Browsing by Issue Date, starting with "2025-07"
Now showing 1 - 10 of 361
Results Per Page
Sort Options
- The involuntary circular economy of (Nano) PlasticsPublication . Piçarra, Susana; Silva, H. F.; Araújo, L.; Coelho, J.; Oliveira, C.; Silva, N.; Matos, M.; Barreiros, A. M.
- Emerging trends in engineering education: adapting to a changing world: book of abstracts of the 6th international conference of the Portuguese Society for Engineering EducationPublication . Silva, André; Williams, Bill; Delgado, Catarina; Torre, Luísa; Justino, Marta; Piteira, Martinha; Neto, Pedro; Rafael, Silviano; Piçarra, Susana
- 1º Seminário Internacional de Ciência da Implementação e Enfermagem: Livro de resumosPublication . Poeira, Ana Filipa; Ferreira, Bruno; Amaral, Guida; Franco, Hugo; Nunes, Lucília
- The Hague NATO Summit 2025Publication . Nunes, Isabel Ferreira; Daehnhardt, Patrícia; Seabra, Pedro; Rizzi, Alberto; Csernatoni, Raluca; Eugénio, António; Instituto da Defesa Nacional
- Pedagogical outcomes of the transnational pilot training BUILD2050Publication . Lucas, Susana; Lucas, Susana; Justino, Júlia; Rafael, SilvianoThis paper presents the pedagogical outcomes of BUILD2050, a transnational pilot training composed of eight training courses addressing building decarbonization. Challenges in defining and implementing active learning in cooperation with five different academic institutions are discussed. Also, the students’ performance and perceptions over the training courses, as well as the teachers' feedback on the application of active learning techniques are presented.
- A Influência do Ambiente Familiar no Abuso Cibernético no NamoroPublication . Silva, Helena; Alves, Hélder; Oliveira, MadalenaO avanço das tecnologias digitais tem transformado profundamente a dinâmica das relações amorosas entre os/as jovens, promovendo uma comunicação constante, mas também abrindo espaço para novas formas de comportamentos abusivos, como o abuso cibernético no namoro (Marganski & Melander, 2015; Smith, Ireland, Park, Elwyn, & Thornberry, 2011; Strickland & Mosley, 2023; Villora, Yubero, & Navarro, 2019). A presente Dissertação teve como objetivo analisar a relação entre o abuso cibernético no namoro e o ambiente familiar, procurando compreender de que modo a dinâmica familiar poderá influenciar tanto a vitimação como a perpetração de comportamentos abusivos em ambientes digitais. O estudo baseou-se numa amostra, por conveniência, de 286 jovens (15-25 anos), maioritariamente do sexo feminino (84%), estudantes (85%) e residentes na Região Norte de Portugal (57%), sendo que 65% dos/as participantes estavam envolvidos/as numa relação amorosa no momento da investigação. A recolha de dados decorreu entre junho e julho de 2024, através da plataforma Google Forms, utilizando-se, para o efeito, a versão portuguesa do Cyber Dating Abuse Questionnaire (CibAN) e a Escala de Sinalização do Ambiente Natural Infantil (SANI). Os resultados revelaram que os participantes do sexo masculino reportaram níveis mais elevados de perpetração de agressões diretas, bem como níveis ligeiramente superiores de vitimação, ainda que, neste último caso, sem alcançar uma significância estatística robusta. Importa ainda destacar que, a perpetração de abuso cibernético demonstrou estar mais fortemente associada a dimensões de coerção e de controlo no ambiente familiar, em comparação com a vitimação. Estes dados sugerem que jovens expostos/as a contextos familiares marcados por dinâmicas coercivas e violentas tendem a reproduzir tais padrões nos seus relacionamentos amorosos, inclusive no meio digital, reforçando, assim, a ligação entre a violência familiar e o abuso cibernético no namoro. Neste sentido, salienta-se a importância do desenvolvimento e da implementação de programas de prevenção que promovam a literacia digital, a consciencialização sobre os riscos do abuso online e a construção de relações afetivas saudáveis, contribuindo para a consolidação de uma cultura de não violência.
- Evidência sobre o contributo das artes na intervenção social com crianças e jovens em risco de exclusão socialPublication . Vital, Bibiana; Melo, SaraEste estudo teve como objetivo analisar, a partir da literatura científica internacional, o contributo das artes na intervenção social dirigida a crianças e jovens em risco de exclusão social. Para tal, foram incluídos estudos que avaliaram os resultados de intervenções artísticas em populações até aos 23 anos, publicados entre 2000 e 2025. A construção da presente scoping review seguiu as orientações metodológicas recomendadas no protocolo PRISMA-ScR e no manual Joanna Briggs Institute (JBI). A pesquisa bibliográfica foi realizada na ferramenta ELICIT, entre os dias 6 e 8 de maio de 2025, com o query: “Que evidências existem sobre o contributo das artes na intervenção social com crianças e jovens até aos 23 anos em risco de exclusão social?”. Após uma seleção rigorosa, 12 estudos foram incluídos na síntese dos resultados. Os resultados indicam que as artes contribuem significativamente para o desenvolvimento global dos jovens e das comunidades. A nível individual, verifica-se um impacto positivo na esfera da saúde, psicológica e das relações interpessoais. Menos frequentemente, mas ainda assim referido, o envolvimento em práticas artísticas demonstra efeitos benéficos a nível cultural e social. Por fim, esta scoping review apresenta uma reflexão e interpretação da síntese de evidências, à luz do conhecimento teórico. Concluindo-se que, embora seja urgente investir na investigação nesta temática, já existem evidências que comprovam que as artes constituem um meio para atingir o fim, quando nos referimos à inclusão social.
- A Caminho da AutonomiaPublication . Carvalho, Joana; Machado, Idalina; Oliveira, Idalina
- O efeito do cyber abuso no bem-estar de jovens em PortugalPublication . Marques, Joana; Alves, Hélder; Oliveira, MadalenaO bem-estar global e a saúde mental englobam o estado emocional, psicológico e social do indivíduo, refletindo-se na forma como este lida com o stress, as emoções, os desafios e as adversidades do quotidiano. Esta é uma dimensão complexa, que abrange desde experiências relacionais e traumas precoces até perturbações mentais diagnosticáveis, como a ansiedade e a depressão. A saúde mental está intrinsecamente ligada à qualidade de vida, ao funcionamento diário, à resiliência emocional e à capacidade de enfrentar dificuldades. Importa salientar que a saúde mental não se resume à ausência de perturbações, mas inclui também aspetos positivos, como o bem-estar emocional e psicológico. Neste contexto, o presente estudo, realizado em Portugal, teve como objetivo analisar o impacto do abuso cibernético no namoro no bem-estar psicológico de jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos. Para tal, foi recolhida uma amostra por conveniência de 285 jovens (15-25 anos), maioritariamente do sexo feminino (84%), estudantes (85%) e residentes na Região Norte de Portugal (57%), sendo que a maioria estavam envolvidos/as num relacionamento amoroso (65%). A recolha de dados decorreu entre junho e julho de 2024, através da plataforma Google Forms, utilizando a versão portuguesa do Cyber Dating Abuse Questionnaire (CibAN) e o Questionário Geral de Bem-Estar Psicológico (QGBEP-R). Os resultados obtidos evidenciam uma associação significativa entre o cyber abuso no namoro e o bem-estar psicológico dos jovens. Verificou-se que níveis mais elevados de vitimização ou perpetração de comportamentos abusivos no meio digital estão correlacionados com um menor bem-estar psicológico. Estes dados reforçam a importância de promover estratégias de prevenção e intervenção junto dos jovens, focadas na educação relacional e emocional, bem como na literacia digital e psicológica, de forma a mitigar os efeitos negativos do abuso cibernético nas suas vidas.
- Trajetórias de VidaPublication . Marques, Catarina; Pires, Nuno; Oliveira, MadalenaEste relatório documenta o percurso do estágio profissional realizado no âmbito do Mestrado em Intervenção Social na Infância e Juventude em Risco de Exclusão Social, desenvolvido num centro educativo no norte do país entre novembro de 2023 e julho de 2024. O estágio teve como foco a intervenção de jovens em cumprimento de medida tutelar de internamento, com o objetivo de identificar os fatores que motivam o seu acolhimento, bem como os desafios associados à reintegração social. A investigação visou compreender os eventos que contribuíram para a primeira medida de internamento em CE dos jovens e os motivos associados aos acolhimentos subsequentes. Foram analisados os fatores sociais, económicos, familiares, educacionais e psicológicos, combinando assim na metodologia a observação participante e análise documental. A prática profissional permitiu um contacto direto com os jovens e uma análise crítica do papel do assistente social em contexto institucional. Os resultados evidenciam a necessidade de estratégias de intervenção mais individualizadas, reforço do acompanhamento pós-internamento e maior articulação com as famílias e comunidades. O estágio contribuiu para o desenvolvimento de competências técnicas e reflexivas, reforçando a importância de uma abordagem multidisciplinar e centrada no jovem, como resposta às problemáticas da delinquência juvenil e da exclusão social.
