ISSSP - Dissertações de mestrado em Intervenção Social na Infância e juventude em Risco de Exclusão Social
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Recent Submissions
- Construir Pontes para a AutonomiaPublication . Oliveira, Inês; Oliveira, Madalena; Machado, IdalinaA autonomização de jovens em Acolhimento Residencial é uma questão de crescente relevância social, dada a sua importância na transição para a vida adulta. Considerando a especificidade das suas trajetórias, é fundamental adotar estratégias eficazes, adaptadas às necessidades singulares dos jovens acolhidos e garantir um acompanhamento contínuo que permita a sua integração plena na sociedade, reduzindo os riscos de exclusão social. O presente estudo teve como objetivos a compreensão das perceções dos profissionais sobre as estratégias de autonomia, bem como a identificação das práticas institucionais que contribuem para o desenvolvimento de competências de vida e a análise do papel dos Planos de Atividades para a preparação para a autonomização. Metodologicamente, privilegiou-se uma abordagem mista, baseada na aplicação de um inquérito por questionário, com questões abertas e outras fechadas, destinadas a profissionais de Casas de Acolhimento em Portugal Continental e Regiões Autónomas. Complementarmente, procedeu-se à análise documental de 7 Planos de Atividades de Casas de Acolhimento, com o intuito de obter uma visão abrangente das práticas adotadas nas Casas de Acolhimento Residencial para Crianças e Jovens. Os resultados evidenciaram que a promoção de autonomia assenta, sobretudo, na aquisição de competências de vida diária, na gestão financeira e na integração social. No entanto, foram identificadas fragilidades na articulação entre as equipas técnicas e famílias, bem como dificuldades no acesso a recursos habitacionais e na empregabilidade após a saída do acolhimento. Apesar dos esforços das equipas das Casas de Acolhimento na promoção da autonomia, persiste a necessidade de reforçar medidas de acompanhamento pós-acolhimento, assegurando um suporte contínuo que facilite a sua transição para a vida independente.
- Os maus tratos contra crianças no contexto familiarPublication . Ferreira, Débora; Neves, AdrianaO presente Relatório de Estágio, intitulado “Os Maus Tratos Contra Crianças no Contexto Familiar: o retrato de um CAFAP na Área Metropolitana do Porto” foi realizado no âmbito do Mestrado em Intervenção Social na Infância e Juventude em Risco de Exclusão Social, tendo como objetivo analisar e compreender a presença e dimensão da problemática dos maus tratos no contexto de um Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP). O estágio decorreu entre janeiro e maio de 2024 num CAFAP da Área Metropolitana do Porto. Para alcançar os objetivos e compreender os casos de maus tratos, foram realizadas diversas atividades de intervenção em conjunto com a equipa técnica. Pretendeu-se compreender como um CAFAP intervém com crianças e famílias, o seu modo de atuação e modalidades de intervenção, como o Ponto de Encontro Familiar, Reunificação Familiar e Preservação Familiar. Quanto à metodologia, recorreram-se a técnicas como análise documental, observação participante e entrevistas à equipa técnica, com o intuito de perceber como atuam perante casos de maus tratos e como se articulam com outras entidades para garantir melhor proteção às crianças. Por fim, observou-se a intergeracionalidade dos maus tratos no contexto familiar: crianças que crescem num ambiente violento tendem a reproduzir os comportamentos vivenciados, perpetuando o ciclo. Esta problemática social, embora antiga, só recentemente passou a receber a devida atenção.
- Caracterização da problemática violência doméstica da criança e adolescente que vivenciam o crime num território ao norte de PortugalPublication . Dias, Josineide; Granja, Berta; Oliveira, MadalenaA presente Dissertação de Mestrado tem como tema a caracterização da problemática da violência doméstica vivenciada por crianças e adolescentes. A violência doméstica ultrapassa os limites do lar, configurando-se como um grave problema de Direitos Humanos, com impactos profundos na saúde física e mental das vítimas e diversas ramificações socioeconômicas. "A violência doméstica é uma violação dos direitos humanos e um grave problema de saúde pública, afetando milhões de pessoas em todo o mundo e tendo consequências devastadoras para a saúde física, mental e reprodutiva das vítimas" (Organização Mundial da Saúde [OMS], 2023). Essas consequências afetam não apenas as vítimas diretas, mas também suas famílias e a comunidade em geral, refletindo-se por fim em toda a sociedade. Este estudo visa caracterizar a problemática da vitimação em crianças e jovens que vivem o crime de VD num território o norte de Portugal. A pesquisa adota uma abordagem quantitativa, recorrendo à análise de dados estruturais para fornecer uma compreensão abrangente do fenómeno. Entre os métodos utilizados estão levantamento de dados estatísticos evidenciando uma elevada sintomatologia de ansiedade e depressão. Os resultados destacam a necessidade de políticas públicas integradas e multidisciplinares, que envolvam saúde, educação, justiça e assistência social, para prevenir e combater a violência doméstica. A conclusão enfatiza a importância de intervenções precoces, educação preventiva e apoio psicossocial contínuo, para romper o ciclo de violência e promover um desenvolvimento saudável para crianças e adolescentes.
- Jovens em Centro Educativo. O que falhou no Sistema de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens?Publication . Faria, Mariana; Oliveira, MadalenaEste estudo explora as trajetórias de vida de jovens com medida tutelar educativa de internamento em Centro Educativo, analisando a intervenção do Sistema de Promoção e Proteção e as razões pelas quais esta não conseguiu prevenir e mitigar o desenvolvimento de comportamentos delinquentes mais graves. Os resultados indicam que muitos destes jovens foram sujeitos a múltiplas intervenções anteriores, revelando a persistência de fatores de risco e a complexidade das suas histórias de vida. Verificou-se que, em muitos casos, os fatores de risco acumulados eram tão significativos que a medida tutelar educativa de internamento se tornou a única opção possível. A pesquisa identificou ainda que, apesar de várias tentativas de intervenção, problemas como a desestruturação familiar, a exposição a ambientes de violência e o insucesso escolar permanecem constantes e contribuem para a escalada de comportamentos delinquentes. Além disso, a falta de recursos adequados e a necessidade de uma abordagem mais individualizada e focada no jovem surgem como fatores críticos para a eficácia das medidas aplicadas. Assim, recomenda-se uma reflexão aprofundada sobre as políticas de intervenção existentes, de modo a implementar estratégias mais preventivas e abrangentes, que proporcionem um acompanhamento mais contínuo e integrado, capazes de responder às necessidades específicas dos jovens e dos seus problemas.
- As representações de profissionais e famílias acompanhadas por um CAFAP na zona Norte de Portugal sobre a modalidade de Reunificação FamiliarPublication . Silva, Nance; Montenegro, Elsa; Vita, AnaO presente relatório de estágio intitulado "As representações de profissionais e famílias acompanhadas por um CAFAP na zona Norte de Portugal sobre a modalidade de Reunificação Familiar" foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Intervenção Social na Infância e Juventude em Risco de Exclusão Social promovido pelo Instituto Superior de Serviço Social do Porto. O estágio foi realizado num CAFAP da zona Norte de Portugal, durante o período de outubro de 2022 a junho de 2023. No decorrer deste estágio, procurou-se explorar as representações das famílias e dos profissionais sobre a modalidade de Reunificação Familiar, conhecer os principais problemas que identificam, necessidades e forças da intervenção social enquadrada na modalidade de Reunificação Familiar. Compreender os procedimentos de intervenção realizados junto das famílias acompanhadas nesta modalidade e quais os pontos de melhoria a desenvolver, na perspetiva dos profissionais, mas também das próprias famílias, foi um dos principais objetivos deste estágio. A pesquisa envolveu a análise das representações de seis famílias acompanhadas pelo CAFAP e de três profissionais envolvidos nas intervenções. Baseado numa visão ecossistêmica, o relatório estruturou-se em cinco capítulos que procuram refletir o percurso de estágio, assim como as perceções das famílias intervencionadas e dos profissionais que as acompanharam sobre o processo de intervenção. No final do relatório, destaca-se a importância da intervenção familiar na promoção do bem-estar das famílias e crianças em situações de vulnerabilidade, ressaltando valores profissionais como o compromisso e a empatia para com as famílias.
- A Relação Escola-Família no Sucesso Escolar do Aluno: Responsabilidades do Assistente SocialPublication . Girão, Inês; Gallo, MarceloO ambiente familiar é o primeiro e mais importante espaço para a estruturação e desenvolvimento da personalidade, portanto quando há uma mudança neste ambiente, como a entrada da criança na vida escolar, assiste-se à uma abertura da família para um sistema exterior. A relação que se estabelece entre a escola e a família é considerada como a chave-mestra para o sucesso escolar dos alunos, porém quando não estão adequadamente envolvidos na educação dos seus educandos, gera desmotivação e insucesso, entrando aqui as responsabilidades que o assistente social poderá assumir, de forma a restabelecer as relações familiares e escolares. A presente investigação tem como população-alvo as turmas do 3º e 4º ano, professores e assistentes sociais, de algumas escolas do concelho da Figueira da Foz. Caracterizando-se como uma metodologia mista, combinando inquéritos por questionário, entrevistas semiestruturadas, análise de conteúdo e observação direta. Como objetivo geral procura-se compreender qual o impacto que a relação escola-família apresenta perante o sucesso ou insucesso escolar dos educandos e como o assistente social pode auxiliar nas dificuldades que surjam. Constatou-se que a parceria entre os encarregados de educação e professores tem o poder de salvaguardar uma educação com qualidade e promover o sucesso escolar, nomeadamente quando a família se interessa e envolve no mundo educativo. A intervenção do assistente social, surge aliado às suas capacidades e funções, acompanhando os alunos e as suas famílias em situações de risco social, que num processo colaborativo, há a construção de respostas e soluções para atenuar as problemáticas encontradas.
- Uma infância difícil não é uma sentençaPublication . Sequeira, Sara; Montenegro, ElsaEsta investigação visa contribuir para a discussão teórica sobre os processos de autonomização e transição nas instituições de acolhimento, e sobre o seu impacto na vida dos jovens ex-acolhidos. Pretende, igualmente, contribuir para a identificação de pistas de ação conducentes à inversão de trajetos vulneráveis dos processos de saída destes jovens. Este trabalho teve por base uma metodologia qualitativa, apoiada na realização em entrevistas semiestruturadas junto de cinco jovens ex-acolhidos, com idades compreendidas entre os 26 e os 33 anos, cujo percurso de acolhimento ocorreu entre os anos 1997 e 2016, em uma casa de acolhimento do concelho de Coimbra. O processo de recolha de informação foi realizado entre janeiro e abril de 2023. Os resultados obtidos a partir da análise de conteúdo das entrevistas realizadas, indicam que, apesar dos jovens entrevistados entenderem que a medida de acolhimento residencial representou um fator de proteção no seu percurso, é consensual que o sistema ainda não está completamente estruturado para dar resposta às dificuldades inerentes ao processo de saída dos jovens para o exterior, destacando como principais falhas a desvinculação e desresponsabilização das instituições de acolhimento a partir do momento de saída. Esta dissertação termina com uma discussão de resultados à luz da literatura existente e implicações para a prática, responsabilizando gradualmente os jovens, através de atividades que fomentem a sua autonomia.
- A comunidade contra o BullyingPublication . Cunha, Francisca; Melo, SaraDiversos estudos demonstram que os fenómenos do Bullying e a agressividade em contexto escolar têm vindo a aumentar nos últimos anos. Estes fenómenos apresentam consequências ao nível físico, psicológico, emocional e escolar, podendo levar à desmotivação, insucesso escolar e, problemas do foro mental. Diversos estudos revelam que as aprendizagens estão relacionadas com as emoções, e que o cérebro associa as emoções a momentos agradáveis e/ou desagradáveis e por isso torna-se fundamental que a escola se constitua como um espaço acolhedor, facilitando a aprendizagem, os vínculos afetivos e incentive a empatia e o respeito mútuo. Partindo do diagnóstico social de um contexto escolar e territorial estigmatizado da cidade do Porto, o trabalho que aqui se apresenta configura um Trabalho de projeto que, tem como objetivos diminuir e prevenir as situações de Bullying/ agressividade em contexto escolar e ainda, consciencializar e capacitar os agentes educativos para a importância da comunicação e a gestão de conflitos. Aproximando-nos da metodologia de investigação-ação participativa, foram planeadas e desenvolvidas atividades que enquadraram sessões de trabalho de competências com as crianças, bem como com os agentes educativos. No final do projeto de intervenção procedemos à sua avaliação onde identificamos os efeitos nos comportamentos e atitudes das crianças. Este trabalho de projeto vem consolidar a importância da intervenção precoce ao nível da consciencialização sobre os processos de agressividade e Bullying, em particular junto de crianças de territórios sociais desfavorecidos.
- A educação sexual dos jovens portugueses: fontes e conhecimentosPublication . Brochado, Carla; Pires, Nuno; Vilar, DuarteA educação sexual (ES) é fundamental para a capacitação dos/as jovens, influenciando as suas decisões e comportamentos sexuais, sendo a escola um contexto privilegiado para a sua aplicação. O presente estudo procura compreender o atual nível de ES dos/as jovens e aferir o que podemos esperar dos programas de ES, implementados em instituições públicas de ensino, designadamente se influencia o aumento de conhecimentos e a mudança de atitudes e comportamentos dos/as adolescentes face à sexualidade. Foi feita uma recolha de dados a 435 jovens que frequentam o 10.º e 12.º anos, na zona Norte de Portugal, através da aplicação de um questionário online. Observou-se que os/as jovens têm bons níveis de conhecimento neste âmbito, acredita-se que fruto da implementação de programas de ES nas escolas, destacando-se os que se relacionam com o uso correto do preservativo, algumas Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST), com o corpo e mudanças ocorridas na adolescência. Deteta-se que as raparigas apresentam melhores conhecimentos sobre sexualidade do que os rapazes e que os sentimentos associados à primeira relação sexual também divergem em razão do género, ainda que a maioria, de ambos os sexos, adote comportamentos de proteção na sua primeira relação sexual. Jovens cujos/as progenitores/as detêm formação de nível superior apresentam também melhores níveis de conhecimento. Os/As jovens preferem os/as amigos para conversar acerca da sexualidade, pese embora uma parte significativa indique que não conversa com ninguém. Os principais temas de conversa incidem nas mudanças do corpo na adolescência, diferenças entre homens e mulheres e relações amorosas. É sobretudo nas disciplinas de Ciências Naturais e Biologia que os temas inerentes à ES são abordados e incidem principalmente nas questões biológicas, como as mudanças no corpo durante a adolescência, Vírus da Imunodeficiência Humana/Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (VIH/SIDA) e outras IST. Grande parte dos/as jovens indica que nunca recorreu a nenhum serviço para obter ajuda em questões relacionadas com a sexualidade, afirmando que por nunca ter precisado. Dos/as que o fizeram, foi sobretudo para lidar com problemas relacionados com o corpo. É apontada a necessidade de repensar o programa em vigor e os respetivos conteúdos abordados em ES, de modo a garantir uma maior abrangência e diversidade dos temas trabalhados, privilegiando a articulação entre a escola e estruturas da comunidade, designadamente, mas não só, com a área da saúde.
- Práticas profissionais que potenciam a reunificação familiarPublication . Laranjeira, Letícia; Almeida, Maria SidalinaO presente estudo tem como objetivo principal conhecer práticas profissionais que potenciam a reunificação familiar de crianças/jovens que passaram pela medida de colocação residencial. Este tema é tanto mais importante para nós porque existe urgência em promover projetos de vida que perspetivem a reunificação familiar que façam diminuir o número consideravelmente expressivo de crianças e jovens atualmente com medida de colocação residencial. O trabalho dos profissionais que integram as equipas técnicas das entidades do sistema de promoção e proteção com as crianças/jovens acolhidos e com as suas famílias é determinante para a reconstrução do sistema familiar no sentido da reunificação. Partindo de uma abordagem qualitativa e utilizando como técnicas de recolha de dados o focus group com a participação de três técnicas de uma casa de acolhimento e a entrevista semiestruturada a um técnico de um CAFAP da região Norte de Portugal, foi possível conhecer as perspetivas e significados atribuídos às práticas profissionais relativas ao processo de reunificação familiar. A informação recolhida foi objeto de análise de conteúdo temática e os resultados obtidos permitiram conhecer o protocolo de intervenção proposto pelos profissionais, as suas perceções sobre as práticas profissionais que potenciam a reunificação familiar e os constrangimentos por eles sentidos no seu quotidiano de trabalho que dificultam a efetivação de uma intervenção para a concretização desta medida de promoção e proteção. Revelou-se a importância de intervir de forma contínua e longa com a criança/jovem e a família de forma personalizada, para identificar adequadamente as necessidades que se manifestam e o trajeto a percorrer para gerar mudança, possibilitando a reconstrução da estrutura familiar.