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Modelo ecológico de avaliação e intervenção nas situações de risco e perigo na CPCJ Gaia Norte

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorAlmeida, Sidalina
dc.contributor.authorTavares, Ana
dc.date.accessioned2022-12-20T12:44:36Z
dc.date.available2022-12-20T12:44:36Z
dc.date.issued2022-11
dc.date.submitted2022-10
dc.description.abstractO tema deste relatório que procura dar conta de uma experiência de estágio na CPCJ Gaia Norte está ancorado teoricamente no Modelo Ecológico de Avaliação e Intervenção nas Situações de Risco e de Perigo e a realidade da intervenção das profissionais técnicas desta CPCJ, na sua tríade necessidades de desenvolvimento integral das crianças e jovens, competências parentais e fatores familiares e ecológicos. Metodologicamente convocámos a metodologia de projeto que concretiza a metodologia de investigação-ação que tem que enquadrar uma experiência de estágio com objetivos de investigação e de intervenção e não menos atenta à necessidade de fomentar a participação, em especial das crianças e jovens e das famílias. Para fundamentar esta experiência de intervenção a mobilização do quadro jurídico normativo foi crucial para entender o sistema de promoção e proteção das crianças e jovens em risco/perigo em Portugal, que nos permitiu perceber as etapas do processo de intervenção e todos os procedimentos que os profissionais são chamados a desenvolver. Apresentamos as avaliações diagnósticas relativas à gestora de processo que acompanhávamos e as atividades em que tivemos oportunidade de a acompanhar: os atendimentos; as reuniões da comissão restrita, da comissão alargada e com profissionais de outras entidades e as visitas domiciliárias. O estágio permitiu perceber que os profissionais procuram fazer um acompanhamento personalizado às crianças e jovens e às suas famílias, apostando na construção de uma verdadeira relação de ajuda que reconhecem como fundamental para a avaliação diagnóstica e para o plano de intervenção individual, na base das medidas de promoção e proteção selecionadas. Em particular o trabalho que envolve os técnicos da CPCJ que acompanham crianças e jovens para os quais foi aplicada a medida de colocação residencial que obriga à constituição de uma equipa de parceria que enaltece o trabalho em rede entre as diversas entidades. O estágio permitiu ainda entender os constrangimentos que um elevado número de situações em acompanhamento que se caraterizam pela complexidade e pelo dinamismo, coloca aos profissionais que nem sempre conseguem efetivar todos os procedimentos para os quais remetem as etapas do processo de intervenção com a qualidade que seria necessária para fazer sempre prevalecer o superior interesse das crianças e dos jovens.pt_PT
dc.identifier.tid203184572
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/42714
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectModelo ecológico de avaliação e Intervenção nas situações de risco e de perigopt_PT
dc.subjectAvaliação diagnósticapt_PT
dc.subjectIntervenção socialpt_PT
dc.subjectPráticas profissionais.pt_PT
dc.titleModelo ecológico de avaliação e intervenção nas situações de risco e perigo na CPCJ Gaia Nortept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Superior de Serviço Social do Porto

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Modelo ecológico de avaliação e intervenção nas situações de risco e perigo na CPCJ Gaia Norte
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