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Modelo ecológico de avaliação e intervenção nas situações de risco e perigo na CPCJ Gaia Norte
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Almeida, Sidalina | |
dc.contributor.author | Tavares, Ana | |
dc.date.accessioned | 2022-12-20T12:44:36Z | |
dc.date.available | 2022-12-20T12:44:36Z | |
dc.date.issued | 2022-11 | |
dc.date.submitted | 2022-10 | |
dc.description.abstract | O tema deste relatório que procura dar conta de uma experiência de estágio na CPCJ Gaia Norte está ancorado teoricamente no Modelo Ecológico de Avaliação e Intervenção nas Situações de Risco e de Perigo e a realidade da intervenção das profissionais técnicas desta CPCJ, na sua tríade necessidades de desenvolvimento integral das crianças e jovens, competências parentais e fatores familiares e ecológicos. Metodologicamente convocámos a metodologia de projeto que concretiza a metodologia de investigação-ação que tem que enquadrar uma experiência de estágio com objetivos de investigação e de intervenção e não menos atenta à necessidade de fomentar a participação, em especial das crianças e jovens e das famílias. Para fundamentar esta experiência de intervenção a mobilização do quadro jurídico normativo foi crucial para entender o sistema de promoção e proteção das crianças e jovens em risco/perigo em Portugal, que nos permitiu perceber as etapas do processo de intervenção e todos os procedimentos que os profissionais são chamados a desenvolver. Apresentamos as avaliações diagnósticas relativas à gestora de processo que acompanhávamos e as atividades em que tivemos oportunidade de a acompanhar: os atendimentos; as reuniões da comissão restrita, da comissão alargada e com profissionais de outras entidades e as visitas domiciliárias. O estágio permitiu perceber que os profissionais procuram fazer um acompanhamento personalizado às crianças e jovens e às suas famílias, apostando na construção de uma verdadeira relação de ajuda que reconhecem como fundamental para a avaliação diagnóstica e para o plano de intervenção individual, na base das medidas de promoção e proteção selecionadas. Em particular o trabalho que envolve os técnicos da CPCJ que acompanham crianças e jovens para os quais foi aplicada a medida de colocação residencial que obriga à constituição de uma equipa de parceria que enaltece o trabalho em rede entre as diversas entidades. O estágio permitiu ainda entender os constrangimentos que um elevado número de situações em acompanhamento que se caraterizam pela complexidade e pelo dinamismo, coloca aos profissionais que nem sempre conseguem efetivar todos os procedimentos para os quais remetem as etapas do processo de intervenção com a qualidade que seria necessária para fazer sempre prevalecer o superior interesse das crianças e dos jovens. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203184572 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/42714 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Modelo ecológico de avaliação e Intervenção nas situações de risco e de perigo | pt_PT |
dc.subject | Avaliação diagnóstica | pt_PT |
dc.subject | Intervenção social | pt_PT |
dc.subject | Práticas profissionais. | pt_PT |
dc.title | Modelo ecológico de avaliação e intervenção nas situações de risco e perigo na CPCJ Gaia Norte | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Instituto Superior de Serviço Social do Porto |
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