Publication
Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Botelho, Ana Teresa Ivens Ferraz Colares Pereira da Silveira | |
dc.contributor.author | Oliveira, Maria Cristiana Lopes de | |
dc.date.accessioned | 2024-08-06T14:11:45Z | |
dc.date.available | 2024-08-06T14:11:45Z | |
dc.date.issued | 2024-07-18 | |
dc.description.abstract | O presente Relatório de Estágio Profissional surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e é referente às unidades curriculares de Estágio Profissional I, II, III e IV com a duração de 4 semestres. Um dos objetivos principais deste relatório é representar o processo de ligação entre a teoria e a prática pedagógica. Apresentar, analisar e refletir sobre as experiências vividas ao longo do estágio torna-se fundamental para um futuro professor. Tal como defendem Amaral et al. (1996, p. 99), “os professores reflexivos são aqueles que são capazes de criticar e desenvolver as suas teorias sobre a prática ao refletirem, sozinhos ou em conjunto, na ação e sobre ela assim como sobre as condições que as modelam”. Os alunos, através do seu estágio, têm oportunidade de observar, planificar a intervenção, e refletir sobre a mesma. A metodologia seguida foi de tipo qualitativo, utilizando a observação participante e a revisão documental como principais instrumentos para fazer a recolha de dados. Freixo (2011, p. 196), explicita “que a observação participante tem lugar quando o investigador participa na situação estudada”. Esta formação foi sempre acompanhada e orientada pelos educadores cooperantes e pela equipa de supervisão da Escola Superior de Educação João de Deus. Valério (2022, p. 148), realça a importância da supervisão dizendo que o supervisor é um “recurso estratégico de grande potencial para a formação”, uma vez que ajuda no processo de formação de professores. Outros autores, corroboram esta ideia, acrescentando qual é o trabalho de um supervisor. Amaral et al. (1996) referem que o supervisor participa no processo de acompanhamento, orientação e desenvolvimento dos alunos, sobretudo na identificação de problemas ou questões cruciais, planificação e implementação de atividades nessa realidade. Além disso, ajuda, também a consciencializar os alunos para a forma como vão implementar essas atividades. O estágio foi desenvolvido em 4 escolas diferentes da região de Lisboa nas valências da Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, entre o mês de outubro de 2022 e o mês de julho de 2024. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203675444 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/51530 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | relatório | pt_PT |
dc.subject | educação pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | ensino do 1º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.title | Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Escola Superior de Educação João de Deus |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV_M.ª Cristiana Oliveira_ MEPE1C_ Final.pdf
- Size:
- 3.12 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.85 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: