ESTG - Dissertações de Mestrado
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Recent Submissions
- O Desenvolvimento de uma Identidade DigitalPublication . Araújo, Mariana Pombeiro; Gaspar, AnaA datar desde dia 20 de novembro de 2023 foi-me proposto o cargo de Direção de Marketing e Gestão de Design de Identidade Digital da marca 7Power, uma empresa focada e especializada em Outsourcing e Gestão de Clientes, sendo como cliente e parceiro principal a EDP (Energias de Portugal) no encargo de venda de painéis solares e energia renovável. Neste projeto irão ser implementadas as melhores estratégias para a reformulação da identidade da marca após a sua análise inicial (tendo em conta os seus problemas, objetivos, pontos essenciais e concorrência) de modo a que esta renasça e se torne mais visualizada e aproveitada. Irão também através de este processo ser colocadas em prática a criação de uma nova marca gráfica mais apelativa nos media, a produção de novas publicações constantes nas redes sociais e ainda de um website funcional não só para a marca em si como também para a venda dos produtos parceiros. Num momento posterior, estes fatores serão associados segundo uma análise crítica a diversos pontos de vista, tendo como exemplo a avaliação de fluxo de percentagem, feedback público e movimentação da empresa em lista de rankings. A ideia para este projeto será, pois, mostrar o processo, desde a pesquisa á implementação, como existe uma evolução da marca no plano empresarial graças a utilização de métodos e estratégias comprovados ao longo do tempo por diferentes projectos de design
- Gestão de identidade das marcas no meio digital na agência One DesignPublication . Fortes, Kenya Carolina Lima de Lima; Correia, VandaEste documento é o resultado de um estágio curricular na agência One Design, desenvolvido no contexto do Mestrado em Design de Idendade Digital (MDID), trata-se de um relatório do trabalho desenvolvido, onde se descreve e analisa algumas marcas clientes deste estúdio de design, com a intenção de explicar a gestão da idendade visual das mesmas, principalmente no meio das plataformas digitais. Esta invesgação que acontece no âmbito de um estágio curricular, é suportada por um referencial teórico de autores conceituados e pela práca adquirida na experiência, através da observação e aplicação do aprendizado. Ela centra-se em entender os desaos e estratégias adotadas para manter a coesão visual e comunicacional das marcas, abordando tópicos como branding digital, gestão de marcas e adaptação de conteúdos para diferentes meios digitais. Este trabalho procura contribuir para o campo do design de idendade digital, evidenciando a importância de uma gestão de idendade visual, especialmente no contexto das redes sociais e outras plataformas digitais
- Novos produtos da Delta CafésPublication . Guedelha, Ana Isabel Pinheiro; Gaspar, Ana; Raposo, DanielO projto tm como tma “Novos produtos da Delta Cafés: Design de Identidade Visual para “Delta Castanha” e “Delta Mel” e tem como objetivo principal criar a identidade, visual e digital, para dois novos produtos da Delta Cafés. O projeto de dissertação assenta em dois produtos fictícios da Delta Cafés, inéditos e inovadores, mas exclusivamente de caráter académico. A Delta Cafés não tem qualquer responsabilidade ou intervenção no processo de investigação. É um projeto atual e inovador, porque associa produtos nacionais e autóctones da região da Serra de São Mamede, no distrito de Portalegre, o café, o mel e a castanha a uma das principais e mais reputadas marcas de café nacional e internacional2, a Delta Cafés. Segue a estratégia da marca, desde a sua criação, assente no desenvolvimento, investigação e inovação de novos produtos, acompanhando a evolução da sociedade, a modernização dos processos e os desejos dos consumidores. Seguindo os parâmetros gráficos da marca, pretendemos criar todos os elementos gráficos de identidade visual para os novos produtos, incluindo elementos de identidade digital, nomeadamente nome, slogan, cores, tipografia, embalagens e outras peças de divulgação, com o propósito de reforçar o branding e comunicar e reforçar ao público-alvo a ideia, os valores, o propósito e a missão da empresa e dos novos produtos. Na elaboração do projeto é utilizado o raciocínio indutivo, que procura observar uma realidade particular, a Delta Cafés, para criar todos os elementos de identidade de dois novos produtos da Delta Cafés. No que concerne às estratégias de investigação opta-se pela combinação de estratégias quantitativas e qualitativas, de modo a capitalizar as suas potencialidades e colmatar as vulnerabilidades de cada uma delas. As principais conclusões e resultado final consagra a proposta de um manual de identidade, visual e digital, para os novos produtos, incluindo também elementos para a promoção dos inéditos produtos da marca Delta Cafés: o Delta-Mel e o Delta-Castanha.
- Literacia FinanceiraPublication . Lopes, Maria Carolina Vences; Oliveira,, MárciaA literacia financeira é uma competência essencial na sociedade moderna, sendo fundamental para a tomada de decisões financeiras informadas e eficazes. Este estudo tem como foco os alunos do Instituto Politécnico de Portalegre, avaliando o nível de conhecimento financeiro, identificando fragilidades e propondo intervenções educativas. A pesquisa abrange uma revisão da literatura sobre conceitos e impacto da literacia financeira, destacando a sua relevância económica e social. Além disso, analisa fatores como género, nível de escolaridade e comportamento financeiro, evidenciando como esses aspetos influenciam o bem-estar económico individual e coletivo. Os resultados apontam para a necessidade de iniciativas educacionais voltadas para o fortalecimento da literacia financeira no contexto académico, visando promovermaior estabilidade e segurança económica entre os jovens. Conclui-se que o aprimoramento da literacia financeira não é apenas benéfico para os indivíduos, mas essencial para o desenvolvimento económico sustentável da sociedade
- Desigualdade de Género no Mundo EmpresarialPublication . Paulino, Maria de Fátima Figueira; Guerra, CristinaA presença de mulheres nas organizações tem aumentado gradualmente ao longo dos anos. Contudo, alcançar os níveis mais altos da hierarquia empresarial continua a ser um desafio significativo. Surge, então, a pergunta: por quê? Como metodologia, foi utilizada uma análise baseada em dados secundários, recorrendo ao podcast “O CEO é o limite”, de liderança e carreira, do Expresso, conduzido pela jornalista Cátia Mateus. O podcast apresenta entrevistas com homens e mulheres que ocupam posições de CEO ou outros altos cargos hierárquicos, explorando quemsão os gestores portugueses, como iniciaram suas trajetórias e como alcançaram a gestão de topo. Os resultados obtidos revelam que, apesar de uma evolução considerável ao longo dos anos em termos de igualdade de género nas organizações, ainda persistem barreiras significativas para as mulheres nos níveis mais altos da hierarquia. Enquanto o acesso inicial ao mercado de trabalho é relativamente equilibrado, a ocupação de cargos de gestão de topo permanece predominantemente masculina. Na presente dissertação, a análise de dados baseou-se na Análise de Conteúdo de Bardin, resultando na identificação de cinco categorias principais: Autoconhecimento e Confiança. Esta categoria destaca a importância de as líderes reconhecerem as suas competências, limitações e dificuldades, como parte essencial do desenvolvimento pessoal e profissional. As entrevistadas evidenciaram a busca contínua por crescimento no ambiente de trabalho, aliada a uma forte exigência pessoal, frequentemente traduzida em pressão para atingir altos níveis de desempenho nas suas carreiras. Desigualdade de Género no Mundo Empresarial: Nesta categoria, foram analisados os preconceitos e a discriminação enfrentados pelas mulheres no ambiente corporativo. Foi enfatizado como essas desigualdades restringem as oportunidades de ascensão feminina e reforçam estereótipos de género, criando desafios adicionais para que as mulheres alcancem posições de liderança. Desafios Emocionais: Esta categoria abordou o impacto do stress e da necessidade de equilíbrio emocional enfrentados pelos gestores em função das elevadas exigências profissionais e pessoais. No caso das mulheres, a maternidade foi destacada como um fator que intensifica as dificuldades, especialmente no que diz respeito à conciliação entre responsabilidades familiares e profissionais, um obstáculo que muitas continuam a enfrentar. Liderança e Inclusão no Ambiente de Trabalho: Aqui, foi explorada a importância da inclusão e da diversidade na liderança. A categoria sublinhou a necessidade de uma representação diversificada nos processos de decisão, reforçando o valor da pluralidade para organizações mais equitativas e inovadoras. Quotas de Género: Esta última categoria analisou a implementação de quotas como estratégia para garantir a representação feminina nas organizações. Discutiu-se o papel das quotas como uma solução temporária, necessária até que a cultura organizacional evolua para proporcionar igualdade de oportunidades de forma natural.
- Fatores que influenciam o desenvolvimento empresarial no Alto AlentejoPublication . Alexandre, Gonçalo José Salgueiro; Ramos, PedroEste trabalho partiu de um propósito de âmbito profissional, de analisar o tecido económico empresarial do Alto Alentejo. Foi realizado um trabalho de pesquisa quantitativa e qualitativa no apuramento dos resultados que concluiu com a realização de entrevistas aos responsáveis pelas entidades que influenciam o desenvolvimento económico e social do território do Alto Alentejo. Para análise do apuramento dos resultados realizou-se um trabalho exaustivo do levantamento do tecido empresarial e de indicadores de Portugal, da região do Alentejo e da sub-região do Alto Alentejo, com o intuito de se analisar os dados obtidos com a informação facultada. Por fim existe uma comparação das diferentes fontes de informação com a literatura existente e das entrevistas, de um ponto de vista triangular, onde se pretende que o resultado seja o mais fidedigno para que as conclusões possam ser de extrema importância na tomada de decisão dos decisores e líderes da região.
- A RELAÇÃO ENTRE A DINÂMICA FAMILIAR E A DESCONTINUIDADE DAS EMPRESAS FAMILIARESPublication . Maria Vitoria Goettinaer Santos; Romacho, JoãoAs empresas familiares integram em 90% do tecido empresarial brasileiro, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (2023), a maioria dessas empresas entra em processo de descontinuidade, principalmente entre a segunda e a terceira geração. Assim, a presente pesquisa se propõe a evidenciar a forma com que a dinâmica desta gestão é capaz de ameaçar a sobrevivência dessas organizações. O objeto de estudo é o Hotel Fazenda Javary, uma pequena empresa da cidade de Miguel Pereira, no Rio de Janeiro. Além de possuir valor histórico, sociocultural e político na região, encerrou suas atividades entre a segunda e terceira geração familiar. Para o cumprimento dos objetivos, optou-se pela abordagem metodológica qualitativa, com finalidade descritiva e explicativa, e o uso do estudo de caso como principal estratégia de pesquisa. As principais técnicas utilizadas foram a aplicação de entrevistas, questionário e observação de campo. Como principais resultados, foi observado que as variáveis subjetivas influenciam diretamente as esferas de família, gestão e propriedade. A natureza das características identificadas é majoritariamente motivada pelo afeto, principalmente no que se refere ao uso de controles informais entre departamentos, foco no planejamento a curto prazo e a resistência à sucessão.
- Avaliação de modelos transformers bert de pergunta/Resposta com ajuste fino num corpus em português europeuPublication . Almeida, Maria Alexandra Esteves; Realinho, Valentim Alberto CorreiaEste trabalho visa a avaliação e comparação de modelos baseados na arquitetura de Transformers para a tarefa de Pergunta/Resposta que foram pré-treinados com dados em língua portuguesa. Foi feito o ajuste fino de três modelos de linguagem baseados no modelo BERTimbau (modelo BERT pré-treinado para português): o bert-base-cased-squad-v1.1-portuguese (SQUAD-PT-BASE); o faquad-bert-base-portuguese-cased (FAQUAD-PT-BASE) e o bert-large-cased-squad-v1.1-portuguese (SQUAD-PT-LARGE). Estes modelos fazem uso da arquitetura Transformer, possuindo respetivamente 108 334 082, 108 334 082 e 333 348 866 parâmetros. Para efetuar o ajuste fino, foi construído um dataset no formato SQuAD (Stanford Question Answering Dataset) com 265 perguntas em português europeu, acerca da Fundação da Nossa Senhora da Esperança. A validação do desempenho dos modelos foi efetuada através das métricas F1 e accuracy, tendo o melhor resultado sido alcançado com o modelo SQUAD-PT-BASE com um F1 de 0,91111 e uma accuracy de 0,96154. Os valores obtidos permitem concluir que o ajuste fino efetuado aos modelos pré-treinados, conduzem a resultados para tarefas de Pergunta/Resposta bastante satisfatórios, tendo atingido uma performance melhor do que os modelos originais e de outros trabalhos semelhantes
- Plano de Marketing para a marca Artipel. Estratégia de entrada no mercado luxemburguêsPublication . Silva, Tânia Lavadinho; José, Ana Ercília ReisEste projeto propõe um plano de marketing para a Artipel, uma marca sustentável portuguesa, com o objetivo de entrar no mercado luxemburguês e estabelecer os seus produtos de moda em cortiça. A escolha deste mercado deve-se ao crescente interesse por produtos sustentáveis no Luxemburgo, o que constitui uma boa oportunidade para a internacionalização da marca. A revisão da literatura aborda conceitos e fundamentos essenciais do marketing, mostrando as melhores práticas e alguns modelos relevantes para a implementação eficaz do plano, o que permitiu estabelecer uma estrutura fundamentada para a Artipel. Para desenvolver este projeto, adotou-se uma metodologia de estudo de caso com uma abordagem de pesquisa exploratória mista, recorrendo a uma combinação de análise de dados secundários e a uma entrevista semi-estruturada. Através desta metodologia, foi possível identificar que os consumidores luxemburgueses valorizam a sustentabilidade e a exclusividade dos produtos, facilitando assim a formulação de estratégias de marketing para a Artipel no mercado luxemburguês. O plano de marketing proposto pretende diferenciar e posicionar a Artipel no Luxemburgo, destacando a sua oferta única e o seu compromisso com práticas ecológicas. As estratégias de marketing incluem a implementação de canais de venda apropriados e a promoção da identidade da marca, enfatizando os seus atributos sustentáveis e exclusivos. As ações de marketing visam aumentar a notoriedade da marca, expandir os canais de distribuição e consolidar a Artipel como a marca preferida na moda ecológica no Luxemburgo. Os resultados esperados indicam uma apreciação por parte dos consumidores locais pelos valores da Artipel. Conclui-se que a Artipel poderá alcançar um aumento significativo na sua presença e reconhecimento no mercado luxemburguês, evidenciando-se pela sua oferta de moda sustentável portuguesa.
- Criação de uma nova marca gráfica. Caso de estudo Biblioteca Municipal de PortalegrePublication . Maurício, Diogo Manuel Guerreiro; Barradas, VeraNo âmbito desta investigação, pretende-se investigar e identificar quais são os processos criativos e os seus métodos na criação de uma nova marca gráfica para a Biblioteca Municipal de Portalegre, investigando também o desenvolvimento de uma marca dinâmica jovem e fácil de captar a atenção. No contexto do estágio pretende-se tentar criar métodos e obter respostas nos objetivos propostos para a criação de um design mais eficaz através da introdução de novas ideias e investigar alguma história do local para assim aprimorar a investigação