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ESTG - Dissertações de Mestrado

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  • Fatores que influenciam o desenvolvimento empresarial no Alto Alentejo
    Publication . Alexandre, Gonçalo José Salgueiro; Ramos, Pedro
    Este trabalho partiu de um propósito de âmbito profissional, de analisar o tecido económico empresarial do Alto Alentejo. Foi realizado um trabalho de pesquisa quantitativa e qualitativa no apuramento dos resultados que concluiu com a realização de entrevistas aos responsáveis pelas entidades que influenciam o desenvolvimento económico e social do território do Alto Alentejo. Para análise do apuramento dos resultados realizou-se um trabalho exaustivo do levantamento do tecido empresarial e de indicadores de Portugal, da região do Alentejo e da sub-região do Alto Alentejo, com o intuito de se analisar os dados obtidos com a informação facultada. Por fim existe uma comparação das diferentes fontes de informação com a literatura existente e das entrevistas, de um ponto de vista triangular, onde se pretende que o resultado seja o mais fidedigno para que as conclusões possam ser de extrema importância na tomada de decisão dos decisores e líderes da região.
  • A RELAÇÃO ENTRE A DINÂMICA FAMILIAR E A DESCONTINUIDADE DAS EMPRESAS FAMILIARES
    Publication . Maria Vitoria Goettinaer Santos; Romacho, João
    As empresas familiares integram em 90% do tecido empresarial brasileiro, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (2023), a maioria dessas empresas entra em processo de descontinuidade, principalmente entre a segunda e a terceira geração. Assim, a presente pesquisa se propõe a evidenciar a forma com que a dinâmica desta gestão é capaz de ameaçar a sobrevivência dessas organizações. O objeto de estudo é o Hotel Fazenda Javary, uma pequena empresa da cidade de Miguel Pereira, no Rio de Janeiro. Além de possuir valor histórico, sociocultural e político na região, encerrou suas atividades entre a segunda e terceira geração familiar. Para o cumprimento dos objetivos, optou-se pela abordagem metodológica qualitativa, com finalidade descritiva e explicativa, e o uso do estudo de caso como principal estratégia de pesquisa. As principais técnicas utilizadas foram a aplicação de entrevistas, questionário e observação de campo. Como principais resultados, foi observado que as variáveis subjetivas influenciam diretamente as esferas de família, gestão e propriedade. A natureza das características identificadas é majoritariamente motivada pelo afeto, principalmente no que se refere ao uso de controles informais entre departamentos, foco no planejamento a curto prazo e a resistência à sucessão.
  • Avaliação de modelos transformers bert de pergunta/Resposta com ajuste fino num corpus em português europeu
    Publication . Almeida, Maria Alexandra Esteves; Realinho, Valentim Alberto Correia
    Este trabalho visa a avaliação e comparação de modelos baseados na arquitetura de Transformers para a tarefa de Pergunta/Resposta que foram pré-treinados com dados em língua portuguesa. Foi feito o ajuste fino de três modelos de linguagem baseados no modelo BERTimbau (modelo BERT pré-treinado para português): o bert-base-cased-squad-v1.1-portuguese (SQUAD-PT-BASE); o faquad-bert-base-portuguese-cased (FAQUAD-PT-BASE) e o bert-large-cased-squad-v1.1-portuguese (SQUAD-PT-LARGE). Estes modelos fazem uso da arquitetura Transformer, possuindo respetivamente 108 334 082, 108 334 082 e 333 348 866 parâmetros. Para efetuar o ajuste fino, foi construído um dataset no formato SQuAD (Stanford Question Answering Dataset) com 265 perguntas em português europeu, acerca da Fundação da Nossa Senhora da Esperança. A validação do desempenho dos modelos foi efetuada através das métricas F1 e accuracy, tendo o melhor resultado sido alcançado com o modelo SQUAD-PT-BASE com um F1 de 0,91111 e uma accuracy de 0,96154. Os valores obtidos permitem concluir que o ajuste fino efetuado aos modelos pré-treinados, conduzem a resultados para tarefas de Pergunta/Resposta bastante satisfatórios, tendo atingido uma performance melhor do que os modelos originais e de outros trabalhos semelhantes
  • Plano de Marketing para a marca Artipel. Estratégia de entrada no mercado luxemburguês
    Publication . Silva, Tânia Lavadinho; José, Ana Ercília Reis
    Este projeto propõe um plano de marketing para a Artipel, uma marca sustentável portuguesa, com o objetivo de entrar no mercado luxemburguês e estabelecer os seus produtos de moda em cortiça. A escolha deste mercado deve-se ao crescente interesse por produtos sustentáveis no Luxemburgo, o que constitui uma boa oportunidade para a internacionalização da marca. A revisão da literatura aborda conceitos e fundamentos essenciais do marketing, mostrando as melhores práticas e alguns modelos relevantes para a implementação eficaz do plano, o que permitiu estabelecer uma estrutura fundamentada para a Artipel. Para desenvolver este projeto, adotou-se uma metodologia de estudo de caso com uma abordagem de pesquisa exploratória mista, recorrendo a uma combinação de análise de dados secundários e a uma entrevista semi-estruturada. Através desta metodologia, foi possível identificar que os consumidores luxemburgueses valorizam a sustentabilidade e a exclusividade dos produtos, facilitando assim a formulação de estratégias de marketing para a Artipel no mercado luxemburguês. O plano de marketing proposto pretende diferenciar e posicionar a Artipel no Luxemburgo, destacando a sua oferta única e o seu compromisso com práticas ecológicas. As estratégias de marketing incluem a implementação de canais de venda apropriados e a promoção da identidade da marca, enfatizando os seus atributos sustentáveis e exclusivos. As ações de marketing visam aumentar a notoriedade da marca, expandir os canais de distribuição e consolidar a Artipel como a marca preferida na moda ecológica no Luxemburgo. Os resultados esperados indicam uma apreciação por parte dos consumidores locais pelos valores da Artipel. Conclui-se que a Artipel poderá alcançar um aumento significativo na sua presença e reconhecimento no mercado luxemburguês, evidenciando-se pela sua oferta de moda sustentável portuguesa.
  • Criação de uma nova marca gráfica. Caso de estudo Biblioteca Municipal de Portalegre
    Publication . Maurício, Diogo Manuel Guerreiro; Barradas, Vera
    No âmbito desta investigação, pretende-se investigar e identificar quais são os processos criativos e os seus métodos na criação de uma nova marca gráfica para a Biblioteca Municipal de Portalegre, investigando também o desenvolvimento de uma marca dinâmica jovem e fácil de captar a atenção. No contexto do estágio pretende-se tentar criar métodos e obter respostas nos objetivos propostos para a criação de um design mais eficaz através da introdução de novas ideias e investigar alguma história do local para assim aprimorar a investigação
  • Comparação de Modelos de Previsão de Séries Temporais - Aplicação a Caudais de Água Distribuída em Redes de Abastecimento
    Publication . Pires, Carlos Alberto Gonçalves; Martins, Mónica
    Este trabalho visa efetuar uma comparação entre modelos de previsão de séries temporais, nomeadamente, Holt-Winters, ARIMA, Long Short-Term Memory (LSTM) e Prophet, quando aplicados a dados reais de caudais de água distribuídos em quatro setores de abastecimento de aglomerados urbanos, situados em zonas rurais, onde existia uma medição de caudal e respetivo registo com uma frequência máxima de uma hora. Os setores em causa foram o de Janeiro de Cima e Aldeia de Joanes, no concelho do Fundão, Degolados, no concelho de Campo Maior e Alcáçova, no concelho de Elvas, todos situados em Portugal. A comparação foi feita de forma determinística utilizando as métricas de avaliação Erro Médio Absoluto, Raiz do Erro Quadrático Médio e Coeficiente de Determinação. As métricas foram calculadas para previsões de curto prazo, 10 dias, e de longo prazo, 3 meses. Os resultados mostraram que o modelo ARIMA era mais eficiente para previsões de curto prazo, sendo o modelo LSTM mais eficiente nas previsões de longo prazo. Verificou-se que em zonas com oscilações de consumo significativas que perturbavam os padrões de uma forma aleatória, nenhum modelo conseguiu efetuar previsões minimamente aceitáveis. Por outro lado, verificou-se a potencialidade dos modelos LSTM e Prophet em efetuarem previsões tendo em conta a sazonalidade anual, característica determinante para deteção de anomalias.
  • A eficácia da formação na motivação dos colaboradores e no sucesso das organizações: Estudo de caso na empresa Delta Serviços
    Publication . Martins Galvão, Ana Paula; Guerra, Cristina
    De acordo com Chiavenato (2014), capital humano é o conjunto de talentos, capacidades e competências inerentes a pessoas que atuam nas organizações com o intuito de responder aos desafios da empresa. Os colaboradores precisam de ser motivados e estimulados através de um “contexto organizacional que lhes dê estrutura, retaguarda e impulso”, pois por si só não atingem os objetivos pretendidos. Com a elaboração deste projeto pretendemos fazer um estudo sobre de que forma a formação e a qualificação dos colaboradores da Delta Serviços do Grupo Nabeiro tem sido eficaz, qual o impacto na sua motivação e área de atuação. Procurando assim saber, que efeitos essas formações estão a proporcionar no nível do desempenho não só do colaborador, como também consequentemente na performance da organização, pois para o Grupo Nabeiro (GN), uma das principais contribuições da formação é capacitar continuadamente todos os seus colaboradores, tornando-os cidadãos criativos, com condições para enfrentar as mudanças de maneira original e inovadora. Assim, este projeto pretende, de uma maneira geral, responder a uma questão: “Qual o impacto da formação na motivação dos colaboradores da Delta Serviços, e qual o seu nível de eficácia?” Como forma de dar cumprimento a este objetivo, foram desenvolvidos objetivos específicos e hipóteses de investigação. Com base na revisão de literatura, foram estudados os conceitos que melhor seenquadravam no contexto, nomeadamente, formação, motivação, eficácia da formação e desenvolvimento de competências. O estudo foi desenvolvido com uma amostra de 87 sujeitos. Os dados para efetuar este estudo foram recolhidos no CIPGCRN (Centro Internacional de Pós-graduação Comendador Rui Nabeiro), e no Departamento de Recursos Humanos, onde constam os registos das formações que os colaboradores frequentaram. A recolha de dados foi feita através de questionário que media a autoperceção da eficácia da formação. O questionário encontra-se dividido em 11 dimensões, a saber: Implicação Afetiva, Motivação, Feedback de Desempenho, Suporte do Supervisor Hierárquico, Design de Transferência, Transferência da Formação, Autoeficácia de Desempenho, Retenção da Formação, Importância da Formação na Cultura Organizacional, Importância da Formação no Desenvolvimento Pessoal e Importância da Formação para a equipa. Começámos por estudar o questionário no que concerne à sensibilidade, fidelidade e validade externa, utilizando os procedimentos estatísticos recomendados na literatura através do software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que estamos perante um questionário robusto. De seguida recorremos ao estudo da distribuição de frequência para perceber a importância atribuída pelos inquiridos às diferentes dimensões associadas à eficácia da formação e se a formação tinha impacto na motivação dos colaboradores. Concluímos que os indivíduos atribuem grande importância a todas as dimensões e que consideram que a formação contribui para aumentar os seus níveis de motivação. Procurámos, ainda, perceber se existia ou não relação entre as dimensões e a autoperceção da eficácia da formação. Para o efeito recorremos ao estudo das correlações utilizando o coeficiente de Pearson. Existe relação positiva e estatisticamente significativa entre dimensões, e entre estas e o total da prova. Este resultado permitiu-nos inferir que o aumento de uma variável poderá levar ao aumento da(s), outra(s) e aumento da perceção da eficácia da formação. Finalmente, para entender qual, ou quais as variáveis que poderiam ser preditoras da eficácia da formação recorremos ao estudo da regressão linear múltipla, utilizando o procedimento stepwiser, a transferência, é a variável com maior poder preditivo tendo esta explicado 80,6% da eficácia percebida. Incorporar outras dimensões teve um efeito menos significativo, mas ainda relevante, na perceção da eficácia da formação.Com base nas informações apresentadas, concluímos que alcançamos com êxito os objetivos gerais e específicos da pesquisa, além de responder positivamente às hipóteses de investigação.
  • A perceção de empregados e empregadores sobre o impacto da Formação Profissional: o caso de pequenas e Médias Empresas da região de Portalegre
    Publication . do Carmo Faria, Vânia; Guerra, Cristina
    É hoje atribuída à formação profissional uma dinâmica nunca vista, sendo já assumida como um fator diferenciador e de competitividade, tanto ao nível pessoal como ao nível profissional. O investimento na formação profissional é uma preocupação crescente como forma de resposta a desafios constantes do mercado de emprego (Martins, 1995). Este trabalho pretende aferir a perceção de empregadores e empregados de pequenas e médias empresas da região de Portalegre em relação à eficácia da formação profissional. É ainda objetivo perceber se existe relação entre as variáveis em estudo e quais as variáveis que predizem a eficácia da formação. Como forma de dar cumprimento a este objetivo procedeu-se a uma pesquisa exploratória quantitativa através da aplicação de questionários a empregados e empregadores, cujas questões foram posteriormente agrupadas e analisadas por dimensões (Empregados - dimensão do Desempenho da Aprendizagem, dimensão do Desempenho Individual e dimensão do Desenvolvimento Organizacional; Empregadores – dimensão Apoio dos Superiores, dimensão Sanções dos Superiores e dimensão Alteração Comportamental) e a uma pesquisa descritiva através da análise de dados já existentes. O estudo foi feito numa amostra de 69 participantes de pequenas e médias empresas da região de Portalegre, sendo que 14 são empregadores e 55 são empregados. Os resultados mostram que quer empregados, quer empregadores dão importância à formação profissional. Os empregados valorizam sobretudo a formação profissional para um incremento do seu desenvolvimento individual, enquanto os empregadores, valoriza o apoio/reforço dos superiores que os indivíduos recebem antes e depois de frequentar uma ação de formação. Para percebermos se existia ou não relação entre as variáveis procedemos ao estudo da correlação, utilizando o coeficiente de Pearson. Os resultados apontam para correlações positivas estatisticamente significativas, o que nos permitiu concluir que existe relação entre as dimensões em estudo. Seguiu-se o estudo dos preditores da perceção da eficácia da formação profissional para empregados e empregadores através do estudo da regressão linear múltipla, utilizando o método stepwiser No caso dos empregadores o maior preditor é a dimensão Sanção dos Superiores que mais contribui para a eficácia da formação, e no caso dos empregados a dimensão Desempenho Individual. Em suma, os resultados obtidos através da aplicação e análise dos questionários demonstraram inequivocamente que as perceções de empregados e empregadores dePME da Região de Portalegre em relação ao impacto da formação profissional é idêntica. Os empregados e os empregadores dão uma enorme importância à realização de formação profissional.
  • A importância do Design de Identidade Digital no reconhecimento de uma marca internacional.
    Publication . de Vasconcellos Rocha, Catarina Perestrello; Raposo, Daniel; Barradas, Vera
    No âmbito desta investigação pretende-se perceber qual o papel e a importância do design de identidade digital para o reconhecimento de uma marca internacional, tendo como caso de estudo a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023. Este relatório de estágio é constituído por duas partes, sendo a primeira a investigação. Nesta parte está presente a introdução do trabalho, o estado da arte, onde se abordam temas como o design de identidade visual, a comunicação de marca, o enquadramento da Jornada Mundial da Juventude. Ainda se explica a metodologia utilizada na investigação, o estudo de casos e as conclusões. A metodologia utilizada é uma metodologia mista, recorrendo ao estudo de casos, a um inquérito por questionário e realizando duas entrevistas. Os casos de estudo analisados são, a Jornada de Lisboa e as quatro Jornadas realizadas antes desta - metodologia qualitativa; o inquérito é dirigido a voluntários e peregrinos da JMJ de Lisboa (utiliza-se uma metodologia quantitativa e qualitativa) e, por último, nas duas entrevistas realizadas, igualmente no contexto da JMJ Lisboa 2023, é também utilizada metodologia mista. Na segunda parte deste relatório é apresentado o portfólio de estágio, onde a aluna expõe o trabalho realizado neste âmbito, com pequenos resumos explicando cada projeto. Pretende-se realizar projetos e campanhas de forma a compreender os seus resultados a nível internacional. Os resultados obtidos, no fim desta investigação, constatam que as Jornadas Mundiais da Juventude utilizam bastante as plataformas digitais, como meio para chegar a um público-alvo bastante internacional. Entende- se que o design de identidade digital, nestas plataformas, permite um reconhecimento global da marca e que a maioria das pessoas concorda que este é importante para o alcance global da marca.
  • Certificação de Sustentabilidade no Grupo Marmòris
    Publication . Calado Ferra, Teresa Maria; Ferreira, Paulo
    A sustentabilidade deve ser considerada como um objetivo de negócio, pois o seu valor é diretamente influenciado pelos impactos positivos e negativos que a organização/empresa pode ter através das suas atividades, produtos e serviços. Desta forma, a sustentabilidade contribui fortemente para um bom funcionamento de uma organização/empresa. Para alcançar o desenvolvimento sustentável, não basta plantar árvores ou economizar energia elétrica e/ou água, é necessário ter conhecimento estruturado dos impactos tais como os impactos sociais, ambientais, económicos, positivos e negativos, que poderão ser criados na organização/empresa. O grupo Marmòris é gerido por uma família que, há várias gerações, se encontra ligada à indústria dos mármores. Porém sempre tiveram o sonho de se iniciar atividade no setor do turismo e assim surgiram os hotéis Marmòris. O grupo é constituído atualmente por um hotel em Vila Viçosa e dois alojamentos locais em Sintra. O objetivo principal do presente relatório é descrever todo o trabalho realizado durante o período de estágio, tratando-se de um processo no qual são colocadas em prática todas, grande parte das competências adquiridas ao longo do primeiro ano de mestrado. Por sua vez, o objetivo do estágio é contribuir para a obtenção da certificação de sustentabilidade turística concebida pela Biosphere Sustainable for Hotels e realizar uma candidatura ao programa Green Key em nome do Alentejo Marmòris Hotel & Spa.