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Modelo ecológico de avaliação e intervenção nas situações de risco e perigo na CPCJ Gaia Norte | 2.33 MB | Adobe PDF |
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Abstract(s)
O tema deste relatório que procura dar conta de uma experiência de estágio na CPCJ Gaia
Norte está ancorado teoricamente no Modelo Ecológico de Avaliação e Intervenção nas
Situações de Risco e de Perigo e a realidade da intervenção das profissionais técnicas
desta CPCJ, na sua tríade necessidades de desenvolvimento integral das crianças e jovens,
competências parentais e fatores familiares e ecológicos. Metodologicamente
convocámos a metodologia de projeto que concretiza a metodologia de investigação-ação
que tem que enquadrar uma experiência de estágio com objetivos de investigação e de
intervenção e não menos atenta à necessidade de fomentar a participação, em especial das
crianças e jovens e das famílias.
Para fundamentar esta experiência de intervenção a mobilização do quadro jurídico
normativo foi crucial para entender o sistema de promoção e proteção das crianças e
jovens em risco/perigo em Portugal, que nos permitiu perceber as etapas do processo de
intervenção e todos os procedimentos que os profissionais são chamados a desenvolver.
Apresentamos as avaliações diagnósticas relativas à gestora de processo que
acompanhávamos e as atividades em que tivemos oportunidade de a acompanhar: os
atendimentos; as reuniões da comissão restrita, da comissão alargada e com profissionais
de outras entidades e as visitas domiciliárias. O estágio permitiu perceber que os
profissionais procuram fazer um acompanhamento personalizado às crianças e jovens e
às suas famílias, apostando na construção de uma verdadeira relação de ajuda que
reconhecem como fundamental para a avaliação diagnóstica e para o plano de intervenção
individual, na base das medidas de promoção e proteção selecionadas. Em particular o
trabalho que envolve os técnicos da CPCJ que acompanham crianças e jovens para os
quais foi aplicada a medida de colocação residencial que obriga à constituição de uma
equipa de parceria que enaltece o trabalho em rede entre as diversas entidades. O estágio
permitiu ainda entender os constrangimentos que um elevado número de situações em
acompanhamento que se caraterizam pela complexidade e pelo dinamismo, coloca aos
profissionais que nem sempre conseguem efetivar todos os procedimentos para os quais
remetem as etapas do processo de intervenção com a qualidade que seria necessária para
fazer sempre prevalecer o superior interesse das crianças e dos jovens.
Description
Keywords
Modelo ecológico de avaliação e Intervenção nas situações de risco e de perigo Avaliação diagnóstica Intervenção social Práticas profissionais.