Browsing by Issue Date, starting with "2025-07-18"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Retrato de um Território Psicotrópico: Condições de Vida e Acesso a Serviços de Apoio em CAD no Porto OcidentalPublication . Rodrigues, Sónia; Castro, Diana; Miranda, Filipe; Valente, Corinne; ICADOs designados "territórios psicotrópicos" correspondem a espaços urbanos marcados por dinâmicas intensas de consumo, tráfico e presença visível de substâncias psicoativas. Estes territórios são frequentemente caracterizados por degradação socioespacial, desestruturação institucional e conflito entre práticas formais e informais de regulação do espaço urbano (Costa e Pinto, 2020; Silva e Cruz , 2020). A zona ocidental do Concelho do Porto, em particular os bairros Dr. Nuno Pinheiro Torres e Pasteleira Novo, enquadram-se nesta tipologia de território. Estes bairros têm sido palco de sucessivos alertas de moradores e entidades de intervenção local, face à designação de segurança, coesão social e qualidade do espaço público. A coexistência entre população residente, utilizadores de substâncias psicoativas e estruturas de apoio formal (como o Programa de Consumo Vigiado do Porto e a Equipa de Rua "Rotas com Vida"), tem vindo a revelar tensões e limites de atuação das respostas públicas existentes. Neste enquadramento, o presente estudo surge como resposta institucional a um pedido da Câmara Municipal do Porto, na sequência de uma comunicação da União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos, transmitida pela associação de Moradores do Bairro Pinheiro Torres. A informação reportava a suspenção de atividades culturais no bairro, motivada por episódios recorrentes de insegurança, consumo visível de substâncias e ocupação do espaço público por redes de tráfico.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Filipa Magalhães Osório; Reis, Paula Colares Pereira dosO seguinte Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV apresenta experiências e aprendizagens realizadas no âmbito do Mestrado Profissionalizante em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, iniciou-se em setembro de 2023 e finalizou-se em julho de 2025. O relatório está dividido em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e uma Proposta de Trabalho de Projeto. No primeiro capítulo relato dez momentos de estágio que observei e considero relevantes para a minha formação enquanto futura docente. Ao longo destes relatos abordei atividades, aulas ou situações vividas em contexto de estágio com a respetiva fundamentação teórica. No segundo capítulo das Planificações são exibidas oito planificações, quatro de atividades realizadas em Educação Pré-Escolar e as restantes quatro de aulas do Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico também suportados por autores. O terceiro capítulo abrange quatro dispositivos de avaliação, dois alusivos à Educação Pré-Escolar e dois designados ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde foi realizado a análise e interpretação de resultados. O último capítulo é alusivo à proposta de um Trabalho de Projeto, denominado de “Da Praia para o Museu”. O objetivo deste projeto é consciencializar as crianças para o perigo e para a quantidade de plásticos nas praias também arranjar uma solução para transformar esses mesmos plásticos. Este relatório termina com uma reflexão sobre o percurso que realizei ao longo destes dois anos de mestrado.
- Recrutamento e Seleção – Relatório de Estágio CurricularPublication . Martins, Catarina Noronha e Távora de Castro; Sacavém, AntónioO presente relatório tem como objetivo refletir sobre a experiência adquirida num contexto prático durante a realização do estágio curricular no Grupo BertrandCírculo. Este documento aborda temas relacionados com as atividades realizadas ao longo do estágio, como o Recrutamento e Seleção, o Recrutamento Inclusivo, além de enfatizar a importância das Novas Tecnologias no Recrutamento. Neste contexto, são aprofundados os conceitos de Recrutamento e Seleção, sublinhando a importância da inclusão neste processo. Compreendeu-se que, para promover uma verdadeira inclusão, é essencial trabalhar na cultura organizacional da empresa, garantindo que os colaboradores se sentem respeitados e valorizados. Este ambiente inclusivo contribui para reduzir a intenção de saída por parte dos colaboradores. O relatório explora conceitos de Recrutamento e Seleção, sublinhando a importância das novas tecnologias neste processo. Foi possível compreender que, a Inteligência Artificial e a Automação têm-se revelado uma ferramenta importante para melhorar a performance dos profissionais dentro das organizações, ao tornar o processo de Recrutamento mais eficiente e equitativo. Contudo, é essencial reconhecer que estas tecnologias não estão isentas de falhas e não conseguem substituir a intervenção humana. As tarefas desenvolvidas durante o período de estágio, permitiram identificar e analisar tanto os pontos fortes como os aspetos a melhorar nos processos laborais da empresa. Posteriormente, foi elaborada uma proposta de melhoria para minimizar o impacto do aspeto mais crítico identificado na organização. Concluiu-se que, caso a empresa decida implementar a proposta apresentada, poderá melhorar significativamente o seu desempenho e, consequentemente, os seus resultados.
- Electroencephalographic findings in brain tumors: a systematic reviewPublication . Mascarenhas, Kelly Anny Fernandes; Soares, Joana Isabel; Casalta-Lopes , JoãoIntrodução: As neoplasias cerebrais são patologias complexas que constituem uma das preocupações relevantes em saúde pública. Apesar da sua baixa incidência, estão associadas a elevadas taxas de morbilidade e mortalidade, com implicações sociais e económicas importantes. O eletroencefalograma (EEG) tem-se revelado uma ferramenta importante na caracterização de diferentes tipos de neoplasias cerebrais. Objetivo: Identificar padrões eletroencefalográficos em doentes com diagnóstico de neoplasias cerebrais através da revisão sistemática da literatura. Metodologia: Foram seguidas as recomendações do PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses) para a realização da revisão sistemática. Foram realizadas pesquisas nas bases de dados PubMed®, Web of Science™, Scopus, Cochrane Library e Scielo, em fevereiro de 2024, de acordo com um estratégia PICO. Foram incluídos estudos com adultos de ambos os sexos, com diagnóstico de neoplasia cerebral, realização de EEG prévio ao início da terapêutica, escritos em inglês, espanhol e português. Foram excluídos estudos em doentes com diagnóstico prévio de epilepsia ou outra patologia neurológica com alterações em EEG, modelos animais, artigos de revisão e casos clínicos. Resultados: Foram incluídos 8 artigos com participantes com diagnóstico de neoplasias cerebrais primárias e metastáticas, num total de 306 doentes. Houve predomínio do sexo masculino (53,3%), com idades entre 19-86 anos. As neoplasias primárias tiveram maior prevalência (92,8%), com maior representatividade do glioblastoma (29,0%), com envolvimento mais frequente do lobo frontal (29,7%). Foi realizado EEG em todos os participantes, com identificação mais frequente de alterações focais (31,9%), atividade epileptiforme (26,2%) e atividade lenta delta/teta (13,5%). Conclusão: Foram identificadas diferentes alterações no EEG de acordo com o tipo e localização do tumor. Estes achados isoladamente não estabelecem o diagnóstico de neoplasia cerebral, mas permitem auxiliar o diagnóstico diferencial e o seguimento destes doentes.