Repository logo
 

ISSSP - Dissertações de mestrado em Intervenção Social na Infância e juventude em Risco de Exclusão Social

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 85
  • Caracterização da problemática violência doméstica da criança e adolescente que vivenciam o crime num território ao norte de Portugal
    Publication . Dias, Josineide; Granja, Berta; Oliveira, Madalena
    A presente Dissertação de Mestrado tem como tema a caracterização da problemática da violência doméstica vivenciada por crianças e adolescentes. A violência doméstica ultrapassa os limites do lar, configurando-se como um grave problema de Direitos Humanos, com impactos profundos na saúde física e mental das vítimas e diversas ramificações socioeconômicas. "A violência doméstica é uma violação dos direitos humanos e um grave problema de saúde pública, afetando milhões de pessoas em todo o mundo e tendo consequências devastadoras para a saúde física, mental e reprodutiva das vítimas" (Organização Mundial da Saúde [OMS], 2023). Essas consequências afetam não apenas as vítimas diretas, mas também suas famílias e a comunidade em geral, refletindo-se por fim em toda a sociedade. Este estudo visa caracterizar a problemática da vitimação em crianças e jovens que vivem o crime de VD num território o norte de Portugal. A pesquisa adota uma abordagem quantitativa, recorrendo à análise de dados estruturais para fornecer uma compreensão abrangente do fenómeno. Entre os métodos utilizados estão levantamento de dados estatísticos evidenciando uma elevada sintomatologia de ansiedade e depressão. Os resultados destacam a necessidade de políticas públicas integradas e multidisciplinares, que envolvam saúde, educação, justiça e assistência social, para prevenir e combater a violência doméstica. A conclusão enfatiza a importância de intervenções precoces, educação preventiva e apoio psicossocial contínuo, para romper o ciclo de violência e promover um desenvolvimento saudável para crianças e adolescentes.
  • Jovens em Centro Educativo. O que falhou no Sistema de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens?
    Publication . Faria, Mariana; Oliveira, Madalena
    Este estudo explora as trajetórias de vida de jovens com medida tutelar educativa de internamento em Centro Educativo, analisando a intervenção do Sistema de Promoção e Proteção e as razões pelas quais esta não conseguiu prevenir e mitigar o desenvolvimento de comportamentos delinquentes mais graves. Os resultados indicam que muitos destes jovens foram sujeitos a múltiplas intervenções anteriores, revelando a persistência de fatores de risco e a complexidade das suas histórias de vida. Verificou-se que, em muitos casos, os fatores de risco acumulados eram tão significativos que a medida tutelar educativa de internamento se tornou a única opção possível. A pesquisa identificou ainda que, apesar de várias tentativas de intervenção, problemas como a desestruturação familiar, a exposição a ambientes de violência e o insucesso escolar permanecem constantes e contribuem para a escalada de comportamentos delinquentes. Além disso, a falta de recursos adequados e a necessidade de uma abordagem mais individualizada e focada no jovem surgem como fatores críticos para a eficácia das medidas aplicadas. Assim, recomenda-se uma reflexão aprofundada sobre as políticas de intervenção existentes, de modo a implementar estratégias mais preventivas e abrangentes, que proporcionem um acompanhamento mais contínuo e integrado, capazes de responder às necessidades específicas dos jovens e dos seus problemas.
  • As representações de profissionais e famílias acompanhadas por um CAFAP na zona Norte de Portugal sobre a modalidade de Reunificação Familiar
    Publication . Silva, Nance; Montenegro, Elsa; Vita, Ana
    O presente relatório de estágio intitulado "As representações de profissionais e famílias acompanhadas por um CAFAP na zona Norte de Portugal sobre a modalidade de Reunificação Familiar" foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Intervenção Social na Infância e Juventude em Risco de Exclusão Social promovido pelo Instituto Superior de Serviço Social do Porto. O estágio foi realizado num CAFAP da zona Norte de Portugal, durante o período de outubro de 2022 a junho de 2023. No decorrer deste estágio, procurou-se explorar as representações das famílias e dos profissionais sobre a modalidade de Reunificação Familiar, conhecer os principais problemas que identificam, necessidades e forças da intervenção social enquadrada na modalidade de Reunificação Familiar. Compreender os procedimentos de intervenção realizados junto das famílias acompanhadas nesta modalidade e quais os pontos de melhoria a desenvolver, na perspetiva dos profissionais, mas também das próprias famílias, foi um dos principais objetivos deste estágio. A pesquisa envolveu a análise das representações de seis famílias acompanhadas pelo CAFAP e de três profissionais envolvidos nas intervenções. Baseado numa visão ecossistêmica, o relatório estruturou-se em cinco capítulos que procuram refletir o percurso de estágio, assim como as perceções das famílias intervencionadas e dos profissionais que as acompanharam sobre o processo de intervenção. No final do relatório, destaca-se a importância da intervenção familiar na promoção do bem-estar das famílias e crianças em situações de vulnerabilidade, ressaltando valores profissionais como o compromisso e a empatia para com as famílias.
  • A Relação Escola-Família no Sucesso Escolar do Aluno: Responsabilidades do Assistente Social
    Publication . Girão, Inês; Gallo, Marcelo
    O ambiente familiar é o primeiro e mais importante espaço para a estruturação e desenvolvimento da personalidade, portanto quando há uma mudança neste ambiente, como a entrada da criança na vida escolar, assiste-se à uma abertura da família para um sistema exterior. A relação que se estabelece entre a escola e a família é considerada como a chave-mestra para o sucesso escolar dos alunos, porém quando não estão adequadamente envolvidos na educação dos seus educandos, gera desmotivação e insucesso, entrando aqui as responsabilidades que o assistente social poderá assumir, de forma a restabelecer as relações familiares e escolares. A presente investigação tem como população-alvo as turmas do 3º e 4º ano, professores e assistentes sociais, de algumas escolas do concelho da Figueira da Foz. Caracterizando-se como uma metodologia mista, combinando inquéritos por questionário, entrevistas semiestruturadas, análise de conteúdo e observação direta. Como objetivo geral procura-se compreender qual o impacto que a relação escola-família apresenta perante o sucesso ou insucesso escolar dos educandos e como o assistente social pode auxiliar nas dificuldades que surjam. Constatou-se que a parceria entre os encarregados de educação e professores tem o poder de salvaguardar uma educação com qualidade e promover o sucesso escolar, nomeadamente quando a família se interessa e envolve no mundo educativo. A intervenção do assistente social, surge aliado às suas capacidades e funções, acompanhando os alunos e as suas famílias em situações de risco social, que num processo colaborativo, há a construção de respostas e soluções para atenuar as problemáticas encontradas.
  • Uma infância difícil não é uma sentença
    Publication . Sequeira, Sara; Montenegro, Elsa
    Esta investigação visa contribuir para a discussão teórica sobre os processos de autonomização e transição nas instituições de acolhimento, e sobre o seu impacto na vida dos jovens ex-acolhidos. Pretende, igualmente, contribuir para a identificação de pistas de ação conducentes à inversão de trajetos vulneráveis dos processos de saída destes jovens. Este trabalho teve por base uma metodologia qualitativa, apoiada na realização em entrevistas semiestruturadas junto de cinco jovens ex-acolhidos, com idades compreendidas entre os 26 e os 33 anos, cujo percurso de acolhimento ocorreu entre os anos 1997 e 2016, em uma casa de acolhimento do concelho de Coimbra. O processo de recolha de informação foi realizado entre janeiro e abril de 2023. Os resultados obtidos a partir da análise de conteúdo das entrevistas realizadas, indicam que, apesar dos jovens entrevistados entenderem que a medida de acolhimento residencial representou um fator de proteção no seu percurso, é consensual que o sistema ainda não está completamente estruturado para dar resposta às dificuldades inerentes ao processo de saída dos jovens para o exterior, destacando como principais falhas a desvinculação e desresponsabilização das instituições de acolhimento a partir do momento de saída. Esta dissertação termina com uma discussão de resultados à luz da literatura existente e implicações para a prática, responsabilizando gradualmente os jovens, através de atividades que fomentem a sua autonomia.
  • A comunidade contra o Bullying
    Publication . Cunha, Francisca; Melo, Sara
    Diversos estudos demonstram que os fenómenos do Bullying e a agressividade em contexto escolar têm vindo a aumentar nos últimos anos. Estes fenómenos apresentam consequências ao nível físico, psicológico, emocional e escolar, podendo levar à desmotivação, insucesso escolar e, problemas do foro mental. Diversos estudos revelam que as aprendizagens estão relacionadas com as emoções, e que o cérebro associa as emoções a momentos agradáveis e/ou desagradáveis e por isso torna-se fundamental que a escola se constitua como um espaço acolhedor, facilitando a aprendizagem, os vínculos afetivos e incentive a empatia e o respeito mútuo. Partindo do diagnóstico social de um contexto escolar e territorial estigmatizado da cidade do Porto, o trabalho que aqui se apresenta configura um Trabalho de projeto que, tem como objetivos diminuir e prevenir as situações de Bullying/ agressividade em contexto escolar e ainda, consciencializar e capacitar os agentes educativos para a importância da comunicação e a gestão de conflitos. Aproximando-nos da metodologia de investigação-ação participativa, foram planeadas e desenvolvidas atividades que enquadraram sessões de trabalho de competências com as crianças, bem como com os agentes educativos. No final do projeto de intervenção procedemos à sua avaliação onde identificamos os efeitos nos comportamentos e atitudes das crianças. Este trabalho de projeto vem consolidar a importância da intervenção precoce ao nível da consciencialização sobre os processos de agressividade e Bullying, em particular junto de crianças de territórios sociais desfavorecidos.
  • A educação sexual dos jovens portugueses: fontes e conhecimentos
    Publication . Brochado, Carla; Pires, Nuno; Vilar, Duarte
    A educação sexual (ES) é fundamental para a capacitação dos/as jovens, influenciando as suas decisões e comportamentos sexuais, sendo a escola um contexto privilegiado para a sua aplicação. O presente estudo procura compreender o atual nível de ES dos/as jovens e aferir o que podemos esperar dos programas de ES, implementados em instituições públicas de ensino, designadamente se influencia o aumento de conhecimentos e a mudança de atitudes e comportamentos dos/as adolescentes face à sexualidade. Foi feita uma recolha de dados a 435 jovens que frequentam o 10.º e 12.º anos, na zona Norte de Portugal, através da aplicação de um questionário online. Observou-se que os/as jovens têm bons níveis de conhecimento neste âmbito, acredita-se que fruto da implementação de programas de ES nas escolas, destacando-se os que se relacionam com o uso correto do preservativo, algumas Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST), com o corpo e mudanças ocorridas na adolescência. Deteta-se que as raparigas apresentam melhores conhecimentos sobre sexualidade do que os rapazes e que os sentimentos associados à primeira relação sexual também divergem em razão do género, ainda que a maioria, de ambos os sexos, adote comportamentos de proteção na sua primeira relação sexual. Jovens cujos/as progenitores/as detêm formação de nível superior apresentam também melhores níveis de conhecimento. Os/As jovens preferem os/as amigos para conversar acerca da sexualidade, pese embora uma parte significativa indique que não conversa com ninguém. Os principais temas de conversa incidem nas mudanças do corpo na adolescência, diferenças entre homens e mulheres e relações amorosas. É sobretudo nas disciplinas de Ciências Naturais e Biologia que os temas inerentes à ES são abordados e incidem principalmente nas questões biológicas, como as mudanças no corpo durante a adolescência, Vírus da Imunodeficiência Humana/Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (VIH/SIDA) e outras IST. Grande parte dos/as jovens indica que nunca recorreu a nenhum serviço para obter ajuda em questões relacionadas com a sexualidade, afirmando que por nunca ter precisado. Dos/as que o fizeram, foi sobretudo para lidar com problemas relacionados com o corpo. É apontada a necessidade de repensar o programa em vigor e os respetivos conteúdos abordados em ES, de modo a garantir uma maior abrangência e diversidade dos temas trabalhados, privilegiando a articulação entre a escola e estruturas da comunidade, designadamente, mas não só, com a área da saúde.
  • Práticas profissionais que potenciam a reunificação familiar
    Publication . Laranjeira, Letícia; Almeida, Maria Sidalina
    O presente estudo tem como objetivo principal conhecer práticas profissionais que potenciam a reunificação familiar de crianças/jovens que passaram pela medida de colocação residencial. Este tema é tanto mais importante para nós porque existe urgência em promover projetos de vida que perspetivem a reunificação familiar que façam diminuir o número consideravelmente expressivo de crianças e jovens atualmente com medida de colocação residencial. O trabalho dos profissionais que integram as equipas técnicas das entidades do sistema de promoção e proteção com as crianças/jovens acolhidos e com as suas famílias é determinante para a reconstrução do sistema familiar no sentido da reunificação. Partindo de uma abordagem qualitativa e utilizando como técnicas de recolha de dados o focus group com a participação de três técnicas de uma casa de acolhimento e a entrevista semiestruturada a um técnico de um CAFAP da região Norte de Portugal, foi possível conhecer as perspetivas e significados atribuídos às práticas profissionais relativas ao processo de reunificação familiar. A informação recolhida foi objeto de análise de conteúdo temática e os resultados obtidos permitiram conhecer o protocolo de intervenção proposto pelos profissionais, as suas perceções sobre as práticas profissionais que potenciam a reunificação familiar e os constrangimentos por eles sentidos no seu quotidiano de trabalho que dificultam a efetivação de uma intervenção para a concretização desta medida de promoção e proteção. Revelou-se a importância de intervir de forma contínua e longa com a criança/jovem e a família de forma personalizada, para identificar adequadamente as necessidades que se manifestam e o trajeto a percorrer para gerar mudança, possibilitando a reconstrução da estrutura familiar.
  • Os programas de preparação de autonomia que concretizam a autonomização dos jovens em acolhimento
    Publication . Ribeiro, Patricia; Oliveira, Madalena
    O processo de autonomia de vida tem vindo a ser motivo de preocupação por parte de profissionais, decisores e académicos, tendo em conta a necessidade de se garantir um processo de transição por parte dos jovens para uma vida adulta, capaz de demonstrar efetivamente a autonomização e com todos os aspetos que a mesma contempla. De modo muito concreto, e porque os jovens em contexto de acolhimento residencial vivenciam experiências diferenciadas, necessitam então que este mesmo processo de transição seja preparado de forma consistente e que vá de encontro às suas reais necessidades. Neste sentido, com o objetivo de compreender se as casas de acolhimento residencial têm previstos instrumentos de preparação para a autonomia de vida dos jovens e qual o impacto que esses têm na vida dos jovens, levamos a cabo um estudo de investigação, no qual, recorremos ao método qualitativo, com recurso à técnica de entrevista. Participaram nesta investigação onze técnicos que têm prática profissional em casas de acolhimento em contexto nacional. Os resultados indicam que há um investimento na preparação da autonomia de vida dos jovens antes da sua efetiva autonomização. Todavia, não existe um programa consistente e definido, que contemple as áreas fundamentais para o treino de competências de autonomia de vida (cozinha, higiene; transportes; educação, integração profissional, gestão económica e financeira, lúdica e cultural, autoimagem, autoestima, identidade e competências para a vida). Deste modo, os resultados recolhidos vêm demonstrar a necessidade da implementação de um programa específico e estruturado e validado cientificamente que efetivamente possa promover nos jovens acolhidos aquisições/aprendizagens fundamentais no treino de autonomia de vida, para a concretização efetiva da autonomização dos mesmos após a saída das casas de acolhimento.
  • Escola Protetora ou Escola Desviante?
    Publication . Neves, Joana; Gallo, Marcelo
    O presente estudo analisa a perspectiva dos professores em relação à escola e à postura dos seu alunos de uma forma geral, com o objectivo de se explorar, de uma forma indirecta, a relação professor-aluno e a forma como esta pode ser determinante ao longo do desenvolvimento biopsicossocial das crianças e jovens. Com o desenvolvimento do estudo foi possível entender que o factor mais importante em qualquer contexto é sempre, primeiramente, o bem-estar de cada indivíduo, o que não é diferente para as crianças e jovens em contexto educativo. No contexto deste estudo, sendo este de metodologia qualitativa, procedeu-se à aplicação de entrevistas junto de uma amostra de professores. Com as actividades de investigação foi possível perceber, através dos resultados obtidos com as entrevistas aplicadas, que esse bem-estar é de facto valorizado, também pelos próprios professores, e que, no entanto, não é uma condição garantida, nem para os alunos, nem para os próprios professores.