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- Metodologias ativas no estudo do meio: uma proposta educativa no 3.º ano do 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Queirós, Cristiana Raquel Brandão; Silveira, , Susana Maria Mendes, 1967-A importância do desenvolvimento de competências pelas crianças para a compreensão de conceitos complexos, frequentes no estudo do meio, como o conceito de biodiversidade e da interdependência dos seres vivos relativamente aos fatores ambientais, motivou o planeamento e a implementação de um projeto sobre o qual incide uma componente investigativa. Pretende-se compreender de que forma uma intervenção pedagógica em educação científica baseada em metodologias ativas pode promover aprendizagens significativas por crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O foco no conceito de biodiversidade é central para a educação científica, uma vez que a compreensão do conceito é essencial para a tomada de consciência pelas crianças e consequentemente, a valorização do equilíbrio ambiental e para a consciência da interdependência entre seres vivos e fatores ambientais. O estudo, de natureza qualitativa e interpretativo, foi desenvolvido segundo o modelo de investigação-ação de Kemmis, envolvendo sete sessões pedagógicas com uma turma que raramente utilizava metodologias ativas. As atividades foram planeadas e reformuladas a partir das dúvidas e curiosidades das crianças. Entre as principais estratégias utilizadas destacam-se atividades práticas, laboratoriais e experimentais, projetos investigativos e jogos educativos, com o objetivo de desenvolver o trabalho colaborativo, o pensamento crítico e competências de natureza investigativa. A observação participante e os instrumentos de recolha de dados mobilizados permitiram o levantamento de dados que expressam uma evolução significativa no entendimento que as crianças fazem sobre o conceito de biodiversidade, passando de ideias simplistas e fragmentadas para uma visão mais integrada, bem como na compreensão da interdependência entre seres vivos e os fatores ambientais. Destaca-se o impacte positivo das metodologias ativas na construção de conhecimentos científicos e no desenvolvimento de competências transversais que são fundamentais para a formação da criança, contribuindo para um aumento do envolvimento e da autonomia das crianças no seu processo de aprendizagem. Conclui-se que a proposta de intervenção pedagógica contribuiu para aprendizagens significativas, reforçando a relevância das metodologias ativas na educação científica e a sua potencialidade para formar cidadãos/ãs mais críticos/as e conscientes sobre a importância da biodiversidade.
- Desigualdade de Género no Mundo EmpresarialPublication . Paulino, Maria de Fátima Figueira; Guerra, CristinaA presença de mulheres nas organizações tem aumentado gradualmente ao longo dos anos. Contudo, alcançar os níveis mais altos da hierarquia empresarial continua a ser um desafio significativo. Surge, então, a pergunta: por quê? Como metodologia, foi utilizada uma análise baseada em dados secundários, recorrendo ao podcast “O CEO é o limite”, de liderança e carreira, do Expresso, conduzido pela jornalista Cátia Mateus. O podcast apresenta entrevistas com homens e mulheres que ocupam posições de CEO ou outros altos cargos hierárquicos, explorando quemsão os gestores portugueses, como iniciaram suas trajetórias e como alcançaram a gestão de topo. Os resultados obtidos revelam que, apesar de uma evolução considerável ao longo dos anos em termos de igualdade de género nas organizações, ainda persistem barreiras significativas para as mulheres nos níveis mais altos da hierarquia. Enquanto o acesso inicial ao mercado de trabalho é relativamente equilibrado, a ocupação de cargos de gestão de topo permanece predominantemente masculina. Na presente dissertação, a análise de dados baseou-se na Análise de Conteúdo de Bardin, resultando na identificação de cinco categorias principais: Autoconhecimento e Confiança. Esta categoria destaca a importância de as líderes reconhecerem as suas competências, limitações e dificuldades, como parte essencial do desenvolvimento pessoal e profissional. As entrevistadas evidenciaram a busca contínua por crescimento no ambiente de trabalho, aliada a uma forte exigência pessoal, frequentemente traduzida em pressão para atingir altos níveis de desempenho nas suas carreiras. Desigualdade de Género no Mundo Empresarial: Nesta categoria, foram analisados os preconceitos e a discriminação enfrentados pelas mulheres no ambiente corporativo. Foi enfatizado como essas desigualdades restringem as oportunidades de ascensão feminina e reforçam estereótipos de género, criando desafios adicionais para que as mulheres alcancem posições de liderança. Desafios Emocionais: Esta categoria abordou o impacto do stress e da necessidade de equilíbrio emocional enfrentados pelos gestores em função das elevadas exigências profissionais e pessoais. No caso das mulheres, a maternidade foi destacada como um fator que intensifica as dificuldades, especialmente no que diz respeito à conciliação entre responsabilidades familiares e profissionais, um obstáculo que muitas continuam a enfrentar. Liderança e Inclusão no Ambiente de Trabalho: Aqui, foi explorada a importância da inclusão e da diversidade na liderança. A categoria sublinhou a necessidade de uma representação diversificada nos processos de decisão, reforçando o valor da pluralidade para organizações mais equitativas e inovadoras. Quotas de Género: Esta última categoria analisou a implementação de quotas como estratégia para garantir a representação feminina nas organizações. Discutiu-se o papel das quotas como uma solução temporária, necessária até que a cultura organizacional evolua para proporcionar igualdade de oportunidades de forma natural.
- Tradução, adaptação cultural e validação domandibular function impairment questionnaire (MFIQ) para a população portuguesaPublication . Bacellar, Leile; Gonçalves, Rui; Alves, PaulaObjetivo: Este estudo pretende apresentar o processo de tradução, adaptação cultural e validação do instrumento de medição Mandibular Function Impairment Questionnaire (MFIQ) da língua original inglesa, para a língua portuguesa europeia. Métodos: O questionário original na língua inglesa passou por duas traduções, onde foi obtida a versão reconciliada na língua portuguesa, a qual passou por uma retroversão. A retroversão foi comparada com a versão original, da qual foi extraída uma versão modificada para a língua portuguesa europeia. A versão modificada foi analisada através de uma revisão clínica da qualidade da tradução produzida. Após a revisão clínica foi realizado um pré-teste cognitivo e a revisão linguística final, onde foi obtida a versão final na língua portuguesa europeia utilizada no estudo de validação do MFIQ. Para a validação foi realizado um estudo observacional prospectivo, com pacientes de uma clínica privada na região de Leiria. Foram aplicados a versão final na língua portuguesa europeia do MFIQ, o JLFS-20 e um questionário clínico e sociodemográfico em 82 doentes em um primeiro momento, o MFIQ foi repetido 3 dias depois em 44 doentes que estavam em diferentes fases de tratamento da DTM, os resultados do instrumento de medição na língua portuguesa europeia foram comparados com os resultados de outro instrumento de medição, o JLFS-20 para testar a validade do construto. Para o estudo de validação foi realizada análise de fiabilidade com o coeficiente Alpha de Cronbach, e o coeficiente de correlação item total. Também foi realizado o teste de reprodutibilidade com o estudo do coeficiente de correlação intraclasse e coeficiente Kappa Ponderados. O erro de medição também foi avaliado através do Erro Padrão de Medida e Mudança Mínima Detectável. Resultados: A fiabilidade foi analisada através da coerência interna com coeficiente Alpha de Cronbach com valor de 0,94. A reprodutibilidade foi analisada através do coeficiente de correlação Intraclasse (ICC) com valor de 0,93 e coeficiente Kappa ponderados abaixo de 1. O erro de medição foi testado com análise do Erro padrão de medida (EPM) com valor de 2,47 e mudança mínima detectável (MMD) com valor de 6,83.As três hipóteses foram confirmadas com a correlação significativa esperada entre o MFIQ e o JLFS-20, confirmando a validade do construto Conclusão: Concluímos que os valores encontrados na versão portuguesa do questionário apresenta propriedades psicométricas adequadas, em termos de fiabilidade (consistência interna, reprodutibilidade e erro de medida) e validade (validade do construto). Com base no estudo a tradução e adaptação cultural do MFIQ para a língua portuguesa europeia provou ser válido e confiável para uso na população portuguesa com DTM.