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- A Creche à Descoberta da Matemática em Contextos Indoor e OutdoorPublication . Vieira, Graça; Oliveira, RicardoO presente estudo investiga a influência de ambientes indoor e outdoor para aprendizagens matemáticas de crianças de 2 e 3 anos. A motivação para aprendizagens matemáticas desde cedo é reconhecida como essencial para desenvolver habilidades futuras, como pensamento lógico e resolução de problemas (Ginsburg, Lee, & Boyd, 2008). Este estudo visa demonstrar como diferentes contextos podem enriquecer a aprendizagem matemática, combinando atividades indoor e outdoor para estimular competências cognitivas, sociais e emocionais de maneira harmoniosa. Adotando uma abordagem construtivista participativa qualitativa, o estudo observou um grupo de crianças durante atividades matemáticas projetadas para ambientes indoor e outdoor. As atividades incluíram exploração sensorial, contagem de objetos, classificação e reconhecimento de padrões nos ambientes supracitados. O estudo reforça a importância do ambiente no planeamento de atividades matemáticas na primeira infância, destacando que ao adaptar práticas pedagógicas para aproveitar os benefícios de ambos os ambientes, os profissionais da área da Educação, podem criar experiências de aprendizagem mais enriquecedoras. Os resultados destacam a importância da diversidade de experiências para uma aprendizagem eficaz. Atividades ao ar livre proporcionaram estímulos sensoriais ricos, promovendo curiosidade e descoberta, enquanto atividades indoor ofereceram um ambiente estruturado para a prática e repetição dos conceitos aprendidos. As crianças mostraram maior entusiasmo e compreensão durante as atividades ao ar livre, com a exploração sensorial e a interação com o ambiente natural estimulando a curiosidade. Já as atividades indoor permitiram a consolidação das aprendizagens. Uma abordagem integrada, alternando entre ambientes outdoor e indoor, pode potencializar o desenvolvimento matemático das crianças, enriquecendo a aprendizagem e estimulando capacidades cognitivas, sociais e emocionais.
- Construindo desafios: A Formulação de problemas matemáticos num 3º ano de escolaridadePublication . Azevedo, Olinda; Machado, RicardoA presente investigação, realizada no âmbito do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB, foi conduzida na formulação e resolução de problemas matemáticos numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, composta por 20 alunos. A resolução e a formulação de problemas em Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico são fundamentais para o desenvolvimento de capacidades e competências essenciais dos alunos, ajudando-os a compreender os conceitos matemáticos de forma concreta e a promover o raciocínio lógico e o pensamento crítico. A resolução de problemas assume um papel especial no ensino e aprendizagem em Matemática, destacado nos documentos curriculares da Matemática, desde os primeiros anos, pois ajuda a atribuir significado aos conceitos e a estabelecer conexões dentro e fora da disciplina. Em relação à formulação de problemas é-lhe dada, ainda, pouca relevância, no entanto, este processo permite que os alunos apliquem os conhecimentos em situações práticas, compreendendo profundamente os conceitos matemáticos. Além disso, a prática de formular e resolver problemas contribui para o desenvolvimento de capacidades de resolução de problemas, fundamentais tanto na matemática como noutras áreas do conhecimento e na vida quotidiana. O principal objetivo foi analisar as potencialidades e fragilidades dos alunos, considerando a tipologia das tarefas e as representações utilizadas nas suas resoluções, no que respeita à formulação de problemas. Assim, foram formuladas as seguintes questões orientadoras: 1) De que forma os alunos formulam problemas em Matemática? 2) Quais as potencialidades e as fragilidades evidenciadas pelos alunos na formulação de problemas em Matemática? 3) Quais as estratégias a que os alunos recorrem na resolução de problemas em Matemática? Tendo isso em conta, para este estudo, desenvolveu-se uma proposta didática com a seleção criteriosa de treze tarefas, sendo quatro de resolução de problemas e nove de formulação de problemas. Ao longo da investigação, utilizou-se uma metodologia qualitativa, seguindo o design de investigação-ação, do paradigma interpretativo. A recolha de dados foi realizada por meio de observação participante, gravações de áudio, diário de bordo e documentos das tarefas propostas aos alunos. Para a análise dos dados, foram definidas categorias e indicadores que permitiram avaliar as estratégias de resolução e formulação de problemas. A análise dos dados possibilitou concluir que os alunos demonstraram grande empenho, interesse e motivação neste tipo de tarefas. Contudo, os alunos demonstraram pouca criatividade na formulação dos problemas, com a maioria a permanecer fiel às expressões fornecidas e encontradas nos manuais escolares.
- A fragilidade na pessoa com doença renal crónica em hemodiálisePublication . Mateus, Mário Luis Alves; Henriques, Eunice MartinsO envelhecimento sociodemográfico traduz-se numa população cada vez mais idosa e que convive com Doenças Crónicas. A Doença Renal Crónica tem na Hemodiálise uma possibilidade de tratamento que não permite ao cliente a cura, mas prolonga o seu tempo de vida. Associado a este facto, a Fragilidade é uma síndrome multidimensional que predispõe a pessoa a efeitos adversos à sua saúde, sendo um problema comum nos clientes com doença renal crónica em Hemodiálise, com um impacto considerável na sua qualidade de vida. Tendo como ponto de partida esta problemática, desenvolveu-se um projeto de estágio em três contextos distintos – uma unidade hospitalar e duas unidades de hemodiálise, assente no objetivo de adquirir competências como enfermeiro mestre e especialista em Enfermagem Médico-Cirurgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crónica. Como metodologia, optou-se pela metodologia de trabalho de projeto. As principais teorias orientadoras dos cuidados prestados foram a Teoria das Transições (Meleis, et al., 2000) e o Modelo Integral da Fragilidade (Gobbens et al.,2010). Este percurso foi também guiado pelo modelo de aquisição de competências de Dreyfus (Benner, 2001). Como resultados das atividades realizadas salientam-se a aquisição de conhecimentos sobre a fragilidade na pessoa com doença renal crónica em hemodiálise, a aplicação dos modelos teóricos à prática clínica, a capacitação dos profissionais e a realização de uma revisão integrativa da literatura sobre os indicadores de fragilidade nesta população. As conclusões deste projeto revelam a intervenção do enfermeiro especialista como elemento diferenciador e fundamental na prestação de cuidados especializados na prevenção, diagnóstico e tratamento da Fragilidade na pessoa com Doença Renal Crónica em Hemodiálise, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento de competências especializadas e de mestre.
- Empowerment parental para a promoção da alimentação saudável no primeiro ano de vida :Publication . Lobo, Sara Margarida Ferreira Silva; Rodrigues, Sónia BorgesA alimentação no primeiro ano de vida é fundamental para o crescimento e desenvolvimento saudável da criança, sendo este período determinante na aquisição e sedimentação de hábitos alimentares saudáveis. A prevenção das doenças crónicas não-transmissíveis, relacionadas com a alimentação desadequada é uma meta da saúde em Portugal e o enfermeiro, através do empowerment dos pais, contribui nesse sentido. A filosofia dos cuidados centrados na família, o empowerment parental e a teoria das Transições são alguns dos referenciais que norteiam o presente relatório, suportando a atuação de enfermagem na promoção da alimentação saudável. O enfermeiro especialista em saúde infantil e Pediátrica (EEESIP) presta cuidados de nível avançado à criança/família, fundamentados em conhecimentos e habilidades especializadas, que lhe permite prevenir, identificar e atuar nas situações que possam afetar a vida ou a qualidade de vida da criança. A metodologia utilizada na realização deste relatório é a metodologia de projeto sustentada pela prática reflexiva e pela aprendizagem experiencial que resultou da realização de diversos estágios, onde foram realizadas múltiplas atividades que permitiram a aquisição de competências comuns de enfermeiro especialista (EE), de competências específicas de EEESIP e de mestre. As atividades desenvolvidas, como o planeamento de um projeto de melhoria continua da qualidade dos cuidados de enfermagem ou a realização de recursos físicos para as famílias, contribuíram para a melhoria da qualidade dos cuidados à criança/família, para a promoção da saúde das crianças e da parentalidade, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento saudável. As competências, conhecimentos e habilidades desenvolvidas com a realização deste projeto nortearão o desenvolvimento profissional futuro.
- A Aprendizagem da Matemática em contexto outdoorPublication . Margado, Patrícia; Machado, RicardoAtualmente, os profissionais da área da Educação têm vindo a demonstrar uma preocupação com o facto de os alunos se encontrarem com pouca motivação para a aprendizagem da Matemática. As práticas pedagógicas centram-se nos conceitos e competências desenvolvidas dentro da sala de aula, omitindo os espaços exteriores para a aquisição dos conhecimentos matemáticos. O presente manuscrito enuncia as potencialidades do espaço exterior para o desenvolvimento e criação dos conhecimentos necessários à aprendizagem matemática. O enquadramento conceptual pretende demonstrar que a aprendizagem, nomeadamente da Matemática, pode ser realizada fora da sala de aula, demonstrando ser uma aprendizagem mais significativa para os alunos, dado que os mesmos terão de colaborar ativamente uns com os outros para resolverem os desafios propostos. Da mesma forma, acreditamos que é essencial deixar o aluno refletir e interrogar-se sobre as aprendizagens adquiridas e consolidadas neste meio. Assim, a investigação manifesta-se pela preocupação da professora/investigadora face ao desinteresse e indiferença dos alunos, no que diz respeito à aprendizagem da Matemática. Com o intuito de colmatar a dificuldade e o desinteresse sentido pelos alunos, a professora/investigadora desenvolveu um projeto que pretendia demonstrar não só aos alunos, mas também aos profissionais da área da Educação que a aprendizagem dos conceitos matemáticos pode, e deve, estar relacionada com o mundo que os rodeia, estabelecendo desta forma, uma relação da matemática com o mundo, deixando assim de estar numa caixa compartimentada. A investigação, de natureza qualitativa, teve por base uma investigação-ação, desenvolvida ao longo de três meses, onde foram propostas sessões lúdicas ao ar livre, mais especificamente na horta escolar, com uma turma de 2 º ano de escolaridade. Os resultados obtidos durantes as sessões realizadas, demonstraram que o ensino outdoor manifesta ser eficaz na aprendizagem da matemática, sendo também um meio motivador para os alunos que revelam alguma desmotivação ou dificuldade por parte desta didática. Os alunos ao longo do estudo demonstraram alegria e vontade de aprender, sendo referido pelos mesmos a vontade de querer ir para o exterior aprender.
- Principais Agentes Identificados Em Citologias E Culturas Auriculares Em Cães E Gatos - Estudo Retrospetivo De Um Hospital Da Região Centro De PortugalPublication . Miranda, Marta Helena O´Neill; Figueira, Ana Catarina Pais dos SantosA otite é uma patologia dermatológica que afeta o ouvido externo, médio e/ou interno, sendo frequente em clínica de animais de companhia. Calcula-se que afete entre 5 a 20 % da população canina e 2 a 10% da felina. Muitas vezes a sua frequência está subestimada. O uso descontrolado de agentes antimicrobianos e o surgimento de resistências a estes medicamentos previamente eficazes é uma das maiores preocupações atuais da comunidade científica, numa perspetiva de uma só saúde “One Health”. O presente trabalho refere-se a um estudo retrospetivo de animais de companhia, em cães e gatos, que recorreram ao Hospital Veterinário Universitário de Coimbra (HVUC) com sinais clínicos compatíveis com otite externa. Baseou-se na recolha e compilação dos resultados de citologias e culturas auriculares, bem como de Teste de Sensibilidade a Antimicrobianos, de cães e gatos atendidos no referido Hospital entre o período de janeiro de 2019 e dezembro de 2023, enviados para laboratório independente externo, Genevet®. Foram analisados 248 animais, 216 canídeos e 32 felídeos. Destes, 182 revelaram uma cultura bacteriana positiva. Houve uma maior prevalência de otites em cães do que em gatos, com 6452% e 8,87% da população em estudo, respetivamente. Avaliando a prevalência por espécie animal, 74.07% dos cães e 68,75% dos gatos obtiveram um resultado positivo na cultura bacteriana. Através deste estudo foi possível caracterizar a otite externa canina e felina registados neste Hospital, podendo concluir que os cães mais afetados pela otite externa, essencialmente bilateral, são maioritariamente adultos, com mais de 5 anos de idade, do sexo masculino e de raça Bulldogue Francês. Por sua vez, os gatos mais afetados pela otite externa, frequentemente bilateral, são maioritariamente adultos, com idade inferior a 5 anos de idade, do sexo masculino e sem raça definida. A patologia concomitante com otite externa mais frequente em cães foi atopia, enquanto que, em gatos foi o Síndrome Atópico Felino. Os principais agentes envolvidos em canídeos foram Staphylococcus coagulase-positivos (S. pseudintermedius e Staphylococcus pseudintermedius resistente à meticilina- MRSP), Pseudomonas spp. e Malassezia spp., sendo frequente a infeção polimicrobiana. Estas ocorreram em 22 casos, apenas em cães. A associação mais frequente foi Pseudomonas aeruginosa com E.coli e Pseudomonas aeruginosa com S. pseudintermedius. Em gatos, os principais agentes isolados foram o Staphylococcus spp. e Pasteurella multocida. A multi-resistência aos antibióticos observada revelou-se significativa, essencialmente quando surge Pseudomonas spp. As otites externas por este agente, especialmente P. aeruginosa, são as mais desafiantes para a classe científica, devido aos seus níveis elevados de resistências. Esta bactéria apresentou resistência para quase todos os agentes antimicrobianos, entre os quais as penicilinas (amoxicilina e amoxicilina + ácido clavulânico), tetraciclina e cloranfenicol. Neste estudo foi possível verificar que o antibiótico para os quais as bactérias envolvidas na otite externa apresentaram maior resistência foi a amoxicilina, seguido da tetraciclina. De forma a melhorar e completar a informação resultante deste de trabalho seria interessante englobar um maior número de animais, uniformizar dados relativamente a patologias concomitantes, bem como recolher dados sobre as abordagens terapêuticas instituídas e respostas clínicas às mesmas.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Oliveira, Ana Cátia Matos; Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques SerranoO presente Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV foi realizado no decorrer do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório é fruto de todas as experiências e aprendizagens que vivenciei durante os Estágios I,II,III e IV. O relatório encontra-se dividido em quatro capítulos distintos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Apresentação de uma Proposta de Trabalho de Projeto. O primeiro capítulo é referente a dez relatos de atividades/aulas observadas e realizadas durante os estágios, sendo que três foram dinamizadas por mim e as restantes foram observadas. Selecionei para este capítulo os relatos que considerei mais pertinentes. O segundo capítulo abrange oito planificações, quatro referentes a atividades planeadas para a Educação Pré-Escolar e outras quatro aulas planeadas para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. O terceiro capítulo é composto por quatro dispositivos de avaliação, dois são destinados à Educação Pré-Escolar e os restantes ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, incluindo a respetiva análise, interpretação e fundamentação dos resultados. O quarto capítulo apresenta uma proposta de trabalho de projeto intitulado de “(Entre)culturas”. Este projeto pretende consciencializar e promover atitudes de respeito e tolerância pela diversidade cultural. Por fim, termino este relatório com uma reflexão sobre o meu percurso, a prática pedagógica, o trabalho em equipa, bem como algumas limitações que senti no decorrer do Mestrado.
- Prevalence of Lower Back Pain in Portuguese Equestrian RidersPublication . Duarte, Carlota; Santos, R.; Fernandes, Orlando; Raimundo, Armando; Autor correspondente: Santos, R..Lower back pain is prevalent in equestrian athletes, but its prevalence and associated factors are unknown in the Portuguese equestrian population. A questionnaire regarding lower back pain and possible associated factors was answered by 347 respondents. Of the respondents, 214 (61.7%) stated having experienced lower back pain in the past 12 months and therefore completed the Roland Morris disability questionnaire. Among the latter, 63.1% stated that lower back pain impaired their performance. The probability of suffering from lower back pain was higher in individuals with higher weekly riding workloads, who reported equestrianism as their main occupation, and who performed daily stable duties. Considering a Roland Morris disability score of 4 as the cut-off value for dysfunction, this sample had an average score of 5.39 ± 4.42. Individuals who stated equestrianism was their main occupation showed a significantly higher risk (OR = 1.759, p = 0.041) of exhibiting a score ≥ 4 than those who stated equestrianism as a hobby. Age (p = 0.029), body mass index (p = 0.047), and daily performance of stable duties (p = 0.030) were also associated with a higher Roland Morris disability score. Further research is needed to understand the full impacts of lower back pain in Portuguese equestrian athletes.