Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Modificação do sistema de freio pneumático do locotrator sentinel

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatorio_Carlos_Lopes_80773 v.f.pdf8.99 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este trabalho tem por objeto a atualização do sistema de freio de um veículo de tração ferroviária, designado locotrator Sentinel nº1169. Nesse sentido, foi adaptado e implementado um sistema de freio pneumático automático, com condutas geral e principal. Com tal modificação é pretendido possibilitar uma frenagem do locotrator apoiada pelos restantes elementos da composição. O sistema desenvolvido é um protótipo que, posteriormente, poderá ser implementado na restante série de locotratores. O locotrator Sentinel é um veículo com motorização Diesel, ao serviço da empresa CP - Comboios de Portugal. Atualmente, apenas encontra uso em parques oficinais para efetuar a movimentação de composições. Contudo, no passado foi utilizado com veículo de tração de composições de passageiros nos ramais do Seixal e do Montijo. Originalmente a série 1150 era composta por 36 locotratores (1151-1186), estando estes equipados com um sistema de freio pneumático direto para a sua frenagem e, por um sistema a vácuo para a composição. Contudo, o fraco desempenho do sistema a vácuo promoveu o seu desuso. É neste contexto que surge a necessidade de encontrar uma alternativa fiável e segura para o sistema de frenagem. A solução apresentada passa pela implementação de um freio pneumático automático como complemento do direto

Description

Keywords

Locotrator sentinel Freio pneumático Freio direto Frenagem automática

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue