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- O efeitoTrump2.0Publication . Pinto, Teresa Nogueira; Rato, Vasco; Tomé, Luis; Sénica, Sónia
- Desafios críticosPublication . Lopes, Louisa Cajaty; Gonçalves, Manuel; Faria, Duarte Lynce; Gonzales, Selma Lúcia de Moura; Medeiros, Sabrina; Cruzeiro, Eva; Campani, Luis; Vianna, Gilberto de Souza; Fayal, Ricardo Alfredo de Assis; Freire, Ricardo RodriguesEste ensaio explora o nexo entre mudança climática, segurança internacional e Infraestrutura Crítica de Energia (Critical Energy Infrastructure ou CEI) relacionado com a área da defesa na União Europeia (UE) num contexto multipolar instável. Com foco na segurança face ao clima, o estudo estabelece conexões entre as ameaças identificadas com a estabilidade e segurança internacionais e os impactos da mudança climática na CEI, designadamente nas instalações e capacidades militares. Ao recorrer a estudos ambientais e investigação de impacto climático, o artigo enfatiza a necessidade de novas estratégias de governação. A investigação identifica opções para fortalecer a resiliência climática, promover a colaboração multinacional, evitar a escalada de conflitos internos e acautelar o alinhamento com as metas da UE de neutralidade climática até 2050
- Conceções alternativas de alunos de 6.º ano sobre o sistema reprodutor humanoPublication . Formiga, Maria Carolina Roque; Ferreira, SílviaO presente Relatório de Projeto de investigação centra-se numa investigação que decorreu no contexto de estágio no âmbito do mestrado de Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo do Ensino Básico. Este estudo centrou-se em alunos do 6.º ano de escolaridade do Ensino Básico com o tema: As conceções alternativas nas Ciências Naturais e apresenta a seguinte questão-problema “Qual o contributo de atividades baseadas na prática construtivista para a desconstrução das conceções alternativas do 2.º ciclo do Ensino Básico sobre o sistema reprodutor humano?”. Neste sentido, defini os seguintes objetivos para o estudo: Identificar as conceções alternativas dos alunos sobre o sistema reprodutor humano; Caracterizar as dificuldades dos alunos na desconstrução das suas conceções alternativas durante uma prática construtivista; Identificar as conceções alternativas que ainda persistem. Na realização do estudo recorri a uma investigação de natureza qualitativa, centrando-se a investigação sobre a prática. Desta forma, para realizar a investigação utilizei como métodos de recolha de dados a observação participante, os inquéritos por questionários e a análise documental através das produções dos alunos. Para desconstruir as conceções alternativas que os alunos apresentaram no questionário inicial recorri a três atividades baseadas numa prática construtivista, sendo estas: Vamos conhecer os órgãos do sistema reprodutor humano feminino e masculino; Vamos observar as células sexuais femininas e masculinas e Etapas da gravidez – processo de fecundação, nidação e desenvolvimento embrionário. Os resultados obtidos sugerem que, através das atividades propostas na sequência didática, os alunos realizaram aprendizagens, adquirindo conhecimentos sobre o sistema reprodutor humano. Neste sentido, a maioria dos alunos reconheceu, desconstruiu e realizou uma mudança conceptual em relação às conceções alternativas que apresentaram inicialmente sobre o sistema reprodutor humano.
- Educação literária: entre a poesia e a sonorizaçãoPublication . Ribeiro, Ana Filipa Baptista; Costa, Ana Luísa; Vasconcelos, AntónioO presente relatório documenta um estudo realizado durante a Unidade Curricular de Estágio nos 1.º e 2.º Ciclos, com foco na articulação das áreas de Português e Educação Musical no 2.º Ciclo do Ensino Básico, especificamente na incorporação da música no ensino do texto poético. Dada a necessidade de reformular as práticas pedagógicas para promover uma aprendizagem mais significativa, o estudo explora como a sonorização da poesia pode enriquecer a experiência de ensino-aprendizagem num 6.º ano do 2.º ciclo. A pesquisa foi motivada pela observação de que os métodos transmissivos frequentemente não envolvem os estudantes de maneira eficaz e pelo interesse em desenvolver abordagens inovadoras para a didática da Educação Literária. O objetivo principal é compreender como a articulação entre poesia e música pode promover a expressão criativa e competências de oralidade e escrita, enquadradas nas aprendizagens essenciais da Educação Literária. Durante a realização do estudo, foi adotada uma metodologia qualitativa que permitiu compreender as conceções tanto dos estudantes como da professora cooperante em relação ao texto poético e à sua articulação com Educação Musical. Para alcançar os objetivos propostos, foram recolhidos dados através da observação participante, incluindo notas de campo, diário de bordo e dos registos fotográficos, áudios e videográfico, bem como a análise documental, concretamente as produções dos estudantes. Além disso, foi aplicado um questionário aos estudantes para compreender as suas conceções iniciais e uma entrevista em Focus Group para explorar as suas conceções finais. Também foi realizada uma entrevista semiestruturada à professora cooperante. Estes métodos possibilitaram uma análise aprofundada da interação entre os estudantes e as atividades de escuta, escrita, leitura e sonorização da poesia, bem como da conceção da professora sobre a eficiência e impacto dessas práticas. Em suma, a articulação entre poesia e música revelou-se uma abordagem pedagógica eficaz para enriquecer o processo educativo, demonstrando que a música pode transformar a experiência literária e tornar a educação mais significativa e envolvente para os estudantes. O estudo destaca a importância de práticas inovadoras na Educação Literária e a necessidade de adaptar metodologias de ensino às exigências contemporâneas.
- As estratégias usadas pelos alunos na resolução de tarefas de multiplicaçãoPublication . Sordo, Maria Inês de Sousa Mourinho; Mendes, Maria de FátimaA presente investigação tem como propósito compreender o modo como os alunos resolvem tarefas matemáticas relacionadas com a operação multiplicação. Para dar resposta ao objetivo da investigação foram formuladas duas questões: (i) Quais as estratégias de cálculo mental usadas pelos alunos na resolução de tarefas que envolvem a multiplicação? (ii) Quais as dificuldades que os alunos manifestam na resolução de tarefas que envolvem a multiplicação? A revisão da literatura recai sobre a temática da multiplicação, aprofundando tópicos tais como: a aprendizagem da multiplicação; a operação multiplicação nas orientações curriculares; o que é cálculo mental e como se desenvolve; as estratégias de cálculo mental mais usadas na resolução de tarefas de multiplicação; as dificuldades dos alunos nas tarefas de multiplicação e o ensino exploratório. No que concerne à metodologia adotada nesta investigação esta incide sobre uma investigação sobre a prática, que segue uma abordagem qualitativa. Relativamente às técnicas e procedimentos de recolha e tratamento de dados foram utilizadas a observação participante e a recolha documental, bem como a análise de conteúdo na análise de dados. O estudo decorreu numa turma do 3.º ano de escolaridade, sendo a intervenção pedagógica composta por quatro tarefas que envolvem a multiplicação que foram realizadas pelos alunos da turma. No que respeita à análise foram selecionadas as resoluções de três pares de alunos. A análise dos dados evidencia que os alunos recorreram a várias estratégias de resolução das tarefas. Para além disso, é possível constatar que os alunos nas tarefas 3 e 4, ao contrário do que aconteceu nas tarefas anteriores, recorreram apenas à utilização de estratégias multiplicativas, tendo-as utilizado de modo eficiente. No que concerne às dificuldades dos alunos, a que mais se evidenciou foi a interpretação dos enunciados que, por sua vez, influenciou a seleção dos dados para a resolução da tarefa
- Escola: território de criatividade, convivialidade e (re)definição da identidade. um estudo de caso.Publication . Faria, Liliana Marisa Araújo; Pires, Ana Luísa OliveiraEscola: território de criatividade, convivialidade e (re)definição da identidade é um estudo de caso que aborda os contributos do cruzamento da educação com as práticas artísticas, no âmbito do Plano Nacional das Artes (PNA), em turmas de Educação e Formação de Adultos (EFA) e de Português Língua de Acolhimento (PLA) para imigrantes. A investigação foi desenvolvida num Agrupamento de Escolas que integra o programa Território Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP), localizado na Área Metropolitana de Lisboa (AML), tendo participado estudantes adultos dos cursos EFA e PLA, o Diretor do Agrupamento e a responsável pelo Gabinete dos Projetos Socioeducativos do Município. O estudo realizado interrelaciona, ao nível macro, as políticas educativas e culturais e os programas de educação de adultos, ao nível meso, as políticas locais de educação e os projetos organizacionais da escola e do Município e, ao nível micro, as perceções dos participantes do estudo, dos artistas mediadores e da investigadora. O recurso a diferentes técnicas de recolha dos dados permitiu mapear um conjunto de contributos para o desenvolvimento da(s) criatividade(s), da convivialidade, da inclusão, da participação e da cidadania democrática na escola. As conclusões evidenciam o trabalho colaborativo com os parceiros locais, o alargamento da oferta educativa como via para a educação ao longo da vida, a introdução de práticas pedagógicas potenciadoras da aprendizagem e a oferta de projetos culturais e artísticos que incentivam a participação democrática numa comunidade cada vez mais multicultural.
- Estudo comparativo da utilização de supercondensadores em painéis integrados de energia fotovoltaica para armazenamento de energia e sua utilização comercialPublication . Santos, Pedro Miguel Mendes Janeira; Duarte, RaquelNum contexto atual e global, o paradigma da produção de energia renovável fotovoltaica está intrinsecamente ligado à eficiência e desenvolvimento de tecnologias de armazenamento e armazenamento desta energia produzida. A interação entre as tecnologias de energias renováveis e a inovação das tecnologias de armazenamento baseia-se principalmente no armazenamento, na capacidade, na velocidade de carregamento e na disponibilidade imediata dessa energia, associada ao desenvolvimento de sistemas de carregamento rápido para o setor da mobilidade elétrica, no qual os veículos elétricos desempenham um papel importante. A crescente procura de fontes de energia renováveis e sustentáveis tem impulsionado a investigação e o desenvolvimento de sistemas de energia fotovoltaica (PV). A energia solar, limpa e em abundância, oferece uma solução promissora para reduzir a dependência dos combustíveis fósseis e mitigar os impactos das alterações climáticas. No entanto, a natureza intermitente da luz solar apresenta desafios para a integração eficiente da energia fotovoltaica e o seu armazenamento desempenha um papel crucial na superação desses desafios, permitindo o uso da energia solar mesmo em períodos de baixa irradiação ou à noite. Este estudo investiga a viabilidade e o desempenho de sistemas de armazenamento de energia utilizando supercondensadores em conjunto com sistemas fotovoltaicos. Os supercondensadores, com as suas capacidades de carregamento e descarregamento rápido e vida útil prolongada, surgem como uma alternativa e complemento às tecnologias de armazenamento atuais para aplicações de curto prazo e de alta potência. O estudo inclui uma análise teórica da integração de supercondensadores em sistemas fotovoltaicos, explorando os benefícios em termos de eficiência, confiabilidade e custo. Os resultados obtidos fornecem informações valiosas sobre o potencial dos supercondensadores como solução complementar de armazenamento de energia fotovoltaica. Este estudo contribui para o avanço do conhecimento no domínio dos sistemas de energias renováveis e para a implementação eficaz de sistemas fotovoltaicos com armazenamento utilizando supercondensadores.
- Recuperação de resíduos de reciclagem de pilhas alcalinas para produção de elétrodos para supercondensadoresPublication . Gegaloto, João Pedro Lopes Gomes; Duarte, RaquelO estágio foi desenvolvido na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro e no Centro de Química Estrutural do Instituto Superior Técnico. A reciclagem de pilhas alcalinas tem vindo a ganhar grande interesse na indústria de armazenamento de energia. A reutilização de componentes, materiais valiosos e inseridos na lista de matérias-primas críticas e essenciais para a EU de 2020, faz com que a reutilização de resíduos provenientes da reciclagem de pilhas alcalinas seja fundamental para a criação de uma economia circular. Ao longo do estágio foram realizados diferentes estudos e ensaios de forma a testar diferentes ativações e funcionalizações de resíduos de pilhas alcalinas de forma a encontrar quais as suas condições ótimas para possíveis utilizações futuras no que toca a supercondensadores redox, como por exemplo os supercondensadores. Previamente, foi feita uma análise de espetroscopia de raios X no resíduo e não nas amostras tratadas. Em alguns casos, o resíduo apresentou um desempenho superior, indicando que determinados tratamentos podem eliminar grupos cruciais para o comportamento redox ativo. Aponta-se a necessidade de se efetuar espetroscopia de raios X, também às amostras tratadas. O Na2SO4, apresentou um desempenho superior em relação ao KOH, exibindo faixas de potencial maiores durante os ciclos de carga e descarga. A CNiN3 sobressaiu-se com uma capacidade específica de 25 F/g, graças à possível combinação de azoto, carbono e a utilização de etanol como solvente. As caraterísticas de simetria dos elétrodos, apontam que estes podem ser usados como elétrodos positivos e negativos, enquadrando-se no uso em supercondensadores híbridos.
- Reabilitação do património ferroviário desativado antiga estação ferro-fluvial Barreiro MarPublication . Simões, Pedro Miguel de Beça Ortiz Almeida; Cerqueira, LuísCom o passar dos anos, tem-se verificado uma preocupação cada vez maior relativamente às questões de salvaguarda e conservação do património construído. Atualmente, o cenário de abandono e degradação de elementos essenciais da nossa história é uma constante, dando como exemplo o Património Ferroviário que se encontra desativado. Com a diminuição da utilização do comboio como principal meio de transporte e a falta de atratividade para o uso do mesmo, o encerramento sucessivo de linhas ferroviárias é inevitável, tendo como consequência o abandono das respetivas infraestruturas, nomeadamente estações, apeadeiros e outros edifícios. Torna-se cada vez mais urgente a recuperação e requalificação do património desativado, sendo os processos de reabilitação ferramentas essenciais para esse propósito, estabelecendo a ligação entre o passado e o presente. Assim, esta dissertação propõe a reabilitação da Estação Ferro-Fluvial Barreiro Mar e da sua envolvente, que se encontram em estado de abandono e degradação, situação bem presente e visível. O objetivo será revitalizar o local que outrora desempenhou um papel muito importante, como ponto de partida e chegada de pessoas e mercadorias, demonstrando a importância do Caminho de Ferro na história do Barreiro, representado pelo seu vasto Património Ferroviário. A proposta de reabilitação terá como princípio a preservação da memória e a identidade do local, readaptando-o a novos usos, com base nas exigências do presente e do futuro, numa perspetiva de sustentabilidade e de turismo.
- Sustainable cultivation of Chorella Vulgaris using winery effluents: a study on mixotrophic growth in photobioreactorsPublication . Dias, Catarina Rodrigues; Coelho, Ana Cláudia; Santos, Carla AmareloEvery year millions of hectoliters of wastewater are produced in the wine industry, which translate into high organic loads and high risk of contaminations. This production of waste conveys a big environmental issue, that can be attenuated via microalgal treatment. This study, included in the REDWine project, intends to investigate the valorization of these effluents, by including them in the production of Chlorella vulgaris biomass, that can have several applications. For this, four experimental setups were conducted, using different types and designs of photobioreactors (PBR), including a 1700 mL flat panel PBR, 800 mL Bubble Columns and 400 mL Erlenmeyer flasks. The results of these four assays showed that, not only it is clear the implementation of red wine effluents has a positive impact on Chlorella vulgaris, increasing its growth rate (the addition of sugar from effluent on the medium allows a mixotrophic growth), it also is efficient on its treatment, due to the decrease on organic load, polyphenolic and mineral composition. These experiments also helped with the optimization of the growth medium, as they aid to demonstrate the best effluent concentration (optimal growth at 10% (v/v) and overwhelming contamination at 30% (v/v)) and the best medium composition with nitrate, phosphate and magnesium supplementation. Overall, this study encourages the promotion of sustainable practices, improving and highlighting the importance of transforming red wine production effluents into high value products.