Browsing by Issue Date, starting with "2022-07"
Now showing 1 - 10 of 264
Results Per Page
Sort Options
- Ecodepur - Tecnologias de proteção ambiental, LDAPublication . Pereira, Tomás Emanuel AlvesA realização deste estágio ocorre no âmbito da Unidade Curricular “Estágio”, para conclusão da Licenciatura em Gestão de Empresas no Instituto Politécnico de Tomar, com o intuito de refletir numa vertente prática, nomeadamente no mercado trabalho, todos os conhecimentos adquiridos ao longo do percurso académico. O estágio curricular foi realizado na ECODEPUR, Lda, empresa esta que me permitiu ter um primeiro contacto com o mercado de trabalho, onde realizei 256 horas de estágio e me deu oportunidade de acrescentar valor aos conteúdos lecionados nas unidades curriculares durante a licenciatura. Foi-me atribuída a tarefa de realizar um plano de negócios de um departamento de serviços da empresa em que foi necessário desenvolver novas competências tais como criatividade, responsabilidade, trabalho de equipa e autonomia pois foi-me possibilitada a oportunidade de também trabalhar via remota e não só ter o contacto com o mercado de trabalho como entender as alterações no setor e na vida dos colaboradores, derivadas da pandemia da COVID-19. O principal objetivo além de consolidar conhecimentos adquiridos e o contacto com o mercado de trabalho, era realmente encontrar a área que me mais me desperta interesse dentro da Gestão e foi cumprido com a realização deste estágio.
- Métricas de desempenho do modelo de gestão de pessoasPublication . Silva, Cristiana Sofia GranadeiroNo presente relatório surge o resultado do trabalho desenvolvido no âmbito do estágio curricular decorrido nos serviços partilhados do universo CHM, assim tendo como contributo a conclusão da Licenciatura de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional no Instituto Politécnico de Tomar. O relatório pretende contextualizar teoricamente processos e práticas adotadas pela empresa relativamente á gestão de recursos humanos. O estágio decorreu de forma remota, porem também existiram sessões presenciais quando assim foi necessário. Desta forma foi possível caracterizar o ambiente organizacional e também caracterizar a entidade acolhedora, como também fazer uma descrição pormenorizada sobre todas as atividades desenvolvidas durante o decorrer do estágio, nomeadamente: benchmark de métricas para gestão de pessoas, recolha de dados e caracterização das equipas e das pessoas, caracterização e quantificação (histórico e tendências), criação de bateria de métricas para a gestão de pessoas e conclusão com propostas de alteração e de melhoria ao modelo de gestão de pessoas. É essencial referir que a empresa não possui um departamento de recursos humanos, no entanto a empresa continua a apostar no desenvolvimento desta área e por isso justifica-se a realização do estágio nesta empresa. Tendo em conta todo o trabalho desenvolvido na empresa, na recolha de dados fornecidos pela própria, mas também através de artigos científicos e pesquisa bibliográfica, são apresentadas conclusões e sugestões de melhoria relacionadas á gestão de recursos humanos.
- Care for you - cuidamos de si TomarPublication . Bernardo, Eliane da Conceição LopesO presente relatório surge como resultado do estágio realizado no Departamento de Recursos Humanos de uma Empresa de Apoio Domiciliário, que visa a descrever e analisar detalhadamente todas as atividades desenvolvidas. O estágio ocorreu em um ambiente multidisciplinar, o que permitiu o contacto com diversos procedimentos e metodologias. Neste sentido, em uma primeira fase e com o intuito de contextualizar o ambiente de estágio, é elaborada uma caracterização da entidade acolhedora e uma descrição pormenorizada sobre todas as atividades desenvolvidas, nomeadamente: Recrutamento e Seleção de Recursos Humanos, Resolução de Problemas e Tarefas Administrativas. Posteriormente é realizado um enquadramento teórico relativo às práticas da gestão de recursos humanos. É importa referir que o Departamento de Recursos Humanos na entidade acolhedora possui um papel fundamental para a preservação e prosperidade da empresa e dos seus colaboradores. O objectivo do presente relatório é a descrição das actividades desenvolvidas durante o período de estágio, o relatório inicia com um enquadramento teórico, uma descrição da organização, as tarefas desenvolvidas ao longo do estágio, a descrição de actividades e um balanço de competências adquiridas e limitações
- How can we develop a model for the (re)design of more effective, valuable, and appealing educational systems?Publication . Sprangers, Pieter Petrus Carolina; Rodrigues, António da Cruz; Rosa, CarlosThis thesis documents a research endeavor on the (re)design of educational systems. When learning is systemized, an educational system emerges. It is a complex system which according to stakeholders shows many deficiencies. The goal is to discover how to intervene systemically instead of solving isolated problems to generate better learning outcomes and a better learning experience. The fundamental literature review covers the specific character of scientific-educational design research as a new scientific discipline and how it can be applied to research educational systems. It further covers the construct of the learning experience. A model was developed for the (re)design of more effective, valuable, and appealing educational systems. The hypothesis is that the model can provide educational system designers with heuristics to (re)design educational systems to provide better learning outcomes and high-performing school systems. There will be a need for expert educational system designers to help schools to (re)design their educational system and make it more adaptive. A methodology of systemic design interventions embodied by a mix of experiments was used. The findings coming out of the experiments on nomadic learning, learning while moving, digital twin, and educational crafting revealed the positive impact of systemic interventions on the learning outcomes and learning experience and, are a partial foundation for the model. Further profound research is needed to reveal possible relations between elements of the model and deficiencies attributed to educational systems. To name some: what is the relation between the sedentary character of educational systems and bureaucracy? What is the relation between the pursuit of immortality and the fragility of the systems? What is the relation between the sedentary character of educational systems and the non-learning organization for staff members? What is the relation between closed educational systems and focus on generational learning? Our research showed that, when systemic interventions instead of problem-solving are realized via a well-thought-out system redesign, the learning capacity of the system, the learning experience, and learning outcomes of the agents improve. When the educational system is changed, the learning changes. Scientific educational design research proved to be an appropriate approach to investigate educational systems and what variables ‘educational system designers’ can take into account to (re)design educational systems.
- Transition to circular and sustainable economy through designPublication . Camocho, David João Geraldes; Ferreira, Ana Margarida; Vicente, José Manuel Andrade NunesThe evolution of society and the increase in consumption of products to meet more and more consumer needs is taking society to a breaking point that, if surpassed, will hardly have a return, jeopardizing the future generations. Since the mid-1970s, it has been realized that the current model is unsustainable and that a new approach to production and consumption is needed towards a more sustainable society with added value for all stakeholders in the value chain. In this context, designers have a fundamental role in the development of innovative and sustainable solutions that meet the needs of both consumers, producers, and society in general. Currently, the Circular Economy is seen as an approach to Sustainability with great potential for success and which is being the target of numerous research and development projects and initiatives, of practical application in companies, public funding, and education. However, despite all efforts in this direction, there is still a large gap between theory and practice. There is a need to support the practice of Design with methods and tools that allow the transposition of circularity strategies in the development of effective solutions that result in sustainable and circular products and services adjusted to the needs of all actors involved in the value chain. In order to meet these needs, the research carried out in this PhD Thesis resulted in the development of the Rounding the vertices, Design for the Circular Economy toolkit, which includes a set of practical implementation tools, aligned with the Design process and which is also a didactic tool to support designers in their projects and in the identification and development of innovative and circular solutions for projects.
- ESTÁGIO DESENVOLVIDO NA ENTIDADE FOLGOSA DA MAIA FUTEBOL CLUBEPublication . Albano, André Filipe CastroO presente relatório de estágio enquadra-se no âmbito da formação em contexto de trabalho, realizado no Folgosa da Maia Futebol Clube (FMFC). O estágio assumiu-se como a oportunidade de fundamentar e colocar em prática, em contexto real, todos os conhecimentos adquiridos ao longo de todo o percurso académico, onde realizei o CTesp em Lazer Desportivo e depois concluí a licenciatura em Treino Desportivo, no sentido de promover o desenvolvimento de competências para a minha intervenção profissional futura enquanto treinador.
- ESTÁGIO DESENVOLVIDO NA ENTIDADE SPORTING CLUBE DE SÃO JOÃO DE VER - SADPublication . Silva, Fernando Jorge PeixotoEste relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Condição Física no Desporto e Exercício do Instituto Politécnico da Maia (IPMAIA). O estágio teve lugar no Sporting Clube de São João de Ver – SAD, na qualidade de treinador-adjunto e coadjuvante do preparador físico dos sub19, requerendo assim a elaboração de um relatório que documente todo o processo desenvolvido, em ambas as realidades, e respetivas reflexões. O documento divide-se em cinco partes: enquadramento teórico, desenvolvimento profissional, intervenção profissional, desenvolvimento experimental e as considerações finais. No enquadramento teórico está presente a introdução e revisão da literatura com breves referências às matérias/competências e termos de destaque para o desenvolvimento do relatório de estágio
- Modificação do sistema de freio pneumático do locotrator sentinelPublication . Lopes, Carlos Miguel Figueiredo; Antunes, Jorge Manuel Afonso; Leal, Cristóvão FranciscoEste trabalho tem por objeto a atualização do sistema de freio de um veículo de tração ferroviária, designado locotrator Sentinel nº1169. Nesse sentido, foi adaptado e implementado um sistema de freio pneumático automático, com condutas geral e principal. Com tal modificação é pretendido possibilitar uma frenagem do locotrator apoiada pelos restantes elementos da composição. O sistema desenvolvido é um protótipo que, posteriormente, poderá ser implementado na restante série de locotratores. O locotrator Sentinel é um veículo com motorização Diesel, ao serviço da empresa CP - Comboios de Portugal. Atualmente, apenas encontra uso em parques oficinais para efetuar a movimentação de composições. Contudo, no passado foi utilizado com veículo de tração de composições de passageiros nos ramais do Seixal e do Montijo. Originalmente a série 1150 era composta por 36 locotratores (1151-1186), estando estes equipados com um sistema de freio pneumático direto para a sua frenagem e, por um sistema a vácuo para a composição. Contudo, o fraco desempenho do sistema a vácuo promoveu o seu desuso. É neste contexto que surge a necessidade de encontrar uma alternativa fiável e segura para o sistema de frenagem. A solução apresentada passa pela implementação de um freio pneumático automático como complemento do direto
- ESTÁGIO DESENVOLVIDO NA ENTIDADE CLUBE DESPORTIVO E CULTURAL DE MONTALEGREPublication . Rodrigues, Rui Filipe LimaNa descrição do contexto é resumido o contexto do Centro Desportivo e Cultural de Montalegre, desde infraestruturas, recursos materiais e humanos, até ao seu plantel. Por sua vez, nos objetivos do estágio, distinguem-se aqueles que são gerais, coletivos e individuais, nomeadamente da área física. Na intervenção profissional iremos abordar todas as funções preparador físico, estagiário, desde o papel ativo no treino até à monitorização do mesmo.
- Grupo ImpresaPublication . Silva, Maria Inês Marques Aparício de Abreu eO presente relatório tem como principal foco a análise do desenvolvimento da minha formação em contexto de trabalho, após realizadas as 270 horas, na área da Gestão de Recursos Humanos. A formação em contexto de trabalho teve início dia 09 de maio de 2022, no Edifício do Grupo IMPRESA, em Paço de Arcos e perfiz as 270 horas, no dia 22 de julho de 2022. Com base naquilo que adquiri ao longo destes três anos do curso, optei pelo Grupo IMPRESA para o meu estágio curricular, visto que tinha a consciência de que este grupo conseguia proporcionar-me competências técnicas e experiência, em termos profissionais. Este relatório encontra-se dividido em diversos tópicos, tais como: Ficha Identificativa; Origem e História da Empresa: Breve Visão Histórica; Cronologia do Grupo IMPRESA; Organigrama do Grupo IMPRESA: Administração; Organigrama do Departamento dos Recursos Humanos; Departamento de Recursos Humanos: Grupo IMPRESA; Horário de Funcionamento do Grupo IMPRESA; Horário de Funcionamento do Gabinete de Recursos Humanos do Grupo IMPRESA; Missão do Grupo IMPRESA; Valores da Organização; Atividades Desempenhadas no Grupo IMPRESA; e Considerações Finais.