisor. Amaral et al. (1996) referem que o supervisor participa no processo de acompanhamento, orientação e desenvolvimento dos alunos, sobretudo na identificação de problemas ou questões cruciais, planificação e implementação de atividades nessa realidade. Além disso, ajuda, também a consciencializar os alunos para a forma como vão implementar essas atividades. O estágio foi desenvolvido em 4 escolas diferentes da região de Lisboa nas valências da Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, entre o mês de outubro de 2022 e o mês de julho de 2024.pt_PT
dc.identifier.tid203675444pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/51530
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectrelatóriopt_PT
dc.subjecteducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectensino do 1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.titleRelatório de Estágio Profissional I, II, III e IVpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorEscola Superior de Educação João de Deus

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV_M.ª Cristiana Oliveira_ MEPE1C_ Final.pdf
Size:
3.12 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: