| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 2.87 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV foi escrito no âmbito do
Mestrado Profissionalizante em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino
Básico, durante os anos letivo 2023-2024 e 2024-2025, onde constam experiências e
aprendizagens desenvolvidas e vivenciadas ao longo do estágio profissional I, II, III e IV.
O grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico é
obtido com a defesa pública do mesmo.
Este relatório encontra-se organizado em quatro capítulos: Relatos, Planificações,
Dispositivos de Avaliação e Trabalho de Projeto.
No primeiro capítulo, estão descritos dez relatos de estágio, três dinamizados por
mim e sete observados, apresentando atividades e aulas, em contextos pertinentes, para o
meu enriquecimento pessoal e profissional.
O segundo capítulo contempla oito planificações, quatro de atividades realizadas
na Educação Pré-Escolar e quatro de aulas realizadas no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino
Básico, orientadas por mim.
Em ambos os capítulos, as descrições e reflexões realizadas estão fundamentadas
com autores de especialidades variadas.
No terceiro capítulo estão apresentados quatro dispositivos de avaliação, sendo
dois aplicados em Educação Pré-Escolar e dois realizados no 1.º Ciclo do Ensino Básico,
com a respetiva análise, interpretação e fundamentação dos resultados obtidos.
O último e quarto capítulo aborda uma proposta de um Trabalho de Projeto,
designado de “Mais que uma floresta, uma casa para os seres vivos”, este projeto tem
como objetivo sensibilizar e consciencializar as crianças para as questões e problemas
ambientais causados pelos incêndios florestais, pela desflorestação e, consequentemente,
o impacto da ação humana nos mesmos.
Por fim, apresento as considerações finais deste relatório, referindo as
aprendizagens, as limitações e potenciais projetos futuros.
Description
Keywords
relatório educação pré-escolar ensino do 1º ciclo do ensino básico
Pedagogical Context
Citation
Publisher
CC License
Without CC licence
