ESTG - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- Avaliação de modelos transformers bert de pergunta/Resposta com ajuste fino num corpus em português europeuPublication . Almeida, Maria Alexandra Esteves; Realinho, Valentim Alberto CorreiaEste trabalho visa a avaliação e comparação de modelos baseados na arquitetura de Transformers para a tarefa de Pergunta/Resposta que foram pré-treinados com dados em língua portuguesa. Foi feito o ajuste fino de três modelos de linguagem baseados no modelo BERTimbau (modelo BERT pré-treinado para português): o bert-base-cased-squad-v1.1-portuguese (SQUAD-PT-BASE); o faquad-bert-base-portuguese-cased (FAQUAD-PT-BASE) e o bert-large-cased-squad-v1.1-portuguese (SQUAD-PT-LARGE). Estes modelos fazem uso da arquitetura Transformer, possuindo respetivamente 108 334 082, 108 334 082 e 333 348 866 parâmetros. Para efetuar o ajuste fino, foi construído um dataset no formato SQuAD (Stanford Question Answering Dataset) com 265 perguntas em português europeu, acerca da Fundação da Nossa Senhora da Esperança. A validação do desempenho dos modelos foi efetuada através das métricas F1 e accuracy, tendo o melhor resultado sido alcançado com o modelo SQUAD-PT-BASE com um F1 de 0,91111 e uma accuracy de 0,96154. Os valores obtidos permitem concluir que o ajuste fino efetuado aos modelos pré-treinados, conduzem a resultados para tarefas de Pergunta/Resposta bastante satisfatórios, tendo atingido uma performance melhor do que os modelos originais e de outros trabalhos semelhantes
- Plano de Marketing para a marca Artipel. Estratégia de entrada no mercado luxemburguêsPublication . Silva, Tânia Lavadinho; José, Ana Ercília ReisEste projeto propõe um plano de marketing para a Artipel, uma marca sustentável portuguesa, com o objetivo de entrar no mercado luxemburguês e estabelecer os seus produtos de moda em cortiça. A escolha deste mercado deve-se ao crescente interesse por produtos sustentáveis no Luxemburgo, o que constitui uma boa oportunidade para a internacionalização da marca. A revisão da literatura aborda conceitos e fundamentos essenciais do marketing, mostrando as melhores práticas e alguns modelos relevantes para a implementação eficaz do plano, o que permitiu estabelecer uma estrutura fundamentada para a Artipel. Para desenvolver este projeto, adotou-se uma metodologia de estudo de caso com uma abordagem de pesquisa exploratória mista, recorrendo a uma combinação de análise de dados secundários e a uma entrevista semi-estruturada. Através desta metodologia, foi possível identificar que os consumidores luxemburgueses valorizam a sustentabilidade e a exclusividade dos produtos, facilitando assim a formulação de estratégias de marketing para a Artipel no mercado luxemburguês. O plano de marketing proposto pretende diferenciar e posicionar a Artipel no Luxemburgo, destacando a sua oferta única e o seu compromisso com práticas ecológicas. As estratégias de marketing incluem a implementação de canais de venda apropriados e a promoção da identidade da marca, enfatizando os seus atributos sustentáveis e exclusivos. As ações de marketing visam aumentar a notoriedade da marca, expandir os canais de distribuição e consolidar a Artipel como a marca preferida na moda ecológica no Luxemburgo. Os resultados esperados indicam uma apreciação por parte dos consumidores locais pelos valores da Artipel. Conclui-se que a Artipel poderá alcançar um aumento significativo na sua presença e reconhecimento no mercado luxemburguês, evidenciando-se pela sua oferta de moda sustentável portuguesa.
- Criação de uma nova marca gráfica. Caso de estudo Biblioteca Municipal de PortalegrePublication . Maurício, Diogo Manuel Guerreiro; Barradas, VeraNo âmbito desta investigação, pretende-se investigar e identificar quais são os processos criativos e os seus métodos na criação de uma nova marca gráfica para a Biblioteca Municipal de Portalegre, investigando também o desenvolvimento de uma marca dinâmica jovem e fácil de captar a atenção. No contexto do estágio pretende-se tentar criar métodos e obter respostas nos objetivos propostos para a criação de um design mais eficaz através da introdução de novas ideias e investigar alguma história do local para assim aprimorar a investigação
- Comparação de Modelos de Previsão de Séries Temporais - Aplicação a Caudais de Água Distribuída em Redes de AbastecimentoPublication . Pires, Carlos Alberto Gonçalves; Martins, MónicaEste trabalho visa efetuar uma comparação entre modelos de previsão de séries temporais, nomeadamente, Holt-Winters, ARIMA, Long Short-Term Memory (LSTM) e Prophet, quando aplicados a dados reais de caudais de água distribuídos em quatro setores de abastecimento de aglomerados urbanos, situados em zonas rurais, onde existia uma medição de caudal e respetivo registo com uma frequência máxima de uma hora. Os setores em causa foram o de Janeiro de Cima e Aldeia de Joanes, no concelho do Fundão, Degolados, no concelho de Campo Maior e Alcáçova, no concelho de Elvas, todos situados em Portugal. A comparação foi feita de forma determinística utilizando as métricas de avaliação Erro Médio Absoluto, Raiz do Erro Quadrático Médio e Coeficiente de Determinação. As métricas foram calculadas para previsões de curto prazo, 10 dias, e de longo prazo, 3 meses. Os resultados mostraram que o modelo ARIMA era mais eficiente para previsões de curto prazo, sendo o modelo LSTM mais eficiente nas previsões de longo prazo. Verificou-se que em zonas com oscilações de consumo significativas que perturbavam os padrões de uma forma aleatória, nenhum modelo conseguiu efetuar previsões minimamente aceitáveis. Por outro lado, verificou-se a potencialidade dos modelos LSTM e Prophet em efetuarem previsões tendo em conta a sazonalidade anual, característica determinante para deteção de anomalias.
- A eficácia da formação na motivação dos colaboradores e no sucesso das organizações: Estudo de caso na empresa Delta ServiçosPublication . Martins Galvão, Ana Paula; Guerra, CristinaDe acordo com Chiavenato (2014), capital humano é o conjunto de talentos, capacidades e competências inerentes a pessoas que atuam nas organizações com o intuito de responder aos desafios da empresa. Os colaboradores precisam de ser motivados e estimulados através de um “contexto organizacional que lhes dê estrutura, retaguarda e impulso”, pois por si só não atingem os objetivos pretendidos. Com a elaboração deste projeto pretendemos fazer um estudo sobre de que forma a formação e a qualificação dos colaboradores da Delta Serviços do Grupo Nabeiro tem sido eficaz, qual o impacto na sua motivação e área de atuação. Procurando assim saber, que efeitos essas formações estão a proporcionar no nível do desempenho não só do colaborador, como também consequentemente na performance da organização, pois para o Grupo Nabeiro (GN), uma das principais contribuições da formação é capacitar continuadamente todos os seus colaboradores, tornando-os cidadãos criativos, com condições para enfrentar as mudanças de maneira original e inovadora. Assim, este projeto pretende, de uma maneira geral, responder a uma questão: “Qual o impacto da formação na motivação dos colaboradores da Delta Serviços, e qual o seu nível de eficácia?” Como forma de dar cumprimento a este objetivo, foram desenvolvidos objetivos específicos e hipóteses de investigação. Com base na revisão de literatura, foram estudados os conceitos que melhor seenquadravam no contexto, nomeadamente, formação, motivação, eficácia da formação e desenvolvimento de competências. O estudo foi desenvolvido com uma amostra de 87 sujeitos. Os dados para efetuar este estudo foram recolhidos no CIPGCRN (Centro Internacional de Pós-graduação Comendador Rui Nabeiro), e no Departamento de Recursos Humanos, onde constam os registos das formações que os colaboradores frequentaram. A recolha de dados foi feita através de questionário que media a autoperceção da eficácia da formação. O questionário encontra-se dividido em 11 dimensões, a saber: Implicação Afetiva, Motivação, Feedback de Desempenho, Suporte do Supervisor Hierárquico, Design de Transferência, Transferência da Formação, Autoeficácia de Desempenho, Retenção da Formação, Importância da Formação na Cultura Organizacional, Importância da Formação no Desenvolvimento Pessoal e Importância da Formação para a equipa. Começámos por estudar o questionário no que concerne à sensibilidade, fidelidade e validade externa, utilizando os procedimentos estatísticos recomendados na literatura através do software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que estamos perante um questionário robusto. De seguida recorremos ao estudo da distribuição de frequência para perceber a importância atribuída pelos inquiridos às diferentes dimensões associadas à eficácia da formação e se a formação tinha impacto na motivação dos colaboradores. Concluímos que os indivíduos atribuem grande importância a todas as dimensões e que consideram que a formação contribui para aumentar os seus níveis de motivação. Procurámos, ainda, perceber se existia ou não relação entre as dimensões e a autoperceção da eficácia da formação. Para o efeito recorremos ao estudo das correlações utilizando o coeficiente de Pearson. Existe relação positiva e estatisticamente significativa entre dimensões, e entre estas e o total da prova. Este resultado permitiu-nos inferir que o aumento de uma variável poderá levar ao aumento da(s), outra(s) e aumento da perceção da eficácia da formação. Finalmente, para entender qual, ou quais as variáveis que poderiam ser preditoras da eficácia da formação recorremos ao estudo da regressão linear múltipla, utilizando o procedimento stepwiser, a transferência, é a variável com maior poder preditivo tendo esta explicado 80,6% da eficácia percebida. Incorporar outras dimensões teve um efeito menos significativo, mas ainda relevante, na perceção da eficácia da formação.Com base nas informações apresentadas, concluímos que alcançamos com êxito os objetivos gerais e específicos da pesquisa, além de responder positivamente às hipóteses de investigação.
- A perceção de empregados e empregadores sobre o impacto da Formação Profissional: o caso de pequenas e Médias Empresas da região de PortalegrePublication . do Carmo Faria, Vânia; Guerra, CristinaÉ hoje atribuída à formação profissional uma dinâmica nunca vista, sendo já assumida como um fator diferenciador e de competitividade, tanto ao nível pessoal como ao nível profissional. O investimento na formação profissional é uma preocupação crescente como forma de resposta a desafios constantes do mercado de emprego (Martins, 1995). Este trabalho pretende aferir a perceção de empregadores e empregados de pequenas e médias empresas da região de Portalegre em relação à eficácia da formação profissional. É ainda objetivo perceber se existe relação entre as variáveis em estudo e quais as variáveis que predizem a eficácia da formação. Como forma de dar cumprimento a este objetivo procedeu-se a uma pesquisa exploratória quantitativa através da aplicação de questionários a empregados e empregadores, cujas questões foram posteriormente agrupadas e analisadas por dimensões (Empregados - dimensão do Desempenho da Aprendizagem, dimensão do Desempenho Individual e dimensão do Desenvolvimento Organizacional; Empregadores – dimensão Apoio dos Superiores, dimensão Sanções dos Superiores e dimensão Alteração Comportamental) e a uma pesquisa descritiva através da análise de dados já existentes. O estudo foi feito numa amostra de 69 participantes de pequenas e médias empresas da região de Portalegre, sendo que 14 são empregadores e 55 são empregados. Os resultados mostram que quer empregados, quer empregadores dão importância à formação profissional. Os empregados valorizam sobretudo a formação profissional para um incremento do seu desenvolvimento individual, enquanto os empregadores, valoriza o apoio/reforço dos superiores que os indivíduos recebem antes e depois de frequentar uma ação de formação. Para percebermos se existia ou não relação entre as variáveis procedemos ao estudo da correlação, utilizando o coeficiente de Pearson. Os resultados apontam para correlações positivas estatisticamente significativas, o que nos permitiu concluir que existe relação entre as dimensões em estudo. Seguiu-se o estudo dos preditores da perceção da eficácia da formação profissional para empregados e empregadores através do estudo da regressão linear múltipla, utilizando o método stepwiser No caso dos empregadores o maior preditor é a dimensão Sanção dos Superiores que mais contribui para a eficácia da formação, e no caso dos empregados a dimensão Desempenho Individual. Em suma, os resultados obtidos através da aplicação e análise dos questionários demonstraram inequivocamente que as perceções de empregados e empregadores dePME da Região de Portalegre em relação ao impacto da formação profissional é idêntica. Os empregados e os empregadores dão uma enorme importância à realização de formação profissional.
- A importância do Design de Identidade Digital no reconhecimento de uma marca internacional.Publication . de Vasconcellos Rocha, Catarina Perestrello; Raposo, Daniel; Barradas, VeraNo âmbito desta investigação pretende-se perceber qual o papel e a importância do design de identidade digital para o reconhecimento de uma marca internacional, tendo como caso de estudo a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023. Este relatório de estágio é constituído por duas partes, sendo a primeira a investigação. Nesta parte está presente a introdução do trabalho, o estado da arte, onde se abordam temas como o design de identidade visual, a comunicação de marca, o enquadramento da Jornada Mundial da Juventude. Ainda se explica a metodologia utilizada na investigação, o estudo de casos e as conclusões. A metodologia utilizada é uma metodologia mista, recorrendo ao estudo de casos, a um inquérito por questionário e realizando duas entrevistas. Os casos de estudo analisados são, a Jornada de Lisboa e as quatro Jornadas realizadas antes desta - metodologia qualitativa; o inquérito é dirigido a voluntários e peregrinos da JMJ de Lisboa (utiliza-se uma metodologia quantitativa e qualitativa) e, por último, nas duas entrevistas realizadas, igualmente no contexto da JMJ Lisboa 2023, é também utilizada metodologia mista. Na segunda parte deste relatório é apresentado o portfólio de estágio, onde a aluna expõe o trabalho realizado neste âmbito, com pequenos resumos explicando cada projeto. Pretende-se realizar projetos e campanhas de forma a compreender os seus resultados a nível internacional. Os resultados obtidos, no fim desta investigação, constatam que as Jornadas Mundiais da Juventude utilizam bastante as plataformas digitais, como meio para chegar a um público-alvo bastante internacional. Entende- se que o design de identidade digital, nestas plataformas, permite um reconhecimento global da marca e que a maioria das pessoas concorda que este é importante para o alcance global da marca.
- Certificação de Sustentabilidade no Grupo MarmòrisPublication . Calado Ferra, Teresa Maria; Ferreira, PauloA sustentabilidade deve ser considerada como um objetivo de negócio, pois o seu valor é diretamente influenciado pelos impactos positivos e negativos que a organização/empresa pode ter através das suas atividades, produtos e serviços. Desta forma, a sustentabilidade contribui fortemente para um bom funcionamento de uma organização/empresa. Para alcançar o desenvolvimento sustentável, não basta plantar árvores ou economizar energia elétrica e/ou água, é necessário ter conhecimento estruturado dos impactos tais como os impactos sociais, ambientais, económicos, positivos e negativos, que poderão ser criados na organização/empresa. O grupo Marmòris é gerido por uma família que, há várias gerações, se encontra ligada à indústria dos mármores. Porém sempre tiveram o sonho de se iniciar atividade no setor do turismo e assim surgiram os hotéis Marmòris. O grupo é constituído atualmente por um hotel em Vila Viçosa e dois alojamentos locais em Sintra. O objetivo principal do presente relatório é descrever todo o trabalho realizado durante o período de estágio, tratando-se de um processo no qual são colocadas em prática todas, grande parte das competências adquiridas ao longo do primeiro ano de mestrado. Por sua vez, o objetivo do estágio é contribuir para a obtenção da certificação de sustentabilidade turística concebida pela Biosphere Sustainable for Hotels e realizar uma candidatura ao programa Green Key em nome do Alentejo Marmòris Hotel & Spa.
- Plásticos em ecossistemas costeiros e análise de co-gaseificação como alternativa para mitigação de seu impacto ambientalPublication . Thomé de Deus, Beatriz Corrêa; Brito, Paulo; Cardoso, SimoneOs plásticos são materiais cada vez mais presentes na vida cotidiana devido à sua durabilidade e ampla gama de aplicações em diversos setores industriais. No entanto, a persistência desses materiais no meio ambiente é uma preocupação a nível emergente e pode desencadear consequências negativas para os ecossistemas, vida marinha e saúde humana. Os ecossistemas costeiros são particularmente vulneráveis à poluição plástica sobretudo devido à alta densidade populacional próxima às áreas costeiras, o turismo, a pesca intensiva e o transporte fluvial de resíduos. Diante do exposto, os objetivos dos capítulos do trabalho foram (1) explorar a ocorrência dos plásticos em ambientes costeiros a nível mundial, identificando as características dos itens mais reportados e os países com maior número de estudos; e (2) apresentar a tecnologia de gaseificação como potencial alternativa para mitigação ambiental dos resíduos plásticos. Destaca-se que ambos os objetivos contemplam duas áreas da literatura ainda pouco exploradas, uma vez que não foram encontrados estudos de revisão com abrangência global sobre a ocorrência de plásticos em ambientes costeiros, bem como não foram identificados estudos envolvendo a gaseificação de plásticos juntamente com casca de castanha-de-caju, biomassa complementar que foi empregada nos ensaios. No primeiro capítulo dessa dissertação, empregamos a metodologia PRISMA e as buscas foram realizadas nas bases de busca PubMed, Scopus e Web of Science. Foi identificado que as praias representam o ecossistema costeiro mais amplamente estudado, e entre os resíduos frequentemente encontrados destacam-se as bitucas de cigarro e objetos de cor branca. O polietileno é a tipologia de plástico mais relatada, especialmente sob a forma de fragmentos de microplásticos. Entre os países que investigaram a ocorrência de plásticos em seus ambientes costeiros, destacam-se a China e o Brasil, nos quais foram observados um maior número de estudos publicados e ambientes costeiros avaliados, respectivamente. A má gestão de resíduos sólidos urbanos é uma das principais razões para a elevada presença de plásticos em ambientes costeiros, visto que a maioria desses itens provém do continente. Portanto, é crucial aprimorar as técnicas atuais de tratamento e destinação final de resíduos ,a fim de reduzir a quantidade de plásticos que alcança as regiões costeiras e marinhas. Nesse contexto, apresentamos no segundo capítulo dessa dissertação o processo termoquímico de gaseificação, que surge como uma alternativa promissora para os plásticos que não podem ser reciclados de maneira tradicional. Foram gaseificados plásticos pós-consumo juntamentecom a biomassa residual proveniente do processamento do caju, tendo em vista a impossibilidade de os plásticos serem gaseificados isoladamente devido às limitações técnicas do equipamento que foi utilizado nos ensaios. Ainda, anteriormente à gaseificação propriamente dita, os resíduos foram submetidos a uma série de análises que objetivaram caracterizá-los quimicamente. As análises químicas demonstraram o bom potencial de utilização tanto dos resíduos plásticos pós-consumo quanto da casca de castanha-de-caju. A gaseificação originou um gás com elevado teor de hidrogênio e monóxido de carbono, conhecido como gás de síntese, que apresenta uma ampla gama de aplicações, podendo ser empregado como combustível na geração de calor e eletricidade, em motores, células de combustível e na síntese de produtos químicos. Dessa forma, a gaseificação pode ser considerada como uma opção complementar em um conjunto de medidas que visem a redução, a reciclagem e o tratamento responsável desses materiais, sobretudo em relação aos plásticos que não podem ser reciclados de forma tradicional, auxiliando na redução do acúmulo de plástico em regiões costeiras e marinhas e, consequentemente, na mitigação dos impactos ambientais.
- Produção de Hidrogénio Verde via tratamento de Águas Residuais-WasteWater-To-H2Publication . de Oliveira Matos, Vítor Sousa; Brito, Paulo; Nobre, CatarinaNeste trabalho, foi estudada a eletrólise como forma de tratar a água residual duma estação de tratamento e produção de H2 e O2 para suporte económico deste serviço. Os ensaios foram executados recorrendo à eletrólise da água residual da estação de tratamento (ARET), alguns testes sem e outros com adição de eletrólitos e combinações de elétrodos, realizando uma comparação destas condições com a água destilada (AD) para perceber o potencial de tratamento das águas e produção de gases. A ARET foi caracterizada quanto à carência química de oxigénio, sólidos totais e dissolvidos, condutividade, pH e análise termo gravimétrica. Foi possível observar que o efluente possui uma alta carga orgânica e quantidade de sólidos totais.Os ensaios de eletrólise foram realizados sem e com a adição de NaCl, para simular a água do mar, e KOH, por ser comercialmente utilizado em eletrolisadores. Para realizar as experiências, selecionaram-se elétrodos de diferentes materiais: grafite (EG) e aço inoxidável A2 (Inox). As combinações de elétrodos (cátodo||ânodo) foram grafite||grafite, inox||grafite e inox||inox. A escolha destes materiais baseou-se em critérios de relevância prática e diversificação de propriedades eletroquímicas. Foi possível observar que o processo de eletrólise com os eletrólitos adicionais embora se produza mais gás H2 e O2 não foi obtido melhoria a nível de tratamento/purificação da água e os ensaios com inox||inox para a ARET + NaCl não foi possível devido à alta corrosão no ânodo. Os ensaios com inox||grafite em ARET apresentaram os melhoresresultados de redução de CQO e ST, 52,4 % e 80 %, respetivamente, sendo considerada a melhor opção para o tratamento e simultaneamente no aproveitamento produção de gases. Foi realizada a avaliação económica para a condição mínima de retorno do investimento em 10 anos e concluído que o processo é viável, possuindo um tempo de retorno de 9,3 anos sem capital financiado alheio, com um CapEx de 1.974.225 € e TIR 3.29 %.