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Abstract(s)
Este trabalho tem por objeto a atualização do sistema de freio de um veículo de tração ferroviária, designado locotrator Sentinel nº1169. Nesse sentido, foi adaptado e implementado um sistema de freio pneumático automático, com condutas geral e principal. Com tal modificação é pretendido possibilitar uma frenagem do locotrator apoiada pelos restantes elementos da composição. O sistema desenvolvido é um protótipo que, posteriormente, poderá ser implementado na restante série de locotratores.
O locotrator Sentinel é um veículo com motorização Diesel, ao serviço da empresa CP - Comboios de Portugal. Atualmente, apenas encontra uso em parques oficinais para efetuar a movimentação de composições. Contudo, no passado foi utilizado com veículo de tração de composições de passageiros nos ramais do Seixal e do Montijo.
Originalmente a série 1150 era composta por 36 locotratores (1151-1186), estando estes equipados com um sistema de freio pneumático direto para a sua frenagem e, por um sistema a vácuo para a composição. Contudo, o fraco desempenho do sistema a vácuo promoveu o seu desuso. É neste contexto que surge a necessidade de encontrar uma alternativa fiável e segura para o sistema de frenagem. A solução apresentada passa pela implementação de um freio pneumático automático como complemento do direto
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Keywords
Locotrator sentinel Freio pneumático Freio direto Frenagem automática